A Câmara de Viana do Castelo vai iniciar, em junho, em duas piscinas municipais, aulas de preparação aquática de grávidas para o parto, orientadas por um enfermeiro especialista em saúde materna e obstétrica.
Em declarações à agência Lusa, o vereador da Câmara de Viana do Castelo, com o pelouro da promoção da saúde, Ricardo Rego, explicou que projeto “vem dar resposta às solicitações de grávidas ou casais que pretendem praticar exercício físico para preparar o corpo para a gravidez, parto e pós-parto”.
Ricardo Rego referiu que, “no último ano, 500 grávidas e pais inscreveram-se nas aulas de preparação para o parto promovidas pela Unidade de Cuidados na Comunidade da freguesia de Barroselas e de Viana do Castelo.
As sessões de preparação aquática para o nascimento vão decorrer, a partir de junho, nas piscinas municipais de Barroselas e, na Frederico Pinheiro, na cidade de Viana do Castelo.
O projeto resulta de uma parceria entre a autarquia e a Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM), em cuja maternidade se fazem, em média, 1.500 partos por ano.
“O projeto de preparação aquática para o nascimento, devido a pressão hidrostática, proporciona à grávida uma sensação de conforto e aumenta a coordenação do movimento”, refere a autarquia. Promove “a diminuição da retenção venosa, causando um efeito preventivo dos edemas, devido ao facto de o movimento na água melhorar a circulação linfática”.
Durante a realização da preparação para o parto em meio aquático, são realizados exercícios respiratórios, de flexibilidade, postura corporal, relaxamento, perceção do feto e mobilidade da pelve.
A preparação aquática para o nascimento “pretende aumentar a capacidade respiratória, promover o fortalecimento muscular, favorecer a circulação sanguínea e a drenagem linfática, aumentar a perceção fetal e a ligação mãe/pai/bebé, estimular o relaxamento e a consciencialização do corpo e respiração”.
As sessões, com uma duração de cerca de 45 minutos realizam-se uma vez por semana e são orientadas por enfermeiros especialistas em saúde materna e obstétrica, com formação em preparação aquática pré-natal, da Unidade de Cuidados na Comunidade de Barroselas e da Unidade de Cuidados na Comunidade de Viana do Castelo.
O presidente da Câmara de Viana do Castelo, Luís Nobre, assegurou que fará “tudo ao seu alcance” para que o cinema continue a existir no concelho e no distrito, face ao encerramento das salas da Cineplace.
O Teatro Municipal de Tui acolhe, no próximo sábado, dia 7 de fevereiro, às 19h00, o Concerto do 14.º Aniversário da Eurocidade Tui–Valença, um evento que celebra a união cultural e artística entre as duas cidades fronteiriças.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou esta terça-feira o novo regulamento do transporte público urbano, que simplifica tarifas e lança um passe único de 20 euros por mês, válido para todas as linhas do TUViana.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou esta terça-feira, por unanimidade, as tolerâncias de ponto para os trabalhadores municipais, incluindo os serviços municipalizados, ao longo do ano de 2026. A medida permite que os funcionários possam planear as férias em consonância com datas festivas, sem comprometer o funcionamento dos serviços essenciais.
O projeto de regulamento municipal que prevê a atribuição de apoios aos Bombeiros Voluntários de Monção, incluindo comparticipação no pagamento do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI), entrou esta terça-feira em consulta pública, após publicação em Diário da República.
O executivo da Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou, esta terça-feira, a emissão de um parecer favorável ao Projeto de Lei n.º 354/XVII, que propõe a elevação da povoação de Vila de Punhe à categoria de vila.
Estão oficialmente abertas as inscrições para o concurso “Coca de Edição”, uma iniciativa que convida à liberdade criativa, inovação artística e interpretação contemporânea da emblemática Coca de Monção, figura mitológica profundamente enraizada na identidade cultural do concelho.