Até 27 de setembro, realiza-se, no Funchal, o 6.º Encontro Nacional de Limpeza Urbana (ENLU), organizado pela Associação Limpeza Urbana – Parceria para Cidades + Inteligentes e Sustentáveis (ALU). Nesta edição, irá marcar presença Carlota Borges, Vereadora da Câmara Municipal de Viana do Castelo, que debaterá “Soluções pensadas para o utilizador”.
O município do Funchal, exemplo de boas práticas nesta área e líder na sustentabilidade ambiental, vai receber especialistas, profissionais e entusiastas do setor para analisar desafios e soluções inovadoras, a nível ambiental, económico e social.
Sob o mote “Limpeza Urbana + Sustentável”, oradores nacionais e internacionais analisam tendências e boas práticas do setor, abordando diversos temas, tais como: “Limpeza Urbana: Ferramenta para o Cumprimento das Metas”; “Renaturalização das cidades: mais espaços verdes, mais desafios para a limpeza urbana?”; “Governança e instrumentos de cidadania participativa para cidades mais limpas”; “Cuidar da natureza: estratégias para uma paisagem mais limpa”; e “Tornar a Limpeza Urbana mais eficiente: descarbonização e água reciclada”; entre outros.

“É uma honra ser palco da 6ª edição do Encontro Nacional de Limpeza Urbana e partilhar as iniciativas e postura do município do Funchal neste pilar crucial para o desenvolvimento das cidades”, afirma Nádia Coelho, Vereadora da Câmara Municipal do Funchal. “Deixo, ainda, o convite para assistirem à apresentação do nosso Programa Municipal de Limpeza Urbana, um compromisso entre pessoas e ambiente, e para nos acompanharem na Visita Técnica Virtual ao município, sobre a gestão de resíduos e os resultados do Índice de Limpeza Urbana, uma novidade a nível nacional”, acrescenta.
Este ponto de networking dos diferentes agentes de limpeza urbana conta com quatro mesas-redondas: “Caminho para a sustentabilidade”; “Soluções para a Transição Energética”; “Mais eficiência para mais valor no território”; e “Dinâmicas urbanas na limpeza das cidades: da crise da habitação ao despovoamento”. O evento inclui ainda uma masterclass “Avaliar a Limpeza Urbana”, onde serão abordados exemplos internacionais de implementação de índices de limpeza urbana, visando auxiliar o desenvolvimento de um índice específico para as cidades portuguesas, uma das medidas previstas no Plano Estratégico para os Resíduos Urbanos (PERSU 2030) e atribuídas à ALU.

Neste Encontro estarão presentes diversas personalidades internacionais, que vão trazer as suas perspetivas e casos práticos, no que diz respeito à limpeza urbana. Hervé Guillaume, Coordenador-geral da AVPU – Association des Villes pour la Propreté Urbaine, e Victor Sarabia, Diretor Geral de Serviços de Limpeza e Resíduos de Madrid, vão debater os indicadores da Limpeza Urbana, do ponto de vista francês e madrileno. Já Luís Medina-Montoya, Diretor de projetos Fundación para la Economía Circular, vai abordar as “Respostas diferentes para desafios comuns”; e José Ignacio Lacomba, coordenador da candidatura Valencia Capital Verde Europeia 2024, vai falar sobre a Renaturalização das cidades, com mais espaços verdes e mais desafios para a limpeza urbana.
Ainda no panorama internacional, esta edição recebe Christos Tzagkas, Coordenador da Clean Europe Network, que explica qual o papel da comunidade para combater o lixo na Europa; Maria Cabrera, Diretora de comunicação e projetos Paisaje Limpio, com estratégias para uma paisagem mais limpa; e Michael Groves, Geógrafo e especialista em tecnologia geoespacial e inteligência artificial, que vai explicar como “Mapear o setor dos resíduos: Usar novas tecnologias para mais transparência”.
Com a presença de autarcas de todo o país, promovendo a troca de experiências e estratégias que podem ser adaptadas às realidades locais, Luís Almeida Capão, Presidente da Direção da Associação Limpeza Urbana, afirma que “A missão da ALU é apoiar e promover os seus associados, levando-os a conhecer boas práticas e abordagens inovadoras para um futuro mais sustentável. O programa desta edição do ENLU é o reflexo disso mesmo, abordando questões pertinentes e que impactam ativamente os municípios portugueses”. Acrescenta que “Esperamos que este encontro promova trocas significativas de conhecimento e fortaleça os laços colaborativos entre os participantes”.
Foto: André Ferreira/CM Funchal
A Infraestruturas de Portugal (IP) anunciou que a instalação de barreiras de proteção à catenária da Ponte Eiffel de Viana do Castelo só terá início a partir de 4 de janeiro de 2026.
A Câmara Municipal de Ponte de Lima aprovou o pacote de benefícios fiscais para 2026, reforçando o apoio às famílias, às empresas e à competitividade local.
O Município de Viana do Castelo abriu candidaturas à 7.ª edição do programa “Reflorestar com Identidade”, que oferece gratuitamente árvores de espécies autóctones a proprietários florestais localizados nas Faixas de Gestão de Combustível (FGC) — zonas estratégicas de proteção contra incêndios junto a estradas, edifícios isolados e aglomerados populacionais.
O Governo aprovou em Conselho de Ministros, o Acordo entre Portugal e Brasil para o reconhecimento mútuo das cartas de condução. A medida visa simplificar os procedimentos e facilitar a vida de cidadãos que residem ou trabalham em ambos os países.
A Polícia Judiciária (PJ) deteve três jovens, com idades entre os 17 e os 21 anos, suspeitos da prática dos crimes de roubo agravado e sequestro ocorridos na tarde de 6 de novembro, na cidade de Viana do Castelo.
A banda vianense Jarojupe realiza hoje, sexta-feira, 19 de dezembro, um concerto acústico nos Paços do Concelho de Viana do Castelo, com início marcado para as 18h00, no âmbito da programação de animação de Natal promovida pelo município.
A Viana TV vai assinalar a quadra festiva com um programa especial de Natal, a transmitir em direto da Praça da República, em Viana do Castelo, esta sexta-feira, 19 de dezembro, entre as 16h00 e as 18h00.