Dada a importância estratégica do Mercado Ibérico, a Câmara Municipal de Viana do Castelo marca presença, entre 21 e 23 de fevereiro, na NAVARTUR – 19ª Feira Internacional de Turismo de Navarra, em Pamplona, Espanha, inserida no stand da Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte de Portugal, numa promoção integrada da região.
Trata-se de uma importante Feira de Turismo direcionada para um mercado potencial com elevado poder de compra como Navarra e País Basco e interesse por experiências culturais e gastronómicas. A edição de 224 registou um crescimento de 23% em relação à edição anterior, contando com praticamente 50.000 visitantes.
Mais uma vez, Viana do Castelo aproveitará esta participação para divulgar o que de melhor tem para oferecer, a operadores turísticos e ao público que visita este certame, levando-os a descobrir e aprofundar conhecimentos sobre as diferentes experiências que o Município oferece durante todo o ano, sobretudo ligadas ao turismo de natureza, ao turismo ativo, turismo náutico, turismo cultural e enogastronómico, entre outros produtos turísticos.
Esta participação será ainda aproveitada para divulgar o facto de Viana do Castelo ser em 2025 Capital da Cultura do Eixo Atlântico e integrar o Galardão “Vale do Lima – Região Europeia da Gastronomia e Vinho”.
Mais de uma centena de voluntários vai reunir-se no sábado para plantar cerca de 1.500 árvores na Serra Amarela, em Ponte da Barca, uma das zonas mais afetadas pelo incêndio que em julho destruiu quase 5.800 hectares do Parque Nacional da Peneda-Gerês (PNPG).
A Rádio Cultural de Cerveira (RCC) encontra-se temporariamente fora do ar na frequência 93.6 FM devido a problemas técnicos provocados pela trovoada que tem atingido a região nas ultimas horas.
A Região Norte volta a afirmar-se como líder nacional no compromisso com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU, contabilizando 426 projetos registados na Plataforma ODSlocal, provenientes de 49 municípios.
A ministra do Ambiente e Energia, Maria da Graça Carvalho, afirmou esta terça-feira, no Parlamento, que a produção de energia eólica no mar (“offshore”) só avançará quando for economicamente viável, sublinhando que esse cenário “ainda está muito longe” de acontecer.
O Teatro do Noroeste – Centro Dramático de Viana apresenta a estreia de “Quero Ser Feliz Agora!”, um novo espetáculo integrado no Projeto de Teatro Escolar 2025–2026, destinado ao público do ensino secundário e ao público em geral.
A Escola Superior de Educação do Politécnico de Viana do Castelo (ESE-IPVC) recebe, nos dias 6 e 7 de novembro, a 20.ª edição do Encontro Internacional das Artes, dedicada ao tema “Fronteiras (in)Visíveis: A arte como território livre de expressão e encontro”.
O sentimento de pertença e o orgulho nas origens voltam a unir a comunidade cerveirense na capital. No próximo domingo, 9 de novembro, celebra-se o 16.º aniversário da Casa Cerveirense em Lisboa, um evento que promete juntar centenas de conterrâneos num dia dedicado à amizade e às tradições do Alto Minho.