A Romaria d’Agonia vai escolher este ano, pela primeira vez, uma obra artística de homenagem à maior festa portuguesa, concurso denominado “Des_romaria”que já está aberto e abrange qualquer formato criativo, cujo vencedor terá apoio para uma residência artística em Viana do Castelo durante o período das festas.
O concurso de obras artísticas, que decorre até 09 de julho, resulta de uma parceria entre a VianaFestas e da Associação Cultural e Artística ArtMatriz e pretende selecionar um trabalho entre propostas que podem ser de vertentes como a fotografia, ilustração, escrita, escultura, música, moda, intervenção, arte digital ou instalação.
“É uma forma de alargarmos os horizontes artísticos e culturais que envolvem a Romaria, apelando à criatividade de artistas, sejam individuais ou em equipa, profissionais, amadores ou estudantes. O concurso está aberto para todos”, explica Manuel Vitorino, presidente da VianaFestas, associação promotora das festas da cidade.
As normas de participação do concurso “Des_romaria” preveem que todas as propostas devem ser inéditas e originais, da autoria do candidato, e destinam-se apenas aos fins deste concurso, “não podendo em caso algum ter sido publicados ou expostas anteriormente”, não podendo ser divulgadas até a apresentação dos trabalhos selecionados.
A exposição final das cinco propostas finalistas no âmbito deste concurso vai decorrer durante o mês de agosto, durante a Romaria de Nossa Senhora d’Agonia, no posto de informação das Festas e as restantes poderão ser visualizadas no site oficial da festa, em www.festasdagonia.com.
Ao vencedor desta primeira edição do concurso “Des_romaria” será atribuído um prémio pecuniário no valor de 500 euros, um passe “Golden Ticket” para ver todos os eventos da Romaria da Nossa Senhora da Agonia de 2023, para duas pessoas e uma residência artística durante as festas com alojamento e alimentação, além de apoio financeiro para elaborar uma exposição inspirada pela residência artística em Viana do Castelo em 2024.
Cerca de 3500 atletas encheram Viana do Castelo para a 12ª Edição da Corrida São Silvestre. O atleta Alex Figueiredo, do Sport Lisboa e Benfica, venceu a prova masculina (28.43), e Monica Silva do Clube Atlético de Macedo de Cavaleiros, ganhou a prova feminina (34:46).
É já este sábado, 27 de dezembro, que a comunidade courense se reúne para uma das iniciativas mais aguardadas das festividades natalícias: o tradicional Concerto de Natal, que este ano acontece na belíssima Igreja Ecce Homo, em Padornelo, Paredes de Coura, a partir das 21h00.
A passagem para o Ano Novo deverá ser marcada por tempo tendencialmente seco e temperaturas dentro do normal para a época, de acordo com as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
O Centro Cultural de Viana do Castelo recebe, de 30 de janeiro a 1 de fevereiro, mais uma edição do Festival de Dança de Viana do Castelo, um evento que promete três dias intensos dedicados à arte do movimento, à formação e ao espetáculo.
Viana do Castelo recebe este sábado, às 17h30, o candidato presidencial João Cotrim de Figueiredo, apoiado pela Iniciativa Liberal (IL), que marcará presença na tradicional corrida de São Silvestre, integrada na sua agenda de campanha para as eleições presidenciais de 2026.
O funeral de Ângela Pereira, jovem natural de Viana do Castelo que lutava contra uma doença grave, realiza-se este sábado, na Igreja Paroquial de Afife, no concelho de Viana do Castelo.
Viana do Castelo acolhe, a partir de hoje, a 14.ª edição do Viana Volley Cup, um dos maiores torneios de voleibol da região. O evento, organizado pelo Clube de Voleibol de Viana, reúne centenas de atletas, treinadores e adeptos, combinando competição e convívio.