A Câmara de Viana do Castelo vai iniciar, em junho, em duas piscinas municipais, aulas de preparação aquática de grávidas para o parto, orientadas por um enfermeiro especialista em saúde materna e obstétrica.
Em declarações à agência Lusa, o vereador da Câmara de Viana do Castelo, com o pelouro da promoção da saúde, Ricardo Rego, explicou que projeto “vem dar resposta às solicitações de grávidas ou casais que pretendem praticar exercício físico para preparar o corpo para a gravidez, parto e pós-parto”.
Ricardo Rego referiu que, “no último ano, 500 grávidas e pais inscreveram-se nas aulas de preparação para o parto promovidas pela Unidade de Cuidados na Comunidade da freguesia de Barroselas e de Viana do Castelo.
As sessões de preparação aquática para o nascimento vão decorrer, a partir de junho, nas piscinas municipais de Barroselas e, na Frederico Pinheiro, na cidade de Viana do Castelo.
O projeto resulta de uma parceria entre a autarquia e a Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM), em cuja maternidade se fazem, em média, 1.500 partos por ano.
“O projeto de preparação aquática para o nascimento, devido a pressão hidrostática, proporciona à grávida uma sensação de conforto e aumenta a coordenação do movimento”, refere a autarquia. Promove “a diminuição da retenção venosa, causando um efeito preventivo dos edemas, devido ao facto de o movimento na água melhorar a circulação linfática”.
Durante a realização da preparação para o parto em meio aquático, são realizados exercícios respiratórios, de flexibilidade, postura corporal, relaxamento, perceção do feto e mobilidade da pelve.
A preparação aquática para o nascimento “pretende aumentar a capacidade respiratória, promover o fortalecimento muscular, favorecer a circulação sanguínea e a drenagem linfática, aumentar a perceção fetal e a ligação mãe/pai/bebé, estimular o relaxamento e a consciencialização do corpo e respiração”.
As sessões, com uma duração de cerca de 45 minutos realizam-se uma vez por semana e são orientadas por enfermeiros especialistas em saúde materna e obstétrica, com formação em preparação aquática pré-natal, da Unidade de Cuidados na Comunidade de Barroselas e da Unidade de Cuidados na Comunidade de Viana do Castelo.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo entregou as primeiras 17 escrituras relativas a habitações situadas no Lugar da Costeira, em Alvarães, dando início ao processo de legalização de uma Área Urbana de Génese Ilegal (AUGI) com mais de 50 anos.
O Município de Silves distinguiu o atleta do Clube de Atletismo Olímpico Vianense (CAOV), Ussumani Djumo, na cerimónia "Estrelas do Desporto, da Serra ao Mar". A homenagem reconhece o percurso exemplar do jovem luso-guineense e a sua representação digna da Guiné-Bissau nos Campeonatos Mundiais de Atletismo em Tóquio 2025.
A Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal de Braga, deteve um homem de 30 anos suspeito de provocar um incêndio numa habitação na freguesia de Vila Meã, em Vila Nova de Cerveira, no contexto de violência doméstica.
A GNR de Viana do Castelo realizou, entre 1 e 7 de dezembro, operações de prevenção criminal e fiscalização rodoviária, que resultaram em 17 detenções, incluindo 13 por condução sob efeito de álcool e uma por tráfico de droga.
O Benfica reforçou esta quarta-feira a sua candidatura ao play-off de acesso aos oitavos de final da Liga dos Campeões, ao bater na Luz o campeão italiano Nápoles por claros 2-0, somando a segunda vitória consecutiva na fase de liga.
Após uma longa paragem devido ao Mundial de Futsal Feminino, a Liga Feminina Placard regressa este sábado, 13 de dezembro, às 18h00, ao Pavilhão Municipal José Natário, em Viana do Castelo, com um confronto muito aguardado: o vice-campeão Santa Luzia defronta o atual campeão nacional Nun’Alvares.
Três réplicas em LEGO® de monumentos icónicos do Porto – a Torre dos Clérigos, a Livraria Lello e a Sé Catedral – viajaram recentemente da Caixa dos Brinquedos, em Paredes de Coura, para o WOW Porto, onde integram a exposição imersiva ‘Brick World’.