O próximo fim de semana será diferente na paróquia do Senhor do Socorro, em Viana do Castelo. O padroeiro da paróquia tem sido festejado no domingo a seguir ao aniversário da criação da paróquia, que se deu em 2 de fevereiro de 1969, já lá vão 56 anos. Coincidindo este ano a data com um domingo, será dada mais solenidade e visibilidade à Celebração.
Programa:
Sexta-feira, dia 31: Noite Cultural
21h00 – Inauguração da exposição de presépios
21h30 – Concerto com a Escola de Música da Abelheira do Centro Social e Paroquial de N. Sr.ª de Fátima
Sábado, dia 1: Caminhada do Padroeiro
10h00 – Concentração para a caminhada
10h15 – Caminhada (inscrição no dia, gratuita; com bifana + bebida = 4€; Duração aproximada da caminhada: 2h).
Domingo, dia 2: 56.º aniversário da Paróquia; 11.º aniversário da dedicação da igreja paroquial; Dia do Padroeiro
10h30 – Procissão solene em honra do Senhor do Socorro
Eucaristia solene
Almoço-convívio (para os inscritos)
De salientar que será a primeira vez que se organiza uma procissão solene pelas ruas da paróquia, integrada na Festa, na qual se integrará um andor com a imagem do Padroeiro, o Senhor do Socorro, da autoria do consagrado artista Salvador Vieira, e as representações religiosas habituais, incluindo figurantes, crianças e adultos, representando motivos bíblicos relacionados com o dia litúrgico e o ano pastoral.
A organização da Festa conta com a participação ativa dos paroquianos e a visita e participação de muitos forasteiros, num ambiente festivo de vivência comunitária, de fé e tradição.
Vila Praia de Âncora volta a vestir-se de festa a partir de hoje para celebrar uma das suas tradições mais queridas: as Festas em Honra de Nossa Senhora da Bonança, que decorrem até domingo, 14 de setembro. Este é um dos eventos religiosos e culturais mais emblemáticos do Alto Minho, atraindo todos os anos milhares de visitantes, locais e emigrantes.
A banda PUTO, uma das mais irreverentes propostas do dirty-rock nacional, atua este sábado, 13 de setembro, no Festival Viana Bate Forte. O concerto está marcado para a 01h00, no Palco da Erva (Praça da Erva), com entrada livre.
O canoísta de Ponte de Lima, Fernando Pimenta, voltou a afirmar-se como um dos maiores nomes do desporto nacional ao conquistar oito pódios internacionais em 2025, num ano tradicionalmente mais calmo para os atletas, por ser o primeiro do novo ciclo olímpico.
Vila Nova de Cerveira volta a ser palco de um dos eventos gastronómicos mais aguardados da região. De 12 a 14 de setembro, a Praça Alto Minho recebe o Festival da Pizza 2025, uma celebração dedicada à mais emblemática iguaria italiana, com um programa que alia gastronomia, música ao vivo e animação para toda a família.
A Biblioteca Municipal de Valença volta a abrir as portas ao imaginário infantil com mais uma sessão do programa "Histórias em Família", marcada para sábado, 13 de setembro, às 10h30. Desta vez, o convite é feito através do divertido e inspirador conto "Eu Quero Andar Sem Rodinhas", de Tobias Giacomazzi, apresentado por Manuela Fernandes.
É hoje, 10 de setembro, que se dá o aguardado arranque das Feiras Novas 2025, uma das maiores e mais emblemáticas romarias do Alto Minho. Ao longo dos próximos seis dias, Ponte de Lima transforma-se no centro da cultura popular minhota, celebrando com música, folclore, tradições seculares e momentos de devoção em honra de Nossa Senhora das Dores.
Vivemos tempos de incerteza. O trabalho é cada vez mais precário, a habitação “não é para o bolso” da grande maioria de nós, as novas tecnologias ultrapassam-nos a velocidades vertiginosas e as crises — da economia ao clima, das guerras à imigração — sobrepõem-se umas sobre as outras.