Logo
Regional

Viana do Castelo já investiu mais de 74 milhões de euros em coesão territorial

12 Março, 2023 | 14:12
Partilhar
Eduarda Alves
1 min. leitura

O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, revelou, durante a última mesa redonda ”Articulação rural urbano e desenvolvimento regional” das sétimas Conferências P3DT - Planeamento, Políticas Públicas e Desenvolvimento do Território, dedicadas ao tema “Cidades (Inter)médias e encontros urbano-rurais”, que o Município de Viana do Castelo já investiu, em quatro anos, mais de 74 milhões de euros na área da coesão territorial de forma a desenvolver as freguesias e para “fazer crescer todo o território”, defendendo que este investimento tem que ser “acompanhado por investimentos que permitam fixar e atrair para os territórios novos agentes”.

A mesa redonda, onde também participaram Francisco Calheiros da ADRIL (Associação de Desenvolvimento Regional Integrado do Lima) e o Presidente da Porto e Norte de Portugal, Luís Pedro Martins, foi o último momento de um debate de dois dias que juntou especialistas, comunidade científica e políticos como a secretária de estado do Desenvolvimento Regional e o secretário de estado da Administração Local e Ordenamento do Território.

Na sua intervenção, Luís Nobre sublinhou a importância de ser um “bom aluno e interpretar as oportunidades par ao desenvolvimento do território”, nomeadamente dos agentes económicos, dando como exemplo a ferrovia como um “investimento que não pode ser ignorado enquanto fator determinante para o território”. O investimento no Porto de Mar, o cumprimento de um programa para o qual o executivo foi eleito e ainda a coerência no investimento nacional foram outros fatores determinantes apontados pelo autarca, anunciando que a autarquia investiu, entre 2018 e 2022, mais de 74 milhões de euros para a coesão territorial, investimento esse que “deve ser acompanhado de uma estratégia adequada”.

No encerramento da conferência, onde marcou também presença a Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, o autarca lembrou ainda que é necessário “fixar e atrair para os territórios novos investidores, de forma a crescer local, nacional e internacionalmente”, tendo a governante sublinhado a importância dos debates como o que decorreu em Viana do Castelo. 

“Consideramos, por defeito profissional, que o conhecimento científico é fundamental para tomar decisões políticas”, vincou Ana Abrunhosa, defendendo que “os políticos, ao fazer escolhas, fazem-no, desta forma, mais fundamentadamente, tomando decisões mais informadas”.

A governante que tutela as autarquias referiu-se ainda à redução das assimetrias e ao desenvolvimento do interior assentes na valorização do conhecimento, sendo necessárias políticas de desenvolvimento regional e terminou garantindo que só estará “satisfeita” quando houver regionalização, que ainda necessita de um largo consenso político que não existe.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Nacional 24 Dezembro, 2025

GNR regista mais de seis mil infrações na Operação Natal e Ano Novo 2025/2026

A Guarda Nacional Republicana (GNR) já registou mais de seis mil contraordenações no âmbito da “Operação Natal e Ano Novo 2025/2026”, sendo o excesso de velocidade uma das infrações mais frequentes.

Internacional 23 Dezembro, 2025

Tradições de Natal: Árvore de Natal

A primeira referência à árvore de natal como conhecemos hoje, data do século XVI. Nesta altura, na Alemanha, todas as famílias decoravam pinheiros com papeis coloridos, frutas secas e doces.

Regional 23 Dezembro, 2025

Viana do Castelo recebe o tradicional “Viana, Moscatel e Banana” com bom tempo nesta quarta-feira

Viana do Castelo volta a encher-se de animação neste Natal com a realização do tradicional evento “Viana, Moscatel e Banana”, cuja primeira edição acontece já quarta-feira, 24 de dezembro, no centro histórico da cidade.

Internacional 23 Dezembro, 2025

Tradições de Natal: Postais de Boas Festas

Acuse-se quem nunca entregou uma prenda com um postal de natal agregado? Pois bem, a probabilidade é de que se tenha acusado. Mas sabe de onde é que veio esta, que é uma das maiores tradições de natal de sempre?

Nacional 23 Dezembro, 2025

Canábis é a droga ilícita mais consumida em Portugal

A canábis continua a ser a droga ilícita mais consumida em Portugal, segundo dados de 2024 divulgados pelo Instituto para os Consumos Aditivos e as Dependências (ICAD), no âmbito do Inquérito Online Europeu Sobre Drogas.

Internacional 23 Dezembro, 2025

Beherit e outras bandas de renome confirmadas no SWR Barroselas Metalfest 2026

O SWR Barroselas Metalfest, festival de metal extremo que decorre anualmente em Barroselas, anunciou o cartaz completo da edição de 2026.

Regional 23 Dezembro, 2025

Valença aprova orçamento recorde de 39,8 milhões de euros para 2026

A Câmara Municipal de Valença aprovou o orçamento de 2026, fixado em 39,8 milhões de euros, acima dos 33,5 milhões deste ano.