O Município de Viana do Castelo marca presença, este fim-de-semana, na Festa do Outono, em Serralves. O evento celebra a época das colheitas, o reavivar de antigas tradições e costumes, demonstra saberes e práticas ancestrais ligadas à tradição rural, pelo que o concelho vianense será representado com os bordados e a tecelagem.
Dias 24 e 25 de setembro, das 10h00 às 19h00, a Festa do Outono oferece música, teatro, dança, oficinas, percursos, jogos, artes e ofícios. Viana do Castelo apresenta-se com os bordados certificados, contando com a presença de duas artesãs a bordar ao vivo (Casa Sandra). Participam igualmente duas artesãs que vão fazer demonstração ao vivo da tecelagem com um tear (Letheshome) e de macramé (Darono).
Recorde-se que, como forma de proteger a qualidade do trabalho das bordadeiras, a Câmara Municipal de Viana do Castelo certificou a marca “Bordado de Viana do Castelo”. Ao longo dos anos, as mulheres de Viana embelezaram as suas toalhas e outros panos, usados em momentos festivos com bordados de grande beleza. A inspiração destes bordados vem dos elementos naturais, com diversas flores estilizadas e elementos vegetais, como são as silvas e as hastes. Desta forma, a exuberância da natureza era transportada para dentro de casa.
Já a tecelagem é uma arte que se funde e se conecta com a história da própria humanidade, tão antiga quanto a sua necessidade de agasalho e de identificação, e consiste em formar um tecido, a partir de fios da trama (horizontal) e da urdidura (vertical), num entrelace entre si. O macramé é uma forma de artesanato milenar. Fios são trançados e atados por nós, de forma puramente manual, para constituir peças de decoração, bijuteria, vestuário, entre outras.
A deslocação do SC Vianense a São Martinho acabou por se revelar amarga este fim de semana. A equipa de Viana do Castelo não conseguiu contrariar a superioridade da AR São Martinho e saiu derrotada por 2-0, apesar de uma reação positiva na segunda parte.
A Câmara Municipal de Arcos de Valdevez ativou ontem, sábado, às 21h00, o Plano Municipal de Emergência e Proteção Civil devido ao risco elevado de cheias, inundações e instabilidade de taludes no concelho.
A Comissão Nacional de Eleições (CNE) apelou à participação dos cidadãos na segunda volta das presidenciais, marcada para este domingo, mesmo com as previsões de chuva e vento fortes. Num comunicado, a CNE sublinha que tem cooperado com todas as entidades para criar “as melhores condições” para o exercício do voto, mesmo em circunstâncias adversas.
O domingo começou mais calmo em Portugal, com uma redução do vento após dias de tempestade, mas a chuva continua a marcar presença e deverá intensificar-se ao final do dia, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
A Câmara Municipal de Viana do Castelo promove, no próximo dia 25 de fevereiro, mais uma iniciativa dedicada ao espírito do Caminho de Santiago e à partilha de experiências entre peregrinos. O encontro, designado “Chá do Peregrino”, está marcado para as 21h15, na Casa dos Nichos, no centro histórico da cidade.
Vila Nova de Cerveira vai celebrar o Dia dos Namorados com cultura e emoção, através da apresentação do bailado contemporâneo “Romeu & Julieta”, pela Quorum Dance Company. O espetáculo sobe ao palco do Palco das Artes no próximo 14 de fevereiro, às 21h30, com entrada livre, numa iniciativa promovida pelo Município.
A Juventude Viana desloca-se este sábado a Espinho, às 21h30, para enfrentar a Associação Académica de Espinho na 16.ª jornada do Campeonato Nacional da II Divisão de Hóquei em Patins.