Logo
Regional

Viana do Castelo já iniciou a candidatura de 2 milhões de euros para projeto Bairro Comercial Digital

25 Maio, 2023 | 11:49
Partilhar
Eduarda Alves
3 min. leitura

A Câmara Municipal de Viana do Castelo vai investir, nos próximos anos, no Bairro Comercial da zona histórica da cidade. O objetivo é torna-lo mais sofisticado e atrativo, com iniciativas criativas, lúdicas e várias inovações urbanísticas que visam a promoção de tecnologias digitais centradas nas pessoas.

O principal objetivo é a transformação de um espaço urbano que passa a ser o cartaz de visita da cidade para todos os cidadãos, empresas e turistas, de maneira a alcançar uma nova centralidade na cidade através da transição digital e climática do setor do comércio e serviços, em particular nos estabelecimentos existentes e nos novos negócios que se esperam atrair, mediante a disponibilização de ferramentas e serviços que contribuirão para a digitalização do setor e para a dinamização económica e social local.

Trata-se de um projeto inovador, cuja candidatura aos fundos do PRR compete com todas as outras cidades nacionais, com um investimento previsto de cerca de 2 milhões de euros, esperando um financiamento de 1,5 milhões de euros.

A primeira etapa já foi ultrapassada com a aprovação da proposta de ideia, entre 187 manifestações de interesse de outras cidades, tendo Viana do Castelo sido selecionada para submeter a sua candidatura final a esta chamada do PRR bastante exigente.

O projeto do Bairro Comercial Digital procurará a mobilidade inteligente, com uma nova gestão e monitorização dos fluxos de pessoas e veículos em tempo real, fomentando a fluidez e a harmonia de percursos, com novos caminhos pedonais e o aumento da mobilidade suave.

Prevê ainda a existência de uma loja central do Bairro que servirá como unidade central, de gestão e monitorização, para tratar de todos os assuntos relativos ao Bairro que, através dos sensores ambientais e plataformas de visualização de ocorrências e outras, tende a promoção da descentralização na gestão e organização da cidade nesta área comercial.

Será criado um portfolio de serviços e equipamentos mais alargado, uma identidade visual partilhada, montras digitais, um conjunto de mobiliário urbano inovador, expansão da rede pública WiFi e 5G, e outro tipo de inovações com vista à criação de um espaço tecnologicamente avançado e com alto valor para a prestação de serviços ao cidadão e ao comércio tradicional.

Através do desenvolvimento de novas funcionalidades, da integração das Lojas com História, entre outras novidades, como por exemplo a utilização da realidade aumentada.

Numa sessão para a qual foram convidados todos os comerciantes do centro histórico, a Câmara Municipal apresentou as linhas gerais da candidatura já submetida e os resultados do inquérito realizado há um ano aos comerciantes e consumidores, dados que serviram de base, para a candidatura final aos Bairros Comerciais Digitais.

Mais de 70% dos comerciantes responderam favoravelmente na adoção de tecnologias digitais ao serviço do comércio local e atualmente mais de 95% dos consumidores em Viana do Castelo realizam compras online, enquanto apenas 34,4% dos comerciantes vende online, pelo que o consumo digital se apresenta como uma oportunidade para os negócios.

O atendimento, o contacto presencial e a forma personalizada como os comerciantes recebem os seus clientes não será substituída, mas o investimento no digital pretende melhorar experiências, modernizar e ir ao encontro do que os clientes procuram.

Este projeto vai criar novas experiências de consumo, promovendo novas interações e transações comerciais entre empresas e clientes, que incluem os turistas, criando sinergias agregadoras de valor e dinamizadoras para o centro histórico da cidade.

A Câmara Municipal criou um consórcio com a Associação Empresarial de Viana do Castelo, que irá ser responsável pela contratação de um Gestor do Bairro, previsto na candidatura, promovendo em conjunto com os comerciantes locais, várias medidas para formar, capacitar, divulgar e incentivar o uso das tecnologias digitais que serão disponibilizadas no Bairro.

Já o Município irá promover o desenvolvimento e implementação das ações previstas no Plano de Ação do projeto, bem como disponibilizar os meios humanos e financeiros necessários ao seu sucesso.

 

A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Desporto 15 Julho, 2024

Irmãos Maciel com triplo ouro no Campeonato Nacional de Velocidade

Realizou-se este fim-de-semana, no Centro de Alto Rendimento de Montemor-O-Velho, o “Campeonato Nacional de Velocidade”, considerada a prova rainha da Canoagem. Sérgio Maciel e Tiago Maciel, do Viana Garças Clube, conquistaram o ouro na distância Olímpica de 1000 m, em C1 Sénior e C1 Júnior respetivamente.

Regional 15 Julho, 2024

“Funkids” proporcionou duas semanas de férias a 300 jovens valencianos

Funkids proporcionou duas semanas de férias a 300 jovens valencianos, entre 1 e 12 de julho. O ATL – Atividades de Tempos Livres de Verão, proporcionou um amplo leque de atividades como idas à praia, atividades desportivas, cinema e muita diversão no Valença Aqua Parque.

Regional 15 Julho, 2024

Valença com programa de apoio à esterilização de Animais de Companhia

A Câmara Municipal de Valença já está a implementar o Programa de Apoio à Esterilização de Animais de Companhia dirigido aos munícipes com maiores dificuldades económicas.

Regional 15 Julho, 2024

Mensagem de D. João Lavrador face ao acidente que provocou a morte trágica a quatro jovens em Melgaço

A Diocese de Viana viveu, nestes últimos dias, o seu primeiro acampamento juvenil Diocesano. Este momento, reflete a importância e o lugar fundamental que os jovens e as suas famílias têm, não só para nós, como para aquilo que acreditamos ser essencial para um mundo renovado e mais evangélico.

Regional 15 Julho, 2024

Empresários da Zona Industrial de Vila Nova de Cerveira participaram em reunião promovida pela autarquia

Cerca de 20 empresários da Zona Industrial de Vila Nova de Cerveira participaram numa reunião convocada pela Câmara Municipal, em parceria com o CESAE - Centro para o Desenvolvimento de Competências Digitais. A reunião teve como propósito auscultar preocupações e identificar as necessidades de formação sentidas pelas empresas. Foram ainda apresentadas sugestões para melhorar a articulação entre as entidades envolvidas, com vista ao arranque do Centro de Inovação de Cerveira - CIC.

Regional 14 Julho, 2024

Comando Distrital da PSP assinala 148 anos de existência

O Comando Distrital da PSP de Viana do Castelo, com o apoio da Câmara Municipal, vai assinalar os seus 148 anos de existência com um programa comemorativo que integra diversas atividades, nomeadamente um Concerto da Banda Sinfónica da PSP no Teatro Municipal Sá de Miranda, com entrada gratuita, e uma exposição estática de meios na Praça da Liberdade.

Regional 14 Julho, 2024

Militares vigiam Serra de Santa Luzia durante período crítico de incêndios florestais

À semelhança do que tem acontecido nos últimos anos, os Militares do Exército da Escola dos Serviços da Póvoa do Varzim estão a vigiar a Serra de Santa Luzia até dia 30 de setembro.