Logo
Regional

Viana do Castelo lançou o Projeto “Pasto das Marés” para mostra a diversidade de espécies da costa vianense

26 Maio, 2025 | 15:25
Partilhar
Pedro Xavier
1 min. leitura

O Município de Viana do Castelo lançou no passado sábado, 24 de maio, o Projeto “Pasto das Marés”, o qual mostra a diversidade de espécies da costa Vianense, como colher sem danificar o ecossistema e até como utilizar em diversos fins como por exemplo, na alimentação.

Depois de ano e meio de investigação, este projeto este projeto apresentou-se ao público na praia Norte, com a dinamização das duas primeiras ações que visam divulgar o enorme potencial das algas marinhas: inaugurada a exposição Sargaço que se come, com breve momento de degustação, seguido do workshop “Caminhar, identificar e recolectar algas comestíveis”. Outras atividades se seguem até ao final do ano, entre palestras, workshops de cozinha e o lançamento de uma publicação dedicada ao tema.

Depois de ano e meio de investigação levado a cabo pelo projeto colaborativo “A Recoletora” em colaboração com o Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental e o Centro de Mar da Câmara Municipal de Viana do Castelo, está pronto para se mostrar ao público.

A partir do território de Viana do Castelo, Pasto das Marés propôs-se refletir de forma crítica sobre as dinâmicas ecológicas e culturais em torno das algas marinhas. Também pretende, de forma colaborativa com a comunidade local, ensaiar modos alternativos de alimentação e produção.

Também se pretende pôr a população a olhar para estas plantas aquáticas como fonte de fibra. É reconhecido o seu valor enquanto adubo orgânico, mas é menos sabido que as algas são um material que serve para fazer tecidos e vários objetos. É justamente esta vertente que vai ser explorada, a 27 de Julho, com a alemã Julia Lohmann, designer e investigadora que se dedica a pensar “os valores éticos e materiais” que sustentam a relação dos humanos com a flora e a fauna e que tem desenvolvido vários trabalhos a partir das algas marinhas.

A exposição patente na praia Norte ”Sargaço que se come” ficará durante os meses de verão. Depois da realização de todos os workshops temático previstos neste projeto, ficará patente uma outra exposição “Pasto das Marés” no Pavilhão Mnemonic, no Parque Ecológico Urbano de Viana do Castelo, que integrará todas as vertentes de uso de macroalgas exploradas ao longo do projeto. Esta exposição está prevista inaugurar em setembro.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Desporto 9 Novembro, 2025

Juventude Viana vence Marinhense e reforça liderança invicta

A Juventude Viana voltou, este sábado, 8 de novembro, a ganhar no Campeonato Nacional da II Divisão de Hóquei em Patins, ao bater o SC Marinhense por 6-2, no Pavilhão José Natário, em Viana do Castelo.

Regional 9 Novembro, 2025

Viana do Castelo quer garantias sobre portagens e investimentos na A28 e A27

O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, pediu ao Governo esclarecimentos sobre a venda das concessões das autoestradas A28 e A27, defendendo que os interesses das populações devem ser protegidos.

Regional 9 Novembro, 2025

Vila Nova de Cerveira promove “Tertúlias com os Idosos” com música e tradição

A Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira, através da Biblioteca Municipal, continua a dinamizar as “Tertúlias com os Idosos”, iniciativa que promove convívio, partilha de memórias e valorização da cultura local entre a população sénior.

Opinião 9 Novembro, 2025

OPINIÃO: Malnutrição: Um problema silencioso que afeta milhares de portugueses

A malnutrição associada à doença é um problema de saúde pública grave que afeta milhares de portugueses diariamente, mas que permanece amplamente subvalorizado e subdiagnosticado no nosso sistema de saúde.

Desporto 8 Novembro, 2025

Piscina de Barroselas dá primeiro mergulho inclusivo com nova cadeira aquática

A Piscina Municipal de Barroselas, em Viana do Castelo, passou a dispor de uma nova cadeira de transferência aquática, equipamento que permite a pessoas com deficiência motora e/ou cognitiva aceder ao plano de água com segurança e autonomia.

Desporto 8 Novembro, 2025

Governo reforça investimento no desporto em 2026 com aumento de 8,1 milhões de euros

O Orçamento do Estado para 2026 prevê 58,7 milhões de euros para o desporto, mais 8,1 milhões do que este ano, anunciou a ministra da Cultura, Juventude e Desporto, Margarida Balseiro Lopes.

Regional 8 Novembro, 2025

Viana do Castelo: Calendário Solidário “Nina, a Bombeira” 2026 já disponível

Viana do Castelo volta a acolher uma iniciativa solidária que já se tornou tradição: o Calendário Solidário “Nina, a Bombeira” 2026. A mascote dos Bombeiros Voluntários da cidade volta a unir comunidade e solidariedade, ajudando a angariar fundos essenciais para a corporação.