O Município de Viana do Castelo marca presença, este fim-de-semana, na Festa do Outono, em Serralves. O evento celebra a época das colheitas, o reavivar de antigas tradições e costumes, demonstra saberes e práticas ancestrais ligadas à tradição rural, pelo que o concelho vianense será representado com os bordados e a tecelagem.
Dias 24 e 25 de setembro, das 10h00 às 19h00, a Festa do Outono oferece música, teatro, dança, oficinas, percursos, jogos, artes e ofícios. Viana do Castelo apresenta-se com os bordados certificados, contando com a presença de duas artesãs a bordar ao vivo (Casa Sandra). Participam igualmente duas artesãs que vão fazer demonstração ao vivo da tecelagem com um tear (Letheshome) e de macramé (Darono).
Recorde-se que, como forma de proteger a qualidade do trabalho das bordadeiras, a Câmara Municipal de Viana do Castelo certificou a marca “Bordado de Viana do Castelo”. Ao longo dos anos, as mulheres de Viana embelezaram as suas toalhas e outros panos, usados em momentos festivos com bordados de grande beleza. A inspiração destes bordados vem dos elementos naturais, com diversas flores estilizadas e elementos vegetais, como são as silvas e as hastes. Desta forma, a exuberância da natureza era transportada para dentro de casa.
Já a tecelagem é uma arte que se funde e se conecta com a história da própria humanidade, tão antiga quanto a sua necessidade de agasalho e de identificação, e consiste em formar um tecido, a partir de fios da trama (horizontal) e da urdidura (vertical), num entrelace entre si. O macramé é uma forma de artesanato milenar. Fios são trançados e atados por nós, de forma puramente manual, para constituir peças de decoração, bijuteria, vestuário, entre outras.
A poucas horas do Natal e a escassos dias do final de mais um ano, agradecemos a todos pela confiança na Viana TV. Continuamos a ter "Uma nova forma de ver Viana do Castelo".
Embora não seja muito comum nas grandes cidades as famílias com filhos pequenos saírem à rua depois da meia noite, em muitas aldeias de norte a sul do país, a missa do galo continua a ser uma tradição inquebrável.
Os presentes de natal são sem qualquer sombra de dúvida uma das maiores tradições de natal. Tendo começado há mais de 10 mil anos (os agricultores trocavam nesta altura o excedente das suas colheitas como forma de celebração do inverno já estar a meio), ainda hoje se mantém, fazendo as delicias de miúdos e graúdos, que deliram na altura de rasgar os presentes.
Cerca de 80 estudantes internacionais que permanecerão em Viana do Castelo durante a quadra natalícia recebem cabazes de Natal oferecidos pelos Serviços de Ação Social do Politécnico de Viana do Castelo, numa iniciativa que visa promover inclusão, solidariedade e sentimento de pertença.
A Ceia de Natal envolve muitas tradições populares. Em Portugal, a ceia de natal recebe o nome de consoada sendo celebrada na noite do dia 24 de Dezembro, a véspera de Natal. Esta tradição leva as famílias a reunirem-se à volta da mesa de jantar, comendo uma refeição reforçada. Por ser uma festa de família, muitas pessoas percorrem longas distâncias para se juntarem aos seus familiares.
O Serviço de Pediatria da Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM) proporcionou às crianças internadas momentos especiais de celebração natalícia.
O Papa Leão XIV manifestou “grande tristeza” pela rejeição, por parte da Rússia, do pedido de trégua de Natal e apelou a que os conflitos armados sejam interrompidos em todo o mundo durante pelo menos 24 horas no dia de Natal.