No Relatório Trimestral Norte Conjuntura, publicado pela CCDR-Norte, é indicado que as exportações de bens diminuíram em todas as sub-regiões do Norte no 1º trimestre de 2024. As exportações de bens do Norte diminuíram 6,3% no 1º trimestre deste ano, em relação ao mesmo período do ano transato, sendo que, em Portugal, a redução foi de 4,4%.
Em contraciclo, entre os 20 principais concelhos exportadores do Norte, apenas dois registaram um crescimento das exportações de bens no 1º trimestre de 2024 em comparação com o período homólogo do ano passado. Foram os casos dos concelhos de Viana do Castelo e da Maia, com acréscimos de 6,6% e 3,2%, respetivamente.
“As empresas e os empresários vianenses têm demonstrado grande resiliência e capacidade de adaptação, pelo que este relatório vem demonstrar que Viana do Castelo tem conseguido ajustar-se, perceber tendências e dar resposta às necessidades do mercado”, declarou o Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, em reação aos dados de crescimento das exportações registadas no concelho vianense, publicados no relatório do primeiro trimestre de 2024 divulgado pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte, que indicam que Viana do Castelo foi o concelho com maior crescimento das exportações entre os 86 municípios da região Norte.

O crescimento nas vendas de bens e serviços produzidos no concelho vianense atingem 6,6%, liderando assim a tabela a Norte face ao período homólogo do ano passado, naquela que foi a maior subida registada.
Com periodicidade trimestral, o relatório “Norte Conjuntura” reúne e analisa, desde 2006, a informação disponível mais relevante com vista à identificação precoce das tendências que marcam a evolução económica, a curto prazo, da Região Norte no contexto nacional.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo, através do Gabinete de Coesão Territorial, realizou uma sessão de esclarecimento destinada a todas as Juntas de Freguesia do concelho, com o objetivo de clarificar os procedimentos urbanísticos a adotar em futuras obras.
O Santa Luzia FC garantiu a presença nos Quartos de Final da Taça de Portugal de Futsal Feminino, depois de vencer o GD Árvore por 4-1, em encontro relativo à 4.ª eliminatória da competição.
A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) alertou para a circulação de mensagens de telemóvel fraudulentas, enviadas em nome do fisco, que alegam a existência de impostos em atraso para “evitar penhora”.
A Juventude Viana venceu este sábado a Associação Académica de Espinho por 1-5, em jogo da 16.ª jornada do Campeonato Nacional da II Divisão de Hóquei em Patins, reforçando a liderança da classificação.
Uma parte do paredão de Moledo aluiu este sábado, levando a Junta da União de Freguesias de Moledo e Cristelo a interditar a área e a apelar à população para que se afaste da zona.
A deslocação do SC Vianense a São Martinho acabou por se revelar amarga este fim de semana. A equipa de Viana do Castelo não conseguiu contrariar a superioridade da AR São Martinho e saiu derrotada por 2-0, apesar de uma reação positiva na segunda parte.
A Câmara Municipal de Arcos de Valdevez ativou ontem, sábado, às 21h00, o Plano Municipal de Emergência e Proteção Civil devido ao risco elevado de cheias, inundações e instabilidade de taludes no concelho.