A Câmara Municipal de Viana do Castelo vai promover o segundo encontro para profissionais do setor turístico no próximo dia 21 de novembro, no âmbito da Rede Municipal de Turismo de Viana do Castelo.
Na sequência do trabalho desenvolvido no 1º Meetup realizado no passado mês de junho, este segundo encontro acontece na Sala Couto Viana da Biblioteca Municipal de Viana do Castelo e é promovido em parceria com a Associação Fórum Turismo, tendo como temática “Viana Um Olhar para o Futuro – Meetup final de época alta 2022”. A participação nos Meetups é gratuita, mas com inscrição prévia obrigatória.
No 2º Meetup para profissionais do turismo pretende-se fazer um balanço quantitativo e qualitativo do resultado de uma época que foi diferente das demais, abordando o desempenho do Município, da região Porto e Norte e do país na retoma turística.
O encontro arranca com um balanço municipal, pelo Presidente da Câmara Municipal, Luís Nobre. Seguem-se a apresentação de um balanço da região pelo Vice-Presidente da Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte, Inácio Ribeiro, e o balanço nacional por um representante do Turismo de Portugal.
Na segunda parte da sessão será promovida uma intervenção do administrador da empresa Grupo Valor do Tempo, Tiago Quaresma, sobre “O que posso fazer diferente com os mesmos recursos”.
As inscrições são gratuitas e decorrem até 16 de novembro através do link: https://form.typeform.com/to/EQDhJI2L
A Rede Municipal de Turismo de Viana do Castelo foi constituída a 19 de fevereiro de 2020, tendo por base um acordo de cooperação interinstitucional celebrado pela Câmara Municipal de Viana do Castelo, a Entidade Regional de Turismo Porto e Norte, a Escola de Hotelaria e Turismo de Viana do Castelo, o Instituto Politécnico de Viana do Castelo, a Associação Empresarial de Viana do Castelo e a Associação Fórum Turismo, para a dinamização do setor.
Para mais informações e esclarecimentos, contactar a Unidade de Turismo através do telefone: 258 809 350 ou do e-mail sturismo@cm-viana-castelo.pt. Consulte o site da autarquia em http://www.cm-viana-castelo.pt/pt/meetups-2022-encontros-do-setor-do-turismo
O Tribunal de Trabalho de Viana do Castelo iniciou na quinta-feira, 20 de novembro, o julgamento do processo movido, em 2014, por antigos trabalhadores dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo (ENVC), que contestam o despedimento coletivo que marcou o encerramento da empresa pública. A ação, que começou com 12 autores e hoje envolve oito, tornou-se um dos processos laborais mais extensos da região, acumulando já 13 volumes.
A Câmara Municipal de Caminha anunciou que já tem garantido financiamento comunitário para duas intervenções prioritárias: a recuperação da praia de Moledo e o desassoreamento do rio Minho.
A Senhora do Minho, em Viana do Castelo, foi palco de uma operação de fogo controlado destinada à renovação de pastagens e à gestão preventiva do território. A ação contou com a presença dos Bombeiros Voluntários de Viana do Castelo, que integraram uma vasta equipa de entidades envolvidas na defesa da floresta e na proteção civil.
O Projeto Bem Comum terminou este sábado dois anos de intervenção focada na valorização e gestão sustentável dos baldios do Norte do país, numa sessão realizada na Escola Superior Agrária do Politécnico de Viana do Castelo (IPVC). O encontro reuniu comunidades, autarcas e representantes de entidades públicas, destacando o papel da academia na capacitação local e na criação de soluções aplicadas ao território.
A Casa da Cultura de Ponte da Barca recebe, no próximo dia 28 de novembro, às 21h00, a conferência “Qual o Futuro para o Lobo – A Importância do Restauro Ecológico”, inserida na iniciativa “Reais Conversas com…”, promovida pela Real Associação de Viana do Castelo, com o apoio do Município de Ponte da Barca.
O presidente da Câmara de Paredes de Coura, Tiago Cunha, foi recentemente cooptado para integrar a Comissão Executiva do Turismo do Porto e Norte de Portugal.
A Polícia Judiciária (PJ) deteve mais quatro indivíduos suspeitos de integrarem uma rede criminosa internacional ligada a furtos qualificados, associação criminosa e falsificação de documentos, no âmbito da investigação ao furto ocorrido numa ourivesaria de Ponte de Lima.