No âmbito de um trabalho de fundo que a Câmara Municipal de Viana do Castelo está a fazer, no sentido de desenvolver, de forma sustentável, o Município de Viana do Castelo, implementando a Agenda 20-30 da Economia do Mar, o Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, reuniu, com o Chefe do Estado-Maior da Armada, Almirante Gouveia e Melo, onde foram abordados diversos assuntos relacionados com a implementação da Agenda da Economia do Mar de Viana do Castelo, que está em curso, entre eles a eventual edificação de uma Base-Ponto de Apoio Naval da Marinha Portuguesa em Viana do Castelo.
A implementação da estratégia para o mar de Viana do Castelo está num importante momento de análise de pormenor das necessidades de melhoria de infraestruturas, capacitação científica e formativa, atração de novos investimentos, realização de parcerias estratégicas e fortalecimento da segurança no mar e na zona costeira, capazes de projetar Viana do Castelo para um patamar superior de desenvolvimento económico, social e ambiental, através de seis eixos estratégicos:
– Centro Tecnológico Internacional das Energias Renováveis Offshore;
– Plataforma Integrada de Desenvolvimento Sustentável e de Aceleração da Inovação Azul Ancorada no Porto Marítimo;
– Alavanca da Re-industrialização Azul Através da Construção, Reparação e Conversão Naval;
– Destino de Excelência de Experiências Náuticas Sustentáveis de Alto Valor Acrescentado. Aliança entre Natureza, Tecnologia, Turismo, Recreio, Desporto, Educação, Literacia e Cultura;
– Maternidade de Vida Marinha com Aquacultura e Pesca Sustentáveis;
– Rede de Promotores da Economia do Mar em Viana do Castelo.
Neste contexto, foi possível concretizar esta importante reunião, que é um marco histórico para a cidade de Viana do Castelo e para o país, no que concerne à maximização de sinergias da Marinha Portuguesa, uma excelente Marinha de Duplo Uso, e à implementação da estratégia para o mar de uma cidade costeira que, nas últimas duas décadas, tem efetuado um percurso, reconhecido, a nível nacional e internacional, de criação de centros náuticos, democratizando o acesso à água, atração de importantes investimentos em áreas chave para a economia do mar, como são as indústrias metalomecânicas, construção naval, energia eólica, entre outras, e fomento do turismo e da pesca sustentáveis.
A possibilidade de Viana do Castelo poder vir a acolher uma das primeiras Bases-Ponto de Apoio Naval da Marinha Portuguesa é uma oportunidade histórica para o Município de Viana do Castelo. A Câmara Municipal está já a executar todos os passos para que se torne uma realidade geradora de novos empregos qualificados, retenção de talento no concelho, garantia de salvaguarda da vida humana no mar e proteção dos cidadãos, entre outras externalidades positivas que uma infraestrutura desta natureza irá proporcionar.

Ponte de Lima voltou a destacar-se no panorama nacional ao surgir, uma vez mais, entre os 100 municípios portugueses com melhor eficiência financeira, segundo o Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses 2024, recentemente divulgado.
As Comédias do Minho promovem esta quinta e sexta-feira duas oficinas de teatro em Paredes de Coura, dando continuidade ao ciclo de formações que está a percorrer o Vale do Minho com o objetivo de fomentar a inclusão social ativa através da cultura. As sessões decorrem no Quartel das Artes, entre as 19h00 e as 21h30, conduzidas por Maria João Mota, figura de referência no teatro comunitário e cofundadora da PELE e do Núcleo de Teatro do Oprimido do Porto.
O ensino da música no Concelho de Ponte da Barca continua a crescer de forma assinalável, registando este ano letivo uma adesão inédita: 20% dos alunos do ensino básico e secundário do Agrupamento de Escolas frequentam atualmente formação musical.
A jovem futebolista vianense Matilde Silva, viveu esta quarta-feira um momento marcante na sua carreira ao estrear-se pela Seleção Nacional de Futebol Feminino Sub15.
Esta quinta-feira, 20 de novembro, o Festival de Teatro de Viana do Castelo contará com dois espetáculos distintos.
Vila Nova de Anha recebe, pelo terceiro ano consecutivo, o Festival de Sopas e Petiscos, um evento que já se afirma como referência gastronómica na freguesia. Organizado pela Junta de Freguesia, o certame reúne várias associações locais em torno dos sabores tradicionais do Minho, num ambiente de convívio, música e tradição.
Viana do Castelo vai ser, no próximo dia 26 de novembro, o palco da conferência “Cidades Portuárias e a Economia Azul”, no Teatro Municipal Sá de Miranda, a partir das 10h30. O evento, de entrada livre, visa reunir protagonistas do setor marítimo e abrir caminho para um futuro mais sustentável e inovador na economia azul.