A Romaria d’Agonia vai escolher este ano, pela primeira vez, uma obra artística de homenagem à maior festa portuguesa, concurso denominado “Des_romaria”que já está aberto e abrange qualquer formato criativo, cujo vencedor terá apoio para uma residência artística em Viana do Castelo durante o período das festas.
O concurso de obras artísticas, que decorre até 09 de julho, resulta de uma parceria entre a VianaFestas e da Associação Cultural e Artística ArtMatriz e pretende selecionar um trabalho entre propostas que podem ser de vertentes como a fotografia, ilustração, escrita, escultura, música, moda, intervenção, arte digital ou instalação.
“É uma forma de alargarmos os horizontes artísticos e culturais que envolvem a Romaria, apelando à criatividade de artistas, sejam individuais ou em equipa, profissionais, amadores ou estudantes. O concurso está aberto para todos”, explica Manuel Vitorino, presidente da VianaFestas, associação promotora das festas da cidade.
As normas de participação do concurso “Des_romaria” preveem que todas as propostas devem ser inéditas e originais, da autoria do candidato, e destinam-se apenas aos fins deste concurso, “não podendo em caso algum ter sido publicados ou expostas anteriormente”, não podendo ser divulgadas até a apresentação dos trabalhos selecionados.
A exposição final das cinco propostas finalistas no âmbito deste concurso vai decorrer durante o mês de agosto, durante a Romaria de Nossa Senhora d’Agonia, no posto de informação das Festas e as restantes poderão ser visualizadas no site oficial da festa, em www.festasdagonia.com.
Ao vencedor desta primeira edição do concurso “Des_romaria” será atribuído um prémio pecuniário no valor de 500 euros, um passe “Golden Ticket” para ver todos os eventos da Romaria da Nossa Senhora da Agonia de 2023, para duas pessoas e uma residência artística durante as festas com alojamento e alimentação, além de apoio financeiro para elaborar uma exposição inspirada pela residência artística em Viana do Castelo em 2024.
O presidente da Câmara de Viana do Castelo, Luís Nobre, lançou um alerta sério sobre o aumento “galopante e insustentável” dos custos de depósito de resíduos, defendendo que a situação já ultrapassa a capacidade de resposta dos municípios e exige uma intervenção urgente do Governo.
Viana do Castelo foi palco da 4ª edição do RE.VER, evento dedicado à fotografia contemporânea, realizado na Sala Experimental do Teatro Sá de Miranda. Organizado pela Oficina de Fotografia e coordenado por João Gigante da AO NORTE, o encontro reuniu fotógrafos, artistas e público em torno de debates, exposições e projeções que exploram a imagem como forma de arte e comunicação.
Valença voltou a brilhar no panorama empresarial nacional. Dez empresas do concelho foram distinguidas com o Estatuto PME Excelência 2024, um dos mais importantes reconhecimentos atribuídos ao tecido empresarial português.
Uma operação da Polícia Judiciária, conduzida pela Diretoria do Norte, resultou na detenção de sete suspeitos e na constituição de 45 arguidos, no âmbito de uma investigação sobre associação criminosa, branqueamento de capitais, fraude fiscal e falsificação de documentos.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo entregou as primeiras 17 escrituras relativas a habitações situadas no Lugar da Costeira, em Alvarães, dando início ao processo de legalização de uma Área Urbana de Génese Ilegal (AUGI) com mais de 50 anos.
O Município de Silves distinguiu o atleta do Clube de Atletismo Olímpico Vianense (CAOV), Ussumani Djumo, na cerimónia "Estrelas do Desporto, da Serra ao Mar". A homenagem reconhece o percurso exemplar do jovem luso-guineense e a sua representação digna da Guiné-Bissau nos Campeonatos Mundiais de Atletismo em Tóquio 2025.
A Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal de Braga, deteve um homem de 30 anos suspeito de provocar um incêndio numa habitação na freguesia de Vila Meã, em Vila Nova de Cerveira, no contexto de violência doméstica.