O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, revelou, durante a última mesa redonda ”Articulação rural urbano e desenvolvimento regional” das sétimas Conferências P3DT - Planeamento, Políticas Públicas e Desenvolvimento do Território, dedicadas ao tema “Cidades (Inter)médias e encontros urbano-rurais”, que o Município de Viana do Castelo já investiu, em quatro anos, mais de 74 milhões de euros na área da coesão territorial de forma a desenvolver as freguesias e para “fazer crescer todo o território”, defendendo que este investimento tem que ser “acompanhado por investimentos que permitam fixar e atrair para os territórios novos agentes”.
A mesa redonda, onde também participaram Francisco Calheiros da ADRIL (Associação de Desenvolvimento Regional Integrado do Lima) e o Presidente da Porto e Norte de Portugal, Luís Pedro Martins, foi o último momento de um debate de dois dias que juntou especialistas, comunidade científica e políticos como a secretária de estado do Desenvolvimento Regional e o secretário de estado da Administração Local e Ordenamento do Território.
Na sua intervenção, Luís Nobre sublinhou a importância de ser um “bom aluno e interpretar as oportunidades par ao desenvolvimento do território”, nomeadamente dos agentes económicos, dando como exemplo a ferrovia como um “investimento que não pode ser ignorado enquanto fator determinante para o território”. O investimento no Porto de Mar, o cumprimento de um programa para o qual o executivo foi eleito e ainda a coerência no investimento nacional foram outros fatores determinantes apontados pelo autarca, anunciando que a autarquia investiu, entre 2018 e 2022, mais de 74 milhões de euros para a coesão territorial, investimento esse que “deve ser acompanhado de uma estratégia adequada”.
No encerramento da conferência, onde marcou também presença a Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, o autarca lembrou ainda que é necessário “fixar e atrair para os territórios novos investidores, de forma a crescer local, nacional e internacionalmente”, tendo a governante sublinhado a importância dos debates como o que decorreu em Viana do Castelo.
“Consideramos, por defeito profissional, que o conhecimento científico é fundamental para tomar decisões políticas”, vincou Ana Abrunhosa, defendendo que “os políticos, ao fazer escolhas, fazem-no, desta forma, mais fundamentadamente, tomando decisões mais informadas”.
A governante que tutela as autarquias referiu-se ainda à redução das assimetrias e ao desenvolvimento do interior assentes na valorização do conhecimento, sendo necessárias políticas de desenvolvimento regional e terminou garantindo que só estará “satisfeita” quando houver regionalização, que ainda necessita de um largo consenso político que não existe.
O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, e o vereador com o Pelouro da Saúde, Ricardo Rego, estiveram nas comemorações dos 20 anos de elevação a vida e 500 anos de freguesia de Alvarães.
Um presente muito pedido na época de Natal são os videojogos, uma fonte de divertimento a que metade dos europeus recorre. Para ajudar pais e encarregados de educação a escolher ou validar a melhor opção para os seus filhos, a Video Games Europe, associação europeia de videojogos, acaba de lançar a sua campanha "Seize the Controls" 2024.
Armando Teixeira, atleta de trail running especialista em provas de montanha de longa distância, ex-aluno da Pós-Graduação em Avaliação, Planeamento e Performance em Trail Running e, atualmente, a frequentar o Mestrado em Treino Desportivo também na Escola Superior de Desporto e Lazer do Politécnico de Viana do Castelo, assumiu, recentemente, o lugar de Selecionador Nacional de Trail Running.
O parlamento aprovou, na generalidade, uma proposta de lei do Governo que aumenta as penas para agressões contra polícias, profissionais de saúde ou bombeiros e isenta-os de custas, uma iniciativa criticada por vários partidos.
O Santa Luzia FC é a primeira equipa a garantir a passagem à 4ª Eliminatória da Taça de Portugal Feminina de Futsal Placard. A formação de Viana do Castelo bateu o Aliados FC Lordelo, fora de casa, por 7-0, seguindo, assim, em frente na prova.
O Município de Ponte de Lima, em parceria com a Associação de Folclore de Ponte de Lima, vai promover no próximo dia 11 de janeiro de 2025, às 21 horas, o tradicional Cantar dos Reis. Este ano, o momento realizar-se-á no Pavilhão de Feiras e Exposições da Expolima.
O Tribunal de Contas (TdC) encontrou irregularidades em contratos públicos da Câmara de Caminha celebrados entre 2015 e 2020, remetendo o processo para o Ministério Público (MP).