A Câmara Municipal de Viana do Castelo, em linha com os objetivos de desenvolvimento sustentável e através do setor de jardins, iniciou a plantação de cerca de 570 árvores em ambiente urbano, privilegiando espécies autóctones como os carvalhos, tílias, choupos, entre outras de cariz mais ornamental.
Segundo uma nota do Município, a arborização urbana é uma das formas mais eficazes e céleres na batalha contra as emissões de CO2. “A concentração de CO2 em zonas mais densamente habitadas tem vindo a diminuir a qualidade de vida nas cidades, fruto do aumento dos fluxos de trânsito bem como das emissões provenientes de aglomerados habitacionais e industriais, que contribuem para o aumento dessas mesmas emissões, com o consequente incremento da temperatura não só local, mas global, assumindo-se assim a arborização urbana como um importante e inegável vetor para a descarbonização”, lê-se.
Atualmente, na zona urbana de Viana do Castelo, estão inventariadas 6.500 árvores que entre si eliminam cerca de 65.000 quilos de CO2 por ano. Com esta plantação, o Município pretende “não só proporcionar espaços de lazer aprazíveis, mas também de espaços de convívio informais onde se poderá desfrutar de tempo em família à sombra de um carvalho ou de uma tília, usufruindo não só da amigável sombra, mas também da privilegiada paisagem que a cidade possui”.

O presidente da Câmara de Viana do Castelo, Luís Nobre, assegurou que fará “tudo ao seu alcance” para que o cinema continue a existir no concelho e no distrito, face ao encerramento das salas da Cineplace.
O Teatro Municipal de Tui acolhe, no próximo sábado, dia 7 de fevereiro, às 19h00, o Concerto do 14.º Aniversário da Eurocidade Tui–Valença, um evento que celebra a união cultural e artística entre as duas cidades fronteiriças.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou esta terça-feira o novo regulamento do transporte público urbano, que simplifica tarifas e lança um passe único de 20 euros por mês, válido para todas as linhas do TUViana.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou esta terça-feira, por unanimidade, as tolerâncias de ponto para os trabalhadores municipais, incluindo os serviços municipalizados, ao longo do ano de 2026. A medida permite que os funcionários possam planear as férias em consonância com datas festivas, sem comprometer o funcionamento dos serviços essenciais.
O projeto de regulamento municipal que prevê a atribuição de apoios aos Bombeiros Voluntários de Monção, incluindo comparticipação no pagamento do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI), entrou esta terça-feira em consulta pública, após publicação em Diário da República.
O executivo da Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou, esta terça-feira, a emissão de um parecer favorável ao Projeto de Lei n.º 354/XVII, que propõe a elevação da povoação de Vila de Punhe à categoria de vila.
Estão oficialmente abertas as inscrições para o concurso “Coca de Edição”, uma iniciativa que convida à liberdade criativa, inovação artística e interpretação contemporânea da emblemática Coca de Monção, figura mitológica profundamente enraizada na identidade cultural do concelho.