Logo
Regional

Viana do Castelo já conta com 83 empresas certificadas como “Destino de Qualidade”

4 Fevereiro, 2025 | 14:25
Partilhar
Pedro Xavier
3 min. leitura

O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, procedeu à entrega de mais 8 selos “Destino de Qualidade”, elevando, assim, para 83 o número de empresas vianenses certificadas com esta marca distintiva.

Foram, assim, certificadas a Viana Cycles, Hotel AP Dona Aninhas, Hotel Areias Claras, Casa de Lencastre – AL, Casa do Valo – AGT, Casa da Varanda – AL / Estabelecimento de hospedagem, Casa Santiago – AL e Vianesa Sensations.

O selo “Destino de Qualidade” reconhece a qualidade do território vianense enquanto destino turístico pois é atribuído às empresas que concluírem com sucesso, ao longo do ano, o número mínimo de módulos / horas de formação exigido.

Entre 2021 e 2024, foram promovidas um total de 419 horas de formação, que resultaram na emissão de 941 certificados no âmbito de 59 ações de formação. Ao longo do ano passado, foram realizadas 14 ações, com uma duração total de 156 horas, que asseguraram a certificação de 222 participantes oriundos do setor do alojamento (hotelaria tradicional, alojamento local, turismo em espaço rural), da restauração, dos serviços (comércio, empresas de animação turística, de organização de eventos), entre outros destinatários. 

Em janeiro deste ano, a Câmara Municipal, com a Escola de Hotelaria e Turismo de Viana do Castelo, deu já início à 5ª edição do Plano de Capacitação para o Setor do Turismo de Viana do Castelo, organizado ao abrigo do protocolo de parceria existente entre o Município e o Turismo de Portugal, através da escola de hotelaria, no âmbito do programa Formação+Próxima.

Na cerimónia de entrega dos selos e diplomas, o Presidente da Câmara afirmou que este programa de formação surgiu “da disponibilidade e oportunidade de fazer algo pelo setor do turismo” num período pós-pandemia. “Hoje temos os resultados deste trabalho conjunto, solidificados por um conjunto de resultados nacionais e internacionais. Todos nos disponibilizamos para melhorar, para nos capacitar, como forma de ir ao encontro do que o público e os turistas pretendem, com o objetivo de alcançar a excelência”, considerou Luís Nobre.

Recorde-se que Viana do Castelo foi pioneira no pós-Covid, em 2021, com a implementação de um programa de formação que, a partir de 2022, alargou às diversas escolas de turismo a nível nacional.

Este programa é uma medida que tem por fim capacitar, massivamente, os colaboradores do setor do Turismo, de uma forma mais próxima e de acordo com as metodologias utilizadas ao longo do último ano: formação digital e presencial, com conteúdos adaptados às necessidades de futuro, ao longo de todo o território nacional e adaptada à diversidade das empresas de turismo.

A atividade turística​ tem, ao longo dos anos, assentado num modelo de baixas qualificações e, consequentemente, de baixos salários, pelo que as transformações estruturais do setor nos últimos anos e as que se esperam para os próximos exigem uma alteração profunda dos níveis de qualificações nesta atividade.

O programa visa capacitar as empresas na “arte da hospitalidade”, através do desenvolvimento de conteúdos formativos nas áreas das soft e hard skills, num programa ​desenvolvido pelas Escolas do Turismo de Portugal, em parceria com as autarquias, enquanto agentes mais próximos das realidades locais e mobilizadores da mudança estratégica que se pretende alcançar no território em que se inserem. O programa pretende descentralizar a formação em turismo e adaptá-la às necessidades locais, por todo o território nacional, à diversidade das empresas do setor e extensível a toda a cadeia de valor do turismo, num programa de formação que seja mais próximo das pessoas e das necessidades dos territórios. Propõe-se, ainda, ser um instrumento de captação de talento, qualificando pessoas de outros setores e/ou desempregados que queiram ingressar no setor do turismo.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 4 Fevereiro, 2026

Viana do Castelo investe 323 mil euros em freguesias do concelho

A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou na terça-feira 323.350 euros em apoios a Juntas e Uniões de Freguesia, destinados a obras de mobilidade, segurança rodoviária e requalificação de equipamentos.

Nacional 4 Fevereiro, 2026

Empresa de Arcos de Valdevez apoia populações afetadas pelo temporal em Ourém

A Publivez, empresa sediada no Parque Empresarial de Mogueiras, em Tabaçô, concelho de Arcos de Valdevez, entregou, em parceria com a Tiagus, paletes de lonas destinadas a apoiar populações afetadas pelos estragos provocados pela depressão Kristin no concelho de Ourém.

Regional 4 Fevereiro, 2026

Unidade Móvel de Saúde de Viana do Castelo realizou mais de 17 mil atendimentos em cinco anos

A Unidade Móvel de Saúde de Viana do Castelo realizou cerca de 17.553 atendimentos desde a sua criação, em dezembro de 2020, abrangendo 24 freguesias do concelho, informou a Câmara Municipal.

Desporto 4 Fevereiro, 2026

Equipa feminina do Clube de Rugby de Arcos de Valdevez é Campeã Nacional

A equipa feminina do Clube de Rugby de Arcos de Valdevez (CRAV/Sport) sagrou-se Campeã Nacional Sub-18, após vencer todos os jogos da competição, desde a fase regular até à final, disputada no Estádio Municipal de Arcos de Valdevez.

Cultura 4 Fevereiro, 2026

Viana do Castelo recebe ação do CAPACITEATRO e promove teatro como ferramenta social

Viana do Castelo recebeu mais uma ação do CAPACITEATRO, projeto que utiliza o teatro como instrumento de inclusão e intervenção social. A iniciativa decorreu no Grupo Etnográfico de Areosa e foi orientada pelo ator e encenador António Durães, conhecido pelo trabalho com comunidades.

Regional 4 Fevereiro, 2026

Jovem detido em Ponte de Lima com haxixe

A PSP intercetou, no dia 30 de janeiro, um jovem de 20 anos, desempregado e residente em Ponte de Lima, na posse de haxixe suficiente para cerca de 16 doses individuais.

Regional 4 Fevereiro, 2026

Vila Nova de Cerveira e São Pedro da Torre recebem 50 vagas de emprego no setor produtivo

O Clan, empresa portuguesa de recursos humanos com mais de 30 anos de experiência, abriu 50 vagas para operadores de produção em Vila Nova de Cerveira e São Pedro da Torre, no distrito de Viana do Castelo.