Viana do Castelo lançou o portal e a aplicação “Breathe Viana” para convidar vianenses e visitantes a explorar a orla litoral do concelho.
As duas ferramentas foram desenvolvidas para que o utilizador descubra onde pode praticar atividades em contacto com a natureza, usando as rotas e percursos sugeridos, ou em qualquer lugar, com as sugestões de aulas virtuais e planos personalizados de treino. Está também disponível, na “Breathe Viana”, uma visita virtual aos equipamentos desportivos do litoral do concelho, podendo o utilizador aceder também aos mapas interativos.
Através de uma visita ao portal (https://breatheviana.pt/) e fazendo download da APP disponível na Play Store ou na Apple Store, os utilizaram ficam a conhecer atividades e eventos que acontecem na orla litoral de Viana do Castelo.
Assim, o convite é para que o utilizador aproveite as ondas, o vento e as correntes e se aventure numa das inúmeras propostas dentro de água, no mar ou no rio. O vianense ou o visitante é ainda convidado a caminhar, a correr, a cavalo ou de bicicleta, partindo à descoberta da zona costeira ou da montanha. Sempre em comunhão com a natureza, o utilizador pode escolher um percurso a seu gosto e deixar-se levar à descoberta de tudo o que Viana do Castelo tem para oferecer.
Viana do Castelo caracteriza-se pelas suas paisagens naturais, que resultam de uma perfeita combinação de mar, rio e serra. O concelho é igualmente marcado pela beleza das praias, que se estendem ao longo de 24 quilómetros de costa.
Neste contexto tão peculiar, o turismo de natureza tem vindo a ganhar cada vez mais importância neste território, e mais adeptos, e tem sabido preservar as suas inúmeras riquezas naturais. Na verdade, Viana do Castelo conta com um conjunto de ecovias, trilhos e paisagens naturais que justificam uma demorada visita, seja para a prática desportiva, para o lazer ou para meros momentos de descanso.
Viana do Castelo tem apostado fortemente no seu património natural como segredo para o sucesso, atraindo visitantes, turistas e desportistas dos quatro cantos do mundo. Além de sustentável, o turismo de natureza valoriza aquilo que de melhor o concelho tem: aproveita o verde da serra e da montanha, as ondas do mar, o potencial do rio e a força do vento.
– Aplicação na Play Store
https://play.google.com/store/apps/details?id=com.viana.breathe_viana
– Aplicação na Apple Store
Paredes de Coura recebe esta sexta-feira, 30 de janeiro, pelas 21h30, o concerto acústico da banda alentejana Átoa, no Centro Cultural local. O espetáculo, intitulado Prova dos 9, já está com lotação esgotada.
Cerveira e Tomiño reforçaram a cooperação transfronteiriça com a aprovação de novos projetos estratégicos para a Eurocidade. O Comité de Gestão Estratégica (CGE) reuniu-se para avaliar iniciativas em curso, candidaturas a fundos europeus e planear ações para 2026.
A nova equipa dirigente da Cáritas Diocesana de Viana do Castelo tomou posse no passado dia 20 de janeiro, numa cerimónia realizada no Convento de São Domingos, em Viana do Castelo. O ato foi presidido pelo Bispo da Diocese, D. João Lavrador, que conferiu posse aos órgãos sociais para um novo mandato com a duração de três anos.
Apesar de a depressão Kristin ter afetado principalmente o centro e sul do país, o impacto em Viana do Castelo tem sido reduzido. Ainda assim, o município reforça a sua total disponibilidade para ajudar os mais atingidos.
Fernando Mamede, uma das maiores figuras da história do atletismo português e natural de Beja, faleceu esta terça-feira aos 74 anos.
A Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza manifestou esta semana preocupação com declarações recentes do Ministro da Agricultura dirigidas aos dirigentes do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF). A associação considera que o episódio não deve ser visto como um simples lapso de linguagem, mas sim como um sinal político que ameaça a autonomia técnica do instituto.
O Governo confirmou esta quarta-feira a morte de duas pessoas na sequência dos efeitos da tempestade Kristin, que atingiu várias regiões do país, provocando danos significativos em infraestruturas, equipamentos e redes de abastecimento.