Viana do Castelo lançou o portal e a aplicação “Breathe Viana” para convidar vianenses e visitantes a explorar a orla litoral do concelho.
As duas ferramentas foram desenvolvidas para que o utilizador descubra onde pode praticar atividades em contacto com a natureza, usando as rotas e percursos sugeridos, ou em qualquer lugar, com as sugestões de aulas virtuais e planos personalizados de treino. Está também disponível, na “Breathe Viana”, uma visita virtual aos equipamentos desportivos do litoral do concelho, podendo o utilizador aceder também aos mapas interativos.
Através de uma visita ao portal (https://breatheviana.pt/) e fazendo download da APP disponível na Play Store ou na Apple Store, os utilizaram ficam a conhecer atividades e eventos que acontecem na orla litoral de Viana do Castelo.
Assim, o convite é para que o utilizador aproveite as ondas, o vento e as correntes e se aventure numa das inúmeras propostas dentro de água, no mar ou no rio. O vianense ou o visitante é ainda convidado a caminhar, a correr, a cavalo ou de bicicleta, partindo à descoberta da zona costeira ou da montanha. Sempre em comunhão com a natureza, o utilizador pode escolher um percurso a seu gosto e deixar-se levar à descoberta de tudo o que Viana do Castelo tem para oferecer.
Viana do Castelo caracteriza-se pelas suas paisagens naturais, que resultam de uma perfeita combinação de mar, rio e serra. O concelho é igualmente marcado pela beleza das praias, que se estendem ao longo de 24 quilómetros de costa.
Neste contexto tão peculiar, o turismo de natureza tem vindo a ganhar cada vez mais importância neste território, e mais adeptos, e tem sabido preservar as suas inúmeras riquezas naturais. Na verdade, Viana do Castelo conta com um conjunto de ecovias, trilhos e paisagens naturais que justificam uma demorada visita, seja para a prática desportiva, para o lazer ou para meros momentos de descanso.
Viana do Castelo tem apostado fortemente no seu património natural como segredo para o sucesso, atraindo visitantes, turistas e desportistas dos quatro cantos do mundo. Além de sustentável, o turismo de natureza valoriza aquilo que de melhor o concelho tem: aproveita o verde da serra e da montanha, as ondas do mar, o potencial do rio e a força do vento.
– Aplicação na Play Store
https://play.google.com/store/apps/details?id=com.viana.breathe_viana
– Aplicação na Apple Store
A poucas horas do Natal e a escassos dias do final de mais um ano, agradecemos a todos pela confiança na Viana TV. Continuamos a ter "Uma nova forma de ver Viana do Castelo".
Embora não seja muito comum nas grandes cidades as famílias com filhos pequenos saírem à rua depois da meia noite, em muitas aldeias de norte a sul do país, a missa do galo continua a ser uma tradição inquebrável.
Os presentes de natal são sem qualquer sombra de dúvida uma das maiores tradições de natal. Tendo começado há mais de 10 mil anos (os agricultores trocavam nesta altura o excedente das suas colheitas como forma de celebração do inverno já estar a meio), ainda hoje se mantém, fazendo as delicias de miúdos e graúdos, que deliram na altura de rasgar os presentes.
Cerca de 80 estudantes internacionais que permanecerão em Viana do Castelo durante a quadra natalícia recebem cabazes de Natal oferecidos pelos Serviços de Ação Social do Politécnico de Viana do Castelo, numa iniciativa que visa promover inclusão, solidariedade e sentimento de pertença.
A Ceia de Natal envolve muitas tradições populares. Em Portugal, a ceia de natal recebe o nome de consoada sendo celebrada na noite do dia 24 de Dezembro, a véspera de Natal. Esta tradição leva as famílias a reunirem-se à volta da mesa de jantar, comendo uma refeição reforçada. Por ser uma festa de família, muitas pessoas percorrem longas distâncias para se juntarem aos seus familiares.
O Serviço de Pediatria da Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM) proporcionou às crianças internadas momentos especiais de celebração natalícia.
O Papa Leão XIV manifestou “grande tristeza” pela rejeição, por parte da Rússia, do pedido de trégua de Natal e apelou a que os conflitos armados sejam interrompidos em todo o mundo durante pelo menos 24 horas no dia de Natal.