O presidente da Câmara de Melgaço, Manoel Batista, foi o escolhido para representar os municípios na Unidade Local de Saúde do Alto Minho, aguardando validação da tutela, revelou o autarca de Viana do Castelo, Luís Nobre.
Na reunião do executivo vianense, em resposta a questões do vereador independente Eduardo Teixeira, o presidente da Câmara, Luís Nobre, adiantou que os presidentes de câmara da Comunidade Intermunicipal (CIM) do Alto Minho escolheram Manoel Batista “para os representar” numa decisão que não foi unânime, mas foi “sólida e consistente”.
Batista é o presidente da CIM e cumpre atualmente o terceiro e último mandato na Câmara de Melgaço, não podendo recandidatar-se nas eleições autárquicas deste ano.
Após esta indicação da CIM, que reúne os 10 municípios do distrito de Viana do Castelo, terá de ver o nome viabilizado pela direção executiva do Serviço Nacional de Saúde, acrescentou Luís Nobre.
A escolha tem também de ser validada pela Comissão de Recrutamento e Seleção para a Administração Pública (CReSAP).
Dos seis lugares do conselho de administração da ULSAM, falta ocupar o que está destinado ao representante dos 10 municípios do distrito de Viana do Castelo.
O cargo está vago desde 2021, altura em que o representante dos municípios, Rui Teixeira, saiu para assumir a presidência da Câmara de Vila Nova de Cerveira.
Em novembro de 2023, a CIM indicou Tiago Saleiro, chefe de gabinete da Secretaria de Estado do Orçamento, para a ULSAM, mas em fevereiro de 2024, o presidente da CIM remeteu para direção executiva do SNS a responsabilidade de tomar uma decisão, algo que nunca foi feito.
O Benfica reforçou esta quarta-feira a sua candidatura ao play-off de acesso aos oitavos de final da Liga dos Campeões, ao bater na Luz o campeão italiano Nápoles por claros 2-0, somando a segunda vitória consecutiva na fase de liga.
Após uma longa paragem devido ao Mundial de Futsal Feminino, a Liga Feminina Placard regressa este sábado, 13 de dezembro, às 18h00, ao Pavilhão Municipal José Natário, em Viana do Castelo, com um confronto muito aguardado: o vice-campeão Santa Luzia defronta o atual campeão nacional Nun’Alvares.
Três réplicas em LEGO® de monumentos icónicos do Porto – a Torre dos Clérigos, a Livraria Lello e a Sé Catedral – viajaram recentemente da Caixa dos Brinquedos, em Paredes de Coura, para o WOW Porto, onde integram a exposição imersiva ‘Brick World’.
Viana do Castelo volta a assumir um papel central no contexto autárquico nacional ao acolher, no próximo sábado e domingo, o XXVII Congresso da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), que reunirá centenas de autarcas de todo o país no Centro Cultural da cidade.
O Governo vai transferir 25 imóveis devolutos para 19 municípios, num investimento total de 13,5 milhões de euros destinado à sua requalificação. Viana do Castelo está entre os concelhos contemplados, beneficiando assim de património público que poderá vir a ser reconvertido para novos usos de interesse local.
A empreitada de colocação de barreiras para proteção à catenária na Ponte Eiffel vai ficar temporariamente parada até sábado, 13 de dezembro, anunciou a Infraestruturas de Portugal (IP). A empresa justifica a suspensão com “constrangimentos diversos” que obrigaram a reajustar o calendário da intervenção.
A vila de Ponte de Lima destacou-se na 3.ª edição dos Prémios Património Ibérico, entregues no encerramento da 8.ª Bienal Ibérica do Património Cultural, em Sintra. O município foi premiado na categoria de Melhor Projeto de Parceria pelo projeto Vínculos com (a) História – À descoberta das casas históricas da Ribeira Lima, desenvolvido em colaboração com o Instituto de História Contemporânea da FCSH-UNL.