De 4 a 8 de junho, o Parque Ecológico Urbano de Viana do Castelo vai celebrar o Dia Mundial do Ambiente de uma forma muito especial. Durante esta semana, no Parque Ecológico Urbano é proposta uma viagem para redescobrir a Natureza com os sentidos despertos, entre diversas atividades artísticas, culturais e ambientais.
Quarta-feira, dia 4 de junho, ao longo de todo o dia será promovida a Brincadeira ao ar livre, com atividades autónomas. Nas manhãs de quarta-feira, quinta-feira e sexta-feira, pelas 9h30, movimento matinal “Pés na Natureza”, com Rute Esteves e Gonçalo Caseiro.
Na quarta, quinta e sexta-feira, a partir das 10h15, o PEUVC acolhe oficinas para escolas, nomeadamente “Rizoma {memória vegetal}”, com Anita Garcia, “O Parque à Lupa!”, pelo CMIA, “Nas pegadas do Geoparque”, pelo Geoparque Litoral de Viana do Castelo, “Floresta, património a preservar”, pelo Gabinete Técnico Florestal, “Mãos ao solo”, “Dar cor à tela” e “Pegada”, pela Associação Rio Neiva.
No primeiro dia, às 14h00, visita guiada ao Parque Ecológico Urbano, seguida de nova oficina para escolas.
Na quinta-feira, todo o dia poderá ser apreciada a instalação artística “Rizoma {memória vegetal}”, por Anita Garcia. Às 11h15, Teatro “O Sr. Tigre torna-se selvagem”, pelo O Bicho Papelão.
Nessa tarde, às 16h30, inauguração da exposição de fotografia e ilustração “Traços” – Luís Octávio Costa, Alexandre Coelho Lima, Tiago Cruz e Diogo Meira. Segue-se, às 17h00, instalação artística in loco “Rizoma {memória vegetal}”.
Às 18h00, performance de dança – ECHO – EVIC e, às 19h00, o teatro “O Sr. Tigre torna-se selvagem”.
Na sexta-feira, às 17h15 acontece a performance de dança ECHO, pela EVIC. Às 18h00, palestra de Brigitte Hansmann sobre o livro “con los pies en el suelo”. A tarde encerra às 19h00, com concerto de Malva.
No sábado, dia 7 de junho, ao longo de todo o dia o parque acolhe o Viana Joga Forte – Jogos de tabuleiro no espaço de merendas, um Encontro de Urban Sketchers de Portugal e Galiza, para além de sessões de brincadeira ao ar livre.
Nessa manhã, às 9h00, oficina “A memória do corpo presente”, por Brigitte Hansmann. Segue-se Oficinas para todos, pelas 10h30, “Desenho de árvores” – Oficina com Pinta, e “Rizoma {memória vegetal}” – Anita Garcia.
Pelas 11h00, movimento “Pés na Natureza”, com Brigitte Hansmann, seguida de conversa aberta sobre educação com a natureza, às 11h30, com Associação TERRA, Quinta da Quinhas e Alfa Flor.
Às 14h30, “À Conversa com” Fabíola Oliveira (CMVC), Brigitte Hansmann, Jacomina Kistmaker, Maria Ruivo (A Recoletora), Leonor Cruz (CMIA), conversa moderada por Marina Dolbeth (CIIMAR).
Às 16h00, oficina “Leio, logo existo” – Haikus – Oficina com Pinta e, às 17h00, teatro “O Sr. Tigre torna-se selvagem” e, às 18h00, performance de dança. Pelas 19h00, concerto de Raposa.
No último dia, domingo, 8 de junho, a partir das 9h00, oficina “Meditação da união sagrada criação de tudo”, com Jacomina Kistemaker.
“Oficina com Fios”, concerto “Meditação pela paz com tudo” e nova sessão de teatro pelo Bicho Papelão são propostas para a última manhã.
Às 14h30, “Oficina de leitura para adultos”, seguida de Audição de Piano e banda de teoria musical, pela Escola de Música Amadeus, às 15h00, que apresenta também um itinerário musical. As atividades encerram às 19h00 com um concerto da Escola de Música Amadeus.
Aceda à programação completa em:
A Praça da República foi palco, no sábado passado, de um Encontro de Bandas de Gaitas que juntou grupos tradicionais de Portugal e Espanha, numa iniciativa que promoveu a cultura celta e os laços transfronteiriços.
A Academia de Futsal do Santa Luzia Futebol Clube realizou, nos dias 7 e 8 de setembro, o seu estágio de pré-época no Complexo Desportivo de Melgaço. A iniciativa marcou o arranque oficial da temporada 2025/2026 para os escalões de formação do clube.
Entre os dias 31 de agosto e 7 de setembro, a PSP de Viana do Castelo realizou três detenções no âmbito da sua atividade operacional de prevenção e combate à criminalidade, com vista à manutenção da ordem e segurança públicas na sua área de jurisdição.
O futuro Edifício Cachalote, em Las Palmas de Gran Canaria, será ativado com atividades culturais e cívicas ainda antes de estar concluído. A estratégia segue o exemplo de Viana do Castelo, em Portugal, onde o projeto Viana STARTS tem vindo a envolver a comunidade local desde as primeiras fases de reabilitação urbana.
Viana do Castelo prepara-se para receber uma das grandes vozes do fado nacional: Kátia Guerreiro vai subir ao Palco da República, na Praça da República, na próxima sexta-feira, 12 de setembro, às 20h30, no âmbito do festival Viana Bate Forte. A entrada é livre.
Já arrancou a campanha nacional de segurança rodoviária “Cinto-me Vivo”, promovida pela ANSR, GNR e PSP. A iniciativa decorre até 15 de setembro e visa sensibilizar condutores e passageiros para a utilização correta de cintos de segurança, capacetes e sistemas de retenção para crianças.
O rapper CHYNA é um dos nomes confirmados para o Festival Viana Bate Forte, que decorre este fim de semana em vários pontos da cidade. O artista sobe ao Palco da República, na emblemática Praça da República, já na madrugada de sábado para domingo, dia 13, às 01h30.