No Relatório Trimestral Norte Conjuntura, publicado pela CCDR-Norte, é indicado que as exportações de bens diminuíram em todas as sub-regiões do Norte no 1º trimestre de 2024. As exportações de bens do Norte diminuíram 6,3% no 1º trimestre deste ano, em relação ao mesmo período do ano transato, sendo que, em Portugal, a redução foi de 4,4%.
Em contraciclo, entre os 20 principais concelhos exportadores do Norte, apenas dois registaram um crescimento das exportações de bens no 1º trimestre de 2024 em comparação com o período homólogo do ano passado. Foram os casos dos concelhos de Viana do Castelo e da Maia, com acréscimos de 6,6% e 3,2%, respetivamente.
“As empresas e os empresários vianenses têm demonstrado grande resiliência e capacidade de adaptação, pelo que este relatório vem demonstrar que Viana do Castelo tem conseguido ajustar-se, perceber tendências e dar resposta às necessidades do mercado”, declarou o Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, em reação aos dados de crescimento das exportações registadas no concelho vianense, publicados no relatório do primeiro trimestre de 2024 divulgado pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte, que indicam que Viana do Castelo foi o concelho com maior crescimento das exportações entre os 86 municípios da região Norte.

O crescimento nas vendas de bens e serviços produzidos no concelho vianense atingem 6,6%, liderando assim a tabela a Norte face ao período homólogo do ano passado, naquela que foi a maior subida registada.
Com periodicidade trimestral, o relatório “Norte Conjuntura” reúne e analisa, desde 2006, a informação disponível mais relevante com vista à identificação precoce das tendências que marcam a evolução económica, a curto prazo, da Região Norte no contexto nacional.
A VianaFestas vai abrir ao público, no dia 6 de dezembro, um dos ofícios mais emblemáticos da Romaria da Senhora d’Agonia. O workshop “Arte em Fio – Arte da Filigrana” inaugura o ciclo “Somos Todos Romaria” e convida 12 participantes a aprender, passo a passo, a técnica ancestral que atravessa séculos de tradição no Minho.
A 6.ª edição da exposição Presépios de Artesanato promete ser um dos grandes destaques do evento “Viana Coração do Natal”, que decorre entre 5 de dezembro e 5 de janeiro de 2026, no centro histórico de Viana do Castelo.
Com a chegada do inverno, os donos de cães enfrentam a questão: como manter os animais quentes, confortáveis e seguros?
Viana do Castelo recebe até 31 de dezembro a exposição gratuita “Ah Amália – Living Experience on tour”, dedicada à vida e obra de Amália Rodrigues. Instalado no Espaço Linha Norte, o evento está aberto ao público de terça a domingo, das 13h00 às 18h00.
Pelo segundo ano consecutivo, o Município de Monção promove a valorização do comércio tradicional através da iniciativa “Tômbola de Natal”, que decorre até 24 de dezembro. Os clientes que realizarem compras nos estabelecimentos aderentes poderão habilitar-se a prémios variados.
Portugal entrou com pé direito na qualificação para o Mundial de 2027, vencendo Montenegro por 83-62, no Moraca Sports Centre, em Podgorica. Foi a primeira vitória da seleção portuguesa sobre os montenegrinos, atualmente 18.º no ranking FIBA.
O executivo municipal de Viana do Castelo aprovou a declaração de Interesse Municipal para um projeto de reabilitação e reconversão de uma moradia unifamiliar e anexos em Portuzelo, transformando-a num empreendimento turístico vocacionado para famílias com animais de estimação.