O Presidente da Câmara Municipal, Luís Nobre, marcou presença na gala de prémios anual da ACES EUROPE - Associação das Capitais e Cidades Europeias do Desporto, entidade que atribuiu a Viana do Castelo o galardão de Cidade Europeia do Desporto em 2023.
Na gala, que contou com a presença de 360 cidades de todo o mundo, marcou também presença o Vereador do Desporto, Ricardo Rego, e integrou o momento em que o autarca recebeu das mãos do Presidente da ACES Europa, Gian Francesco Lupattelli, e do Presidente da ACES Portugal, Nuno Santos, a bandeira oficial de Viana do Castelo – Cidade Europeia do Desporto 2023.
O momento simbólico aconteceu durante a gala de prémios anual da ACES EUROPE, que aconteceu no Parlamento Europeu, em Bruxelas, e marca o início de um ano pleno de atividades desportivas em Viana do Castelo.
De lembrar que foi a 9 de fevereiro deste ano que a Comissão de Avaliação da Associação das Capitais e Cidades Europeias do Desporto escolheu Viana do Castelo como Cidade Europeia do Desporto em 2023. Depois de uma visita de três dias, durante a qual a comitiva conheceu a cultura desportiva do concelho e as infraestruturas existentes, o Presidente da ACES Europa, Gian Francesco Lupattelli, confirmou a distinção, assumindo que “Viana do Castelo tem a fantástica possibilidade de receber desportos de todos os géneros, graças ao mar, ao rio e às infraestruturas existentes”.

O representante frisou, na altura, que “esta é uma cidade assumidamente de desporto, que ama o desporto”. O Presidente da ACES Europa destacou ainda a grande capacidade organizativa do concelho, a força da massa associativa e do voluntariado, bem como a qualidade das infraestruturas desportivas como fatores decisivos para a atribuição do título a Viana do Castelo.
O concelho conta atualmente com 4.500 atletas federados e mais de 10.000 não federados, distribuídos por 88 clubes e coletividades que promovem regularmente 50 modalidades.
A Associação das Capitais e Cidades Europeias do Desporto (ACES Europa | European Capitals and Cities of Sport Federation), com sede em Bruxelas, não tem fins lucrativos e atribui anualmente, desde 2001, os títulos de Capital, Cidade e Comunidade Europeia do Desporto.
A alocação desses reconhecimentos é feita de acordo com os princípios que determinam que o desporto é um fator de agregação da sociedade, melhoria da qualidade de vida, bem-estar psicofísico e integração completa na comunidade envolvente.
Esta distinção retrata um reconhecimento internacional, mas também o enaltecimento do trabalho desenvolvido no âmbito das políticas desportivas daquelas cidades naquela que é a maior rede de cidades intitulados como “desportivas” na Europa.
Paredes de Coura recebe esta sexta-feira, 30 de janeiro, pelas 21h30, o concerto acústico da banda alentejana Átoa, no Centro Cultural local. O espetáculo, intitulado Prova dos 9, já está com lotação esgotada.
Cerveira e Tomiño reforçaram a cooperação transfronteiriça com a aprovação de novos projetos estratégicos para a Eurocidade. O Comité de Gestão Estratégica (CGE) reuniu-se para avaliar iniciativas em curso, candidaturas a fundos europeus e planear ações para 2026.
A nova equipa dirigente da Cáritas Diocesana de Viana do Castelo tomou posse no passado dia 20 de janeiro, numa cerimónia realizada no Convento de São Domingos, em Viana do Castelo. O ato foi presidido pelo Bispo da Diocese, D. João Lavrador, que conferiu posse aos órgãos sociais para um novo mandato com a duração de três anos.
Apesar de a depressão Kristin ter afetado principalmente o centro e sul do país, o impacto em Viana do Castelo tem sido reduzido. Ainda assim, o município reforça a sua total disponibilidade para ajudar os mais atingidos.
Fernando Mamede, uma das maiores figuras da história do atletismo português e natural de Beja, faleceu esta terça-feira aos 74 anos.
A Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza manifestou esta semana preocupação com declarações recentes do Ministro da Agricultura dirigidas aos dirigentes do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF). A associação considera que o episódio não deve ser visto como um simples lapso de linguagem, mas sim como um sinal político que ameaça a autonomia técnica do instituto.
O Governo confirmou esta quarta-feira a morte de duas pessoas na sequência dos efeitos da tempestade Kristin, que atingiu várias regiões do país, provocando danos significativos em infraestruturas, equipamentos e redes de abastecimento.