Logo
Regional

Viana do Castelo lança Programa Municipal de Apoio aos Cuidadores Informais

23 Março, 2023 | 10:20
Partilhar
Eduarda Alves
3 min. leitura

O executivo municipal de Viana do Castelo aprovou na última reunião de câmara o projeto de regulamento e plano de ação no âmbito do Programa Municipal de Apoio aos Cuidadores Informais (PMACI). O objetivo é conceder apoios provisórios ou prolongados aos cuidadores, até ao máximo de 48 horas, para poderem descansar. O regulamento apresenta o enquadramento e procedimentos da implementação do Programa definindo os critérios de atribuição, organização, funcionamento e os apoios atribuídos pelo Município. O documento segue para consulta pública por um prazo de 30 dias úteis.

O regulamento apresenta o enquadramento e procedimentos inerentes à implementação do “Programa Municipal de Apoio aos Cuidadores Informais” (PMACI), definindo os critérios de atribuição, organização, funcionamento e os apoios atribuídos pelo Município de Viana do Castelo. O documento segue agora para consulta pública por um prazo de 30 dias úteis.

O PMACI centra-se na promoção da saúde psicológica e mental do cuidador informal, promovendo momentos de pausa na tarefa de cuidar ao cuidador informal principal e tem como principais objetivos, capacitar continuamente o cuidador para a prestação de cuidados, promovendo a sua saúde mental e bem-estar psicológico, facilitar o alívio da sobrecarga emocional e física do cuidador, promovendo o acesso a momentos e atividades de descanso, lazer e apoio assim como envolver o cuidador numa rede
de apoio integrada, aumentando a sua rede de suporte e o (re)equilíbrio do sistema familiar.

No âmbito deste Programa, enquadram-se várias ações como a caracterização dos cuidadores do concelho, constituição de Gabinete e linha de apoio ao cuidador, Programa Psicoeducativo para Cuidadores, projeto “Turismo inclusivo e
cuidador”, projeto Voucher “cuidar(me)” e capacitação de “stakeholders” e da população em geral, através do desenvolvimento de ações concertadas com parceiros estratégicos do território.

Inclui ainda a promoção de pausas ocasionais do cuidador informal principal na sua tarefa de cuidar que fomentem a promoção da sua saúde mental e qualidade de vida através de uma bolsa de horas de cuidadores formais com formação complementar no cuidado a pessoas em situação de dependência e/ou bolsa de horas para internamento em unidade privada de saúde.

Viana do Castelo foi recentemente integrada na Rede de Autarquias que Cuidam dos Cuidadores Informais (RACCI), lançada pelo Movimento Cuidar dos Cuidadores Informais, tendo sido reconhecida com o projeto Programa Municipal de Apoio aos Cuidadores Informais para pertencer a esta rede de autarquias que adotam as melhores práticas e medidas de apoio em benefício dos cuidadores informais,  com reconhecimento na atribuição de selos de mérito.

De acordo com a proposta apresentada pelo Vereador da Promoção da Saúde, Ricardo Rego, no Plano de Desenvolvimento Social (PDS) do Concelho de Viana do Castelo (2021-2025), são identificados como eixos estratégicos de intervenção, o Eixo 3 – Saúde Mental; o Eixo 5 – Envelhecimento e o Eixo 6 – Deficiência e incapacidade, e designadamente a necessidade de desenvolver respostas que apoiem e capacitem a rede de suporte formal e informal, inclusive os cuidadores informais bem como a criação de uma rede de profissionais especializados na área de apoio aos cuidadores informais, tendo sido destacada a sobrecarga física e psicológica dos cuidadores como um dos problemas centrais.

