Logo
Regional

Viana do Castelo lança aplicação para apoiar “Páscoa Doce”

19 Março, 2024 | 15:19
Partilhar
Viana TV
3 min. leitura

A Câmara Municipal de Viana do Castelo lançou hoje uma aplicação para dispositivos móveis que visa apoiar os principais quadros da programação da “Páscoa Doce”, iniciativa que convida a viver o período festivo no centro histórico da cidade de 23 de março a 1 de abril.

A aplicação visa apoiar o Roteiro Religioso previsto para a noite da Quinta-feira Santa 28 de março, com 23 igrejas e capelas da cidade abertas à visita e à oração entre as 20h00 e a 24h00. Na aplicação, o visitante encontra fotografias da fachada dos diversos espaços religiosos, a localização e uma áudio-descrição. Nessa noite, o Elevador de Santa Luzia será de acesso gratuito, com viagens disponíveis entre as 19h30 e as 00h15, convidando a que a visita às igrejas, que se quer em número ímpar, inclua também o Santuário Diocesano do Sagrado Coração de Jesus, mais conhecido como Santuário de Santa Luzia.

Assim, estarão abertas à oração: Sé Catedral, Igreja da Misericórdia, Capela de N.ª Sr.ª do Resgate (Rua da Bandeira), Igreja de N.ª Sr.ª da Caridade, Capela da Casa da Carreira (Câmara Municipal), Capela das Almas, Igreja do Seminário do Carmo, Igreja Paroquial de N.ª Sr.ª de Fátima, Igreja da Sagrada Família, Capela de N.ª Sr.ª d’Agonia, Capela de S. Roque (junto à da Sr.ª d’Agonia), Capela do Carmelo de St.ª Teresinha, Capela do Seminário Diocesano, Capela de N.ª Sr.ª das Candeias (Largo Vasco da Gama), Capela de Santa Catarina, Igreja Paroquial de Monserrate (Igreja de São Domingos), Capela do Senhor do Calvário / Capela de N.ª Sr.ª da Conceição da Rocha (junto à Sr.ª d’Agonia), Santuário do Sagrado Coração de Jesus-Santa Luzia, Capela do Hospital, Igreja de São Bento, Capela de São Francisco de Paula (Capela das Malheiras), Capela do Museu de Artes Decorativas (Largo de S. Domingos) e Capela do Navio Gil Eannes.

A aplicação foi desenvolvida pelo Município de Viana do Castelo, pelas suas equipas de SIG, Mobilidade e Proteção Civil, sendo o acesso feito através de código QR. Permite também acompanhar o percurso da Mordomia do Senhor dos Passos, da Procissão do Senhor dos Passos e da Via Sacra, quadros grandes da programação Páscoa Doce.

Assim, o primeiro percurso, da Mordomia do Senhor dos Passos, que acontece no sábado, da 23 de março, às 16h30, inicia no Largo de São Domingos, passando pela Rua Manuel Espregueira, Avenida dos Combatentes da II Grande Guerra, Rua da Picota, Praça da República e Passeio das Mordomas da Romaria, integrando música e trajes à vianesa mais solenes.

Já o percurso da Procissão do Senhor dos Passos, pelas 15h30 de domingo 24 de março, inicia no Largo do Instituto Histórico do Minho, junto à Sé de Viana, percorrendo algumas artérias do centro histórico, com Sermão do Encontro na Praça da República e terminando no mesmo local onde iniciou.

Por fim, o percurso da Via Sacra, acontece na sexta-feira santa, 29 de março, às 21h00, iniciando no Santuário de Nossa Senhora da Agonia e terminando no Largo do Instituto Histórico do Minho, junto à Sé de Viana.

Nos próximos dias, Viana do Castelo volta a viver a “Páscoa Doce” com uma programação que integra diversos momentos religiosos, feira de iguarias, desfile, procissões, música e animação, numa proposta que promete encantar vianenses e visitantes, unindo o religioso e o profano. Organizado pela Câmara Municipal de Viana do Castelo, a Diocese de Viana do Castelo e a Associação Empresarial de Viana do Castelo, com a colaboração da Vianafestas, o programa conjuga fé e devoção com alegria e animação.

Pelo segundo ano consecutivo, a Praça da República transforma-se, de 23 a 30 de março, na Mesa da Páscoa – Feira de iguarias de Páscoa, com produtos gastronómicos associados a esta celebração, convidando a uma visita ao centro histórico e à compra no comércio tradicional.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Nacional 27 Janeiro, 2026

Mau tempo causa mais de 1.500 ocorrências em Portugal continental

Portugal continental registou, até às 22h00 desta terça-feira, 1.586 ocorrências associadas ao mau tempo, sobretudo inundações, quedas de árvores e estruturas e deslizamentos de terras, de acordo com dados da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC).

Regional 27 Janeiro, 2026

Viana Ciclável nasce em Viana do Castelo para promover a mobilidade em bicicleta

Viana do Castelo ganhou uma nova associação dedicada à mobilidade ativa e sustentável. A Viana Ciclável – Associação pela Mobilidade Ativa e Sustentável foi formalmente constituída no dia 8 de janeiro, com mais de 50 associados fundadores.

Regional 27 Janeiro, 2026

Homem detido por condução sob o efeito do álcool em Viana do Castelo

Um homem de 44 anos foi detido na madrugada de 24 de janeiro, em Viana do Castelo, por condução de veículo automóvel sob o efeito do álcool, informou o Comando Distrital da PSP.

Regional 27 Janeiro, 2026

Monção abre candidaturas para venda de lotes na Zona Empresarial de Messegães

A Câmara Municipal de Monção aprovou a abertura de candidaturas para a venda de nove lotes na Zona Empresarial de Messegães (ZEM). O processo tem início amanhã, 28 de janeiro, prolongando-se até 27 de fevereiro, conforme edital publicado no portal do município e afixado nos locais habituais.

Regional 27 Janeiro, 2026

Vila Praia de Âncora volta a ter posto dos CTT no centro de transportes

A freguesia de Vila Praia de Âncora, no concelho de Caminha, passa a dispor novamente de um posto dos CTT a partir da próxima segunda-feira, instalado no Centro Coordenador de Transportes, colmatando uma lacuna existente desde o passado dia 16 de janeiro.

Internacional 27 Janeiro, 2026

Viana do Castelo promoveu o território na FITUR em Madrid

Viana do Castelo marcou presença na FITUR – Feira Internacional de Turismo de Madrid, uma das mais importantes feiras ibéricas do setor turístico, reforçando a promoção do concelho junto de profissionais e do público espanhol.

Nacional 27 Janeiro, 2026

Mau tempo deixa cerca de 10 mil clientes sem eletricidade no Centro e Norte litoral

Cerca de dez mil clientes estavam sem fornecimento de energia elétrica às 11h30 desta terça-feira, com especial incidência no Norte litoral, incluindo o distrito de Viana do Castelo, na sequência das condições meteorológicas adversas provocadas pela passagem da depressão Joseph.