No Relatório Trimestral Norte Conjuntura, publicado pela CCDR-Norte, é indicado que as exportações de bens diminuíram em todas as sub-regiões do Norte no 1º trimestre de 2024. As exportações de bens do Norte diminuíram 6,3% no 1º trimestre deste ano, em relação ao mesmo período do ano transato, sendo que, em Portugal, a redução foi de 4,4%.
Em contraciclo, entre os 20 principais concelhos exportadores do Norte, apenas dois registaram um crescimento das exportações de bens no 1º trimestre de 2024 em comparação com o período homólogo do ano passado. Foram os casos dos concelhos de Viana do Castelo e da Maia, com acréscimos de 6,6% e 3,2%, respetivamente.
“As empresas e os empresários vianenses têm demonstrado grande resiliência e capacidade de adaptação, pelo que este relatório vem demonstrar que Viana do Castelo tem conseguido ajustar-se, perceber tendências e dar resposta às necessidades do mercado”, declarou o Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, em reação aos dados de crescimento das exportações registadas no concelho vianense, publicados no relatório do primeiro trimestre de 2024 divulgado pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte, que indicam que Viana do Castelo foi o concelho com maior crescimento das exportações entre os 86 municípios da região Norte.

O crescimento nas vendas de bens e serviços produzidos no concelho vianense atingem 6,6%, liderando assim a tabela a Norte face ao período homólogo do ano passado, naquela que foi a maior subida registada.
Com periodicidade trimestral, o relatório “Norte Conjuntura” reúne e analisa, desde 2006, a informação disponível mais relevante com vista à identificação precoce das tendências que marcam a evolução económica, a curto prazo, da Região Norte no contexto nacional.
O Viana STARTS representou Viana do Castelo na Irlanda, onde participou no encontro de capacitação promovido pela European Urban Initiative (EUI), realizado em Monaghan, sob o tema “Reimagining Places: Sustainable Conservation of Ireland’s Beautiful Heritage”.
O Bloco de Esquerda conseguiu aprovar, no Orçamento de Estado para 2026, duas propostas históricas para o Alto Minho: a requalificação do portinho de Vila Praia de Âncora, em Caminha, e as dragagens em Castelo de Neiva, em Viana do Castelo.
Entre os dias 24 e 30 de novembro, o Comando Territorial de Viana do Castelo realizou um conjunto de operações que visaram a prevenção da criminalidade, fiscalização rodoviária e segurança geral, resultando em 16 detenções e várias apreensões.
O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, passou a integrar o Conselho Económico e Social do Conselho Regional do Norte, órgão deliberativo da CCDR-N, reforçando assim a voz do concelho nas instâncias que orientam o desenvolvimento estratégico da região.
A Companhia de Bombeiros Sapadores de Viana do Castelo abriu, no passado sábado, as portas do Centro Cultural para um treino operacional destinado ao público em geral. A iniciativa teve como objetivo aproximar a população do dia a dia da corporação, mostrando a exigência física, a técnica e o trabalho de equipa envolvidos nas operações dos bombeiros.
O festival Sonic Blast vai voltar a animar a Praia da Duna do Caldeirão, em Âncora, concelho de Caminha, entre 6 e 8 de agosto de 2026, para a sua 14.ª edição. A organização anunciou os primeiros 22 nomes que irão marcar presença no evento, reforçando a aposta em sonoridades pesadas, psicadélicas e alternativas que fazem do Sonic Blast uma referência no panorama europeu.
A banda Excesso anunciou o cancelamento de três concertos da sua nova digressão “Lado B”, entre os quais o espetáculo que estava previsto para 10 de janeiro de 2026, no Centro Cultural de Viana do Castelo.