Surge, assim, a proposta de Programa Municipal de Apoio aos Cuidadores Informais que “pretende apoiar os cuidadores informais, designadamente através da criação de respostas integradas e especializadas de capacitação e apoio ao cuidador informal, protegendo e promovendo a sua saúde psicológica e mental bem como a sua qualidade de vida e tentando encontrar respostas locais mais equitativas, ajustadas e céleres em relação ao tempo que medeia o pedido e a resposta efetiva, que permitam intervir ao nível da sobrecarga e exaustão do cuidador informal, focando o alívio do sofrimento psicológico, respostas estas complementares das já existentes, quer operacionalizadas pelo Serviço Nacional de Saúde quer pelo Instituto da Segurança
Social”.

O documento realça que “os estudos mais recentes, realizados a nível nacional, sobre a saúde mental e o bem-estar dos cuidadores informais revelam que 83,3% dos inquiridos já se sentiram em “burnout/exaustão emocional”; que 78,5% consideram
que o seu estado de saúde mental” influencia o desempenho do seu papel de cuidador” e que 77,9% reconhece que precisa de apoio psicológico, mas menos de metade destes procura e usufrui desta ajuda”.

A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Desporto 3 Dezembro, 2023

Santa Luzia conquista mais uma vitória na Liga Feminina de Futsal

O Santa Luzia FC recebeu, este sábado, no Pavilhão José Natário, o Tebosa, em jogo a contar para a 12ª jornada da Liga Feminina Placard de Futsal. A equipa de Viana do Castelo encontrou muitas dificuldades, mas conseguiu vencer (3-2) a partida.

Nacional 3 Dezembro, 2023

Faleceu o general Luís Araújo aos 74 anos

O general Luís Araújo, que foi chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas (EMGFA) entre 2011 e 2014 morreu, ontem, aos 74 anos. O comunicado foi feito pelo EMGFA através das redes sociais. 

Desporto 3 Dezembro, 2023

Voleibol Clube de Viana garante manutenção na 1ª Divisão

Na penúltima jornada da 1ª Divisão de Seniores Masculinos, o Voleibol Clube de Viana assegurou o apuramento para a 2.ª Fase da Liga Una Seguros, onde se luta pelo titulo e garantiu a manutenção no principal escalão do voleibol nacional. A equipa de Viana do Castelo precisava da vitória em Santo Tirso e assim aconteceu.

Desporto 3 Dezembro, 2023

Sport Clube Vianense volta hoje a jogar no Estádio Dr. José de Matos

A equipa sénior do Sport Clube Vianense volta hoje a jogar no Estádio Dr. José de Matos. A falta de resultados positivos na Liga 3 (é último com 6 pontos), obrigou a SAD do emblema centenário de Viana do Castelo a tomar essa decisão. Recorde-se que o Vianense perdeu todos os jogos realizados esta época no Estádio Municipal Manuela Machado.

Regional 3 Dezembro, 2023

Caminha: SUMA assegura recolha de resíduos sólidos urbanos e limpeza urbana no concelho até 2027

Desde o dia 1 de dezembro que os serviços de recolha e transporte de resíduos urbanos, fornecimento, manutenção e lavagem de contentores e limpeza urbana do Município de Caminha passaram a ser assegurados pela empresa SUMA S.A., vencedora do Concurso Público Internacional lançado para a prestação destes serviços durante quatro anos.

Desporto 3 Dezembro, 2023

Escola Desportiva de Viana segue em frente na Taça de Portugal de hóquei em patins

Dos jogos referentes aos 32 avos de final da Taça de Portugal de seniores masculinos em hóquei em patins, o destaque vai para a derrota (6-4) da Juventude Viana em Ponta Delgada, nos Açores, frente ao Marítimo SC, que joga na 3ª divisão nacional.

Regional 3 Dezembro, 2023

António Costa: Linha de alta velocidade entre Lisboa e o Porto avança “se houver luz verde” entre o PS e o PSD

O primeiro-ministro, António Costa, afirmou que o primeiro concurso para a construção de uma linha de alta velocidade entre Lisboa e o Porto será lançado "se o futuro líder do PS e o atual líder do PSD derem luz verde".