Logo
Regional

Viana do Castelo investiu 66,78 milhões de euros em Educação em doze anos

9 Abril, 2023 | 9:20
Partilhar
Eduarda Alves
1 min. leitura

O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, marcou presença no almoço-debate “Memória do Futuro”, organizado pela Betweien, encontro que reuniu cerca de meia centena de participantes, entre autarcas, associações, fundações, técnicos de educação e intervenção local, entre outros agentes. O encontro contou ainda com a presença do Presidente da Fundação Mestre Casais, José Mendes, que abriu o debate.

No debate que aconteceu num espaço de restauração do Altice Fórum Braga, o autarca vianense referiu o investimento que tem sido feito pela autarquia e a aposta estrutural na educação, apontando ideias para o futuro da educação e da intervenção local. Nos últimos doze anos, Viana do Castelo investiu 66,78 milhões de euros na Educação. Entre 2018 e 2022, foram investidos 23 milhões e, só este ano, a previsão é de 8,75 milhões de euros.

Luís Nobre defendeu a ideia de uma transição digital progressiva dentro dos princípios do formato, do ambiente espacial das salas, do formato dos conteúdos e materiais, do processo de transmissão / comunicação dos conteúdos, defendendo igualmente a transformação cultural dos corpos docentes e discentes, o uso da tecnologia de forma estrutural e a inteligência artificial na educação, estimulando o aluno protagonista que pense “fora da caixa”.

Frisou que a educação deve incentivar os professores para que tenham uma abordagem mais colaborativa e voltada para a prática, incentivando a inovação, a experimentação e a construção crítica do pensamento.

O autarca indicou também que, no que toca ao mercado de trabalho, é possível perceber tendências nos domínios da sustentabilidade (energia), da tecnologia e da saúde. 

Nesse âmbito, realçou que as cidades mais inteligentes têm por base nove critérios: tecnologia, planejamento urbano, transporte e mobilidade, meio ambiente, governança, economia, coesão social, capital humano e projeção internacional.

A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 23 Junho, 2024

Executivo de Caminha aprova criação de Taxa Municipal Turística

O Regulamento foi aprovado pelo Executivo Municipal esta quarta-feira, devendo agora ser submetido à apreciação e votação em Assembleia Municipal. Genericamente, a taxa aplica-se a pessoas de idade igual ou superior a 16 anos e até sete noites seguidas, mas estão previstas várias exclusões. Terá um valor diferenciado por épocas: 1,50 € (01 maio a 30 setembro) e 1,00 € (01 outubro a 30 abril).

Regional 23 Junho, 2024

Monção com investimento de 6,2 ME na rede de gás natural

Monção inaugurou a Unidade Autónoma de Gás, um investimento de 6,2 milhões de euros para abastecer indústria, serviços e cerca de três mil clientes domésticos.

Regional 23 Junho, 2024

14 trabalhos de estudantes conquistam Prémio Escolar António Manuel Couto Viana 

Foram este sábado distinguidos pela Câmara Municipal de Viana do Castelo os 14 trabalhos vencedores da 14ª edição do Prémio Escolar António Manuel Couto Viana, distribuídos pelas várias modalidade e anos de escolaridade.

Regional 23 Junho, 2024

Paredes de Coura investe cerca de 1 milhão de euros no Centro de Saúde

Com este investimento de 950 mil euros garantido junto da Administração Central do Sistema de Saúde, previsto no Plano de Recuperação e Resiliência no âmbito do programa designado por "Cuidados de Saúde Primários com mais respostas", vai permitir ao Município de Paredes de Coura requalificar o seu Centro de Saúde ao nível da eficiência energética, bem como assegurar melhor acessibilidade, a segurança e o conforto de utentes e profissionais.

Internacional 23 Junho, 2024

CIM Alto Minho participou na primeira reunião de parceria do projeto europeu para redução de desperdício alimentar

Nos dias 18 e 19 de junho de 2024, na cidade de Sofia, Bulgária, decorreu a primeira reunião técnica do projeto CIBUS - Cutting food loss and waste in Europe, um projeto financiado pelo programa Interreg Europe, que tem como objetivo principal a redução da perda e do desperdício de alimentos em toda a Europa.

Regional 22 Junho, 2024

Coro Sementes de Deus vence concurso para criação do “Hino Jotas de Viana”

Decorreu esta tarde, no Centro Paulo VI em Darque, o concurso para a criação do "Hino Jotas de Viana", lançado pelo Secretariado Diocesano da Pastoral Juvenil da Diocese de Viana do Castelo. A concurso foram os grupos: As Vozes Brancas de Serreleis e o Coro Sementes de Deus, que foi o vencedor.

Desporto 22 Junho, 2024

Portugal nos ‘oitavos’ do Euro2024 após vitória frente à Turquia

Portugal garantiu hoje o apuramento para os oitavos de final do Campeonato da Europa de futebol de 2024 e assegurou a vitória no Grupo F, ao bater a Turquia por 3-0, no segundo jogo na prova, em Dortmund.