A noite do passado sábado, 9 de novembro, no Centro Cultural de Viana do Castelo, revelou-se muito especial, tanto pela forma como 16 grupos folclóricos do município se uniram para preparar a quarta edição do “Encontro de Culturas”, como pela mensagem que quiseram partilhar.
Com os grupos da Associação de Grupos Folclóricos do Alto Minho (AGFAM) esteve, não só, a Academia de Dança Arte e Movimento, que já colabora com esta associação há vários anos, sempre com intervenções de elevado nível artístico, mas, também, a recém-criada Associação Terra de Todos, que muito contribuiu para unir Vianenses oriundos de várias latitudes num espetáculo memorável.
A ideia que norteou todo o certame foi a de integrar migrantes residentes em Viana do Castelo, fazendo pontes entre culturas e mostrando diferentes formas de cozinhar, de bordar, de preparar as festividades, de cantar e de dançar. Calcula-se que serão cerca de quatro mil, os cidadãos oriundos de oitenta e três países que residem em Viana do Castelo na atualidade, e 10 nacionalidades estiveram presentes na quarta edição deste certame.
Na abertura, pelas 20h00, foi possível degustar as iguarias trazidas pelos grupos portugueses, mas também por várias famílias da Argentina, Arménia, Brasil, Colômbia, Itália, São Tomé e Príncipe, Síria, Ucrânia e Venezuela. Durante o espetáculo, que teve início pelas 21h30, a Indonésia integrou o quadro dos trabalhos do mar e a Ucrânia, a Arménia e a Síria mostraram como bordam os seus trajes. A Ucrânia voltou a subir ao palco para exibir como são enfeitadas as suas grinaldas e a Arménia mostrou como se preparam para o Festival das Flores.
Foi possível ver danças de São Tomé e Príncipe e do Brasil e, ainda, ouvir a “Canção do Mar”, de Frederico de Brito e Ferrer Trindade, numa belíssima voz com sotaque Venezuelano.
Para além de se interligarem as tradições ligadas às freguesias do concelho, com as tradições dos países de origem dos vários participantes, o espetáculo não esqueceu a celebração dos 50 anos do 25 de abril e dos 120 anos do nascimento do poeta Pedro Homem de Mello, com 2 momentos que surpreenderam o público.
O evento foi organizado pela Associação de Grupos Folclóricos do Alto Minho com o alto patrocínio da Câmara Municipal de Viana do Castelo. A AGFAM é uma das entidades que integra o Plano Municipal para a Integração dos Imigrantes de Viana do Castelo, há cerca de 10 anos, com o propósito de ajudar a acolher e integrar todos os cidadãos que escolham o nosso concelho para viver.
Viana do Castelo volta a receber o festival “Viana Bate Forte” nos dias 12 e 13 de setembro, com concertos gratuitos em três praças emblemáticas da cidade: Praça da República, Praça da Liberdade e Praça da Erva. O cartaz da edição de 2025 junta artistas consagrados da música portuguesa a novos talentos, num total de 18 concertos distribuídos por dois dias.
A Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM) vai investir até 1,53 milhões de euros, acrescidos de IVA, na modernização dos equipamentos dos cuidados de saúde primários, no âmbito de um projeto financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
Na sequência dos incêndios que em julho afetaram gravemente o concelho de Ponte da Barca, com fortes impactos na alimentação animal, a autarquia local avançou com uma primeira fase de apoio ao setor pecuário, adquirindo 100 rolos de feno já distribuídos pelas juntas de freguesia dos territórios afetados.
A tradicional Festa das Solhas está de volta na freguesia de Lanhelas, município de Caminha, com uma programação repleta de atividades para toda a comunidade. O evento acontecerá nos dias 5, 6 e 7 de setembro, celebrando a cultura local com música, dança, gastronomia típica e momentos de fé.
A contagem decrescente já começou para um dos momentos mais aguardados do Festival Viana Bate Forte: Carolina de Deus sobe ao palco no sábado, dia 13 de setembro, às 20h30, na Praça da Liberdade.
A Autoridade Marítima Nacional divulgou esta terça-feira o balanço da época balnear 2025, revelando que 16 pessoas perderam a vida nas praias portuguesas entre 1 de maio e 31 de agosto, das quais dez devido a afogamento.
As eleições autárquicas de outubro vão contar com oito candidatos à presidência da Câmara Municipal de Viana do Castelo. O atual presidente, Luís Nobre (PS), recandidata-se ao cargo, enquanto novas figuras e forças políticas entram na disputa pelo executivo municipal.