O Município de Viana do Castelo lançou no passado sábado, 24 de maio, o Projeto “Pasto das Marés”, o qual mostra a diversidade de espécies da costa Vianense, como colher sem danificar o ecossistema e até como utilizar em diversos fins como por exemplo, na alimentação.
Depois de ano e meio de investigação, este projeto este projeto apresentou-se ao público na praia Norte, com a dinamização das duas primeiras ações que visam divulgar o enorme potencial das algas marinhas: inaugurada a exposição Sargaço que se come, com breve momento de degustação, seguido do workshop “Caminhar, identificar e recolectar algas comestíveis”. Outras atividades se seguem até ao final do ano, entre palestras, workshops de cozinha e o lançamento de uma publicação dedicada ao tema.
Depois de ano e meio de investigação levado a cabo pelo projeto colaborativo “A Recoletora” em colaboração com o Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental e o Centro de Mar da Câmara Municipal de Viana do Castelo, está pronto para se mostrar ao público.
A partir do território de Viana do Castelo, Pasto das Marés propôs-se refletir de forma crítica sobre as dinâmicas ecológicas e culturais em torno das algas marinhas. Também pretende, de forma colaborativa com a comunidade local, ensaiar modos alternativos de alimentação e produção.
Também se pretende pôr a população a olhar para estas plantas aquáticas como fonte de fibra. É reconhecido o seu valor enquanto adubo orgânico, mas é menos sabido que as algas são um material que serve para fazer tecidos e vários objetos. É justamente esta vertente que vai ser explorada, a 27 de Julho, com a alemã Julia Lohmann, designer e investigadora que se dedica a pensar “os valores éticos e materiais” que sustentam a relação dos humanos com a flora e a fauna e que tem desenvolvido vários trabalhos a partir das algas marinhas.
A exposição patente na praia Norte ”Sargaço que se come” ficará durante os meses de verão. Depois da realização de todos os workshops temático previstos neste projeto, ficará patente uma outra exposição “Pasto das Marés” no Pavilhão Mnemonic, no Parque Ecológico Urbano de Viana do Castelo, que integrará todas as vertentes de uso de macroalgas exploradas ao longo do projeto. Esta exposição está prevista inaugurar em setembro.
A Câmara de Viana do Castelo vai contrair um empréstimo bancário de mais de 2,5 milhões de euros por falta de liquidez para vários projetos, situação que o presidente justificou com atrasos nas verbas do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
As temperaturas em Portugal continental vão continuar a aumentar até sábado, com valores acima dos 33ºC, prevendo-se uma redução da humidade do ar e ventos fortes, condições meteorológicas que aumentam significativamente o risco de incêndios rurais.
A quarta edição do Festival Contrasta promete dois dias inesquecíveis de música, nos dias 11 e 12 de julho de 2025, no cenário deslumbrante da Fortaleza de Valença.
O Castelo de Cerveira volta a ser palco de novas histórias, desta vez contadas por jovens estudantes dos ensinos básico e secundário que lhe dão voz, imagem e alma.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou, por unanimidade, esta terça-feira, em reunião de executivo, a abertura de concurso público por lotes para Ampliação da Rede de drenagem de Águas Residuais e Reabilitação da Rede de Abastecimento de Água em Viana do Castelo: Lote 1 – S. Romão de Neiva e Lote 2 – Subportela, por um valor que ascende a cerca de 1.044.932 euros.
O Comando Territorial de Viana do Castelo da GNR, através do seu Destacamento Territorial, recolheu uma raposa juvenil (Vulpes vulpes), no concelho de Caminha.
O ciclista vianense Iúri Leitão foi triplamente distinguido na 28.ª Gala da Confederação do Desporto de Portugal (CDP), sendo eleito Atleta Masculino de 2024 e conquistando o prémio 'Equipa' com o também campeão olímpico Rui Oliveira.