O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, procedeu à entrega de mais 8 selos “Destino de Qualidade”, elevando, assim, para 83 o número de empresas vianenses certificadas com esta marca distintiva.
Foram, assim, certificadas a Viana Cycles, Hotel AP Dona Aninhas, Hotel Areias Claras, Casa de Lencastre – AL, Casa do Valo – AGT, Casa da Varanda – AL / Estabelecimento de hospedagem, Casa Santiago – AL e Vianesa Sensations.
O selo “Destino de Qualidade” reconhece a qualidade do território vianense enquanto destino turístico pois é atribuído às empresas que concluírem com sucesso, ao longo do ano, o número mínimo de módulos / horas de formação exigido.
Entre 2021 e 2024, foram promovidas um total de 419 horas de formação, que resultaram na emissão de 941 certificados no âmbito de 59 ações de formação. Ao longo do ano passado, foram realizadas 14 ações, com uma duração total de 156 horas, que asseguraram a certificação de 222 participantes oriundos do setor do alojamento (hotelaria tradicional, alojamento local, turismo em espaço rural), da restauração, dos serviços (comércio, empresas de animação turística, de organização de eventos), entre outros destinatários.
Em janeiro deste ano, a Câmara Municipal, com a Escola de Hotelaria e Turismo de Viana do Castelo, deu já início à 5ª edição do Plano de Capacitação para o Setor do Turismo de Viana do Castelo, organizado ao abrigo do protocolo de parceria existente entre o Município e o Turismo de Portugal, através da escola de hotelaria, no âmbito do programa Formação+Próxima.
Na cerimónia de entrega dos selos e diplomas, o Presidente da Câmara afirmou que este programa de formação surgiu “da disponibilidade e oportunidade de fazer algo pelo setor do turismo” num período pós-pandemia. “Hoje temos os resultados deste trabalho conjunto, solidificados por um conjunto de resultados nacionais e internacionais. Todos nos disponibilizamos para melhorar, para nos capacitar, como forma de ir ao encontro do que o público e os turistas pretendem, com o objetivo de alcançar a excelência”, considerou Luís Nobre.
Recorde-se que Viana do Castelo foi pioneira no pós-Covid, em 2021, com a implementação de um programa de formação que, a partir de 2022, alargou às diversas escolas de turismo a nível nacional.
Este programa é uma medida que tem por fim capacitar, massivamente, os colaboradores do setor do Turismo, de uma forma mais próxima e de acordo com as metodologias utilizadas ao longo do último ano: formação digital e presencial, com conteúdos adaptados às necessidades de futuro, ao longo de todo o território nacional e adaptada à diversidade das empresas de turismo.
A atividade turística tem, ao longo dos anos, assentado num modelo de baixas qualificações e, consequentemente, de baixos salários, pelo que as transformações estruturais do setor nos últimos anos e as que se esperam para os próximos exigem uma alteração profunda dos níveis de qualificações nesta atividade.
O programa visa capacitar as empresas na “arte da hospitalidade”, através do desenvolvimento de conteúdos formativos nas áreas das soft e hard skills, num programa desenvolvido pelas Escolas do Turismo de Portugal, em parceria com as autarquias, enquanto agentes mais próximos das realidades locais e mobilizadores da mudança estratégica que se pretende alcançar no território em que se inserem. O programa pretende descentralizar a formação em turismo e adaptá-la às necessidades locais, por todo o território nacional, à diversidade das empresas do setor e extensível a toda a cadeia de valor do turismo, num programa de formação que seja mais próximo das pessoas e das necessidades dos territórios. Propõe-se, ainda, ser um instrumento de captação de talento, qualificando pessoas de outros setores e/ou desempregados que queiram ingressar no setor do turismo.
O SC Vianense deslocou-se este domingo a Mirandela, ao Estádio São Sebastião, e venceu a equipa local por 3-1, em jogo da 11.ª jornada do Campeonato de Portugal, série A.
Após uma derrota na primeira jornada frente à Associação de Futebol de Braga, por 1-0, a Seleção da Associação de Futebol de Viana do Castelo conseguiu um empate frente à Associação de Futebol de Viseu, num jogo da segunda jornada da Taça das Regiões, que terminou 1-1.
A RTP vai participar na edição de 2026 do Festival Eurovisão da Canção, marcada para maio, na Áustria. A decisão surge após alterações nas regras de votação do concurso, aprovadas pela União Europeia de Radiodifusão (UER), que visam reforçar a transparência e a confiança nos resultados.
A Seleção Nacional Feminina de Futsal conquistou este domingo a medalha de prata na 1.ª edição do Campeonato do Mundo, disputado nas Filipinas, após perder por 3-0 frente ao Brasil na final. A equipa orientada por Luís Conceição assinou um percurso notável e regressa a casa com um resultado histórico para a modalidade.
O Vice-Presidente da Câmara de Monção, Roberto Lameira, e o concelleiro de Desporto de Salvaterra de Miño, Edgar Martinez, apresentaram esta semana a Prova Solidária S. Silvestre, que terá lugar dia 27 de dezembro, com partidas previstas para as 19h00 (Mini S. Silvestre) e 19h30 (prova principal).
A Juventude de Viana continua a viver um arranque de época irrepreensível. Este sábado, no Pavilhão José Natário, a formação vianense somou a nona vitória consecutiva ao bater de forma contundente o Infante de Sagres por 6-0, em partida da 9.ª jornada do Campeonato Nacional da II Divisão.
Vila Nova de Cerveira reuniu cerca de 200 utentes das seis Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) do concelho para o tradicional Almoço de Natal. A iniciativa contou com a presença do Presidente da Câmara, Rui Teixeira, e dos vereadores António Quintas e Sónia Guerreiro, num ambiente de grande animação e convívio.