O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, procedeu à entrega de mais 8 selos “Destino de Qualidade”, elevando, assim, para 83 o número de empresas vianenses certificadas com esta marca distintiva.
Foram, assim, certificadas a Viana Cycles, Hotel AP Dona Aninhas, Hotel Areias Claras, Casa de Lencastre – AL, Casa do Valo – AGT, Casa da Varanda – AL / Estabelecimento de hospedagem, Casa Santiago – AL e Vianesa Sensations.
O selo “Destino de Qualidade” reconhece a qualidade do território vianense enquanto destino turístico pois é atribuído às empresas que concluírem com sucesso, ao longo do ano, o número mínimo de módulos / horas de formação exigido.
Entre 2021 e 2024, foram promovidas um total de 419 horas de formação, que resultaram na emissão de 941 certificados no âmbito de 59 ações de formação. Ao longo do ano passado, foram realizadas 14 ações, com uma duração total de 156 horas, que asseguraram a certificação de 222 participantes oriundos do setor do alojamento (hotelaria tradicional, alojamento local, turismo em espaço rural), da restauração, dos serviços (comércio, empresas de animação turística, de organização de eventos), entre outros destinatários.
Em janeiro deste ano, a Câmara Municipal, com a Escola de Hotelaria e Turismo de Viana do Castelo, deu já início à 5ª edição do Plano de Capacitação para o Setor do Turismo de Viana do Castelo, organizado ao abrigo do protocolo de parceria existente entre o Município e o Turismo de Portugal, através da escola de hotelaria, no âmbito do programa Formação+Próxima.
Na cerimónia de entrega dos selos e diplomas, o Presidente da Câmara afirmou que este programa de formação surgiu “da disponibilidade e oportunidade de fazer algo pelo setor do turismo” num período pós-pandemia. “Hoje temos os resultados deste trabalho conjunto, solidificados por um conjunto de resultados nacionais e internacionais. Todos nos disponibilizamos para melhorar, para nos capacitar, como forma de ir ao encontro do que o público e os turistas pretendem, com o objetivo de alcançar a excelência”, considerou Luís Nobre.
Recorde-se que Viana do Castelo foi pioneira no pós-Covid, em 2021, com a implementação de um programa de formação que, a partir de 2022, alargou às diversas escolas de turismo a nível nacional.
Este programa é uma medida que tem por fim capacitar, massivamente, os colaboradores do setor do Turismo, de uma forma mais próxima e de acordo com as metodologias utilizadas ao longo do último ano: formação digital e presencial, com conteúdos adaptados às necessidades de futuro, ao longo de todo o território nacional e adaptada à diversidade das empresas de turismo.
A atividade turística tem, ao longo dos anos, assentado num modelo de baixas qualificações e, consequentemente, de baixos salários, pelo que as transformações estruturais do setor nos últimos anos e as que se esperam para os próximos exigem uma alteração profunda dos níveis de qualificações nesta atividade.
O programa visa capacitar as empresas na “arte da hospitalidade”, através do desenvolvimento de conteúdos formativos nas áreas das soft e hard skills, num programa desenvolvido pelas Escolas do Turismo de Portugal, em parceria com as autarquias, enquanto agentes mais próximos das realidades locais e mobilizadores da mudança estratégica que se pretende alcançar no território em que se inserem. O programa pretende descentralizar a formação em turismo e adaptá-la às necessidades locais, por todo o território nacional, à diversidade das empresas do setor e extensível a toda a cadeia de valor do turismo, num programa de formação que seja mais próximo das pessoas e das necessidades dos territórios. Propõe-se, ainda, ser um instrumento de captação de talento, qualificando pessoas de outros setores e/ou desempregados que queiram ingressar no setor do turismo.
O Orçamento do Estado para 2026 prevê 58,7 milhões de euros para o desporto, mais 8,1 milhões do que este ano, anunciou a ministra da Cultura, Juventude e Desporto, Margarida Balseiro Lopes.
Viana do Castelo volta a acolher uma iniciativa solidária que já se tornou tradição: o Calendário Solidário “Nina, a Bombeira” 2026. A mascote dos Bombeiros Voluntários da cidade volta a unir comunidade e solidariedade, ajudando a angariar fundos essenciais para a corporação.
Viana do Castelo acolheu, no inicio da semana, a tradicional bênção do caloiro, organizada pelo Departamento Diocesano da Pastoral do Ensino Superior, em parceria com a Federação Académica do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC).
O filme “Vira do Minho”, realizado por Flávio Cruz, foi duplamente premiado na 13.ª edição do Finisterra Portugal Film Art & Tourism Festival, que decorreu este ano em Sines. A obra distinguiu-se entre 165 filmes de 35 países, arrecadando o Prémio Especial do Júri e o Prémio de Melhor Banda Sonora.
O Cine Teatro João Verde, em Monção, acolhe este domingo, dia 9 de novembro, o espetáculo “E os DesFados… Pimba?”, que apresenta versões inéditas de alguns dos maiores clássicos da música pimba.
Paredes de Coura acolhe hoje, 8 de novembro, mais uma edição da Feira de Troca de Sementes, no Museu Regional, numa iniciativa que pretende sensibilizar a população, especialmente os mais jovens, para a importância da preservação da biodiversidade e do património genético local.
Viana do Castelo dá hoje início oficial à época natalícia com a inauguração da iluminação de Natal, marcada para as 18h00 deste sábado, no centro histórico. O momento simbólico assinala o arranque de uma programação que se prolongará até 12 de janeiro de 2026, com dezenas de iniciativas destinadas a animar a cidade e a atrair visitantes de toda a região.