A Romaria d’Agonia vai escolher este ano, pela primeira vez, uma obra artística de homenagem à maior festa portuguesa, concurso denominado “Des_romaria”que já está aberto e abrange qualquer formato criativo, cujo vencedor terá apoio para uma residência artística em Viana do Castelo durante o período das festas.
O concurso de obras artísticas, que decorre até 09 de julho, resulta de uma parceria entre a VianaFestas e da Associação Cultural e Artística ArtMatriz e pretende selecionar um trabalho entre propostas que podem ser de vertentes como a fotografia, ilustração, escrita, escultura, música, moda, intervenção, arte digital ou instalação.
“É uma forma de alargarmos os horizontes artísticos e culturais que envolvem a Romaria, apelando à criatividade de artistas, sejam individuais ou em equipa, profissionais, amadores ou estudantes. O concurso está aberto para todos”, explica Manuel Vitorino, presidente da VianaFestas, associação promotora das festas da cidade.
As normas de participação do concurso “Des_romaria” preveem que todas as propostas devem ser inéditas e originais, da autoria do candidato, e destinam-se apenas aos fins deste concurso, “não podendo em caso algum ter sido publicados ou expostas anteriormente”, não podendo ser divulgadas até a apresentação dos trabalhos selecionados.
A exposição final das cinco propostas finalistas no âmbito deste concurso vai decorrer durante o mês de agosto, durante a Romaria de Nossa Senhora d’Agonia, no posto de informação das Festas e as restantes poderão ser visualizadas no site oficial da festa, em www.festasdagonia.com.
Ao vencedor desta primeira edição do concurso “Des_romaria” será atribuído um prémio pecuniário no valor de 500 euros, um passe “Golden Ticket” para ver todos os eventos da Romaria da Nossa Senhora da Agonia de 2023, para duas pessoas e uma residência artística durante as festas com alojamento e alimentação, além de apoio financeiro para elaborar uma exposição inspirada pela residência artística em Viana do Castelo em 2024.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo promove, no próximo dia 25 de fevereiro, mais uma iniciativa dedicada ao espírito do Caminho de Santiago e à partilha de experiências entre peregrinos. O encontro, designado “Chá do Peregrino”, está marcado para as 21h15, na Casa dos Nichos, no centro histórico da cidade.
Vila Nova de Cerveira vai celebrar o Dia dos Namorados com cultura e emoção, através da apresentação do bailado contemporâneo “Romeu & Julieta”, pela Quorum Dance Company. O espetáculo sobe ao palco do Palco das Artes no próximo 14 de fevereiro, às 21h30, com entrada livre, numa iniciativa promovida pelo Município.
A Juventude Viana desloca-se este sábado a Espinho, às 21h30, para enfrentar a Associação Académica de Espinho na 16.ª jornada do Campeonato Nacional da II Divisão de Hóquei em Patins.
O Município de Ponte da Barca está a dar um passo importante na aproximação aos munícipes com a reestruturação e modernização do seu portal institucional. O objetivo é tornar a comunicação mais eficiente e melhorar o acesso aos serviços municipais.
Viana do Castelo vai receber hoje, sábado, um duelo de alto nível do futsal feminino nacional. O Santa Luzia FC recebe o GD Árvore, às 18h00, no Pavilhão José Natário, em jogo a contar para os oitavos de final da Taça de Portugal.
Rui Felgueiras foi eleito Magister da Tuna de Veteranos de Viana do Castelo, sucedendo no cargo a Licínio Torre, na sequência das eleições internas realizadas esta semana.
O Conselho Local de Ação Social (CLAS) reuniu-se esta sexta-feira na Sala Couto Viana da Biblioteca Municipal de Viana do Castelo, sob a presidência da vereadora da Coesão Social, Carlota Borges, para apresentar novas ferramentas e projetos que reforçam a intervenção social no concelho.