A Câmara Municipal de Viana do Castelo vai participar, de 23 a 25 de fevereiro, na NAVARTUR, em Pamplona, e de 28 de fevereiro a 3 de março na BTL, em Lisboa.
A NAVARTUR – 18ª Feira Internacional de Turismo de Navarra, onde o Município integrará o stand da Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte de Portugal, é uma importante Feira de Turismo direcionada para um mercado potencial com elevado poder de compra como Navarra e País Basco, que recebeu, no ano passado, 46.400 visitantes.
Na BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa, reconhecida no setor como o evento mais importante na área do turismo em Portugal e que em 2023 contou com 63.000 visitantes, o Município vianense integrará o stand Amar o Minho do Consórcio Minho Inovação (que integra as três Comunidades Intermunicipais do Alto Minho, Cávado e Ave).
Nestas participações, onde o Município promove o que de melhor tem para oferecer e dá a conhecer a diversidade e qualidade dos seus agentes locais ao nível do alojamento, restauração, agentes de animação turística e enoturismo, tal como é habitual, são organizados diferentes momentos de animação com provas de vinho e degustação gastronómica, mostra de artesanato certificado com trabalho de artesã ao vivo, e apresentações em que Viana do Castelo estará em destaque, como será o caso do “Destino Equestre” e do “Navio Gil Eannes”.
Este ano, na BTL, Viana do Castelo também estará presente no stand dedicado ao Turismo Religioso, através da Associação Promotora das Festas da Cidade – Vianafestas, com destaque para a promoção da Romaria d’Agonia.
Como associados da Federação Portuguesa do Caminho de Santiago, também teremos em destaque o Caminho Português da Costa, que passa em Viana do Castelo e constitui atualmente um forte atrativo para o território, tendo no último ano registado um crescimento de 53% em relação a 2022.
A presença do Município nas principais Feiras de Turismo da Península Ibérica integra a estratégia política de dinamização turística que tem vindo a ser desenvolvida no âmbito da Rede Municipal de Turismo, com o objetivo de melhorar a visibilidade e a notoriedade de Viana do Castelo enquanto destino turístico de qualidade.
Estas duas participações acontecem após a presença estratégica do Município de Viana do Castelo na Feira Internacional de Turismo de Madrid – FITUR, no passado mês de janeiro, que foi um sucesso dada a grande afluência de profissionais e público em geral ao stand de promoção turística do concelho.
O mês de janeiro de 2025 ficou marcado por acontecimentos de forte impacto social, político e humano no Alto Minho, muitos deles em destaque na Viana TV.
O Centro Cultural de Viana do Castelo volta a ser o palco da tradicional festa de passagem de ano, marcada para a noite de 31 de dezembro. As portas abrem às 23h00, prometendo uma noite repleta de animação, música e surpresas, que se prolongará até às 06h00 do dia seguinte.
A 15ª jornada da Primeira Divisão AF Viana do Castelo, última do calendário de 2025, trouxe emoções fortes e definiu a liderança da competição.
A 15ª jornada da Segunda Divisão da AF Viana do Castelo, disputada este domingo, fechou o calendário de 2025 com emoção e resultados surpreendentes.
A 12.ª Corrida de São Silvestre de Viana do Castelo voltou a consagrar Mónica Silva, do Clube Atlético de Macedo de Cavaleiros, que venceu a prova feminina com o tempo de 34:46, repetindo os triunfos alcançados em 2022, 2023 e 2024. A atleta, que é também madrinha da corrida, reforça assim o seu domínio absoluto na competição vianense, tornando-se uma das figuras maiores da história do evento.
A atriz francesa Brigitte Bardot, uma das maiores figuras do cinema europeu do século XX, morreu aos 91 anos, informou hoje a Fundação Brigitte Bardot em comunicado.
A edição 2025 do Lourear a Pevide voltou a afirmar Ponte de Lima como território de excelência na valorização da gastronomia local e do Vinho Verde Loureiro, reforçando a ligação entre restauração, produtores, consumidores e identidade territorial. A forte participação do público confirmou o crescente interesse por esta iniciativa, que alia tradição, inovação e envolvimento comunitário.