A Câmara Municipal de Viana do Castelo promove a III Eco Maratona, dia 23 de novembro, como forma de comemorar o Dia Nacional da Floresta Autóctone. Após as duas primeiras edições, realizadas em Montedor, na freguesia de Carreço, este ano a iniciativa irá decorrer em Afife, na Praia do Caracol.
A freguesia de Afife foi o local escolhido para a realização desta terceira edição por representar elevado valor natural e por necessitar de intervenção para a propagação das espécies vegetais consideradas exóticas invasoras, destacando-se a Carpobrotus edulis, conhecida pelo nome comum de chorão-das-praias, e a Acacia longifólia, conhecida por acácia de espigas. Estas espécies devem ser controladas, para assim, garantir melhores condições para o desenvolvimento das espécies nativas e da biodiversidade.
Para esta iniciativa, de cariz solidário que tem inicio marcado às 9h30, estão destacados 120 alunos da Escola Básica 2,3 Dr. Pedro Barbosa. A entrega de prémios aos três primeiros classificados é às 11h30.
Os participantes vão ser divididos em grupos para que no menor tempo possível, consigam arrancar as invasoras instaladas em áreas previamente delimitadas e procederem à arborização dessas mesmas áreas com espécies autóctones.
Dadas as condições edáficas do local, com predominância de areias, e à proximidade do mar, a escolha da espécie é Pinus pinea (Pinheiro-manso) para arborização, visto que se encontra melhor adaptada a estas condições.
A Eco Maratona corresponde a um evento criado pela Divisão de Ambiente e Alterações Climáticas da Câmara Municipal de Viana do Castelo em 2021 que tem como principal objetivo sensibilizar a comunidade acerca da importância da preservação do património natural local, através do controle de espécies exóticas invasoras e da restauração dos ecossistemas naturais.
A ação visa também destacar a importância das espécies autóctones, incentivando a predominância destas no território de Viana do Castelo e aumentar o conhecimento sobre as espécies exóticas invasoras. Além disso, estimula a participação ativa da comunidade no registo das espécies na plataforma BioRegisto do município e sensibiliza para o tema das alterações climáticas.
A iniciativa da Eco Maratona desempenha também um papel preponderante na implementação de vários Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), estabelecidos pela Organização das Nações Unidas, tais como: ODS13 – Ação Contra a Mudança Global do Clima; ODS15 – Vida Terrestre; ODS4 – Educação de Qualidade; ODS 11 – Cidades e Comunidades Sustentáveis.
A campanha do Chega viveu esta sexta-feira um novo momento de tensão entre a comitiva e elementos da comunidade cigana, em Viana do Castelo, pelo terceiro dia consecutivo, com troca de insultos de parte a parte.
Um conjunto de mais de 150 personalidades de Viana do Castelo, amantes das bicicletas e da mobilidade suave, incluindo o Campeão Olímpico Iuri Leitão, subscreveram um manifesto da iniciativa do grupo de cidadãos “Viana Ciclável”, apelando à inclusão ativa da comunidade ciclista no processo de desenvolvimento do Plano de Mobilidade Urbana Sustentável (PMUS) do município de Viana do Castelo, como forma de melhorar as condições de utilização segura e confortável da bicicleta no concelho.
O Ciclo de Polinização Musical é promovido pelo Município de Paredes de Coura arranca este fim de semana.
O Loureiro de Ponte de Lima ConVida regressa este fim de semana para a sua 6ª edição. Integrado nas comemorações de 900 anos de Ponte de Lima, o evento vínico que celebra o Vinho Verde Loureiro da sub-região do Lima decorre de 9 a 11 de maio.
Organizada por uma comissão de jovens, com o apoio da paróquia local e colaboração do Município de Monção, a festividade é muito acarinhada e participada pela população, iniciando-se, no sábado à noite, pelas 21h00, com celebração de missa, procissão solene em honra de Nossa Senhora da Rosa.
O Navio-Escola Sagres atraca, hoje, em Viana do Castelo, no âmbito das comemorações do Dia da Marinha, que acontece de 14 a 20 de maio.
A Associação de Grupos Folclóricos do Alto Minho (AGFAM) preparou dois momentos especiais para apresentar junto da comunidade portuguesa em Toronto, Canadá, durante a visita à referida cidade, que decorreu entre 1 a 5 de maio de 2025.