A Câmara Municipal de Viana do Castelo, em linha com os objetivos de desenvolvimento sustentável e através do setor de jardins, iniciou a plantação de cerca de 570 árvores em ambiente urbano, privilegiando espécies autóctones como os carvalhos, tílias, choupos, entre outras de cariz mais ornamental.
Segundo uma nota do Município, a arborização urbana é uma das formas mais eficazes e céleres na batalha contra as emissões de CO2. “A concentração de CO2 em zonas mais densamente habitadas tem vindo a diminuir a qualidade de vida nas cidades, fruto do aumento dos fluxos de trânsito bem como das emissões provenientes de aglomerados habitacionais e industriais, que contribuem para o aumento dessas mesmas emissões, com o consequente incremento da temperatura não só local, mas global, assumindo-se assim a arborização urbana como um importante e inegável vetor para a descarbonização”, lê-se.
Atualmente, na zona urbana de Viana do Castelo, estão inventariadas 6.500 árvores que entre si eliminam cerca de 65.000 quilos de CO2 por ano. Com esta plantação, o Município pretende “não só proporcionar espaços de lazer aprazíveis, mas também de espaços de convívio informais onde se poderá desfrutar de tempo em família à sombra de um carvalho ou de uma tília, usufruindo não só da amigável sombra, mas também da privilegiada paisagem que a cidade possui”.

O Bloco de Esquerda conseguiu aprovar, no Orçamento de Estado para 2026, duas propostas históricas para o Alto Minho: a requalificação do portinho de Vila Praia de Âncora, em Caminha, e as dragagens em Castelo de Neiva, em Viana do Castelo.
Entre os dias 24 e 30 de novembro, o Comando Territorial de Viana do Castelo realizou um conjunto de operações que visaram a prevenção da criminalidade, fiscalização rodoviária e segurança geral, resultando em 16 detenções e várias apreensões.
O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, passou a integrar o Conselho Económico e Social do Conselho Regional do Norte, órgão deliberativo da CCDR-N, reforçando assim a voz do concelho nas instâncias que orientam o desenvolvimento estratégico da região.
A Companhia de Bombeiros Sapadores de Viana do Castelo abriu, no passado sábado, as portas do Centro Cultural para um treino operacional destinado ao público em geral. A iniciativa teve como objetivo aproximar a população do dia a dia da corporação, mostrando a exigência física, a técnica e o trabalho de equipa envolvidos nas operações dos bombeiros.
O festival Sonic Blast vai voltar a animar a Praia da Duna do Caldeirão, em Âncora, concelho de Caminha, entre 6 e 8 de agosto de 2026, para a sua 14.ª edição. A organização anunciou os primeiros 22 nomes que irão marcar presença no evento, reforçando a aposta em sonoridades pesadas, psicadélicas e alternativas que fazem do Sonic Blast uma referência no panorama europeu.
A banda Excesso anunciou o cancelamento de três concertos da sua nova digressão “Lado B”, entre os quais o espetáculo que estava previsto para 10 de janeiro de 2026, no Centro Cultural de Viana do Castelo.
O Pavilhão José Natário, em Viana do Castelo, será o palco do confronto entre Juventude Viana e SC Tomar, dos 16 avos de final da Taça de Portugal de hóquei em patins. O jogo está marcado para o próximo dia 10 de janeiro de 2026.