Viana do Castelo lançou o portal e a aplicação “Breathe Viana” para convidar vianenses e visitantes a explorar a orla litoral do concelho.
As duas ferramentas foram desenvolvidas para que o utilizador descubra onde pode praticar atividades em contacto com a natureza, usando as rotas e percursos sugeridos, ou em qualquer lugar, com as sugestões de aulas virtuais e planos personalizados de treino. Está também disponível, na “Breathe Viana”, uma visita virtual aos equipamentos desportivos do litoral do concelho, podendo o utilizador aceder também aos mapas interativos.
Através de uma visita ao portal (https://breatheviana.pt/) e fazendo download da APP disponível na Play Store ou na Apple Store, os utilizaram ficam a conhecer atividades e eventos que acontecem na orla litoral de Viana do Castelo.
Assim, o convite é para que o utilizador aproveite as ondas, o vento e as correntes e se aventure numa das inúmeras propostas dentro de água, no mar ou no rio. O vianense ou o visitante é ainda convidado a caminhar, a correr, a cavalo ou de bicicleta, partindo à descoberta da zona costeira ou da montanha. Sempre em comunhão com a natureza, o utilizador pode escolher um percurso a seu gosto e deixar-se levar à descoberta de tudo o que Viana do Castelo tem para oferecer.
Viana do Castelo caracteriza-se pelas suas paisagens naturais, que resultam de uma perfeita combinação de mar, rio e serra. O concelho é igualmente marcado pela beleza das praias, que se estendem ao longo de 24 quilómetros de costa.
Neste contexto tão peculiar, o turismo de natureza tem vindo a ganhar cada vez mais importância neste território, e mais adeptos, e tem sabido preservar as suas inúmeras riquezas naturais. Na verdade, Viana do Castelo conta com um conjunto de ecovias, trilhos e paisagens naturais que justificam uma demorada visita, seja para a prática desportiva, para o lazer ou para meros momentos de descanso.
Viana do Castelo tem apostado fortemente no seu património natural como segredo para o sucesso, atraindo visitantes, turistas e desportistas dos quatro cantos do mundo. Além de sustentável, o turismo de natureza valoriza aquilo que de melhor o concelho tem: aproveita o verde da serra e da montanha, as ondas do mar, o potencial do rio e a força do vento.
– Aplicação na Play Store
https://play.google.com/store/apps/details?id=com.viana.breathe_viana
– Aplicação na Apple Store
As buscas pelos três pescadores de nacionalidade indonésia desaparecidos no mar, após o naufrágio de uma embarcação de pesca local ao largo de Caminha, foram suspensas ao final da tarde deste domingo e serão retomadas na manhã de segunda-feira, informou a Autoridade Marítima Nacional (AMN).
A 13.ª jornada da 1.ª Divisão Distrital da Associação de Futebol de Viana do Castelo veio relançar a luta pelo primeiro lugar. O SC Valenciano, apesar de manter a liderança da classificação, viu a margem reduzir-se para o mínimo após a derrota em casa frente ao UD Lanheses, por 3-1.
A 13.ª jornada da 2.ª Divisão Distrital da Associação de Futebol de Viana do Castelo, disputada este domingo, ficou marcada por goleadas expressivas e pela consolidação da luta pelos primeiros lugares da tabela.
O SC Vianense não foi além de um empate a uma bola frente ao Desportivo de Monção, em jogo realizado este domingo no Estádio Dr. José de Matos, em Viana do Castelo, a contar para a 12.ª jornada da Série A do Campeonato de Portugal.
Na passada sexta-feira, dia 12 de dezembro de 2025, a União de Freguesias de S. Salvador, Vila Fonche e Parada, em Arcos de Valdevez, celebrou a inauguração da iluminação de Natal no Penedo do Castelo, num evento que marcou o início da época festiva na região.
O antigo presidente da Câmara de Viana do Castelo, Defensor Moura, vai lançar o seu mais recente livro, “Caramuru – Diogo Álvares, de Viana!”, numa sessão marcada para quarta-feira, 17 de dezembro, às 17h30, na Biblioteca Municipal.
Viana do Castelo voltou a projetar a sua tradição além-fronteiras com a estreia do vídeo-intro de “Lusa: Ato II”, o novo capítulo do projeto musical de Bárbara Bandeira, divulgado esta semana no YouTube. A produção colocou vários grupos folclóricos do concelho em evidência, reforçando o papel do património cultural vianense no panorama artístico nacional.