No âmbito de um trabalho de fundo que a Câmara Municipal de Viana do Castelo está a fazer, no sentido de desenvolver, de forma sustentável, o Município de Viana do Castelo, implementando a Agenda 20-30 da Economia do Mar, o Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, reuniu, com o Chefe do Estado-Maior da Armada, Almirante Gouveia e Melo, onde foram abordados diversos assuntos relacionados com a implementação da Agenda da Economia do Mar de Viana do Castelo, que está em curso, entre eles a eventual edificação de uma Base-Ponto de Apoio Naval da Marinha Portuguesa em Viana do Castelo.
A implementação da estratégia para o mar de Viana do Castelo está num importante momento de análise de pormenor das necessidades de melhoria de infraestruturas, capacitação científica e formativa, atração de novos investimentos, realização de parcerias estratégicas e fortalecimento da segurança no mar e na zona costeira, capazes de projetar Viana do Castelo para um patamar superior de desenvolvimento económico, social e ambiental, através de seis eixos estratégicos:
– Centro Tecnológico Internacional das Energias Renováveis Offshore;
– Plataforma Integrada de Desenvolvimento Sustentável e de Aceleração da Inovação Azul Ancorada no Porto Marítimo;
– Alavanca da Re-industrialização Azul Através da Construção, Reparação e Conversão Naval;
– Destino de Excelência de Experiências Náuticas Sustentáveis de Alto Valor Acrescentado. Aliança entre Natureza, Tecnologia, Turismo, Recreio, Desporto, Educação, Literacia e Cultura;
– Maternidade de Vida Marinha com Aquacultura e Pesca Sustentáveis;
– Rede de Promotores da Economia do Mar em Viana do Castelo.
Neste contexto, foi possível concretizar esta importante reunião, que é um marco histórico para a cidade de Viana do Castelo e para o país, no que concerne à maximização de sinergias da Marinha Portuguesa, uma excelente Marinha de Duplo Uso, e à implementação da estratégia para o mar de uma cidade costeira que, nas últimas duas décadas, tem efetuado um percurso, reconhecido, a nível nacional e internacional, de criação de centros náuticos, democratizando o acesso à água, atração de importantes investimentos em áreas chave para a economia do mar, como são as indústrias metalomecânicas, construção naval, energia eólica, entre outras, e fomento do turismo e da pesca sustentáveis.
A possibilidade de Viana do Castelo poder vir a acolher uma das primeiras Bases-Ponto de Apoio Naval da Marinha Portuguesa é uma oportunidade histórica para o Município de Viana do Castelo. A Câmara Municipal está já a executar todos os passos para que se torne uma realidade geradora de novos empregos qualificados, retenção de talento no concelho, garantia de salvaguarda da vida humana no mar e proteção dos cidadãos, entre outras externalidades positivas que uma infraestrutura desta natureza irá proporcionar.

A Eurocidade Tui-Valença apresenta o Calendário 2026, uma iniciativa solidária que pretende envolver as comunidades de ambos os municípios no apoio às famílias mais necessitadas. Esta ação reforça o compromisso da Eurocidade com a cooperação transfronteiriça e com a promoção de valores de entreajuda e responsabilidade social.
A banda Bela Trama, natural de Viana do Castelo, protagonizou um momento singular ao atuar em pleno deserto do Saara, nas imponentes dunas de Erg Chebbi, em Merzouga (Marrocos).
Ponte da Barca inaugurou a exposição de Velas de Natal, que pode ser visitada nos Paços do Concelho até ao início de janeiro de 2026. A iniciativa resulta de um desafio lançado pelo Município à comunidade e reúne trabalhos de escolas, IPSS, APPACDM e população em geral.
Viana do Castelo encerra este sábado, 13 de novembro, o título de Capital da Cultura do Eixo Atlântico com uma cerimónia especial no Teatro Municipal Sá de Miranda, marcada para as 21h00.
A Igreja de São Domingos, em Viana do Castelo, será palco, no próximo dia 6 de janeiro de 2026, da tradicional “Adoração dos Reis Magos”, um dos momentos mais emblemáticos das celebrações natalícias no concelho. O evento está marcado para as 21h30 e promete voltar a encher o templo de público.
A Liga Feminina Placard está de volta este sábado, 13 de dezembro, após a longa paragem motivada pela realização do Mundial de Futsal Feminino. O Pavilhão Municipal José Natário volta a ganhar vida às 18h00, com um dos jogos mais aguardados da jornada: o vice-campeão Santa Luzia recebe o atual campeão nacional Nun’Álvares.
O Teatro Municipal Sá de Miranda recebe, nos próximos dias 26 e 27 de dezembro, o espetáculo “Baião d’Oxigénio”, com início marcado para as 21h00. João Baião promete levar ao palco uma mistura de música, humor e emoção, numa produção pensada para toda a família.