A Câmara Municipal de Viana do Castelo, em linha com os objetivos de desenvolvimento sustentável e através do setor de jardins, iniciou a plantação de cerca de 570 árvores em ambiente urbano, privilegiando espécies autóctones como os carvalhos, tílias, choupos, entre outras de cariz mais ornamental.
Segundo uma nota do Município, a arborização urbana é uma das formas mais eficazes e céleres na batalha contra as emissões de CO2. “A concentração de CO2 em zonas mais densamente habitadas tem vindo a diminuir a qualidade de vida nas cidades, fruto do aumento dos fluxos de trânsito bem como das emissões provenientes de aglomerados habitacionais e industriais, que contribuem para o aumento dessas mesmas emissões, com o consequente incremento da temperatura não só local, mas global, assumindo-se assim a arborização urbana como um importante e inegável vetor para a descarbonização”, lê-se.
Atualmente, na zona urbana de Viana do Castelo, estão inventariadas 6.500 árvores que entre si eliminam cerca de 65.000 quilos de CO2 por ano. Com esta plantação, o Município pretende “não só proporcionar espaços de lazer aprazíveis, mas também de espaços de convívio informais onde se poderá desfrutar de tempo em família à sombra de um carvalho ou de uma tília, usufruindo não só da amigável sombra, mas também da privilegiada paisagem que a cidade possui”.

Assinala-se este sábado, 31 de janeiro, o 28.º aniversário do resgate e da chegada do Navio Hospital Gil Eannes a Viana do Castelo, um momento marcante da história recente da cidade e um exemplo notável de mobilização cívica em defesa do património marítimo.
A apresentadora de televisão portuguesa Teresa Guilherme estará em Viana do Castelo, no Teatro Sá de Miranda, este sábado, 31 de janeiro, para apresentar o espetáculo de teatro “As Vaginas e Eu – Tudo o que ficou por dizer”.
O Alto Minho volta a ser palco de formação internacional na gestão do fogo controlado com o European TREX 2026, que decorre de 30 de janeiro a 6 de fevereiro, em Paredes de Coura.
As baixas temperaturas e a elevada humidade características do inverno podem comprometer o bem-estar de cães e gatos, sobretudo dos animais de pequeno porte, de pelo curto e seniores. O alerta é deixado por Elena Díaz, médica veterinária da Kivet, que sublinha a importância de pequenos cuidados diários para prevenir problemas de saúde nesta altura do ano.
São Tomé e Príncipe acolheu o lançamento do projeto +COESÃO, uma iniciativa do Politécnico de Viana do Castelo que visa reforçar a qualidade do ensino superior, capacitar docentes e aproximar a formação académica das necessidades reais do país.
A freguesia de Carreço acolhe este sábado, 31 de janeiro, a primeira edição do evento “Ecos de Janeiro”, uma iniciativa dedicada à preservação e valorização do Cantar dos Reis, tradição do património imaterial português.
A Juventude Viana recebe este sábado, às 21h30, a Académica de Coimbra, em jogo da 15.ª jornada do Campeonato Nacional da II Divisão de hóquei em patins, no Pavilhão José Natário.