A Câmara de Viana do Castelo vai iniciar, em junho, em duas piscinas municipais, aulas de preparação aquática de grávidas para o parto, orientadas por um enfermeiro especialista em saúde materna e obstétrica.
Em declarações à agência Lusa, o vereador da Câmara de Viana do Castelo, com o pelouro da promoção da saúde, Ricardo Rego, explicou que projeto “vem dar resposta às solicitações de grávidas ou casais que pretendem praticar exercício físico para preparar o corpo para a gravidez, parto e pós-parto”.
Ricardo Rego referiu que, “no último ano, 500 grávidas e pais inscreveram-se nas aulas de preparação para o parto promovidas pela Unidade de Cuidados na Comunidade da freguesia de Barroselas e de Viana do Castelo.
As sessões de preparação aquática para o nascimento vão decorrer, a partir de junho, nas piscinas municipais de Barroselas e, na Frederico Pinheiro, na cidade de Viana do Castelo.
O projeto resulta de uma parceria entre a autarquia e a Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM), em cuja maternidade se fazem, em média, 1.500 partos por ano.
“O projeto de preparação aquática para o nascimento, devido a pressão hidrostática, proporciona à grávida uma sensação de conforto e aumenta a coordenação do movimento”, refere a autarquia. Promove “a diminuição da retenção venosa, causando um efeito preventivo dos edemas, devido ao facto de o movimento na água melhorar a circulação linfática”.
Durante a realização da preparação para o parto em meio aquático, são realizados exercícios respiratórios, de flexibilidade, postura corporal, relaxamento, perceção do feto e mobilidade da pelve.
A preparação aquática para o nascimento “pretende aumentar a capacidade respiratória, promover o fortalecimento muscular, favorecer a circulação sanguínea e a drenagem linfática, aumentar a perceção fetal e a ligação mãe/pai/bebé, estimular o relaxamento e a consciencialização do corpo e respiração”.
As sessões, com uma duração de cerca de 45 minutos realizam-se uma vez por semana e são orientadas por enfermeiros especialistas em saúde materna e obstétrica, com formação em preparação aquática pré-natal, da Unidade de Cuidados na Comunidade de Barroselas e da Unidade de Cuidados na Comunidade de Viana do Castelo.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou na terça-feira 323.350 euros em apoios a Juntas e Uniões de Freguesia, destinados a obras de mobilidade, segurança rodoviária e requalificação de equipamentos.
A Publivez, empresa sediada no Parque Empresarial de Mogueiras, em Tabaçô, concelho de Arcos de Valdevez, entregou, em parceria com a Tiagus, paletes de lonas destinadas a apoiar populações afetadas pelos estragos provocados pela depressão Kristin no concelho de Ourém.
A Unidade Móvel de Saúde de Viana do Castelo realizou cerca de 17.553 atendimentos desde a sua criação, em dezembro de 2020, abrangendo 24 freguesias do concelho, informou a Câmara Municipal.
A equipa feminina do Clube de Rugby de Arcos de Valdevez (CRAV/Sport) sagrou-se Campeã Nacional Sub-18, após vencer todos os jogos da competição, desde a fase regular até à final, disputada no Estádio Municipal de Arcos de Valdevez.
Viana do Castelo recebeu mais uma ação do CAPACITEATRO, projeto que utiliza o teatro como instrumento de inclusão e intervenção social. A iniciativa decorreu no Grupo Etnográfico de Areosa e foi orientada pelo ator e encenador António Durães, conhecido pelo trabalho com comunidades.
A PSP intercetou, no dia 30 de janeiro, um jovem de 20 anos, desempregado e residente em Ponte de Lima, na posse de haxixe suficiente para cerca de 16 doses individuais.
O Clan, empresa portuguesa de recursos humanos com mais de 30 anos de experiência, abriu 50 vagas para operadores de produção em Vila Nova de Cerveira e São Pedro da Torre, no distrito de Viana do Castelo.