A Câmara de Viana do Castelo aprovou um loteamento municipal para habitação a custos controlados em São Romão do Neiva, destinado a agregados familiares com rendimento mensal entre 1.700 e 3.000 euros, revelou o presidente da autarquia.
Luís Nobre falava na reunião pública do executivo que aprovou por unanimidade o loteamento para habitação, explicando que as condições de acesso aos 18 lotes serão definidas por edital.
“Serão para rendimentos mensais por agregado entre 1.700 euros e 3.000 euros. As condições vão ser definidos em edital”, disse, assegurando que estarão em causa “valores inferiores ao mercado”.
A oposição saudou a aposta na habitação em custos controlados e o autarca explicou existir a intenção de fazer o mesmo em terrenos na Areosa e em Afife.
“Mas tem de ser faseado, até pelos custos das infraestruturas”, observou.
Num comunicado, a autarquia indicou que Luís Nobre visitou no sábado a freguesia de São Romão de Neiva, momento em que foi apresentado o loteamento municipal para habitação “para a criação de 18 lotes numerados, de uso habitacional, com tipologias T2 e T3, a surgir no Lugar de Três Marcos”.
De acordo com a Câmara, “a área total da operação de loteamento ultrapassa os 14.800 metros quadrados, com a área total de infraestruturas viárias a ascender a 4.532 metros quadrados”.
A área de arruamentos prevista é de 2.420 metros quadrados, 231 metros quadrados para estacionamentos, 1.808 metros quadrados para passeios, prevendo-se ainda uma área de caldeiras de árvores, área para equipamentos de utilização coletiva e área de espaços verdes, de acordo com o município.
O projeto Atlantic Sunset inaugurou, no Farol de Montedor, em Carreço, a primeira placa identificativa do “último pôr-do-sol de Portugal continental”, acompanhada por uma mesa interpretativa dedicada à observação do fenómeno solar.
O Município de Ponte de Lima volta a destacar a tradição e a qualidade dos seus produtos locais com a realização do Fim de Semana Gastronómico da Carne Minhota, que decorre entre os dias 21 e 23 de novembro, integrado no programa municipal “Em Época Baixa, Ponte de Lima em Alta”.
A CP – Comboios de Portugal vai distribuir 10 mil vouchers para viagens gratuitas na Linha da Beira Alta, recentemente reaberta na totalidade após obras de modernização concluídas em setembro. A iniciativa pretende incentivar a utilização do comboio, promover a mobilidade sustentável e atrair novos passageiros, assim como reconquistar os clientes habituais.
O presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, assegurou esta terça-feira que o projeto “Bairro Comercial Digital – Bairro do Coração”, integrado no Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), estará totalmente concluído até março de 2026. A garantia foi dada durante a apresentação da nova aplicação móvel Viana Pocket – A Cidade no Teu Bolso, que recompensa consumidores que realizam compras no comércio local.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo vai marcar presença, até domingo (20 a 23 de novembro), na 26ª edição do XANTAR – Salão Internacional de Turismo Gastronómico, que decorre em Ourense, na Galiza. O município volta a apostar neste certame, considerado o maior evento ibérico de turismo gastronómico, reforçando a promoção da sua oferta turística num mercado galego que continua a ser estratégico para a região.
Valença volta a promover, no próximo sábado, 22 de novembro, às 10h30, uma ação de plogging nas margens do Rio Minho, iniciativa que junta desporto ao compromisso ambiental. A atividade integra a Semana Europeia da Prevenção de Resíduos e é organizada pela Câmara Municipal de Valença.
Esta quarta-feira, 19 de novembro, o Teatro Municipal Sá de Miranda acolhe às 21h00, “Rei Lear”, da Companhia do Chapitô, no Festival de Teatro da capital do Alto Minho.