De 29 de Agosto a 3 de Setembro, o Festival da Cerveja e do Marisco chega à zona ribeirinha de Viana do Castelo. A primeira edição deste evento, que será apresentado em breve, vai reunir uma vasta oferta gastronómica que pode ser degustada pelos locais e por todos os que visitam a capital do Alto Minho.
Maresia, assim se vai chamar o Festival da Cerveja e do Marisco, organizado pela primeira vez em Viana do Castelo. Segundo a organização, o festival “vai acrescentar valor ao ADN de uma cidade porto de mar, de pesca e de cultura marinheira. Uma cidade aberta e em franco crescimento, sustentável e com consciência ecológica, focada na valorização dos seus recursos e zelosa das suas tradições”.
A iniciativa, inserida na programação de Verão da Cidade Europeia do Desporto, para além da gastronomia dedicada ao Marisco, vai apresentar vários tipos de cervejas, nacionais e estrangeiras, opções rápidas em alternativa aos “frutos do mar”, doçaria tradicional de Viana do Castelo e Canecas alusivas ao evento que serão vendias em vários locais, mas que depois de adquiridas, darão acesso ao recinto.
Nos dias do Festival a animação é garantida com vários concertos musicais.
O recinto do primeiro Festival da Cerveja e do Marisco de Viana do Castelo será localizado junto ao navio Gil Eannes, mais precisamente no parque de estacionamento do Centro Cultural e no relvado junto à estatua do navegador português, João Álvares Fagundes.
O evento já está a ser anunciado nas redes sociais.
(EM ATUALIZAÇÃO)
A iniciativa “Viana, Moscatel e Banana”, que integra o programa “Viana, Coração do Natal” vai voltar, no dia 24 de dezembro, ao centro histórico de Viana do Castelo.
A Companhia de Bombeiros Sapadores de Viana do Castelo promoveu uma receção institucional dirigida aos Presidentes das Juntas de Freguesia do concelho, num encontro dedicado ao fortalecimento da cooperação e à partilha de informação estratégica no âmbito do sistema municipal de proteção e socorro.
A Câmara Municipal de Valença preparou um programa especial para tornar as férias de Natal um período cheio de energia, criatividade e momentos inesquecíveis para as crianças do concelho.
A 26.ª edição do Xantar – Salão Internacional de Turismo Gastronómico, que decorreu entre 20 e 23 de fevereiro em Ourense, na Galiza, termina este domingo com balanço positivo para o Município de Viana do Castelo. A presença com stand próprio reforçou a aposta estratégica neste mercado de proximidade, considerado fundamental para a promoção turística da capital do Alto Minho.
A Eurocidade Cerveira-Tomiño e o Aquamuseu do Rio Minho promovem, nos dias 28 e 29 de novembro, o XII Simpósio Ibérico sobre a Bacia Hidrográfica do Rio Minho, um encontro científico e técnico aberto à comunidade, destinado a debater os principais desafios ambientais deste importante curso de água transfronteiriço.
As inscrições para o Mercado de Natal de Viana do Castelo encerram esta segunda-feira, 24 de novembro. A iniciativa, promovida pela Câmara Municipal de Viana do Castelo e pela Vianafestas no âmbito da programação “Viana Coração do Natal”, volta a animar a cidade entre 5 e 23 de dezembro.
O Tribunal de Trabalho de Viana do Castelo iniciou na quinta-feira, 20 de novembro, o julgamento do processo movido, em 2014, por antigos trabalhadores dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo (ENVC), que contestam o despedimento coletivo que marcou o encerramento da empresa pública. A ação, que começou com 12 autores e hoje envolve oito, tornou-se um dos processos laborais mais extensos da região, acumulando já 13 volumes.