De 1 a 5 de maio de 2025, Viana do Castelo marcará presença numa iniciativa da comunidade portuguesa residente no Canadá. Para tal, a autarquia vianense convidou a Associação de Grupos Folclóricos do Alto Minho (AGFAM) a pensar um espetáculo para apresentar à referida comunidade, a 3 de maio, no Mississauga Convention Center, em Toronto.
Assim, um total de 21 bailarinos e músicos, elementos de 9 grupos folclóricos do município, associados da AGFAM, trabalharam em conjunto, durante várias semanas, partilhando danças e cantares das suas freguesias, criando uma exibição que represente a cultura popular da região.
Este espetáculo não será o único momento da responsabilidade da AGFAM. Para o dia 2 de maio, está a ser preparada uma tertúlia/debate, sobre temas como o trajar e o ourar, e a dança e a música tradicional, dirigida aos grupos folclóricos luso-canadianos.
No dia 3 de maio, a comitiva será recebida por representantes da comunidade local. A Câmara Municipal de Viana do Castelo também estará representada.
A AGFAM, fundada em 1981, já preparou vários espetáculos conjuntos em Viana do Castelo como, por exemplo, “A Minha Terra é Viana”, desde 2009, ou “Encontro de Culturas”, desde 2017, sendo esta a primeira vez que este tipo de exibição passa fronteiras.
Esta Associação é constituída por 27 grupos folclóricos que coorganizam inúmeras iniciativas, tais como: as Jornadas de Reflexão, desde 1996, o Festival de Folclore Internacional Alto Minho, desde 1997, os Feirões na Praça da República, há mais de 25 anos, a comemoração do Dia Mundial da Dança, e, mais recentemente, a Festa da Dança.
A AGFAM colabora, igualmente, e de forma muito empenhada, nas manifestações etnográficas da Romaria d’Agonia.
O “Encontro Vianense”, em Toronto, tem como objetivo, não só divulgar e celebrar a cultura popular portuguesa, como apoiar a Magellan Community Foundation na construção de um centro comunitário, muito ambicionado pela comunidade luso-canadiana.
Os grupos associados da AGFAM que integram esta embaixada cultural serão:
Grupo Etnográfico de Areosa, Grupo Folclórico Cultural Danças e Cantares de Carreço, Rancho Regional das Lavradeiras de Carreço, Grupo Etnográfico de Castelo do Neiva, GRECANE – Grupo Folclórico de Castelo do Neiva, Rancho Folclórico das Terras de Geraz do Lima, Grupo Folclórico das Lavradeiras da Meadela, Grupo de Danças e Cantares de Perre, Grupo Folclórico de Viana do Castelo.
A Juventude Viana venceu este sábado a Associação Académica de Espinho por 1-5, em jogo da 16.ª jornada do Campeonato Nacional da II Divisão de Hóquei em Patins, reforçando a liderança da classificação.
Uma parte do paredão de Moledo aluiu este sábado, levando a Junta da União de Freguesias de Moledo e Cristelo a interditar a área e a apelar à população para que se afaste da zona.
A deslocação do SC Vianense a São Martinho acabou por se revelar amarga este fim de semana. A equipa de Viana do Castelo não conseguiu contrariar a superioridade da AR São Martinho e saiu derrotada por 2-0, apesar de uma reação positiva na segunda parte.
A Câmara Municipal de Arcos de Valdevez ativou ontem, sábado, às 21h00, o Plano Municipal de Emergência e Proteção Civil devido ao risco elevado de cheias, inundações e instabilidade de taludes no concelho.
A Comissão Nacional de Eleições (CNE) apelou à participação dos cidadãos na segunda volta das presidenciais, marcada para este domingo, mesmo com as previsões de chuva e vento fortes. Num comunicado, a CNE sublinha que tem cooperado com todas as entidades para criar “as melhores condições” para o exercício do voto, mesmo em circunstâncias adversas.
O domingo começou mais calmo em Portugal, com uma redução do vento após dias de tempestade, mas a chuva continua a marcar presença e deverá intensificar-se ao final do dia, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
A Câmara Municipal de Viana do Castelo promove, no próximo dia 25 de fevereiro, mais uma iniciativa dedicada ao espírito do Caminho de Santiago e à partilha de experiências entre peregrinos. O encontro, designado “Chá do Peregrino”, está marcado para as 21h15, na Casa dos Nichos, no centro histórico da cidade.