O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, deu, a 31 de outubro, parecer positivo à criação do Centro de Investigação e Desenvolvimento no Campus da Praia Norte do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, numa parceria com a instituição de ensino superior vianense que visa alavancar a investigação e o desenvolvimento das energias offshore em Viana do Castelo, com impacto nacional e internacional.
A criação deste Centro de Investigação e Desenvolvimento integra a Agenda 20-30 para a Economia do Mar de Viana do Castelo. De acordo com a Agenda, “Viana do Castelo tem atualmente investimentos em energias renováveis offshore, um porto marítimo com experiência nesta indústria, construção, manutenção e reparação naval em equipamentos para a energia renovável offshore, produção de cabos marítimos de amarração de plataformas para esta indústria, capital humano experiente, instituições de ciência, investigação e desenvolvimento para as energias renováveis offshore e está atenta a novos desenvolvimentos relacionados com as energias renováveis offshore e à sua possível interligação com a produção de hidrogénio verde”, o que justifica a criação de um centro de investigação e desenvolvimento.

No documento é ainda realçado que “Viana do Castelo reúne atualmente um conjunto de condições ímpar para se tornar num centro tecnológico internacional de energias renováveis offshore, contribuindo assim para o desenvolvimento sustentável da região, do país e da Europa, em linha com os objetivos definidos para a Estratégia Nacional para o Mar, para o Plano de Recuperação e Resiliência, para a Estratégia Norte 20-30 e para o Pacto Ecológico.”
O novo Edifício do “Centro de Investigação e Desenvolvimento” do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, a edificar no Campus da Praia Norte, tem como propósito integrar numa única infraestrutura dedicada ao desenvolvimento de investigação de elevada qualidade um conjunto de unidades de investigação do IPVC. A par das unidades de investigação, serão instalados no novo Edifício de Investigação várias estruturas laboratoriais de caráter aplicado que atualmente se encontram dispersas nas três escolas do IPVC situadas na cidade.
O edifício, destinado à atividade das unidades de investigação já existentes no IPVC e outras que venham a ser criadas no âmbito de parcerias com outras instituições de ensino superior, vai ocupar uma área útil prevista de aproximadamente 5.000 m2.
De acordo com protocolo firmado no ano passado entre a autarquia e o IPVC, a colaboração institucional para a criação de um Centro de Investigação e Desenvolvimento representa um investimento municipal de 350 mil euros.
O centro de investigação pretende, assim, agregar competências que atualmente se encontram dispersas, criar sinergias entre investigadores seniores e jovens investigadores, e constituir um polo de atração e de suporte em Viana do Castelo para empresas de base tecnológica e para investigadores nacionais e internacionais que nesta instituição pretendam desenvolver projetos e testes no âmbito das Energias Renováveis Oceânicas e Robótica Submarina e evoluir nos seus trabalhos de pesquisa e de investigação.
O Largo Maestro José Pedro recebe, pela primeira vez, o Largo do Chocolate, uma das grandes novidades da programação “Viana Coração do Natal”.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou a declaração de Interesse Municipal para o Eco Albergue do Neiva, um novo empreendimento turístico a instalar em Castelo do Neiva, destinado a responder às crescentes necessidades dos peregrinos do Caminho de Santiago.
No âmbito do Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, que se comemora a 3 de dezembro, o Centro Cultural de Paredes de Coura e o Município promovem hoje a apresentação da companhia Terra Amarela com a peça “Mãos minhas”, em Língua Gestual Portuguesa, às 21h30.
A Associação de Futebol de Viana do Castelo (AFVC) realizou esta quinta-feira, 27 de fevereiro, o sorteio dos quartos de final da Taça da AFVC, definindo os encontros que vão decidir os semifinalistas da competição.
O Mercado de Natal de Viana do Castelo, que decorre entre 5 de dezembro e 5 de janeiro de 2026, será alargado ao Passeio das Mordomas da Romaria devido ao número elevado de pedidos. Esta ampliação garante mais espaço e conforto para quem deseja desfrutar da magia natalícia no centro da cidade.
O Politécnico de Viana do Castelo acaba de anunciar uma nova pós-graduação em Gestão de Transporte e Logística Marítima, totalmente online e com regime pós-laboral, destinada a profissionais que desejam atualizar ou aprofundar competências num setor estratégico para a economia nacional e internacional. As candidaturas estão abertas até 6 de janeiro.
A companhia Krisálida apresenta nos dias 29 e 30 de novembro, no Teatro Municipal Valadares, em Caminha, o espetáculo “Caminhos Cruzados”, a sua 30.ª produção. A peça contemporânea cruza teatro, cinema e máscaras para refletir sobre migração, multiculturalidade e relações humanas.