De 1 a 5 de maio de 2025, Viana do Castelo marcará presença numa iniciativa da comunidade portuguesa residente no Canadá. Para tal, a autarquia vianense convidou a Associação de Grupos Folclóricos do Alto Minho (AGFAM) a pensar um espetáculo para apresentar à referida comunidade, a 3 de maio, no Mississauga Convention Center, em Toronto.
Assim, um total de 21 bailarinos e músicos, elementos de 9 grupos folclóricos do município, associados da AGFAM, trabalharam em conjunto, durante várias semanas, partilhando danças e cantares das suas freguesias, criando uma exibição que represente a cultura popular da região.
Este espetáculo não será o único momento da responsabilidade da AGFAM. Para o dia 2 de maio, está a ser preparada uma tertúlia/debate, sobre temas como o trajar e o ourar, e a dança e a música tradicional, dirigida aos grupos folclóricos luso-canadianos.
No dia 3 de maio, a comitiva será recebida por representantes da comunidade local. A Câmara Municipal de Viana do Castelo também estará representada.
A AGFAM, fundada em 1981, já preparou vários espetáculos conjuntos em Viana do Castelo como, por exemplo, “A Minha Terra é Viana”, desde 2009, ou “Encontro de Culturas”, desde 2017, sendo esta a primeira vez que este tipo de exibição passa fronteiras.
Esta Associação é constituída por 27 grupos folclóricos que coorganizam inúmeras iniciativas, tais como: as Jornadas de Reflexão, desde 1996, o Festival de Folclore Internacional Alto Minho, desde 1997, os Feirões na Praça da República, há mais de 25 anos, a comemoração do Dia Mundial da Dança, e, mais recentemente, a Festa da Dança.
A AGFAM colabora, igualmente, e de forma muito empenhada, nas manifestações etnográficas da Romaria d’Agonia.
O “Encontro Vianense”, em Toronto, tem como objetivo, não só divulgar e celebrar a cultura popular portuguesa, como apoiar a Magellan Community Foundation na construção de um centro comunitário, muito ambicionado pela comunidade luso-canadiana.
Os grupos associados da AGFAM que integram esta embaixada cultural serão:
Grupo Etnográfico de Areosa, Grupo Folclórico Cultural Danças e Cantares de Carreço, Rancho Regional das Lavradeiras de Carreço, Grupo Etnográfico de Castelo do Neiva, GRECANE – Grupo Folclórico de Castelo do Neiva, Rancho Folclórico das Terras de Geraz do Lima, Grupo Folclórico das Lavradeiras da Meadela, Grupo de Danças e Cantares de Perre, Grupo Folclórico de Viana do Castelo.
Viana do Castelo vai receber hoje, sábado, um duelo de alto nível do futsal feminino nacional. O Santa Luzia FC recebe o GD Árvore, às 18h00, no Pavilhão José Natário, em jogo a contar para os oitavos de final da Taça de Portugal.
Rui Felgueiras foi eleito Magister da Tuna de Veteranos de Viana do Castelo, sucedendo no cargo a Licínio Torre, na sequência das eleições internas realizadas esta semana.
O Conselho Local de Ação Social (CLAS) reuniu-se esta sexta-feira na Sala Couto Viana da Biblioteca Municipal de Viana do Castelo, sob a presidência da vereadora da Coesão Social, Carlota Borges, para apresentar novas ferramentas e projetos que reforçam a intervenção social no concelho.
O rio Minho transbordou durante a madrugada de quinta-feira, atingindo o muro das termas novas de Monção e provocando inundações em várias zonas da vila. Entre as áreas afetadas estão o parque infantil, o exterior da piscina municipal e o estacionamento do parque das Caldas.
O jogo entre as equipas seniores masculinas do Voleibol Clube de Viana e do Sport Operário Marinhense, agendado para este sábado, não se vai realizar devido aos estragos provocados pela depressão Kristin na região de Leiria.
A Câmara de Arcos de Valdevez encerrou a estrada municipal que atravessa a freguesia de Cendufe, na sequência da derrocada de um talude que sustenta a via. O presidente da Câmara, Olegário Gonçalves, adiantou que o deslizamento atingiu apenas cerca de 20 centímetros da estrada e não provocou vítimas nem danos materiais.
A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, declarou a solidariedade da União Europeia a Portugal, na sequência das fortes tempestades e inundações que têm devastado várias regiões do país.