O Presidente da Câmara Municipal, Luís Nobre, marcou presença na gala de prémios anual da ACES EUROPE - Associação das Capitais e Cidades Europeias do Desporto, entidade que atribuiu a Viana do Castelo o galardão de Cidade Europeia do Desporto em 2023.
Na gala, que contou com a presença de 360 cidades de todo o mundo, marcou também presença o Vereador do Desporto, Ricardo Rego, e integrou o momento em que o autarca recebeu das mãos do Presidente da ACES Europa, Gian Francesco Lupattelli, e do Presidente da ACES Portugal, Nuno Santos, a bandeira oficial de Viana do Castelo – Cidade Europeia do Desporto 2023.
O momento simbólico aconteceu durante a gala de prémios anual da ACES EUROPE, que aconteceu no Parlamento Europeu, em Bruxelas, e marca o início de um ano pleno de atividades desportivas em Viana do Castelo.
De lembrar que foi a 9 de fevereiro deste ano que a Comissão de Avaliação da Associação das Capitais e Cidades Europeias do Desporto escolheu Viana do Castelo como Cidade Europeia do Desporto em 2023. Depois de uma visita de três dias, durante a qual a comitiva conheceu a cultura desportiva do concelho e as infraestruturas existentes, o Presidente da ACES Europa, Gian Francesco Lupattelli, confirmou a distinção, assumindo que “Viana do Castelo tem a fantástica possibilidade de receber desportos de todos os géneros, graças ao mar, ao rio e às infraestruturas existentes”.

O representante frisou, na altura, que “esta é uma cidade assumidamente de desporto, que ama o desporto”. O Presidente da ACES Europa destacou ainda a grande capacidade organizativa do concelho, a força da massa associativa e do voluntariado, bem como a qualidade das infraestruturas desportivas como fatores decisivos para a atribuição do título a Viana do Castelo.
O concelho conta atualmente com 4.500 atletas federados e mais de 10.000 não federados, distribuídos por 88 clubes e coletividades que promovem regularmente 50 modalidades.
A Associação das Capitais e Cidades Europeias do Desporto (ACES Europa | European Capitals and Cities of Sport Federation), com sede em Bruxelas, não tem fins lucrativos e atribui anualmente, desde 2001, os títulos de Capital, Cidade e Comunidade Europeia do Desporto.
A alocação desses reconhecimentos é feita de acordo com os princípios que determinam que o desporto é um fator de agregação da sociedade, melhoria da qualidade de vida, bem-estar psicofísico e integração completa na comunidade envolvente.
Esta distinção retrata um reconhecimento internacional, mas também o enaltecimento do trabalho desenvolvido no âmbito das políticas desportivas daquelas cidades naquela que é a maior rede de cidades intitulados como “desportivas” na Europa.
O Mundial de Clubes, o apagão europeu de abril e a tragédia do Elevador da Glória estiveram entre os temas que mais despertaram a atenção dos portugueses ao longo de 2025, de acordo com o relatório Ano em Pesquisa da Google, divulgado esta semana.
A seleção da Associação de Futebol de Viana do Castelo (AFVC) saiu derrotada, este fim de semana, frente à Associação de Futebol de Braga, por 1–0, numa partida equilibrada e disputada ao detalhe, inserida na competição interassociativa.
O Teatro Municipal Sá de Miranda, em Viana do Castelo, recebe no dia 31 de janeiro, às 21h30, o espetáculo “As Vaginas e Eu – Tudo o que ficou por dizer”, a mais recente criação a solo de Teresa Guilherme.
A jovem cantora Diva Oliveira, de 23 anos, natural de Viana do Castelo, continua a fazer brilhar o nome da região além-fronteiras com a sua participação no concurso televisivo “La Voz”, em Espanha.
Portugal garantiu esta sexta-feira um lugar na final da edição inaugural do Campeonato do Mundo Feminino de Futsal, ao vencer a Argentina por 7-1, em Pasig (Manila).
Ponte de Lima celebra, no próximo dia 11 de dezembro, os 25 anos da Área de Paisagem Protegida das Lagoas de Bertiandos e São Pedro d’Arcos, classificada como Área Protegida de Âmbito Regional em 2000.
Ponte da Barca regressa ao espírito natalício com a iniciativa “Neste Natal, Compre no Comércio Local”, que pretende dinamizar o comércio da vila e aproximar consumidores e comerciantes.