A Câmara Municipal de Viana do Castelo e a Rede de Bibliotecas Escolares do concelho promovem, de 15 a 26 de abril, os Contornos da Palavra, numa iniciativa que deverá abranger cerca de 11 mil alunos de todas as escolas do concelho. Esta iniciativa, que já vai na 15ª edição, tem como mote “PODEM AS BIBLIOTECAS TRANSFORMAR O MUNDO?”.
A iniciativa tem início no próximo sábado com o Encontro de Bibliotecas Escolares, com um programa específico e, nas próximas duas semanas, levará às escolas um conjunto de sessões com a presença de escritores, ilustradores, contadores de histórias e grupos de teatro que enriquecerão os currículos dos alunos, estimulando o gosto pela aprendizagem e contribuindo para a formação de mais e melhores leitores.
Com a atividade cultural “Contornos da Palavra” pretende-se chegar a todos os alunos das escolas públicas e privadas do concelho, do pré-escolar ao ensino secundário, com cerca de 11 mil alunos, no presente ano letivo, distribuídos por 7 Agrupamentos Escolares que agregam 71 escolas públicas (24 com pré-escolar; 36 com 1.º Ciclo; 9 com 2.º e 3.ºCiclo; e 6 com Secundário) e 4 escolas privadas (2 colégios, 1 jardim de infância e uma Escola Profissional).
A atividade cultural “Contornos da Palavra” é uma iniciativa dinamizada pela Biblioteca Municipal de Viana do Castelo desde 2010, com o propósito de proporcionar à comunidade vianense uma oferta educativa a partir de atividades culturais e
formativas que contribuem para o enriquecimento pessoal e profissional de alunos, professores e comunidade em geral.
Os “Contornos da Palavra” estão estruturados sobre duas linhas de ação: uma para os alunos das escolas do concelho e outra, mais formativa, para a comunidade educativa vianense.
Assim, para os alunos das escolas, desde o pré-escolar ao ensino secundário, a iniciativa prevê um conjunto de sessões com a presença de escritores, ilustradores, contadores de histórias e grupos de teatro, que, de forma presencial levam às escolas, em contexto de Semana da Leitura, diversas ofertas em torno da palavra. No que toca a Encontros com Escritores, incluem 9 escritores, em 83 sessões nas escolas. Os Contadores de Histórias serão 4, promovendo 51 sessões nas escolas. A oferta de Teatro conta com 6 intervenientes em 84 sessões. As Oficinas de Ilustração serão 3, com 42 sessões nas escolas; as Oficinas de Escrita serão também 3, com 17 sessões; havendo ainda espaço para Música/Concerto, com 1 interveniente a promover 6 sessões.
Para a comunidade educativa (professores, educadores, animadores), o programa dos “Contornos da Palavra” contempla, em parceria com as Bibliotecas Escolares do concelho e o Centro de Formação Contínua de Viana do Castelo, um conjunto de sessões formativas acreditadas pelo Centro de Formação de Viana do Castelo.
Ainda no âmbito da formação e para a comunidade em geral, decorrerão em formato digital quatro painéis de reflexão (das 18h00 às 20h00) através das redes sociais Facebook da Câmara Municipal e da Biblioteca Municipal, nos dias 15, 16, 17 e 18 de abril.


Vila Nova de Anha recebe, pelo terceiro ano consecutivo, o Festival de Sopas e Petiscos, um evento que já se afirma como referência gastronómica na freguesia. Organizado pela Junta de Freguesia, o certame reúne várias associações locais em torno dos sabores tradicionais do Minho, num ambiente de convívio, música e tradição.
Viana do Castelo vai ser, no próximo dia 26 de novembro, o palco da conferência “Cidades Portuárias e a Economia Azul”, no Teatro Municipal Sá de Miranda, a partir das 10h30. O evento, de entrada livre, visa reunir protagonistas do setor marítimo e abrir caminho para um futuro mais sustentável e inovador na economia azul.
Tiago Maciel, atleta do Viana Garças Clube, foi convocado para o estágio da Seleção Nacional de Canoagem Sênior, que decorre até 22 de novembro.
O desenvolvimento do turismo fluvial no rio Minho deu um passo decisivo, com a apresentação em A Guarda (Galiza) do Estudo do Potencial Turístico Náutico do Rio Minho. A sessão, realizada na Casa dos Alonso, reuniu autarcas, especialistas, operadores turísticos e entidades das duas margens, no âmbito dos Encontros Transfronteiriços do projeto Red CIFT, promovido pela CIM Alto Minho e pela Agan+.
O Município de Viana do Castelo está a dinamizar, ao longo desta semana, mais uma ronda de ações de formação e prevenção no âmbito do projeto “Vencer a Idade com Saúde”, iniciativa que já envolve 1.500 participantes distribuídos por todas as freguesias do concelho.
Arcos de Valdevez, Ponte da Barca e Viana do Castelo foram palco de uma operação da GNR que resultou na detenção de quatro homens, com idades entre 21 e 54 anos, suspeitos de tráfico de estupefacientes.
A Polícia Judiciária, através da Diretoria do Norte, deteve fora de flagrante, dois indivíduos suspeitos de burla qualificada, relacionada com alegadas práticas de “bruxaria” ou espiritualismo, na região norte do país.