O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, marcou presença no almoço-debate “Memória do Futuro”, organizado pela Betweien, encontro que reuniu cerca de meia centena de participantes, entre autarcas, associações, fundações, técnicos de educação e intervenção local, entre outros agentes. O encontro contou ainda com a presença do Presidente da Fundação Mestre Casais, José Mendes, que abriu o debate.
No debate que aconteceu num espaço de restauração do Altice Fórum Braga, o autarca vianense referiu o investimento que tem sido feito pela autarquia e a aposta estrutural na educação, apontando ideias para o futuro da educação e da intervenção local. Nos últimos doze anos, Viana do Castelo investiu 66,78 milhões de euros na Educação. Entre 2018 e 2022, foram investidos 23 milhões e, só este ano, a previsão é de 8,75 milhões de euros.
Luís Nobre defendeu a ideia de uma transição digital progressiva dentro dos princípios do formato, do ambiente espacial das salas, do formato dos conteúdos e materiais, do processo de transmissão / comunicação dos conteúdos, defendendo igualmente a transformação cultural dos corpos docentes e discentes, o uso da tecnologia de forma estrutural e a inteligência artificial na educação, estimulando o aluno protagonista que pense “fora da caixa”.
Frisou que a educação deve incentivar os professores para que tenham uma abordagem mais colaborativa e voltada para a prática, incentivando a inovação, a experimentação e a construção crítica do pensamento.
O autarca indicou também que, no que toca ao mercado de trabalho, é possível perceber tendências nos domínios da sustentabilidade (energia), da tecnologia e da saúde.
Nesse âmbito, realçou que as cidades mais inteligentes têm por base nove critérios: tecnologia, planejamento urbano, transporte e mobilidade, meio ambiente, governança, economia, coesão social, capital humano e projeção internacional.
A aldeia de Freixieiro de Soutelo, no concelho de Viana do Castelo, acolhe esta época natalícia uma iniciativa singular: uma escultura do Menino Jesus feita em chocolate. Esta peça única resulta da colaboração entre o estucador local Tomé Lourenço Alves e o mestre chocolateiro António Gonçalves Pereira, antigo chef da histórica Confeitaria Império, no Porto.
A CP, Comboios de Portugal assinala este sábado, 13 de dezembro, os 100 anos da Locomotiva 0186 com uma cerimónia especial na Estação de São Bento, no Porto. O programa começa às 17h15 com uma visita à locomotiva e o descerrar de uma placa comemorativa, seguindo-se às 18h37 uma viagem até Ermesinde a bordo do Comboio Histórico a Vapor de Natal.
Viana do Castelo prepara-se para um fim de semana recheado de desporto e animação, com eventos para todos os gostos e idades.
Monção vai acolher, no dia 13 de dezembro, as III Jornadas Micológicas, iniciativa que junta ciência, natureza, cultura e gastronomia em torno do estudo e preservação dos cogumelos. O ponto de encontro será às 9h00 no Parque da Senhora da Vista, em Pias.
O espírito natalício já chegou a Valença e traz este ano uma campanha especial para incentivar as compras no comércio tradicional. A iniciativa, intitulada “Valença é Natal 2025”, permite aos clientes habilitarem-se a ganhar vales de compras ao realizarem compras nos estabelecimentos aderentes.
O Viana STARTS, único projeto nacional selecionado na primeira call da European Urban Initiative (EUI), voltou a destacar-se no panorama da inovação urbana ao marcar presença no encontro nacional “EUI | Ações Inovadoras”, promovido pela Direção-Geral do Território.
O presidente da Câmara de Viana do Castelo, Luís Nobre, lançou um alerta sério sobre o aumento “galopante e insustentável” dos custos de depósito de resíduos, defendendo que a situação já ultrapassa a capacidade de resposta dos municípios e exige uma intervenção urgente do Governo.