O executivo municipal aprovou esta terça-feira, em reunião ordinária, a proposta de promoção de Viana do Castelo em feiras de turismo e eventos em 2024. Nesse sentido, a Câmara Municipal de Viana do Castelo volta a apostar em Portugal e Espanha, uma vez que constitui o “Mercado de Proximidade” que o município continua a privilegiar.
Pretende-se, assim, continuar a apostar na presença estratégica em Feiras de Turismo, nacionais e internacionais, destacando-se a FITUR – Feira Internacional de Turismo de Madrid, a NAVARTUR – Feira Internacional de Turismo de Navarra (Pamplona), a BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa, a B-Travel – Salão Internacional de Turismo de Catalunha (Barcelona), a Expovacaciones (Bilbao), a FIA – Feira Internacional de Artesanato (Lisboa), o XANTAR – Salão Internacional de Turismo Gastronómico (Ourense) e a INTUR – Feira Internacional der Turismo do Interior (Valladolid).
De acordo Luís Nobre, presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, “estas são as principais e mais importantes feiras de turismo da Península Ibérica, nas quais são recebidos milhares de visitantes e profissionais do setor, continuando a ser os produtos mais procurados a gastronomia e vinhos, viagens em família, short breaks, turismo ativo e náutico, turismo de natureza, turismo cultural, e pedidos de informação sobre Alojamento e Experiências”.
“As participações revestem-se de enorme importância para dar continuidade à estratégia de promoção turística Viana do Castelo. Os mercados nacional e espanhol continuam a constituir uma área de atuação prioritária, dando continuidade ao trabalho desenvolvido pela Rede Municipal de Turismo e privilegiando o envolvimento de todos os parceiros, públicos e privados. Estas presenças permitem promover e dar a conhecer, junto destes mercados, o nosso território e a nossa oferta turística, quer no contacto direto com o público em geral, quer nas reuniões B2B, onde se estabelecem contactos e potenciais negócios com os parceiros envolvidos, reforçando a aproximação a estes mercados”, lê-se na proposta do autarca.
Nos certames em que participa, o Município de Viana do Castelo tem integrado representações com a Entidade Regional de Turismo Porto e Norte e com o consórcio Minho IN, mas tem também estado presente com stand próprio, aproveitando estas presenças para convidar os empresários do setor do alojamento e os agentes de animação turística a participarem em reuniões de negócios, com o intuito de promoverem os seus produtos e serviços e para estabelecerem eventuais parcerias com operadores turísticos.
Os artesãos, restaurantes e produtores de vinhos são também convidados a animar estas participações, com mostra de artesanato certificado e degustações enogastronómicas.
Neste sentido, a presença nestes certames reveste-se de enorme importância para se dar a conhecer a oferta turística diversificada e de qualidade que existe neste destino, a variedade de experiências que os visitantes e turistas podem usufruir, a excelência da gastronomia e vinhos, a riqueza patrimonial e paisagística, as praias e os desportos náuticos, os espaços museológicos e toda a oferta cultural.
A autarquia, dando sequência ao trabalho de dinamização turística que tem vindo a desenvolver no âmbito da Rede Municipal de Turismo, e que envolve o Turismo de Portugal (através da Escola de Hotelaria e Turismo de Viana do Castelo), a Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte de Portugal, o Instituto Politécnico de Viana do Castelo, a Associação Empresarial de Viana do Castelo e a Associação Fórum Turismo, pretende, em 2024, continuar a dinamizar ações destinadas aos profissionais do setor, como ações de formação integradas no Plano de Capacitação / Formação + Próxima, Programa de Valorização dos Recursos Humanos e MEETUPs – Encontros de partilha de Boas Práticas e de network intersectorial para estruturação da oferta turística, mas também promover Fam e Press Trips, visitas organizadas para dar a conhecer o território e os seus empresários, dando maior visibilidade e notoriedade ao Município.
O Alto Minho volta a ser palco de formação internacional na gestão do fogo controlado com o European TREX 2026, que decorre de 30 de janeiro a 6 de fevereiro, em Paredes de Coura.
As baixas temperaturas e a elevada humidade características do inverno podem comprometer o bem-estar de cães e gatos, sobretudo dos animais de pequeno porte, de pelo curto e seniores. O alerta é deixado por Elena Díaz, médica veterinária da Kivet, que sublinha a importância de pequenos cuidados diários para prevenir problemas de saúde nesta altura do ano.
São Tomé e Príncipe acolheu o lançamento do projeto +COESÃO, uma iniciativa do Politécnico de Viana do Castelo que visa reforçar a qualidade do ensino superior, capacitar docentes e aproximar a formação académica das necessidades reais do país.
A freguesia de Carreço acolhe este sábado, 31 de janeiro, a primeira edição do evento “Ecos de Janeiro”, uma iniciativa dedicada à preservação e valorização do Cantar dos Reis, tradição do património imaterial português.
A Juventude Viana recebe este sábado, às 21h30, a Académica de Coimbra, em jogo da 15.ª jornada do Campeonato Nacional da II Divisão de hóquei em patins, no Pavilhão José Natário.
Os parques eólicos offshore previstos para Viana do Castelo e para a Figueira da Foz poderão gerar até 9.400 postos de trabalho durante a fase de construção, segundo um estudo apresentado esta semana em Viana do Castelo.
O Santa Luzia FC foi o grande destaque da XXVIII Edição da Gala "O Minhoto", ao conquistar o Grande Prémio do Júri, numa cerimónia que encheu a Adega Cultural de Vila Verde de luz, cor e desporto. O atleta Rafa também brilhou, recebendo o mesmo prémio, coroando um ano de conquistas para o desporto minhoto.