Até 27 de setembro, realiza-se, no Funchal, o 6.º Encontro Nacional de Limpeza Urbana (ENLU), organizado pela Associação Limpeza Urbana – Parceria para Cidades + Inteligentes e Sustentáveis (ALU). Nesta edição, irá marcar presença Carlota Borges, Vereadora da Câmara Municipal de Viana do Castelo, que debaterá “Soluções pensadas para o utilizador”.
O município do Funchal, exemplo de boas práticas nesta área e líder na sustentabilidade ambiental, vai receber especialistas, profissionais e entusiastas do setor para analisar desafios e soluções inovadoras, a nível ambiental, económico e social.
Sob o mote “Limpeza Urbana + Sustentável”, oradores nacionais e internacionais analisam tendências e boas práticas do setor, abordando diversos temas, tais como: “Limpeza Urbana: Ferramenta para o Cumprimento das Metas”; “Renaturalização das cidades: mais espaços verdes, mais desafios para a limpeza urbana?”; “Governança e instrumentos de cidadania participativa para cidades mais limpas”; “Cuidar da natureza: estratégias para uma paisagem mais limpa”; e “Tornar a Limpeza Urbana mais eficiente: descarbonização e água reciclada”; entre outros.

“É uma honra ser palco da 6ª edição do Encontro Nacional de Limpeza Urbana e partilhar as iniciativas e postura do município do Funchal neste pilar crucial para o desenvolvimento das cidades”, afirma Nádia Coelho, Vereadora da Câmara Municipal do Funchal. “Deixo, ainda, o convite para assistirem à apresentação do nosso Programa Municipal de Limpeza Urbana, um compromisso entre pessoas e ambiente, e para nos acompanharem na Visita Técnica Virtual ao município, sobre a gestão de resíduos e os resultados do Índice de Limpeza Urbana, uma novidade a nível nacional”, acrescenta.
Este ponto de networking dos diferentes agentes de limpeza urbana conta com quatro mesas-redondas: “Caminho para a sustentabilidade”; “Soluções para a Transição Energética”; “Mais eficiência para mais valor no território”; e “Dinâmicas urbanas na limpeza das cidades: da crise da habitação ao despovoamento”. O evento inclui ainda uma masterclass “Avaliar a Limpeza Urbana”, onde serão abordados exemplos internacionais de implementação de índices de limpeza urbana, visando auxiliar o desenvolvimento de um índice específico para as cidades portuguesas, uma das medidas previstas no Plano Estratégico para os Resíduos Urbanos (PERSU 2030) e atribuídas à ALU.

Neste Encontro estarão presentes diversas personalidades internacionais, que vão trazer as suas perspetivas e casos práticos, no que diz respeito à limpeza urbana. Hervé Guillaume, Coordenador-geral da AVPU – Association des Villes pour la Propreté Urbaine, e Victor Sarabia, Diretor Geral de Serviços de Limpeza e Resíduos de Madrid, vão debater os indicadores da Limpeza Urbana, do ponto de vista francês e madrileno. Já Luís Medina-Montoya, Diretor de projetos Fundación para la Economía Circular, vai abordar as “Respostas diferentes para desafios comuns”; e José Ignacio Lacomba, coordenador da candidatura Valencia Capital Verde Europeia 2024, vai falar sobre a Renaturalização das cidades, com mais espaços verdes e mais desafios para a limpeza urbana.
Ainda no panorama internacional, esta edição recebe Christos Tzagkas, Coordenador da Clean Europe Network, que explica qual o papel da comunidade para combater o lixo na Europa; Maria Cabrera, Diretora de comunicação e projetos Paisaje Limpio, com estratégias para uma paisagem mais limpa; e Michael Groves, Geógrafo e especialista em tecnologia geoespacial e inteligência artificial, que vai explicar como “Mapear o setor dos resíduos: Usar novas tecnologias para mais transparência”.
Com a presença de autarcas de todo o país, promovendo a troca de experiências e estratégias que podem ser adaptadas às realidades locais, Luís Almeida Capão, Presidente da Direção da Associação Limpeza Urbana, afirma que “A missão da ALU é apoiar e promover os seus associados, levando-os a conhecer boas práticas e abordagens inovadoras para um futuro mais sustentável. O programa desta edição do ENLU é o reflexo disso mesmo, abordando questões pertinentes e que impactam ativamente os municípios portugueses”. Acrescenta que “Esperamos que este encontro promova trocas significativas de conhecimento e fortaleça os laços colaborativos entre os participantes”.
Foto: André Ferreira/CM Funchal
Viana do Castelo celebra mais um talento desportivo local. A velejadora Luísa Peres, natural da cidade, foi distinguida pelo Comité Olímpico de Portugal com o estatuto de Esperança Olímpica de Vela, após a sua participação no recente Campeonato do Mundo de Seniores, realizado na China.
O Largo das Neves volta a ser, este sábado, 27 de dezembro, ponto de encontro da comunidade com a realização da tradicional Fogueira de Natal. A edição deste ano contará com os DJs Marshall Hall e Pedro Pereira, prometendo uma noite de música, convívio e celebração coletiva.
O distrito de Viana do Castelo está entre os 11 distritos de Portugal continental colocados sob aviso amarelo pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), devido à persistência de valores baixos da temperatura mínima. O aviso estará em vigor entre a meia-noite de 26 de dezembro e as 6 horas de 27 de dezembro, com exceção das localidades junto ao litoral, onde o impacto do frio poderá ser menos intenso.
A Escola Secundária de Monserrate, certificada como EPAS e Escola Embaixadora do Parlamento Europeu, conquistou pela quarta vez consecutiva uma viagem ao Parlamento Europeu, em Estrasburgo, fruto de um ano repleto de atividades educativas, exposições, workshops, encontros nacionais, desafios e concursos.
Ângela Pereira, jovem de 23 anos natural de Viana do Castelo, faleceu na manhã desta quinta-feira, Dia de Natal, no Instituto Português de Oncologia (IPO) do Porto. A sua história tinha comovido milhares de pessoas nos últimos dias, após um apelo urgente por apoio médico partilhado nas redes sociais.
O presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, marcou presença na tradição do “Viana Moscatel e Banana”, mais conhecido como Bananeiro, e não hesitou em servir alguns copos de moscatel aos milhares de vianenses e visitantes que encheram a Praça da República na tarde desta quarta-feira, véspera de Natal.
Para a grande maioria dos cristãos, o natal significa o nascimento de Jesus. Assim sendo, colocar o presépio por debaixo da árvore de natal é uma das tradições de natal mais comuns. O mesmo recria o nascimento do menino jesus num estábulo.