A Câmara Municipal de Viana do Castelo vai participar, de 23 a 25 de fevereiro, na NAVARTUR, em Pamplona, e de 28 de fevereiro a 3 de março na BTL, em Lisboa.
A NAVARTUR – 18ª Feira Internacional de Turismo de Navarra, onde o Município integrará o stand da Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte de Portugal, é uma importante Feira de Turismo direcionada para um mercado potencial com elevado poder de compra como Navarra e País Basco, que recebeu, no ano passado, 46.400 visitantes.
Na BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa, reconhecida no setor como o evento mais importante na área do turismo em Portugal e que em 2023 contou com 63.000 visitantes, o Município vianense integrará o stand Amar o Minho do Consórcio Minho Inovação (que integra as três Comunidades Intermunicipais do Alto Minho, Cávado e Ave).
Nestas participações, onde o Município promove o que de melhor tem para oferecer e dá a conhecer a diversidade e qualidade dos seus agentes locais ao nível do alojamento, restauração, agentes de animação turística e enoturismo, tal como é habitual, são organizados diferentes momentos de animação com provas de vinho e degustação gastronómica, mostra de artesanato certificado com trabalho de artesã ao vivo, e apresentações em que Viana do Castelo estará em destaque, como será o caso do “Destino Equestre” e do “Navio Gil Eannes”.
Este ano, na BTL, Viana do Castelo também estará presente no stand dedicado ao Turismo Religioso, através da Associação Promotora das Festas da Cidade – Vianafestas, com destaque para a promoção da Romaria d’Agonia.
Como associados da Federação Portuguesa do Caminho de Santiago, também teremos em destaque o Caminho Português da Costa, que passa em Viana do Castelo e constitui atualmente um forte atrativo para o território, tendo no último ano registado um crescimento de 53% em relação a 2022.
A presença do Município nas principais Feiras de Turismo da Península Ibérica integra a estratégia política de dinamização turística que tem vindo a ser desenvolvida no âmbito da Rede Municipal de Turismo, com o objetivo de melhorar a visibilidade e a notoriedade de Viana do Castelo enquanto destino turístico de qualidade.
Estas duas participações acontecem após a presença estratégica do Município de Viana do Castelo na Feira Internacional de Turismo de Madrid – FITUR, no passado mês de janeiro, que foi um sucesso dada a grande afluência de profissionais e público em geral ao stand de promoção turística do concelho.
O poeta e músico galego Juan Carballo chega a Viana do Castelo para apresentar o seu novo livro Carvalhoski e o espetáculo que assinala os 20 anos da sua carreira. A apresentação terá lugar sábado, 21 de fevereiro, às 17h00, na livraria Era Outra Vez (Rua da Bandeira, 102).
A história recente de Portugal está agora ao alcance de todos através do curso online «O Nascimento da Democracia Portuguesa», disponível na Plataforma NAU, desenvolvida pela FCCN – serviços digitais da FCT. A iniciativa é promovida pela Comissão Comemorativa dos 50 anos do 25 de Abril e financiada pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
O Município de Valença arrancou com um novo ciclo de formaçãos certificadas e gratuitas, destinado a empresários, gestores e profissionais de todos os setores. A primeira ação, dedicada às Ferramentas Digitais Essenciais – Aplicação prática ao negócio, decorreu nas instalações da CIM Alto Minho e marcou o início de um programa estratégico de capacitação do tecido empresarial local.
A iniciativa “Tratar o cancro por tu”, promovida pelo Ipatimup e que já percorreu 15 cidades portuguesas em cinco anos, chega hoje a Viana do Castelo para uma sessão dedicada à prevenção e compreensão dos fatores de risco oncológicos. O evento decorre no Auditório Professor Lima de Carvalho, às 18h30, e junta cientistas e especialistas locais para falar de forma clara e acessível sobre o cancro.
Arrendar ou comprar casa continua a ser um desafio enorme para os portugueses. No último trimestre de 2025, famílias em Portugal gastaram, em média, 80% do salário com renda e 70% com a compra de habitação, segundo dados do portal imobiliário idealista.
O Município de Ponte de Lima, em parceria com a Noc Studio, promove uma nova oficina criativa dirigida a crianças e famílias, combinando construção, brincadeira e criatividade.
O Governo Português deu luz verde à criação da “Eurocidade do Minho”, unindo administrativamente o Município de Melgaço e os municípios galegos de Arbo, As Neves, Crecente e A Cañiza. A decisão, oficializada pelo Despacho n.º 1346/2026, reconhece a maturidade das relações transfronteiriças e autoriza a assinatura formal do protocolo de cooperação.