De 1 a 5 de maio de 2025, Viana do Castelo marcará presença numa iniciativa da comunidade portuguesa residente no Canadá. Para tal, a autarquia vianense convidou a Associação de Grupos Folclóricos do Alto Minho (AGFAM) a pensar um espetáculo para apresentar à referida comunidade, a 3 de maio, no Mississauga Convention Center, em Toronto.
Assim, um total de 21 bailarinos e músicos, elementos de 9 grupos folclóricos do município, associados da AGFAM, trabalharam em conjunto, durante várias semanas, partilhando danças e cantares das suas freguesias, criando uma exibição que represente a cultura popular da região.
Este espetáculo não será o único momento da responsabilidade da AGFAM. Para o dia 2 de maio, está a ser preparada uma tertúlia/debate, sobre temas como o trajar e o ourar, e a dança e a música tradicional, dirigida aos grupos folclóricos luso-canadianos.
No dia 3 de maio, a comitiva será recebida por representantes da comunidade local. A Câmara Municipal de Viana do Castelo também estará representada.
A AGFAM, fundada em 1981, já preparou vários espetáculos conjuntos em Viana do Castelo como, por exemplo, “A Minha Terra é Viana”, desde 2009, ou “Encontro de Culturas”, desde 2017, sendo esta a primeira vez que este tipo de exibição passa fronteiras.
Esta Associação é constituída por 27 grupos folclóricos que coorganizam inúmeras iniciativas, tais como: as Jornadas de Reflexão, desde 1996, o Festival de Folclore Internacional Alto Minho, desde 1997, os Feirões na Praça da República, há mais de 25 anos, a comemoração do Dia Mundial da Dança, e, mais recentemente, a Festa da Dança.
A AGFAM colabora, igualmente, e de forma muito empenhada, nas manifestações etnográficas da Romaria d’Agonia.
O “Encontro Vianense”, em Toronto, tem como objetivo, não só divulgar e celebrar a cultura popular portuguesa, como apoiar a Magellan Community Foundation na construção de um centro comunitário, muito ambicionado pela comunidade luso-canadiana.
Os grupos associados da AGFAM que integram esta embaixada cultural serão:
Grupo Etnográfico de Areosa, Grupo Folclórico Cultural Danças e Cantares de Carreço, Rancho Regional das Lavradeiras de Carreço, Grupo Etnográfico de Castelo do Neiva, GRECANE – Grupo Folclórico de Castelo do Neiva, Rancho Folclórico das Terras de Geraz do Lima, Grupo Folclórico das Lavradeiras da Meadela, Grupo de Danças e Cantares de Perre, Grupo Folclórico de Viana do Castelo.
Na passada sexta-feira, dia 12 de dezembro de 2025, a União de Freguesias de S. Salvador, Vila Fonche e Parada, em Arcos de Valdevez, celebrou a inauguração da iluminação de Natal no Penedo do Castelo, num evento que marcou o início da época festiva na região.
O antigo presidente da Câmara de Viana do Castelo, Defensor Moura, vai lançar o seu mais recente livro, “Caramuru – Diogo Álvares, de Viana!”, numa sessão marcada para quarta-feira, 17 de dezembro, às 17h30, na Biblioteca Municipal.
Viana do Castelo voltou a projetar a sua tradição além-fronteiras com a estreia do vídeo-intro de “Lusa: Ato II”, o novo capítulo do projeto musical de Bárbara Bandeira, divulgado esta semana no YouTube. A produção colocou vários grupos folclóricos do concelho em evidência, reforçando o papel do património cultural vianense no panorama artístico nacional.
A construção da nova ponte que vai ligar a Estrada Nacional 203, em Deocriste, à EN 202, em Nogueira, Viana do Castelo, entrou numa fase decisiva com o início da betonagem da estrutura. O avanço dos trabalhos assinala mais um marco numa obra considerada estratégica para a mobilidade e o desenvolvimento da região.
O Sport Clube Vianense volta a entrar em campo este domingo para defrontar o Desportivo de Monção, em jogo referente à 12.ª jornada do Campeonato de Portugal, série A. A partida tem início marcado para as 15h00, no Estádio Dr. José de Matos.
O Santa Luzia FC não conseguiu evitar a derrota no regresso à fase regular da Liga Placard de Futsal Feminino, mas deixou uma exibição positiva frente a um adversário de elevado nível. Em jogo da 10.ª jornada, realizado este sábado no Pavilhão José Natário, a equipa de Viana do Castelo perdeu (0-6) diante do Nun’Álvares, formação de Fafe que apresentou um plantel recheado de experiência internacional.
O XXVII Congresso da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), que decorre este fim de semana em Viana do Castelo, elegeu Pedro Pimpão, presidente da Câmara Municipal de Pombal, como novo presidente da associação, sucedendo a Luísa Salgueiro.