Logo
Regional

Viana do Castelo: Manoel Batista escolhido para representar municípios na ULSAM

24 Abril, 2025 | 11:25
Partilhar
Pedro Xavier
1 min. leitura

O presidente da Câmara de Melgaço, Manoel Batista, foi o escolhido para representar os municípios na Unidade Local de Saúde do Alto Minho, aguardando validação da tutela, revelou o autarca de Viana do Castelo, Luís Nobre.

Na reunião do executivo vianense, em resposta a questões do vereador independente Eduardo Teixeira, o presidente da Câmara, Luís Nobre, adiantou que os presidentes de câmara da Comunidade Intermunicipal (CIM) do Alto Minho escolheram Manoel Batista “para os representar” numa decisão que não foi unânime, mas foi “sólida e consistente”.

Batista é o presidente da CIM e cumpre atualmente o terceiro e último mandato na Câmara de Melgaço, não podendo recandidatar-se nas eleições autárquicas deste ano.

Após esta indicação da CIM, que reúne os 10 municípios do distrito de Viana do Castelo, terá de ver o nome viabilizado pela direção executiva do Serviço Nacional de Saúde, acrescentou Luís Nobre.

A escolha tem também de ser validada pela Comissão de Recrutamento e Seleção para a Administração Pública (CReSAP).

Dos seis lugares do conselho de administração da ULSAM, falta ocupar o que está destinado ao representante dos 10 municípios do distrito de Viana do Castelo.

O cargo está vago desde 2021, altura em que o representante dos municípios, Rui Teixeira, saiu para assumir a presidência da Câmara de Vila Nova de Cerveira.

Em novembro de 2023, a CIM indicou Tiago Saleiro, chefe de gabinete da Secretaria de Estado do Orçamento, para a ULSAM, mas em fevereiro de 2024, o presidente da CIM remeteu para direção executiva do SNS a responsabilidade de tomar uma decisão, algo que nunca foi feito.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Nacional 8 Fevereiro, 2026

António José Seguro eleito Presidente da República

António José Seguro foi eleito este domingo Presidente da República, após vencer a segunda volta das eleições presidenciais de 2026 frente a André Ventura. O candidato socialista alcançou cerca de dois terços dos votos expressos, confirmando uma vitória expressiva a nível nacional.

Nacional 8 Fevereiro, 2026

Seguro vence com larga margem em Viana do Castelo

No distrito de Viana do Castelo, António José Seguro venceu de forma clara a segunda volta das eleições presidenciais, realizadas este domingo, reforçando a vantagem que obteve a nível nacional frente a André Ventura.

Desporto 8 Fevereiro, 2026

Portugal é vice-campeão europeu de futsal após derrota frente à Espanha

A seleção portuguesa de futsal falhou o sonho do tricampeonato europeu, ao perder por 5-3 frente à Espanha na final do Campeonato da Europa, disputada em Liubliana.

Regional 8 Fevereiro, 2026

Câmara de Vila Nova de Cerveira abre concurso para concessão do Bar da Lenta

Está aberto o concurso público para a concessão do Bar da Lenta, localizado na Praia Fluvial da Lenta, espaço destinado à instalação de um estabelecimento de bebidas com capacidade para 72 pessoas. O prazo para apresentação de propostas decorre até às 16h00 do dia 27 de fevereiro.

Opinião 8 Fevereiro, 2026

OPINIÃO: Anemia: Um problema de saúde pública que não podemos ignorar

A anemia afeta cerca de 2 biliões de pessoas em todo o mundo, sendo mais frequente em crianças, mulheres e idosos. Trata-se de um importante problema de saúde pública, com impacto significativo na qualidade de vida e na saúde geral.

Cultura 8 Fevereiro, 2026

Morreu Tomé Moreira, figura histórica do Grupo Folclórico de Carreço

O Grupo Folclórico e Cultural Danças e Cantares de Carreço (GFCDCC) anunciou o falecimento de Tomé Moreira, um dos seus fundadores e figura histórica do grupo.

Regional 8 Fevereiro, 2026

Câmara de Viana promove sessão de esclarecimento sobre procedimentos urbanísticos junto das juntas de freguesia

A Câmara Municipal de Viana do Castelo, através do Gabinete de Coesão Territorial, realizou uma sessão de esclarecimento destinada a todas as Juntas de Freguesia do concelho, com o objetivo de clarificar os procedimentos urbanísticos a adotar em futuras obras.