De 29 de Agosto a 3 de Setembro, o Festival da Cerveja e do Marisco chega à zona ribeirinha de Viana do Castelo. A primeira edição deste evento, que será apresentado em breve, vai reunir uma vasta oferta gastronómica que pode ser degustada pelos locais e por todos os que visitam a capital do Alto Minho.
Maresia, assim se vai chamar o Festival da Cerveja e do Marisco, organizado pela primeira vez em Viana do Castelo. Segundo a organização, o festival “vai acrescentar valor ao ADN de uma cidade porto de mar, de pesca e de cultura marinheira. Uma cidade aberta e em franco crescimento, sustentável e com consciência ecológica, focada na valorização dos seus recursos e zelosa das suas tradições”.
A iniciativa, inserida na programação de Verão da Cidade Europeia do Desporto, para além da gastronomia dedicada ao Marisco, vai apresentar vários tipos de cervejas, nacionais e estrangeiras, opções rápidas em alternativa aos “frutos do mar”, doçaria tradicional de Viana do Castelo e Canecas alusivas ao evento que serão vendias em vários locais, mas que depois de adquiridas, darão acesso ao recinto.
Nos dias do Festival a animação é garantida com vários concertos musicais.
O recinto do primeiro Festival da Cerveja e do Marisco de Viana do Castelo será localizado junto ao navio Gil Eannes, mais precisamente no parque de estacionamento do Centro Cultural e no relvado junto à estatua do navegador português, João Álvares Fagundes.
O evento já está a ser anunciado nas redes sociais.
(EM ATUALIZAÇÃO)
No próximo dia 31 de janeiro, a Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG-IPVC) vai ser palco do CyberSec 26, conferência que junta investigadores e empresas do Alto Minho para debater os desafios da cibersegurança.
Realizou-se este domingo a 18.ª jornada do campeonato distrital da 1.ª divisão da Associação de Futebol de Viana do Castelo. O destaque da jornada vai para a derrota (0-2) do líder Castelense, em casa, com o Âncora Praia.
Realizou-se este domingo a 19.ª jornada do Campeonato Distrital da 2.ª Divisão da Associação de Futebol de Viana do Castelo. O Raianos venceu (3-1) o Paçô, mantendo-se no topo da classificação com 43 pontos, mas vendo-se agora empatado com o Távora, que bateu (4-1) o Darquense.
Um novo relatório da Amnistia Internacional denuncia abusos e erosão de direitos humanos em diversos países. Dos Estados Unidos ao Irão, passando por Cuba, Portugal e Venezuela, a organização alerta para prisões arbitrárias, repressão a protestos e violência policial.
A 28.ª edição anual da Gala dos Troféus Desportivos “O Minhoto” realiza-se na próxima segunda-feira, na Adega Cultural, em Vila Verde, com a promessa de celebrar um ano histórico para o desporto da região. Em 2025, atletas minhotos conquistaram um total de 62 títulos internacionais, um feito inédito na história da Gala.
Ponte da Barca recebe de 6 a 8 de fevereiro a tradicional Feira do Fumeiro, um evento que celebra a gastronomia, a música e a tradição local. A cantora Rosinha será a principal atração, atuando na sexta-feira, às 21h30, numa noite que promete animar visitantes de todas as idades.
O Darque Kayak Clube alerta para novos depósitos de lixo nas margens do rio Lima. O clube vianense reforça a importância de um comportamento cívico e responsável da população.