O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, procedeu à entrega de mais 8 selos “Destino de Qualidade”, elevando, assim, para 83 o número de empresas vianenses certificadas com esta marca distintiva.
Foram, assim, certificadas a Viana Cycles, Hotel AP Dona Aninhas, Hotel Areias Claras, Casa de Lencastre – AL, Casa do Valo – AGT, Casa da Varanda – AL / Estabelecimento de hospedagem, Casa Santiago – AL e Vianesa Sensations.
O selo “Destino de Qualidade” reconhece a qualidade do território vianense enquanto destino turístico pois é atribuído às empresas que concluírem com sucesso, ao longo do ano, o número mínimo de módulos / horas de formação exigido.
Entre 2021 e 2024, foram promovidas um total de 419 horas de formação, que resultaram na emissão de 941 certificados no âmbito de 59 ações de formação. Ao longo do ano passado, foram realizadas 14 ações, com uma duração total de 156 horas, que asseguraram a certificação de 222 participantes oriundos do setor do alojamento (hotelaria tradicional, alojamento local, turismo em espaço rural), da restauração, dos serviços (comércio, empresas de animação turística, de organização de eventos), entre outros destinatários.
Em janeiro deste ano, a Câmara Municipal, com a Escola de Hotelaria e Turismo de Viana do Castelo, deu já início à 5ª edição do Plano de Capacitação para o Setor do Turismo de Viana do Castelo, organizado ao abrigo do protocolo de parceria existente entre o Município e o Turismo de Portugal, através da escola de hotelaria, no âmbito do programa Formação+Próxima.
Na cerimónia de entrega dos selos e diplomas, o Presidente da Câmara afirmou que este programa de formação surgiu “da disponibilidade e oportunidade de fazer algo pelo setor do turismo” num período pós-pandemia. “Hoje temos os resultados deste trabalho conjunto, solidificados por um conjunto de resultados nacionais e internacionais. Todos nos disponibilizamos para melhorar, para nos capacitar, como forma de ir ao encontro do que o público e os turistas pretendem, com o objetivo de alcançar a excelência”, considerou Luís Nobre.
Recorde-se que Viana do Castelo foi pioneira no pós-Covid, em 2021, com a implementação de um programa de formação que, a partir de 2022, alargou às diversas escolas de turismo a nível nacional.
Este programa é uma medida que tem por fim capacitar, massivamente, os colaboradores do setor do Turismo, de uma forma mais próxima e de acordo com as metodologias utilizadas ao longo do último ano: formação digital e presencial, com conteúdos adaptados às necessidades de futuro, ao longo de todo o território nacional e adaptada à diversidade das empresas de turismo.
A atividade turística tem, ao longo dos anos, assentado num modelo de baixas qualificações e, consequentemente, de baixos salários, pelo que as transformações estruturais do setor nos últimos anos e as que se esperam para os próximos exigem uma alteração profunda dos níveis de qualificações nesta atividade.
O programa visa capacitar as empresas na “arte da hospitalidade”, através do desenvolvimento de conteúdos formativos nas áreas das soft e hard skills, num programa desenvolvido pelas Escolas do Turismo de Portugal, em parceria com as autarquias, enquanto agentes mais próximos das realidades locais e mobilizadores da mudança estratégica que se pretende alcançar no território em que se inserem. O programa pretende descentralizar a formação em turismo e adaptá-la às necessidades locais, por todo o território nacional, à diversidade das empresas do setor e extensível a toda a cadeia de valor do turismo, num programa de formação que seja mais próximo das pessoas e das necessidades dos territórios. Propõe-se, ainda, ser um instrumento de captação de talento, qualificando pessoas de outros setores e/ou desempregados que queiram ingressar no setor do turismo.
A GNR deteve, no passado dia 12 de setembro, um jovem de 17 anos, no concelho de Ponte de Lima, por suspeita de tráfico de estupefacientes. A detenção foi realizada pelo Núcleo de Investigação Criminal (NIC) de Arcos de Valdevez, no âmbito de uma investigação em curso.
A Seleção Nacional Feminina de Futebol de Praia sagrou-se, este domingo, campeã da Liga Europeia, ao vencer a seleção espanhola por 4-2, na grande final disputada em Florença, Itália. Esta é a primeira vez que Portugal conquista o título europeu, juntando-se à lista de vencedores que conta com Espanha (2022 e 2023), Polónia (2024) e Rússia (2021).
Com o arranque do novo ano letivo, o Município de Viana do Castelo endereçou uma mensagem de boas-vindas à comunidade escolar, desejando a alunos, professores e funcionários um regresso “tranquilo, cheio de energia e motivação”.
O Santa Luzia Futebol Clube empatou este domingo, 5-5, frente ao Águias de Santa Marta, no Pavilhão José Natário, em partida da 2.ª jornada da Liga Feminina Placard de Futsal. Num encontro repleto de emoção, reviravoltas, erros defensivos e decisões polémicas da equipa de arbitragem, o empate acabou por refletir a instabilidade do jogo, mas também a garra das vianenses, que evitaram a derrota nos segundos finais.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo congratula o Sapador Bombeiro Rui Lacerda, da Companhia de Bombeiros Sapadores de Viana do Castelo, pelo seu brilhante desempenho nas competições internacionais de Canoagem – Maratona.
O Cineteatro dos Bombeiros Voluntários de Vila Praia de Âncora foi palco, recentemente, da apresentação de “Entre Redes e Marés”, um projeto audiovisual que cruza poesia, fé e memória coletiva, da autoria da poetisa Celina Parente, em colaboração com a produtora Creative Session.
A residência de Rui Sousa, candidato do Partido Socialista (PS) à presidência da União de Freguesias de Viana do Castelo (Santa Maria Maior e Monserrate) e Meadela, foi assaltada na manhã deste domingo, coincidindo com o dia em que apresentou formalmente a sua candidatura às eleições autárquicas 2025, no centro histórico da cidade.