O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, marcou presença no almoço-debate “Memória do Futuro”, organizado pela Betweien, encontro que reuniu cerca de meia centena de participantes, entre autarcas, associações, fundações, técnicos de educação e intervenção local, entre outros agentes. O encontro contou ainda com a presença do Presidente da Fundação Mestre Casais, José Mendes, que abriu o debate.
No debate que aconteceu num espaço de restauração do Altice Fórum Braga, o autarca vianense referiu o investimento que tem sido feito pela autarquia e a aposta estrutural na educação, apontando ideias para o futuro da educação e da intervenção local. Nos últimos doze anos, Viana do Castelo investiu 66,78 milhões de euros na Educação. Entre 2018 e 2022, foram investidos 23 milhões e, só este ano, a previsão é de 8,75 milhões de euros.
Luís Nobre defendeu a ideia de uma transição digital progressiva dentro dos princípios do formato, do ambiente espacial das salas, do formato dos conteúdos e materiais, do processo de transmissão / comunicação dos conteúdos, defendendo igualmente a transformação cultural dos corpos docentes e discentes, o uso da tecnologia de forma estrutural e a inteligência artificial na educação, estimulando o aluno protagonista que pense “fora da caixa”.
Frisou que a educação deve incentivar os professores para que tenham uma abordagem mais colaborativa e voltada para a prática, incentivando a inovação, a experimentação e a construção crítica do pensamento.
O autarca indicou também que, no que toca ao mercado de trabalho, é possível perceber tendências nos domínios da sustentabilidade (energia), da tecnologia e da saúde.
Nesse âmbito, realçou que as cidades mais inteligentes têm por base nove critérios: tecnologia, planejamento urbano, transporte e mobilidade, meio ambiente, governança, economia, coesão social, capital humano e projeção internacional.
A 3.ª edição dos Prémios Património Ibérico, que reconhece as boas práticas no setor do património cultural, será entregue a 5 de dezembro, no Auditório do Centro Cultural Olga Cadaval, durante a AR&PA 2025 – Bienal Ibérica de Património Cultural, em Sintra.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou a declaração de Interesse Municipal para um novo empreendimento de agroturismo em Mujães, inserido numa exploração agrícola de larga escala.
O centro histórico de Viana do Castelo volta a encher-se de luz e animação entre 5 de dezembro e 5 de janeiro de 2026 com o arranque de “Viana Coração do Natal”, programa promovido pela Câmara Municipal, pela Associação Empresarial do Distrito de Viana do Castelo (AEDVC) e pela Vianafestas. A iniciativa pretende devolver às ruas da cidade a atmosfera festiva e dinamizar o comércio tradicional nesta quadra.
Este Natal, a história e a magia juntam-se nos carris do Vouga. A edição de Natal do Comboio Histórico do Vouga regressa entre 7 de dezembro de 2025 e 4 de janeiro de 2026, oferecendo uma experiência única para toda a família, com nove viagens programadas aos sábados e domingos.
A 11ª jornada da Primeira Divisão da AF Viana do Castelo, disputada este domingo, trouxe mudanças no topo da tabela: o SC Valenciano venceu e assumiu a liderança isolada do campeonato, num fim de semana pautado por muitos empates.
A 11.ª jornada da Segunda Divisão da AF Viana do Castelo, disputada este domingo, trouxe resultados surpreendentes e mexeu com as contas do topo da tabela. O Távora sofreu uma inesperada derrota caseira por 2-0 diante do SC Vianense B, mas mantém-se no comando com 27 pontos. Ainda assim, o desaire abriu caminho para a aproximação do Neves FC, que venceu de forma convincente o Perre por 3-1 e reduziu a diferença para apenas dois pontos, relançando a luta pela liderança.
No âmbito das comemorações do Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres, foi inaugurado nos Paços do Concelho de Ponte da Barca um mural comunitário que reúne peças artísticas criadas por alunos das escolas locais e utentes de instituições do concelho.