A Romaria d’Agonia vai escolher este ano, pela primeira vez, uma obra artística de homenagem à maior festa portuguesa, concurso denominado “Des_romaria”que já está aberto e abrange qualquer formato criativo, cujo vencedor terá apoio para uma residência artística em Viana do Castelo durante o período das festas.
O concurso de obras artísticas, que decorre até 09 de julho, resulta de uma parceria entre a VianaFestas e da Associação Cultural e Artística ArtMatriz e pretende selecionar um trabalho entre propostas que podem ser de vertentes como a fotografia, ilustração, escrita, escultura, música, moda, intervenção, arte digital ou instalação.
“É uma forma de alargarmos os horizontes artísticos e culturais que envolvem a Romaria, apelando à criatividade de artistas, sejam individuais ou em equipa, profissionais, amadores ou estudantes. O concurso está aberto para todos”, explica Manuel Vitorino, presidente da VianaFestas, associação promotora das festas da cidade.
As normas de participação do concurso “Des_romaria” preveem que todas as propostas devem ser inéditas e originais, da autoria do candidato, e destinam-se apenas aos fins deste concurso, “não podendo em caso algum ter sido publicados ou expostas anteriormente”, não podendo ser divulgadas até a apresentação dos trabalhos selecionados.
A exposição final das cinco propostas finalistas no âmbito deste concurso vai decorrer durante o mês de agosto, durante a Romaria de Nossa Senhora d’Agonia, no posto de informação das Festas e as restantes poderão ser visualizadas no site oficial da festa, em www.festasdagonia.com.
Ao vencedor desta primeira edição do concurso “Des_romaria” será atribuído um prémio pecuniário no valor de 500 euros, um passe “Golden Ticket” para ver todos os eventos da Romaria da Nossa Senhora da Agonia de 2023, para duas pessoas e uma residência artística durante as festas com alojamento e alimentação, além de apoio financeiro para elaborar uma exposição inspirada pela residência artística em Viana do Castelo em 2024.
Os clientes do Pingo Doce já escolheram as causas vencedoras da 5ª edição do Programa Bairro Feliz, iniciativa de responsabilidade social da cadeia de supermercados que visa apoiar projetos com impacto positivo nas comunidades locais.
O Município de Ponte de Lima vai voltar a oferecer às famílias sessões de “Yogar com Histórias”, uma atividade que combina literatura infantil e yoga, promovendo o bem-estar, a criatividade e a partilha em família.
O Auditório do Cineteatro João Verde, em Monção, recebe no dia 14 de dezembro, às 15h00, o espetáculo “O Soldadinho de Chumbo”, da companhia Jangada Teatro. A peça, inspirada no célebre conto de Hans Christian Andersen, promete encantar crianças e adultos com uma história de brinquedos que ganham vida quando ninguém os vê.
O Pai Natal chega hoje, 19h00, a Vila Nova de Cerveira acompanhado de uma grande parada de Natal.
A Escola de Hotelaria e Turismo de Viana do Castelo vai receber, entre 5 de janeiro e 29 de junho de 2026, um novo Curso de Bartender, destinado a todos os interessados em aprofundar conhecimentos na arte da mixologia e na prestação de serviço em bar.
O Politécnico de Viana do Castelo abriu as candidaturas para a 2.ª edição da pós-graduação em Liderança em Economia Azul Sustentável, com inscrições até 14 de dezembro. O curso, totalmente online, destina-se a profissionais e estudantes que querem conciliar liderança e sustentabilidade.
Viana do Castelo está a acelerar a sua aposta na economia azul e nas energias limpas, com o objetivo de transformar o Porto de Viana num polo de competitividade capaz de atrair empresas, investimento e talento.