Logo
Regional

Viana do Castelo: Monte de Santa Luzia volta a ser patrulhado por Militares do Exército

13 Junho, 2025 | 17:25
Partilhar
Pedro Xavier
2 min. leitura

Foi esta sexta-feira firmado o protocolo de colaboração entre a Câmara Municipal de Viana do Castelo e a Escola dos Serviços para assegurar ações de vigilância e patrulhamento em Santa Luzia, numa ação preventiva que decorre desde 2011.

À semelhança do que tem acontecido nos últimos anos, os Militares do Exército da Escola dos Serviços da Póvoa do Varzim vão vigiar a Serra de Santa Luzia entre 15 de junho e 30 de setembro.

Tendo em consideração que os incêndios rurais continuam a constituir uma preocupação relevante, em especial na Serra de Santa Luzia, área considerada crítica no concelho, devido ao acentuado crescimento da vegetação e à ausência prolongada de ocorrências de incêndio, foi celebrado este Protocolo de Colaboração entre o Município de Viana do Castelo e a Escola dos Serviços.

O protocolo assinado pelo Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, e pelo Comandante da Escola dos Serviços, Coronel Fernando Manuel Batista da Costa, tem como principal objetivo assegurar o patrulhamento florestal da Serra de Santa Luzia, numa lógica preventiva e dissuasora, reforçando assim a vigilância desta área sensível. Pretende-se, desta forma, contribuir para a diminuição de comportamentos de risco e, consequentemente, para a redução do tempo de deteção e de resposta a eventuais incêndios rurais. O protocolo impõe patrulhamento diário, operações de vigilância e defesa da floresta, contando com a colaboração de 8 militares afetos à vigilância.

O Coronel Batista da Costa considerou este “um ato nobre que reflete o firme compromisso da Escola dos Serviços, em conjunto com o Município e as diversas autoridades locais, na proteção nas nossas florestas, mas mais especificamente nesta extensa mancha florestal que é a Serra de Santa Luzia”.

Já o autarca vianense destacou a “total disponibilidade” do Exército para “protegermos um dos nossos bens mais nobres, o nosso espaço natural, mas essencialmente a nossa Serra de Santa Luzia, que simbolicamente incorpora Santa Luzia enquanto padroeira da visão e que nos inspira para esta proteção e cuidado da nossa floresta”.

“Há um antes e um depois desta parceria”, garantiu Luís Nobre.

De acordo com as estatísticas registadas, em 2010 foram verificadas 405 ocorrências de incêndios rurais no concelho de Viana do Castelo, número que tem descido exponencialmente nos últimos anos. Desde 2019 o número de ocorrências não chega a uma centena anual, depois de 2005 e 2016 terem sido os anos mais alarmantes. Em 2019 foram registadas 84 ocorrências, 89 em 2020, 87 em 2021, 78 em 2022, 70 em 2023 e 52 em 2024.

Também a área ardida decaiu consideravelmente, com 4.190 hectares de área ardida registada em 2010, contrastando com 112 hectares em 2019, 71 hectares em 2020, 266 em 2021, 322 em 2022, 101 em 2023 e 253 em 2024.

No âmbito do protocolo agora firmado, a Escola de Serviços compromete-se a disponibilizar viatura e militares para operações de vigilância, mantendo permanentemente informadas as entidades responsáveis (Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil do Alto Minho e/ou Companhia de Bombeiros Sapadores de Viana do Castelo), comunicando-lhes, de imediato, qualquer ocorrência digna de registo.

Já a Câmara Municipal de Viana do Castelo compromete-se a fornecer os meios materiais necessários ao cumprimento da missão, comparticipando encargos decorrentes das atividades de vigilância, entre outras obrigações.

Recorde-se que esta colaboração entre as duas entidades iniciou após incêndios no Verão de 2005 e 2010 que, entre outros locais, atingiram a Serra de Santa Luzia.

A Câmara Municipal apela ainda para que, em caso de incêndio, ligue de imediato 112, ou em alternativa, para a Central da Companhia de Bombeiros Sapadores de Viana do Castelo, através do seguinte contacto: 258 840 400.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 7 Setembro, 2025

Valenciano e Vitorino de Piães entram a todo o gás na I Divisão da AFVC

A temporada 2025/2026 da I Divisão da Associação de Futebol de Viana do Castelo arrancou este fim de semana com uma jornada inaugural recheada de golos. O destaque vai para as vitórias expressivas do Valenciano e do Vitorino de Piães, bem como para o triunfo do recém-promovido Fachense fora de portas.

Desporto 7 Setembro, 2025

Ramalho e Pimenta conquistam ouro e tornam-se tetracampeões mundiais de maratonas em K2

A canoagem portuguesa voltou a escrever uma página dourada na história do desporto nacional este domingo, com os canoístas José Ramalho e Fernando Pimenta a sagrarem-se tetracampeões do Mundo na categoria K2 maratona, ao conquistarem o primeiro lugar na prova disputada em Gyor, na Hungria.

Música 7 Setembro, 2025

Beatriz Rosário atua no próximo sábado no Festival Viana Bate Forte

A contagem decrescente já começou para uma noite imperdível do Festival Viana Bate Forte. No próximo sábado, dia 13 de setembro, pelas 23h30, Beatriz Rosário sobe ao Palco da República, na icónica Praça da República, para um concerto que promete emocionar o público com a sua voz poderosa e presença magnética.

Regional 7 Setembro, 2025

Eclipse lunar será visível este domingo em Portugal

Na noite deste domingo, Portugal terá a oportunidade de observar um eclipse lunar, fenómeno em que a Terra se posiciona entre o Sol e a Lua, bloqueando a luz solar que normalmente ilumina o satélite natural.

Desporto 7 Setembro, 2025

Vianense Renato Pita regressa às pistas na Baja TT Reguengos 2025

O piloto vianense Renato Pita está de regresso à competição e prepara-se para marcar presença na 36.ª edição da Baja TT Sharish Gin Reguengos 2025, que se realiza entre os dias 11 e 14 de setembro. A emblemática prova alentejana, organizada pela Secção de Motorismo da Sociedade Artística Reguenguense, promete mais uma edição repleta de emoção e adrenalina.

Desporto 7 Setembro, 2025

Equipa Cerveira-Tomiño conquista sexto título consecutivo nas Olimpíadas Intergeracionais

Valença recebeu a 9ª edição das Olimpíadas Intergeracionais – Olympics4All, evento que reuniu cerca de 400 seniores de vários concelhos e da APPACDM Viana do Castelo. A equipa transfronteiriça Cerveira-Tomiño voltou a brilhar, conquistando o título pela sexta vez consecutiva.

Regional 7 Setembro, 2025

Empresário Luso-Americano doa 100 mil euros para nova ambulância dos Bombeiros de Viana do Castelo

A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Viana do Castelo recebeu, este sábado, uma doação de 100 mil euros destinada à aquisição de uma nova Ambulância de Transporte Urgente. A verba foi oferecida por Caesar de Paço, empresário luso-americano e CEO da empresa farmacêutica Summit Nutritionals International, sediada nos Estados Unidos.