A Câmara Municipal de Viana do Castelo vai participar, de 23 a 25 de fevereiro, na NAVARTUR, em Pamplona, e de 28 de fevereiro a 3 de março na BTL, em Lisboa.
A NAVARTUR – 18ª Feira Internacional de Turismo de Navarra, onde o Município integrará o stand da Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte de Portugal, é uma importante Feira de Turismo direcionada para um mercado potencial com elevado poder de compra como Navarra e País Basco, que recebeu, no ano passado, 46.400 visitantes.
Na BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa, reconhecida no setor como o evento mais importante na área do turismo em Portugal e que em 2023 contou com 63.000 visitantes, o Município vianense integrará o stand Amar o Minho do Consórcio Minho Inovação (que integra as três Comunidades Intermunicipais do Alto Minho, Cávado e Ave).
Nestas participações, onde o Município promove o que de melhor tem para oferecer e dá a conhecer a diversidade e qualidade dos seus agentes locais ao nível do alojamento, restauração, agentes de animação turística e enoturismo, tal como é habitual, são organizados diferentes momentos de animação com provas de vinho e degustação gastronómica, mostra de artesanato certificado com trabalho de artesã ao vivo, e apresentações em que Viana do Castelo estará em destaque, como será o caso do “Destino Equestre” e do “Navio Gil Eannes”.
Este ano, na BTL, Viana do Castelo também estará presente no stand dedicado ao Turismo Religioso, através da Associação Promotora das Festas da Cidade – Vianafestas, com destaque para a promoção da Romaria d’Agonia.
Como associados da Federação Portuguesa do Caminho de Santiago, também teremos em destaque o Caminho Português da Costa, que passa em Viana do Castelo e constitui atualmente um forte atrativo para o território, tendo no último ano registado um crescimento de 53% em relação a 2022.
A presença do Município nas principais Feiras de Turismo da Península Ibérica integra a estratégia política de dinamização turística que tem vindo a ser desenvolvida no âmbito da Rede Municipal de Turismo, com o objetivo de melhorar a visibilidade e a notoriedade de Viana do Castelo enquanto destino turístico de qualidade.
Estas duas participações acontecem após a presença estratégica do Município de Viana do Castelo na Feira Internacional de Turismo de Madrid – FITUR, no passado mês de janeiro, que foi um sucesso dada a grande afluência de profissionais e público em geral ao stand de promoção turística do concelho.
A Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM) recebeu 84 novos profissionais, entre médicos e farmacêuticos, reforçando significativamente as equipas hospitalares da região.
A Águas do Alto Minho (AdAM) anunciou dois concursos públicos que totalizam mais de 5,2 milhões de euros para obras de abastecimento de água e saneamento nos concelhos de Viana do Castelo e Ponte de Lima.
O período de Ano Novo foi marcado por acidentes graves e centenas de detenções por álcool em Portugal, mas, apesar da intensa circulação nas estradas, o distrito de Viana do Castelo não registou vítimas mortais.
O Darque Kayak Clube (DKC) terminou o Ranking Nacional de Clubes 2025 em 19º lugar, com 75,9 pontos, quando poderia ter alcançado a 12ª posição se tivesse organizado uma competição.
Lisboa recebe hoje, sábado, dia 3 de janeiro, o confronto entre Atlético CP e Santa Luzia, marcado para as 17h30 na Tapadinha, em jogo da 12.ª jornada da Liga Feminina Placard.
Leiria, Viana do Castelo, Braga, Porto e Porto de Mós foram palco, nos últimos dias, de uma operação da Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) que culminou na apreensão de 21 carcaças de animais e na instauração de cinco processos-crime por abate clandestino.
Treze pessoas morreram nas estradas portuguesas durante o período de Ano Novo, enquanto 470 condutores foram detidos por condução sob efeito de álcool, segundo dados da PSP e da GNR.