A Romaria d’Agonia vai escolher este ano, pela primeira vez, uma obra artística de homenagem à maior festa portuguesa, concurso denominado “Des_romaria”que já está aberto e abrange qualquer formato criativo, cujo vencedor terá apoio para uma residência artística em Viana do Castelo durante o período das festas.
O concurso de obras artísticas, que decorre até 09 de julho, resulta de uma parceria entre a VianaFestas e da Associação Cultural e Artística ArtMatriz e pretende selecionar um trabalho entre propostas que podem ser de vertentes como a fotografia, ilustração, escrita, escultura, música, moda, intervenção, arte digital ou instalação.
“É uma forma de alargarmos os horizontes artísticos e culturais que envolvem a Romaria, apelando à criatividade de artistas, sejam individuais ou em equipa, profissionais, amadores ou estudantes. O concurso está aberto para todos”, explica Manuel Vitorino, presidente da VianaFestas, associação promotora das festas da cidade.
As normas de participação do concurso “Des_romaria” preveem que todas as propostas devem ser inéditas e originais, da autoria do candidato, e destinam-se apenas aos fins deste concurso, “não podendo em caso algum ter sido publicados ou expostas anteriormente”, não podendo ser divulgadas até a apresentação dos trabalhos selecionados.
A exposição final das cinco propostas finalistas no âmbito deste concurso vai decorrer durante o mês de agosto, durante a Romaria de Nossa Senhora d’Agonia, no posto de informação das Festas e as restantes poderão ser visualizadas no site oficial da festa, em www.festasdagonia.com.
Ao vencedor desta primeira edição do concurso “Des_romaria” será atribuído um prémio pecuniário no valor de 500 euros, um passe “Golden Ticket” para ver todos os eventos da Romaria da Nossa Senhora da Agonia de 2023, para duas pessoas e uma residência artística durante as festas com alojamento e alimentação, além de apoio financeiro para elaborar uma exposição inspirada pela residência artística em Viana do Castelo em 2024.
Paredes de Coura recebe esta sexta-feira, 30 de janeiro, pelas 21h30, o concerto acústico da banda alentejana Átoa, no Centro Cultural local. O espetáculo, intitulado Prova dos 9, já está com lotação esgotada.
Cerveira e Tomiño reforçaram a cooperação transfronteiriça com a aprovação de novos projetos estratégicos para a Eurocidade. O Comité de Gestão Estratégica (CGE) reuniu-se para avaliar iniciativas em curso, candidaturas a fundos europeus e planear ações para 2026.
A nova equipa dirigente da Cáritas Diocesana de Viana do Castelo tomou posse no passado dia 20 de janeiro, numa cerimónia realizada no Convento de São Domingos, em Viana do Castelo. O ato foi presidido pelo Bispo da Diocese, D. João Lavrador, que conferiu posse aos órgãos sociais para um novo mandato com a duração de três anos.
Apesar de a depressão Kristin ter afetado principalmente o centro e sul do país, o impacto em Viana do Castelo tem sido reduzido. Ainda assim, o município reforça a sua total disponibilidade para ajudar os mais atingidos.
Fernando Mamede, uma das maiores figuras da história do atletismo português e natural de Beja, faleceu esta terça-feira aos 74 anos.
A Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza manifestou esta semana preocupação com declarações recentes do Ministro da Agricultura dirigidas aos dirigentes do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF). A associação considera que o episódio não deve ser visto como um simples lapso de linguagem, mas sim como um sinal político que ameaça a autonomia técnica do instituto.
O Governo confirmou esta quarta-feira a morte de duas pessoas na sequência dos efeitos da tempestade Kristin, que atingiu várias regiões do país, provocando danos significativos em infraestruturas, equipamentos e redes de abastecimento.