O presidente da Câmara de Viana do Castelo disse que o investimento de 200 milhões de euros da multinacional Nordex numa fábrica de aerogeradores está em risco de não se concretizar devido à exposição mediática “negativa” do projeto.
Em causa está uma nova unidade de produção de pás para aerogeradores, com uma área de 25 hectares, prevista para a freguesia de Vila Nova de Anha, próxima do porto de mar, na margem esquerda do rio Lima, e que criará cerca de 2.000 novos postos de trabalho.
Em declarações aos jornalistas, no final da reunião ordinária do executivo municipal, onde o assunto surgiu durante a discussão do orçamento para o próximo ano, Luís Nobre disse que “formalmente” a autarquia não “recebeu nenhuma comunicação” a cancelar o investimento.
“A última comunicação que temos [janeiro] da [multinacional] é que continuava interessada na Europa, em Portugal, e em Viana do Castelo, em particular, mas que adiavam a decisão do investimento”, explicou.
Durante a reunião camarária, Luís Nobre acusou os vereadores do PSD, Paulo Vale e Eduardo Teixeira, agora independente, de terem sido os responsáveis por “queixas e denúncias” consecutivas, em diversas entidades, desde que o investimento foi anunciado para o concelho.
“As multinacionais [cotadas] em bolsa não querem andar em parangonas. Perceberam que não era um investimento desejado e, por isso, esfriaram”, referiu.
O vereador Paulo Vale defendeu-se, dizendo que, quando há dúvidas, os processos têm de ser analisados pelas entidades competentes.
“Isto é viver em democracia”, disse.
Eduardo Teixeira, atualmente deputado eleito pelo Chega, não esteve presente na sessão.
Aos jornalistas, Luís Nobre admitiu que “a luz começa a ter menos expressão, a ser menor e menos densa” e que o município tem de se “preparar para o pior”.
Ainda durante a reunião camarária, o autarca socialista revelou que a autarquia “está a trabalhar noutros investimentos, até de valor superior” ao da Nordex, mas garantiu que irá tratá-los “com a maior descrição”.
“Aprendi com toda a visibilidade que esse investimento teve”, observou.
Questionado pela Lusa, Luís Nobre assumiu a acusação que dirigiu aos vereadores do PSD, adiantando não o ter feito “à porta fechada”.
Luís Nobre explicou ainda que a suspensão parcial do Plano Diretor Municipal (PDM) e o estabelecimento de medidas preventivas na área onde a Nordex prevê construir a nova unidade industrial “é para aquela unidade em concreto, tem validade de dois anos, mas a decisão é válida por quatro anos”.
“Não podemos alterar a utilização daquele espaço [na freguesia de Vila Nova de Anha] sem concretizar este [projeto] ou decorrerem quatro anos. Nestes quatro anos é sempre possível fixar aquele investimento, naquele local. Para aquele local em concreto, até a conclusão da revisão do PDM, só pode ser aquele investimento”, referiu.
Segundo o autarca, os investimentos que a autarquia está a negociar não podem acontecer porque a “suspensão do PDM foi para aquele projeto em concreto”
“Tem um senão que é, durante quatro anos, se não se concretizar [o investimento da Nordex], não pode estabelecer ou orientar outro projeto para o mesmo espaço”, especificou.
A suspensão parcial do PDM abrange um total de 29,3 hectares, o equivalente a 30 campos de futebol.
O Sporting saiu esta terça-feira da Baviera com uma derrota por 3-1 frente ao Bayern Munique, em jogo da sexta jornada da fase de liga da Liga dos Campeões, mas deixou uma imagem de coragem, organização e ambição diante de um dos colossos do futebol europeu.
Viana do Castelo já vive a magia do Natal! Desde esta sexta-feira, a capital do Alto Minho acolhe o tradicional Mercado de Natal, que se estende este ano por vários pontos do centro urbano, incluindo a Avenida dos Combatentes da Grande Guerra, o Passeio das Mordomas da Romaria e o Largo Maestro José Pedro.
Tui-Valença vai receber mais de 500 mil euros de fundos europeus para reforçar o seu programa conjunto de atividades culturais e desportivas. O financiamento integra o Programa de Cooperação Interreg VI-A Espanha–Portugal (POCTEP) 2021-2027 e reconhece a Eurocidade como um exemplo de integração transfronteiriça.
O Instituto Português de Oncologia (IPO) do Porto reagiu esta segunda-feira ao apelo público feito por Ângela Pereira, jovem de 23 anos natural de Afife, Viana do Castelo, que pediu ajuda nas redes sociais à procura de alternativas de tratamento, afirmando que, em Portugal, “já não há saída”.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo concluiu as obras de substituição do pavimento na Rua da Aldeia de Baixo e na Rua do Radivau, em São Romão de Neiva, numa intervenção que representou um investimento de 45 mil euros.
O Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) alcançou a sua melhor classificação de sempre no UI GreenMetric World University Rankings, subindo ao 156.º lugar entre 1.745 instituições de ensino superior de 105 países. A nível nacional, o IPVC mantém-se no pódio e volta a conquistar o 3.º lugar, reforçando a posição de referência no panorama da sustentabilidade em Portugal.
Viana do Castelo registou na madrugada e à noite da passada sexta-feira a detenção de dois condutores por condução sob efeito de álcool, anunciou o Comando Distrital da PSP.