O Município de Viana do Castelo vai promover, no próximo dia 26 de setembro, o workshop “(Sobre)viver na Selva – Luto e perdas”, uma ação formativa dirigida a profissionais que intervêm em contextos de luto e perda.
A iniciativa, organizada pelo Gabinete de Apoio ao Cuidador Informal, terá lugar no Centro Municipal de Proteção Civil, entre as 09h30 e as 12h30, e das 14h00 às 17h00.
Com participação gratuita, o workshop está limitado a 35 vagas e requer inscrição até 22 de setembro. A ação pretende oferecer ferramentas teóricas e práticas para a compreensão e acompanhamento de processos de luto, abordando os desafios emocionais, sociais e profissionais associados à perda.
Destina-se a profissionais das áreas da saúde, serviço social, educação, entre outras, que acompanham pessoas em situações de perda ou luto, seja por morte, doença crónica, perda de autonomia ou outros contextos de transição.
Os interessados podem obter mais informações ou efetuar a inscrição através do e-mail cuidadoresinformais@cm-viana-castelo.pt ou do contacto telefónico 968 489 985.
Foi publicado esta quarta-feira, dia 27 de agosto, em Diário da República, o Regulamento do Serviço Público de Transporte de Passageiros do Município de Viana do Castelo, que oficializa o lançamento do TuViana, o novo sistema de transportes urbanos da cidade, com entrada em funcionamento marcada para o próximo dia 23 de setembro.
Com o regresso às aulas, a campanha nacional “Olhe pelas Suas Costas” volta a alertar para os perigos do transporte excessivo de peso nas mochilas escolares, um problema que afeta cada vez mais crianças e jovens em idade escolar.
O Município de Viana do Castelo vai promover, no próximo dia 26 de setembro, o workshop “(Sobre)viver na Selva – Luto e perdas”, uma ação formativa dirigida a profissionais que intervêm em contextos de luto e perda.
O Largo de Santa Rita, em Gondomil, Valença, recebe nos dias 30 e 31 de agosto o Festival Gastronómico Sabores do Anho, iniciativa que celebra a tradição culinária do Minho, com destaque para o emblemático anho no forno com arroz pingado, prato típico da região servido em alguidar de barro e preparado nos tradicionais fornos a lenha.
No próximo dia 4 de setembro, o Município de Ponte de Lima, através do Museu dos Terceiros, convida a comunidade a participar na Rota dos Azulejos, uma iniciativa cultural inserida no programa comemorativo dos 900 anos da atribuição do Foral à vila.
O Dia Internacional das Lesões da Coluna Vertebral celebra-se, desde 2016, a 5 de setembro, por iniciativa da International Spinal Cord Society (ISCoS). Todos os anos, este dia serve de mote para refletir sobre um tema central relacionado com estas lesões.
A freguesia de Areosa, em Viana do Castelo, volta a cumprir a tradição com a realização das Festas em Honra de São Mamede, entre os dias 29 e 31 de agosto, com uma programação que combina a componente religiosa com animação musical, cultura popular e gastronomia regional.