De 1 a 5 de maio de 2025, Viana do Castelo marcará presença numa iniciativa da comunidade portuguesa residente no Canadá. Para tal, a autarquia vianense convidou a Associação de Grupos Folclóricos do Alto Minho (AGFAM) a pensar um espetáculo para apresentar à referida comunidade, a 3 de maio, no Mississauga Convention Center, em Toronto.
Assim, um total de 21 bailarinos e músicos, elementos de 9 grupos folclóricos do município, associados da AGFAM, trabalharam em conjunto, durante várias semanas, partilhando danças e cantares das suas freguesias, criando uma exibição que represente a cultura popular da região.
Este espetáculo não será o único momento da responsabilidade da AGFAM. Para o dia 2 de maio, está a ser preparada uma tertúlia/debate, sobre temas como o trajar e o ourar, e a dança e a música tradicional, dirigida aos grupos folclóricos luso-canadianos.
No dia 3 de maio, a comitiva será recebida por representantes da comunidade local. A Câmara Municipal de Viana do Castelo também estará representada.
A AGFAM, fundada em 1981, já preparou vários espetáculos conjuntos em Viana do Castelo como, por exemplo, “A Minha Terra é Viana”, desde 2009, ou “Encontro de Culturas”, desde 2017, sendo esta a primeira vez que este tipo de exibição passa fronteiras.
Esta Associação é constituída por 27 grupos folclóricos que coorganizam inúmeras iniciativas, tais como: as Jornadas de Reflexão, desde 1996, o Festival de Folclore Internacional Alto Minho, desde 1997, os Feirões na Praça da República, há mais de 25 anos, a comemoração do Dia Mundial da Dança, e, mais recentemente, a Festa da Dança.
A AGFAM colabora, igualmente, e de forma muito empenhada, nas manifestações etnográficas da Romaria d’Agonia.
O “Encontro Vianense”, em Toronto, tem como objetivo, não só divulgar e celebrar a cultura popular portuguesa, como apoiar a Magellan Community Foundation na construção de um centro comunitário, muito ambicionado pela comunidade luso-canadiana.
Os grupos associados da AGFAM que integram esta embaixada cultural serão:
Grupo Etnográfico de Areosa, Grupo Folclórico Cultural Danças e Cantares de Carreço, Rancho Regional das Lavradeiras de Carreço, Grupo Etnográfico de Castelo do Neiva, GRECANE – Grupo Folclórico de Castelo do Neiva, Rancho Folclórico das Terras de Geraz do Lima, Grupo Folclórico das Lavradeiras da Meadela, Grupo de Danças e Cantares de Perre, Grupo Folclórico de Viana do Castelo.
Realizou-se este domingo a 18.ª jornada do campeonato distrital da 1.ª divisão da Associação de Futebol de Viana do Castelo. O destaque da jornada vai para a derrota (0-2) do líder Castelense, em casa, com o Âncora Praia.
Realizou-se este domingo a 19.ª jornada do Campeonato Distrital da 2.ª Divisão da Associação de Futebol de Viana do Castelo. O Raianos venceu (3-1) o Paçô, mantendo-se no topo da classificação com 43 pontos, mas vendo-se agora empatado com o Távora, que bateu (4-1) o Darquense.
Um novo relatório da Amnistia Internacional denuncia abusos e erosão de direitos humanos em diversos países. Dos Estados Unidos ao Irão, passando por Cuba, Portugal e Venezuela, a organização alerta para prisões arbitrárias, repressão a protestos e violência policial.
A 28.ª edição anual da Gala dos Troféus Desportivos “O Minhoto” realiza-se na próxima segunda-feira, na Adega Cultural, em Vila Verde, com a promessa de celebrar um ano histórico para o desporto da região. Em 2025, atletas minhotos conquistaram um total de 62 títulos internacionais, um feito inédito na história da Gala.
Ponte da Barca recebe de 6 a 8 de fevereiro a tradicional Feira do Fumeiro, um evento que celebra a gastronomia, a música e a tradição local. A cantora Rosinha será a principal atração, atuando na sexta-feira, às 21h30, numa noite que promete animar visitantes de todas as idades.
O Darque Kayak Clube alerta para novos depósitos de lixo nas margens do rio Lima. O clube vianense reforça a importância de um comportamento cívico e responsável da população.
O Clube de Atletismo Olímpico Vianense (CAOV) destacou-se no Campeonato Absoluto do Norte de Portugal de Pista Coberta, conquistando títulos coletivos e individuais que consolidam o clube como referência regional.