Foi esta sexta-feira firmado o protocolo de colaboração entre a Câmara Municipal de Viana do Castelo e a Escola dos Serviços para assegurar ações de vigilância e patrulhamento em Santa Luzia, numa ação preventiva que decorre desde 2011.
À semelhança do que tem acontecido nos últimos anos, os Militares do Exército da Escola dos Serviços da Póvoa do Varzim vão vigiar a Serra de Santa Luzia entre 15 de junho e 30 de setembro.
Tendo em consideração que os incêndios rurais continuam a constituir uma preocupação relevante, em especial na Serra de Santa Luzia, área considerada crítica no concelho, devido ao acentuado crescimento da vegetação e à ausência prolongada de ocorrências de incêndio, foi celebrado este Protocolo de Colaboração entre o Município de Viana do Castelo e a Escola dos Serviços.
O protocolo assinado pelo Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, e pelo Comandante da Escola dos Serviços, Coronel Fernando Manuel Batista da Costa, tem como principal objetivo assegurar o patrulhamento florestal da Serra de Santa Luzia, numa lógica preventiva e dissuasora, reforçando assim a vigilância desta área sensível. Pretende-se, desta forma, contribuir para a diminuição de comportamentos de risco e, consequentemente, para a redução do tempo de deteção e de resposta a eventuais incêndios rurais. O protocolo impõe patrulhamento diário, operações de vigilância e defesa da floresta, contando com a colaboração de 8 militares afetos à vigilância.
O Coronel Batista da Costa considerou este “um ato nobre que reflete o firme compromisso da Escola dos Serviços, em conjunto com o Município e as diversas autoridades locais, na proteção nas nossas florestas, mas mais especificamente nesta extensa mancha florestal que é a Serra de Santa Luzia”.

Já o autarca vianense destacou a “total disponibilidade” do Exército para “protegermos um dos nossos bens mais nobres, o nosso espaço natural, mas essencialmente a nossa Serra de Santa Luzia, que simbolicamente incorpora Santa Luzia enquanto padroeira da visão e que nos inspira para esta proteção e cuidado da nossa floresta”.
“Há um antes e um depois desta parceria”, garantiu Luís Nobre.
De acordo com as estatísticas registadas, em 2010 foram verificadas 405 ocorrências de incêndios rurais no concelho de Viana do Castelo, número que tem descido exponencialmente nos últimos anos. Desde 2019 o número de ocorrências não chega a uma centena anual, depois de 2005 e 2016 terem sido os anos mais alarmantes. Em 2019 foram registadas 84 ocorrências, 89 em 2020, 87 em 2021, 78 em 2022, 70 em 2023 e 52 em 2024.
Também a área ardida decaiu consideravelmente, com 4.190 hectares de área ardida registada em 2010, contrastando com 112 hectares em 2019, 71 hectares em 2020, 266 em 2021, 322 em 2022, 101 em 2023 e 253 em 2024.
No âmbito do protocolo agora firmado, a Escola de Serviços compromete-se a disponibilizar viatura e militares para operações de vigilância, mantendo permanentemente informadas as entidades responsáveis (Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil do Alto Minho e/ou Companhia de Bombeiros Sapadores de Viana do Castelo), comunicando-lhes, de imediato, qualquer ocorrência digna de registo.
Já a Câmara Municipal de Viana do Castelo compromete-se a fornecer os meios materiais necessários ao cumprimento da missão, comparticipando encargos decorrentes das atividades de vigilância, entre outras obrigações.
Recorde-se que esta colaboração entre as duas entidades iniciou após incêndios no Verão de 2005 e 2010 que, entre outros locais, atingiram a Serra de Santa Luzia.
A Câmara Municipal apela ainda para que, em caso de incêndio, ligue de imediato 112, ou em alternativa, para a Central da Companhia de Bombeiros Sapadores de Viana do Castelo, através do seguinte contacto: 258 840 400.
Cerca de 3500 atletas encheram Viana do Castelo para a 12ª Edição da Corrida São Silvestre. O atleta Alex Figueiredo, do Sport Lisboa e Benfica, venceu a prova masculina (28.43), e Monica Silva do Clube Atlético de Macedo de Cavaleiros, ganhou a prova feminina (34:46).
É já este sábado, 27 de dezembro, que a comunidade courense se reúne para uma das iniciativas mais aguardadas das festividades natalícias: o tradicional Concerto de Natal, que este ano acontece na belíssima Igreja Ecce Homo, em Padornelo, Paredes de Coura, a partir das 21h00.
A passagem para o Ano Novo deverá ser marcada por tempo tendencialmente seco e temperaturas dentro do normal para a época, de acordo com as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
O Centro Cultural de Viana do Castelo recebe, de 30 de janeiro a 1 de fevereiro, mais uma edição do Festival de Dança de Viana do Castelo, um evento que promete três dias intensos dedicados à arte do movimento, à formação e ao espetáculo.
Viana do Castelo recebe este sábado, às 17h30, o candidato presidencial João Cotrim de Figueiredo, apoiado pela Iniciativa Liberal (IL), que marcará presença na tradicional corrida de São Silvestre, integrada na sua agenda de campanha para as eleições presidenciais de 2026.
O funeral de Ângela Pereira, jovem natural de Viana do Castelo que lutava contra uma doença grave, realiza-se este sábado, na Igreja Paroquial de Afife, no concelho de Viana do Castelo.
Viana do Castelo acolhe, a partir de hoje, a 14.ª edição do Viana Volley Cup, um dos maiores torneios de voleibol da região. O evento, organizado pelo Clube de Voleibol de Viana, reúne centenas de atletas, treinadores e adeptos, combinando competição e convívio.