O presidente da Câmara de Melgaço, Manoel Batista, foi o escolhido para representar os municípios na Unidade Local de Saúde do Alto Minho, aguardando validação da tutela, revelou o autarca de Viana do Castelo, Luís Nobre.
Na reunião do executivo vianense, em resposta a questões do vereador independente Eduardo Teixeira, o presidente da Câmara, Luís Nobre, adiantou que os presidentes de câmara da Comunidade Intermunicipal (CIM) do Alto Minho escolheram Manoel Batista “para os representar” numa decisão que não foi unânime, mas foi “sólida e consistente”.
Batista é o presidente da CIM e cumpre atualmente o terceiro e último mandato na Câmara de Melgaço, não podendo recandidatar-se nas eleições autárquicas deste ano.
Após esta indicação da CIM, que reúne os 10 municípios do distrito de Viana do Castelo, terá de ver o nome viabilizado pela direção executiva do Serviço Nacional de Saúde, acrescentou Luís Nobre.
A escolha tem também de ser validada pela Comissão de Recrutamento e Seleção para a Administração Pública (CReSAP).
Dos seis lugares do conselho de administração da ULSAM, falta ocupar o que está destinado ao representante dos 10 municípios do distrito de Viana do Castelo.
O cargo está vago desde 2021, altura em que o representante dos municípios, Rui Teixeira, saiu para assumir a presidência da Câmara de Vila Nova de Cerveira.
Em novembro de 2023, a CIM indicou Tiago Saleiro, chefe de gabinete da Secretaria de Estado do Orçamento, para a ULSAM, mas em fevereiro de 2024, o presidente da CIM remeteu para direção executiva do SNS a responsabilidade de tomar uma decisão, algo que nunca foi feito.
O espírito natalício chegou de forma inesperada ao Jardim D. Fernando, em Viana do Castelo, onde um presépio instalado num local pouco habitual tem despertado a curiosidade e o encanto de quem por ali passa.
O Município de Viana do Castelo reforçou o apoio a cidadãos em situação de carência económica através do Programa abem: Rede Solidária do Medicamento, que permite o acesso a medicamentos comparticipados essenciais ao tratamento de doenças crónicas.
A Igreja da Misericórdia de Cardielos, em Viana do Castelo, recebe este sábado, dia 13 de dezembro, às 11h30, um concerto de Natal imperdível com a Banda de Gaitas de S. Tiago de Cardielos.
O Município de Vila Nova de Cerveira quer ver a antiga área mineira de Covas integrada no Roteiro das Minas e Pontos de Interesse Mineiro e Geológico de Portugal. A intenção foi assumida pelo presidente da Câmara, Rui Teixeira, durante uma visita técnica à empreitada de recuperação ambiental que decorre no local desde agosto.
A Biblioteca Municipal de Viana do Castelo volta a abrir as portas aos mais novos com a iniciativa “Sábados com Histórias”, que acontece todos os sábados de dezembro, às 10h30 e às 15h00.
Uma intervenção programada na infraestrutura da Águas do Norte vai provocar perturbações no abastecimento de água na freguesia da Meadela, em Viana do Castelo, na próxima segunda-feira, 15 de dezembro de 2025.
A aldeia de Freixieiro de Soutelo, no concelho de Viana do Castelo, acolhe esta época natalícia uma iniciativa singular: uma escultura do Menino Jesus feita em chocolate. Esta peça única resulta da colaboração entre o estucador local Tomé Lourenço Alves e o mestre chocolateiro António Gonçalves Pereira, antigo chef da histórica Confeitaria Império, no Porto.