A Câmara Municipal de Viana do Castelo promove, pelo sexto ano consecutivo, o programa “Reflorestar com Identidade”, iniciativa que visa a disponibilização de árvores de espécies autóctones aos proprietários florestais.
Este programa municipal tem como objetivo incentivar uma gestão florestal sustentável, assente em espécies nativas, mais resilientes e diversificadas, adaptadas às características do território. Desde 2019, foram fornecidas 5.863 árvores de espécies autóctones no âmbito das candidaturas ao Programa Reflorestar com Identidade.
Com esta ação, o Município de Viana do Castelo pretende contribuir para a transformação da paisagem florestal, atualmente marcada por povoamentos contínuos, presença de espécies invasoras e elevada suscetibilidade aos incêndios.
Assim, esta iniciativa propõe a criação de florestas de maior valor genético, mais resistentes ao fogo e com uma qualidade paisagística superior, promovendo um modelo de gestão ambiental equilibrado e sustentável.
As árvores disponibilizadas pelo programa, entre castanheiros, sobreiros, medronheiros, carvalhos e pinheiros-mansos, destinam-se prioritariamente à implementação e manutenção das Faixas de Gestão de Combustível, fundamentais para a proteção de aglomerados populacionais, edificações e rede viária florestal.
O programa “Reflorestar com Identidade” assume-se, pois, como uma oportunidade para que os cidadãos se envolvam proativamente na estratégia municipal da defesa da floresta contra incêndios, participando e contribuindo para a melhoria da qualidade de vida e do seu território.
Adicionalmente, o programa integra o objetivo de georreferenciar as propriedades incluídas nas Faixas de Gestão de Combustível, assegurando a sua manutenção de forma regular e eficaz.
Com este programa, a autarquia vianense reforça o compromisso com a defesa da floresta e a promoção de paisagens mais resilientes.
Até dia 23 de dezembro, Viana do Castelo conta com um Mercado de Natal que acontece entre a tenda instalada na Praça da Liberdade, o Largo Maestro José Pedro e a Porta Mexia Galvão. Serão 31 os expositores que se vão dividir, nas duas semanas, pelos três espaços, apresentando propostas para todos os gostos.
O Governo aprovou uma proposta de lei que reforça o combate à difusão de conteúdos terroristas online, reforçando as multas, que no caso de grandes empresas podem atingir cinco milhões de euros.
A iniciativa, promovida pelo Município de Monção e os Estabelecimentos de Comércio Local Aderentes, iniciou-se no dia 29 de novembro, prolongando-se até 27 de dezembro.
Realiza-se, no próximo dia 6 de janeiro, a tradicional Adoração aos Reis Magos na Igreja de São Domingos, em Viana do Castelo. O evento com organização da União das Freguesias de Viana do Castelo, Santa Maria Maior, Monserrate e Meadela, está agendado para as 21h30.
O Governo aprovou 221 milhões de euros para a contratação até 2028 dos restantes meios aéreos que integram o Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais (DECIR).
A iniciativa "Neste Natal, Compre no Comércio Local" regressa para incentivar a economia local e promover a proximidade entre os consumidores e os comerciantes de Ponte da Barca.
Na passada quarta-feira, pelas 18h25, na rua Ramalho Ortigão, em Viana do Castelo, no âmbito do combate ao crime de roubo, polícias do efetivo da Esquadra de Trânsito de Viana do Castelo, procederam à detenção de dois homens de 27 e 28 anos de idade, sendo ambos residentes em Viana do Castelo.