De 1 a 5 de maio de 2025, Viana do Castelo marcará presença numa iniciativa da comunidade portuguesa residente no Canadá. Para tal, a autarquia vianense convidou a Associação de Grupos Folclóricos do Alto Minho (AGFAM) a pensar um espetáculo para apresentar à referida comunidade, a 3 de maio, no Mississauga Convention Center, em Toronto.
Assim, um total de 21 bailarinos e músicos, elementos de 9 grupos folclóricos do município, associados da AGFAM, trabalharam em conjunto, durante várias semanas, partilhando danças e cantares das suas freguesias, criando uma exibição que represente a cultura popular da região.
Este espetáculo não será o único momento da responsabilidade da AGFAM. Para o dia 2 de maio, está a ser preparada uma tertúlia/debate, sobre temas como o trajar e o ourar, e a dança e a música tradicional, dirigida aos grupos folclóricos luso-canadianos.
No dia 3 de maio, a comitiva será recebida por representantes da comunidade local. A Câmara Municipal de Viana do Castelo também estará representada.
A AGFAM, fundada em 1981, já preparou vários espetáculos conjuntos em Viana do Castelo como, por exemplo, “A Minha Terra é Viana”, desde 2009, ou “Encontro de Culturas”, desde 2017, sendo esta a primeira vez que este tipo de exibição passa fronteiras.
Esta Associação é constituída por 27 grupos folclóricos que coorganizam inúmeras iniciativas, tais como: as Jornadas de Reflexão, desde 1996, o Festival de Folclore Internacional Alto Minho, desde 1997, os Feirões na Praça da República, há mais de 25 anos, a comemoração do Dia Mundial da Dança, e, mais recentemente, a Festa da Dança.
A AGFAM colabora, igualmente, e de forma muito empenhada, nas manifestações etnográficas da Romaria d’Agonia.
O “Encontro Vianense”, em Toronto, tem como objetivo, não só divulgar e celebrar a cultura popular portuguesa, como apoiar a Magellan Community Foundation na construção de um centro comunitário, muito ambicionado pela comunidade luso-canadiana.
Os grupos associados da AGFAM que integram esta embaixada cultural serão:
Grupo Etnográfico de Areosa, Grupo Folclórico Cultural Danças e Cantares de Carreço, Rancho Regional das Lavradeiras de Carreço, Grupo Etnográfico de Castelo do Neiva, GRECANE – Grupo Folclórico de Castelo do Neiva, Rancho Folclórico das Terras de Geraz do Lima, Grupo Folclórico das Lavradeiras da Meadela, Grupo de Danças e Cantares de Perre, Grupo Folclórico de Viana do Castelo.
As Bolas de Berlim de Viana do Castelo voltaram a colocar o concelho no mapa da gastronomia mundial. A mais recente atualização do ranking “Top 100 Sweet Pastries in the World”, divulgada a 6 de dezembro de 2025 pelo guia gastronómico TasteAtlas, posiciona a especialidade vianense no 26.º lugar entre as melhores iguarias de pastelaria do mundo.
O cantor e compositor Miguel Araújo encerrou no sábado a comemoração dos 20 anos da sua carreira com um concerto memorável no Centro Cultural de Viana do Castelo. A noite contou com a participação especial do baterista vianense Mário Costa, que acrescentou ritmo e intensidade a cada canção.
A Igreja Paroquial de S. Romão de Neiva, em Viana do Castelo, vai finalmente avançar para uma intervenção profunda de conservação e valorização. A empreitada, no valor global de 480 mil euros, foi consignada esta terça-feira numa cerimónia que contou com a presença do presidente da Câmara Municipal, Luís Nobre, e do pároco local, Renato Oliveira.
A Juventude Viana prestou, esta sábado, uma homenagem especial ao atleta Joaquín Fernandez, reconhecendo a sua prestação de excelência no Campeonato Pan-Americano de Hóquei em Patins 2025, onde representou a Seleção do Chile e alcançou uma conquista histórica para o país.
A Câmara Municipal de Ponte de Lima aprovou, por unanimidade, a abertura da discussão pública da segunda revisão do Plano Diretor Municipal (PDM), cuja versão atual data de 2005.
Nos primeiros 11 meses deste ano, 72 pessoas perderam a vida em acidentes de viação, mais duas do que no mesmo período de 2024, segundo dados provisórios da Polícia de Segurança Pública (PSP). Das vítimas mortais, 32 morreram em colisões, 25 em despistes e 15 em atropelamentos.
O Távora somou mais uma vitória expressiva na 2.ª divisão distrital da Associação de Futebol de Viana do Castelo, ao triunfar por 1-5 no reduto do Anais FC, este fim de semana, em jogo da 12.ª jornada. A equipa arcoense mantém-se firme no topo da tabela, agora com 30 pontos, reforçando o estatuto de líder isolado.