O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, marcou presença no almoço-debate “Memória do Futuro”, organizado pela Betweien, encontro que reuniu cerca de meia centena de participantes, entre autarcas, associações, fundações, técnicos de educação e intervenção local, entre outros agentes. O encontro contou ainda com a presença do Presidente da Fundação Mestre Casais, José Mendes, que abriu o debate.
No debate que aconteceu num espaço de restauração do Altice Fórum Braga, o autarca vianense referiu o investimento que tem sido feito pela autarquia e a aposta estrutural na educação, apontando ideias para o futuro da educação e da intervenção local. Nos últimos doze anos, Viana do Castelo investiu 66,78 milhões de euros na Educação. Entre 2018 e 2022, foram investidos 23 milhões e, só este ano, a previsão é de 8,75 milhões de euros.
Luís Nobre defendeu a ideia de uma transição digital progressiva dentro dos princípios do formato, do ambiente espacial das salas, do formato dos conteúdos e materiais, do processo de transmissão / comunicação dos conteúdos, defendendo igualmente a transformação cultural dos corpos docentes e discentes, o uso da tecnologia de forma estrutural e a inteligência artificial na educação, estimulando o aluno protagonista que pense “fora da caixa”.
Frisou que a educação deve incentivar os professores para que tenham uma abordagem mais colaborativa e voltada para a prática, incentivando a inovação, a experimentação e a construção crítica do pensamento.
O autarca indicou também que, no que toca ao mercado de trabalho, é possível perceber tendências nos domínios da sustentabilidade (energia), da tecnologia e da saúde.
Nesse âmbito, realçou que as cidades mais inteligentes têm por base nove critérios: tecnologia, planejamento urbano, transporte e mobilidade, meio ambiente, governança, economia, coesão social, capital humano e projeção internacional.
A Marinha Portuguesa, através do Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa (MRCC Lisboa), está a coordenar as buscas por quatro tripulantes de uma embarcação de pesca que naufragou na manhã desta terça-feira ao largo da costa de Aveiro.
A Polícia Judiciária (PJ), através do Departamento de Investigação Criminal de Braga, deteve um homem de 32 anos, fortemente indiciado pela prática de crimes de abuso sexual agravado de crianças, ocorridos em contexto de coabitação, no concelho de Viana do Castelo.
A piloto vianense Mariana Afonso foi uma das atletas galardoadas na Gala dos Campeões da Federação de Motociclismo de Portugal (FMP) 2025, que decorreu no fim de semana no Salão Preto e Prata do Casino Estoril.
As operações de busca pelos três pescadores indonésios desaparecidos desde domingo, na sequência do naufrágio de uma embarcação de pesca junto à ilha da Ínsua, em Caminha, foram retomadas esta manhã, pelas 08h00, mas estão a ser fortemente condicionadas pelo estado do mar.
Um homem de 78 anos morreu, na manhã desta terça-feira, na sequência de um incêndio ocorrido no quarto da habitação onde residia, na estrada da Papanata, em Viana do Castelo. O caso está a ser investigado pela Polícia Judiciária (PJ).
O Centro Cultural de Viana do Castelo será, uma vez mais, palco do New Year 2026, um dos eventos de passagem de ano mais aguardados da região. Organizado pela Collective e pelo Santa Luzia Futebol Clube, o evento regressa pelo segundo ano consecutivo, prometendo uma noite de elegância, sofisticação e diversão.
O evento “Remember Luziamar”, previsto para se realizar no Club Lote 5, em Viana do Castelo, foi cancelado por falta de acordo entre a gerência do espaço e o detentor da marca registada.