A Câmara Municipal de Viana do Castelo, em linha com os objetivos de desenvolvimento sustentável e através do setor de jardins, iniciou a plantação de cerca de 570 árvores em ambiente urbano, privilegiando espécies autóctones como os carvalhos, tílias, choupos, entre outras de cariz mais ornamental.
Segundo uma nota do Município, a arborização urbana é uma das formas mais eficazes e céleres na batalha contra as emissões de CO2. “A concentração de CO2 em zonas mais densamente habitadas tem vindo a diminuir a qualidade de vida nas cidades, fruto do aumento dos fluxos de trânsito bem como das emissões provenientes de aglomerados habitacionais e industriais, que contribuem para o aumento dessas mesmas emissões, com o consequente incremento da temperatura não só local, mas global, assumindo-se assim a arborização urbana como um importante e inegável vetor para a descarbonização”, lê-se.
Atualmente, na zona urbana de Viana do Castelo, estão inventariadas 6.500 árvores que entre si eliminam cerca de 65.000 quilos de CO2 por ano. Com esta plantação, o Município pretende “não só proporcionar espaços de lazer aprazíveis, mas também de espaços de convívio informais onde se poderá desfrutar de tempo em família à sombra de um carvalho ou de uma tília, usufruindo não só da amigável sombra, mas também da privilegiada paisagem que a cidade possui”.

A Infraestruturas de Portugal (IP) anunciou que a instalação de barreiras de proteção à catenária da Ponte Eiffel de Viana do Castelo só terá início a partir de 4 de janeiro de 2026.
A Câmara Municipal de Ponte de Lima aprovou o pacote de benefícios fiscais para 2026, reforçando o apoio às famílias, às empresas e à competitividade local.
O Município de Viana do Castelo abriu candidaturas à 7.ª edição do programa “Reflorestar com Identidade”, que oferece gratuitamente árvores de espécies autóctones a proprietários florestais localizados nas Faixas de Gestão de Combustível (FGC) — zonas estratégicas de proteção contra incêndios junto a estradas, edifícios isolados e aglomerados populacionais.
O Governo aprovou em Conselho de Ministros, o Acordo entre Portugal e Brasil para o reconhecimento mútuo das cartas de condução. A medida visa simplificar os procedimentos e facilitar a vida de cidadãos que residem ou trabalham em ambos os países.
A Polícia Judiciária (PJ) deteve três jovens, com idades entre os 17 e os 21 anos, suspeitos da prática dos crimes de roubo agravado e sequestro ocorridos na tarde de 6 de novembro, na cidade de Viana do Castelo.
A banda vianense Jarojupe realiza hoje, sexta-feira, 19 de dezembro, um concerto acústico nos Paços do Concelho de Viana do Castelo, com início marcado para as 18h00, no âmbito da programação de animação de Natal promovida pelo município.
A Viana TV vai assinalar a quadra festiva com um programa especial de Natal, a transmitir em direto da Praça da República, em Viana do Castelo, esta sexta-feira, 19 de dezembro, entre as 16h00 e as 18h00.