O executivo municipal aprovou esta terça-feira, em reunião ordinária, a proposta de promoção de Viana do Castelo em feiras de turismo e eventos em 2024. Nesse sentido, a Câmara Municipal de Viana do Castelo volta a apostar em Portugal e Espanha, uma vez que constitui o “Mercado de Proximidade” que o município continua a privilegiar.
Pretende-se, assim, continuar a apostar na presença estratégica em Feiras de Turismo, nacionais e internacionais, destacando-se a FITUR – Feira Internacional de Turismo de Madrid, a NAVARTUR – Feira Internacional de Turismo de Navarra (Pamplona), a BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa, a B-Travel – Salão Internacional de Turismo de Catalunha (Barcelona), a Expovacaciones (Bilbao), a FIA – Feira Internacional de Artesanato (Lisboa), o XANTAR – Salão Internacional de Turismo Gastronómico (Ourense) e a INTUR – Feira Internacional der Turismo do Interior (Valladolid).
De acordo Luís Nobre, presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, “estas são as principais e mais importantes feiras de turismo da Península Ibérica, nas quais são recebidos milhares de visitantes e profissionais do setor, continuando a ser os produtos mais procurados a gastronomia e vinhos, viagens em família, short breaks, turismo ativo e náutico, turismo de natureza, turismo cultural, e pedidos de informação sobre Alojamento e Experiências”.
“As participações revestem-se de enorme importância para dar continuidade à estratégia de promoção turística Viana do Castelo. Os mercados nacional e espanhol continuam a constituir uma área de atuação prioritária, dando continuidade ao trabalho desenvolvido pela Rede Municipal de Turismo e privilegiando o envolvimento de todos os parceiros, públicos e privados. Estas presenças permitem promover e dar a conhecer, junto destes mercados, o nosso território e a nossa oferta turística, quer no contacto direto com o público em geral, quer nas reuniões B2B, onde se estabelecem contactos e potenciais negócios com os parceiros envolvidos, reforçando a aproximação a estes mercados”, lê-se na proposta do autarca.
Nos certames em que participa, o Município de Viana do Castelo tem integrado representações com a Entidade Regional de Turismo Porto e Norte e com o consórcio Minho IN, mas tem também estado presente com stand próprio, aproveitando estas presenças para convidar os empresários do setor do alojamento e os agentes de animação turística a participarem em reuniões de negócios, com o intuito de promoverem os seus produtos e serviços e para estabelecerem eventuais parcerias com operadores turísticos.
Os artesãos, restaurantes e produtores de vinhos são também convidados a animar estas participações, com mostra de artesanato certificado e degustações enogastronómicas.
Neste sentido, a presença nestes certames reveste-se de enorme importância para se dar a conhecer a oferta turística diversificada e de qualidade que existe neste destino, a variedade de experiências que os visitantes e turistas podem usufruir, a excelência da gastronomia e vinhos, a riqueza patrimonial e paisagística, as praias e os desportos náuticos, os espaços museológicos e toda a oferta cultural.
A autarquia, dando sequência ao trabalho de dinamização turística que tem vindo a desenvolver no âmbito da Rede Municipal de Turismo, e que envolve o Turismo de Portugal (através da Escola de Hotelaria e Turismo de Viana do Castelo), a Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte de Portugal, o Instituto Politécnico de Viana do Castelo, a Associação Empresarial de Viana do Castelo e a Associação Fórum Turismo, pretende, em 2024, continuar a dinamizar ações destinadas aos profissionais do setor, como ações de formação integradas no Plano de Capacitação / Formação + Próxima, Programa de Valorização dos Recursos Humanos e MEETUPs – Encontros de partilha de Boas Práticas e de network intersectorial para estruturação da oferta turística, mas também promover Fam e Press Trips, visitas organizadas para dar a conhecer o território e os seus empresários, dando maior visibilidade e notoriedade ao Município.
A Infraestruturas de Portugal (IP) anunciou que a instalação de barreiras de proteção à catenária da Ponte Eiffel de Viana do Castelo só terá início a partir de 4 de janeiro de 2026.
A Câmara Municipal de Ponte de Lima aprovou o pacote de benefícios fiscais para 2026, reforçando o apoio às famílias, às empresas e à competitividade local.
O Município de Viana do Castelo abriu candidaturas à 7.ª edição do programa “Reflorestar com Identidade”, que oferece gratuitamente árvores de espécies autóctones a proprietários florestais localizados nas Faixas de Gestão de Combustível (FGC) — zonas estratégicas de proteção contra incêndios junto a estradas, edifícios isolados e aglomerados populacionais.
O Governo aprovou em Conselho de Ministros, o Acordo entre Portugal e Brasil para o reconhecimento mútuo das cartas de condução. A medida visa simplificar os procedimentos e facilitar a vida de cidadãos que residem ou trabalham em ambos os países.
A Polícia Judiciária (PJ) deteve três jovens, com idades entre os 17 e os 21 anos, suspeitos da prática dos crimes de roubo agravado e sequestro ocorridos na tarde de 6 de novembro, na cidade de Viana do Castelo.
A banda vianense Jarojupe realiza hoje, sexta-feira, 19 de dezembro, um concerto acústico nos Paços do Concelho de Viana do Castelo, com início marcado para as 18h00, no âmbito da programação de animação de Natal promovida pelo município.
A Viana TV vai assinalar a quadra festiva com um programa especial de Natal, a transmitir em direto da Praça da República, em Viana do Castelo, esta sexta-feira, 19 de dezembro, entre as 16h00 e as 18h00.