O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, marcou presença no almoço-debate “Memória do Futuro”, organizado pela Betweien, encontro que reuniu cerca de meia centena de participantes, entre autarcas, associações, fundações, técnicos de educação e intervenção local, entre outros agentes. O encontro contou ainda com a presença do Presidente da Fundação Mestre Casais, José Mendes, que abriu o debate.
No debate que aconteceu num espaço de restauração do Altice Fórum Braga, o autarca vianense referiu o investimento que tem sido feito pela autarquia e a aposta estrutural na educação, apontando ideias para o futuro da educação e da intervenção local. Nos últimos doze anos, Viana do Castelo investiu 66,78 milhões de euros na Educação. Entre 2018 e 2022, foram investidos 23 milhões e, só este ano, a previsão é de 8,75 milhões de euros.
Luís Nobre defendeu a ideia de uma transição digital progressiva dentro dos princípios do formato, do ambiente espacial das salas, do formato dos conteúdos e materiais, do processo de transmissão / comunicação dos conteúdos, defendendo igualmente a transformação cultural dos corpos docentes e discentes, o uso da tecnologia de forma estrutural e a inteligência artificial na educação, estimulando o aluno protagonista que pense “fora da caixa”.
Frisou que a educação deve incentivar os professores para que tenham uma abordagem mais colaborativa e voltada para a prática, incentivando a inovação, a experimentação e a construção crítica do pensamento.
O autarca indicou também que, no que toca ao mercado de trabalho, é possível perceber tendências nos domínios da sustentabilidade (energia), da tecnologia e da saúde.
Nesse âmbito, realçou que as cidades mais inteligentes têm por base nove critérios: tecnologia, planejamento urbano, transporte e mobilidade, meio ambiente, governança, economia, coesão social, capital humano e projeção internacional.
Viana do Castelo celebra mais um talento desportivo local. A velejadora Luísa Peres, natural da cidade, foi distinguida pelo Comité Olímpico de Portugal com o estatuto de Esperança Olímpica de Vela, após a sua participação no recente Campeonato do Mundo de Seniores, realizado na China.
O Largo das Neves volta a ser, este sábado, 27 de dezembro, ponto de encontro da comunidade com a realização da tradicional Fogueira de Natal. A edição deste ano contará com os DJs Marshall Hall e Pedro Pereira, prometendo uma noite de música, convívio e celebração coletiva.
O distrito de Viana do Castelo está entre os 11 distritos de Portugal continental colocados sob aviso amarelo pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), devido à persistência de valores baixos da temperatura mínima. O aviso estará em vigor entre a meia-noite de 26 de dezembro e as 6 horas de 27 de dezembro, com exceção das localidades junto ao litoral, onde o impacto do frio poderá ser menos intenso.
A Escola Secundária de Monserrate, certificada como EPAS e Escola Embaixadora do Parlamento Europeu, conquistou pela quarta vez consecutiva uma viagem ao Parlamento Europeu, em Estrasburgo, fruto de um ano repleto de atividades educativas, exposições, workshops, encontros nacionais, desafios e concursos.
Ângela Pereira, jovem de 23 anos natural de Viana do Castelo, faleceu na manhã desta quinta-feira, Dia de Natal, no Instituto Português de Oncologia (IPO) do Porto. A sua história tinha comovido milhares de pessoas nos últimos dias, após um apelo urgente por apoio médico partilhado nas redes sociais.
O presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, marcou presença na tradição do “Viana Moscatel e Banana”, mais conhecido como Bananeiro, e não hesitou em servir alguns copos de moscatel aos milhares de vianenses e visitantes que encheram a Praça da República na tarde desta quarta-feira, véspera de Natal.
Para a grande maioria dos cristãos, o natal significa o nascimento de Jesus. Assim sendo, colocar o presépio por debaixo da árvore de natal é uma das tradições de natal mais comuns. O mesmo recria o nascimento do menino jesus num estábulo.