A Câmara Municipal de Viana do Castelo promove a III Eco Maratona, dia 23 de novembro, como forma de comemorar o Dia Nacional da Floresta Autóctone. Após as duas primeiras edições, realizadas em Montedor, na freguesia de Carreço, este ano a iniciativa irá decorrer em Afife, na Praia do Caracol.
A freguesia de Afife foi o local escolhido para a realização desta terceira edição por representar elevado valor natural e por necessitar de intervenção para a propagação das espécies vegetais consideradas exóticas invasoras, destacando-se a Carpobrotus edulis, conhecida pelo nome comum de chorão-das-praias, e a Acacia longifólia, conhecida por acácia de espigas. Estas espécies devem ser controladas, para assim, garantir melhores condições para o desenvolvimento das espécies nativas e da biodiversidade.
Para esta iniciativa, de cariz solidário que tem inicio marcado às 9h30, estão destacados 120 alunos da Escola Básica 2,3 Dr. Pedro Barbosa. A entrega de prémios aos três primeiros classificados é às 11h30.
Os participantes vão ser divididos em grupos para que no menor tempo possível, consigam arrancar as invasoras instaladas em áreas previamente delimitadas e procederem à arborização dessas mesmas áreas com espécies autóctones.
Dadas as condições edáficas do local, com predominância de areias, e à proximidade do mar, a escolha da espécie é Pinus pinea (Pinheiro-manso) para arborização, visto que se encontra melhor adaptada a estas condições.
A Eco Maratona corresponde a um evento criado pela Divisão de Ambiente e Alterações Climáticas da Câmara Municipal de Viana do Castelo em 2021 que tem como principal objetivo sensibilizar a comunidade acerca da importância da preservação do património natural local, através do controle de espécies exóticas invasoras e da restauração dos ecossistemas naturais.
A ação visa também destacar a importância das espécies autóctones, incentivando a predominância destas no território de Viana do Castelo e aumentar o conhecimento sobre as espécies exóticas invasoras. Além disso, estimula a participação ativa da comunidade no registo das espécies na plataforma BioRegisto do município e sensibiliza para o tema das alterações climáticas.
A iniciativa da Eco Maratona desempenha também um papel preponderante na implementação de vários Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), estabelecidos pela Organização das Nações Unidas, tais como: ODS13 – Ação Contra a Mudança Global do Clima; ODS15 – Vida Terrestre; ODS4 – Educação de Qualidade; ODS 11 – Cidades e Comunidades Sustentáveis.

A 6.ª edição da exposição Presépios de Artesanato promete ser um dos grandes destaques do evento “Viana Coração do Natal”, que decorre entre 5 de dezembro e 5 de janeiro de 2026, no centro histórico de Viana do Castelo.
Com a chegada do inverno, os donos de cães enfrentam a questão: como manter os animais quentes, confortáveis e seguros?
Viana do Castelo recebe até 31 de dezembro a exposição gratuita “Ah Amália – Living Experience on tour”, dedicada à vida e obra de Amália Rodrigues. Instalado no Espaço Linha Norte, o evento está aberto ao público de terça a domingo, das 13h00 às 18h00.
Pelo segundo ano consecutivo, o Município de Monção promove a valorização do comércio tradicional através da iniciativa “Tômbola de Natal”, que decorre até 24 de dezembro. Os clientes que realizarem compras nos estabelecimentos aderentes poderão habilitar-se a prémios variados.
Portugal entrou com pé direito na qualificação para o Mundial de 2027, vencendo Montenegro por 83-62, no Moraca Sports Centre, em Podgorica. Foi a primeira vitória da seleção portuguesa sobre os montenegrinos, atualmente 18.º no ranking FIBA.
O executivo municipal de Viana do Castelo aprovou a declaração de Interesse Municipal para um projeto de reabilitação e reconversão de uma moradia unifamiliar e anexos em Portuzelo, transformando-a num empreendimento turístico vocacionado para famílias com animais de estimação.
Ponte da Barca acolheu uma sessão dos Encontros Transfronteiriços e Workshops Formativos do projeto Red CIFT – Rede de Cruzeiros Ibéricos Fluviais Transfronteiriços, promovida pela CIM Alto Minho e pela Associação Galega de Actividades Náuticas (Agan+).