O Município de Viana do Castelo lançou no passado sábado, 24 de maio, o Projeto “Pasto das Marés”, o qual mostra a diversidade de espécies da costa Vianense, como colher sem danificar o ecossistema e até como utilizar em diversos fins como por exemplo, na alimentação.
Depois de ano e meio de investigação, este projeto este projeto apresentou-se ao público na praia Norte, com a dinamização das duas primeiras ações que visam divulgar o enorme potencial das algas marinhas: inaugurada a exposição Sargaço que se come, com breve momento de degustação, seguido do workshop “Caminhar, identificar e recolectar algas comestíveis”. Outras atividades se seguem até ao final do ano, entre palestras, workshops de cozinha e o lançamento de uma publicação dedicada ao tema.
Depois de ano e meio de investigação levado a cabo pelo projeto colaborativo “A Recoletora” em colaboração com o Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental e o Centro de Mar da Câmara Municipal de Viana do Castelo, está pronto para se mostrar ao público.
A partir do território de Viana do Castelo, Pasto das Marés propôs-se refletir de forma crítica sobre as dinâmicas ecológicas e culturais em torno das algas marinhas. Também pretende, de forma colaborativa com a comunidade local, ensaiar modos alternativos de alimentação e produção.
Também se pretende pôr a população a olhar para estas plantas aquáticas como fonte de fibra. É reconhecido o seu valor enquanto adubo orgânico, mas é menos sabido que as algas são um material que serve para fazer tecidos e vários objetos. É justamente esta vertente que vai ser explorada, a 27 de Julho, com a alemã Julia Lohmann, designer e investigadora que se dedica a pensar “os valores éticos e materiais” que sustentam a relação dos humanos com a flora e a fauna e que tem desenvolvido vários trabalhos a partir das algas marinhas.
A exposição patente na praia Norte ”Sargaço que se come” ficará durante os meses de verão. Depois da realização de todos os workshops temático previstos neste projeto, ficará patente uma outra exposição “Pasto das Marés” no Pavilhão Mnemonic, no Parque Ecológico Urbano de Viana do Castelo, que integrará todas as vertentes de uso de macroalgas exploradas ao longo do projeto. Esta exposição está prevista inaugurar em setembro.
A Associação Cultural, Recreativa e Desportiva de Miranda (ACRDM) promoveu recentemente a iniciativa solidária “Uma Receita de Amor”, envolvendo as crianças da freguesia de Miranda, no concelho de Arcos de Valdevez, na criação de postais de Natal e pequenos mimos para os idosos da comunidade local.
Cerca de 3500 atletas encheram Viana do Castelo para a 12ª Edição da Corrida São Silvestre. O atleta Alex Figueiredo, do Sport Lisboa e Benfica, venceu a prova masculina (28.43), e Monica Silva do Clube Atlético de Macedo de Cavaleiros, ganhou a prova feminina (34:46).
É já este sábado, 27 de dezembro, que a comunidade courense se reúne para uma das iniciativas mais aguardadas das festividades natalícias: o tradicional Concerto de Natal, que este ano acontece na belíssima Igreja Ecce Homo, em Padornelo, Paredes de Coura, a partir das 21h00.
A passagem para o Ano Novo deverá ser marcada por tempo tendencialmente seco e temperaturas dentro do normal para a época, de acordo com as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
O Centro Cultural de Viana do Castelo recebe, de 30 de janeiro a 1 de fevereiro, mais uma edição do Festival de Dança de Viana do Castelo, um evento que promete três dias intensos dedicados à arte do movimento, à formação e ao espetáculo.
Viana do Castelo recebe este sábado, às 17h30, o candidato presidencial João Cotrim de Figueiredo, apoiado pela Iniciativa Liberal (IL), que marcará presença na tradicional corrida de São Silvestre, integrada na sua agenda de campanha para as eleições presidenciais de 2026.
O funeral de Ângela Pereira, jovem natural de Viana do Castelo que lutava contra uma doença grave, realiza-se este sábado, na Igreja Paroquial de Afife, no concelho de Viana do Castelo.