A noite do passado sábado, 9 de novembro, no Centro Cultural de Viana do Castelo, revelou-se muito especial, tanto pela forma como 16 grupos folclóricos do município se uniram para preparar a quarta edição do “Encontro de Culturas”, como pela mensagem que quiseram partilhar.
Com os grupos da Associação de Grupos Folclóricos do Alto Minho (AGFAM) esteve, não só, a Academia de Dança Arte e Movimento, que já colabora com esta associação há vários anos, sempre com intervenções de elevado nível artístico, mas, também, a recém-criada Associação Terra de Todos, que muito contribuiu para unir Vianenses oriundos de várias latitudes num espetáculo memorável.
A ideia que norteou todo o certame foi a de integrar migrantes residentes em Viana do Castelo, fazendo pontes entre culturas e mostrando diferentes formas de cozinhar, de bordar, de preparar as festividades, de cantar e de dançar. Calcula-se que serão cerca de quatro mil, os cidadãos oriundos de oitenta e três países que residem em Viana do Castelo na atualidade, e 10 nacionalidades estiveram presentes na quarta edição deste certame.
Na abertura, pelas 20h00, foi possível degustar as iguarias trazidas pelos grupos portugueses, mas também por várias famílias da Argentina, Arménia, Brasil, Colômbia, Itália, São Tomé e Príncipe, Síria, Ucrânia e Venezuela. Durante o espetáculo, que teve início pelas 21h30, a Indonésia integrou o quadro dos trabalhos do mar e a Ucrânia, a Arménia e a Síria mostraram como bordam os seus trajes. A Ucrânia voltou a subir ao palco para exibir como são enfeitadas as suas grinaldas e a Arménia mostrou como se preparam para o Festival das Flores.

Foi possível ver danças de São Tomé e Príncipe e do Brasil e, ainda, ouvir a “Canção do Mar”, de Frederico de Brito e Ferrer Trindade, numa belíssima voz com sotaque Venezuelano.
Para além de se interligarem as tradições ligadas às freguesias do concelho, com as tradições dos países de origem dos vários participantes, o espetáculo não esqueceu a celebração dos 50 anos do 25 de abril e dos 120 anos do nascimento do poeta Pedro Homem de Mello, com 2 momentos que surpreenderam o público.
O evento foi organizado pela Associação de Grupos Folclóricos do Alto Minho com o alto patrocínio da Câmara Municipal de Viana do Castelo. A AGFAM é uma das entidades que integra o Plano Municipal para a Integração dos Imigrantes de Viana do Castelo, há cerca de 10 anos, com o propósito de ajudar a acolher e integrar todos os cidadãos que escolham o nosso concelho para viver.

O mês de janeiro de 2025 ficou marcado por acontecimentos de forte impacto social, político e humano no Alto Minho, muitos deles em destaque na Viana TV.
O Centro Cultural de Viana do Castelo volta a ser o palco da tradicional festa de passagem de ano, marcada para a noite de 31 de dezembro. As portas abrem às 23h00, prometendo uma noite repleta de animação, música e surpresas, que se prolongará até às 06h00 do dia seguinte.
A 15ª jornada da Primeira Divisão AF Viana do Castelo, última do calendário de 2025, trouxe emoções fortes e definiu a liderança da competição.
A 15ª jornada da Segunda Divisão da AF Viana do Castelo, disputada este domingo, fechou o calendário de 2025 com emoção e resultados surpreendentes.
A 12.ª Corrida de São Silvestre de Viana do Castelo voltou a consagrar Mónica Silva, do Clube Atlético de Macedo de Cavaleiros, que venceu a prova feminina com o tempo de 34:46, repetindo os triunfos alcançados em 2022, 2023 e 2024. A atleta, que é também madrinha da corrida, reforça assim o seu domínio absoluto na competição vianense, tornando-se uma das figuras maiores da história do evento.
A atriz francesa Brigitte Bardot, uma das maiores figuras do cinema europeu do século XX, morreu aos 91 anos, informou hoje a Fundação Brigitte Bardot em comunicado.
A edição 2025 do Lourear a Pevide voltou a afirmar Ponte de Lima como território de excelência na valorização da gastronomia local e do Vinho Verde Loureiro, reforçando a ligação entre restauração, produtores, consumidores e identidade territorial. A forte participação do público confirmou o crescente interesse por esta iniciativa, que alia tradição, inovação e envolvimento comunitário.