A Câmara de Viana do Castelo aprovou um loteamento municipal para habitação a custos controlados em São Romão do Neiva, destinado a agregados familiares com rendimento mensal entre 1.700 e 3.000 euros, revelou o presidente da autarquia.
Luís Nobre falava na reunião pública do executivo que aprovou por unanimidade o loteamento para habitação, explicando que as condições de acesso aos 18 lotes serão definidas por edital.
“Serão para rendimentos mensais por agregado entre 1.700 euros e 3.000 euros. As condições vão ser definidos em edital”, disse, assegurando que estarão em causa “valores inferiores ao mercado”.
A oposição saudou a aposta na habitação em custos controlados e o autarca explicou existir a intenção de fazer o mesmo em terrenos na Areosa e em Afife.
“Mas tem de ser faseado, até pelos custos das infraestruturas”, observou.
Num comunicado, a autarquia indicou que Luís Nobre visitou no sábado a freguesia de São Romão de Neiva, momento em que foi apresentado o loteamento municipal para habitação “para a criação de 18 lotes numerados, de uso habitacional, com tipologias T2 e T3, a surgir no Lugar de Três Marcos”.
De acordo com a Câmara, “a área total da operação de loteamento ultrapassa os 14.800 metros quadrados, com a área total de infraestruturas viárias a ascender a 4.532 metros quadrados”.
A área de arruamentos prevista é de 2.420 metros quadrados, 231 metros quadrados para estacionamentos, 1.808 metros quadrados para passeios, prevendo-se ainda uma área de caldeiras de árvores, área para equipamentos de utilização coletiva e área de espaços verdes, de acordo com o município.
No Dia Mundial da Luta Contra o Cancro, o Município de Viana do Castelo dinamizou uma ação de literacia em saúde junto do grupo “Diabetes em Movimento”, recorrendo à gamificação para tornar a aprendizagem mais divertida e participativa.
O ciclista português Iúri Leitão, natural de Viana do Castelo, sagrou-se ontem campeão da Europa de omnium, nos Campeonatos de Pista que decorrem em Konya, na Turquia, tornando-se o primeiro português a vencer uma disciplina olímpica nesta competição.
A Câmara Municipal de Monção alertou para o risco de cheias nas zonas ribeirinhas do rio Minho nos próximos dias, devido à precipitação intensa e ao elevado caudal proveniente da barragem de Frieira.
A depressão Leonardo está hoje a atravessar Portugal continental, trazendo chuva persistente e por vezes forte durante a manhã, devendo evoluir para aguaceiros ao longo do dia, que poderão ser acompanhados de granizo e trovoada, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou na terça-feira 323.350 euros em apoios a Juntas e Uniões de Freguesia, destinados a obras de mobilidade, segurança rodoviária e requalificação de equipamentos.
A Publivez, empresa sediada no Parque Empresarial de Mogueiras, em Tabaçô, concelho de Arcos de Valdevez, entregou, em parceria com a Tiagus, paletes de lonas destinadas a apoiar populações afetadas pelos estragos provocados pela depressão Kristin no concelho de Ourém.
A Unidade Móvel de Saúde de Viana do Castelo realizou cerca de 17.553 atendimentos desde a sua criação, em dezembro de 2020, abrangendo 24 freguesias do concelho, informou a Câmara Municipal.