O presidente da Câmara de Viana do Castelo disse que o investimento de 200 milhões de euros da multinacional Nordex numa fábrica de aerogeradores está em risco de não se concretizar devido à exposição mediática “negativa” do projeto.
Em causa está uma nova unidade de produção de pás para aerogeradores, com uma área de 25 hectares, prevista para a freguesia de Vila Nova de Anha, próxima do porto de mar, na margem esquerda do rio Lima, e que criará cerca de 2.000 novos postos de trabalho.
Em declarações aos jornalistas, no final da reunião ordinária do executivo municipal, onde o assunto surgiu durante a discussão do orçamento para o próximo ano, Luís Nobre disse que “formalmente” a autarquia não “recebeu nenhuma comunicação” a cancelar o investimento.
“A última comunicação que temos [janeiro] da [multinacional] é que continuava interessada na Europa, em Portugal, e em Viana do Castelo, em particular, mas que adiavam a decisão do investimento”, explicou.
Durante a reunião camarária, Luís Nobre acusou os vereadores do PSD, Paulo Vale e Eduardo Teixeira, agora independente, de terem sido os responsáveis por “queixas e denúncias” consecutivas, em diversas entidades, desde que o investimento foi anunciado para o concelho.
“As multinacionais [cotadas] em bolsa não querem andar em parangonas. Perceberam que não era um investimento desejado e, por isso, esfriaram”, referiu.
O vereador Paulo Vale defendeu-se, dizendo que, quando há dúvidas, os processos têm de ser analisados pelas entidades competentes.
“Isto é viver em democracia”, disse.
Eduardo Teixeira, atualmente deputado eleito pelo Chega, não esteve presente na sessão.
Aos jornalistas, Luís Nobre admitiu que “a luz começa a ter menos expressão, a ser menor e menos densa” e que o município tem de se “preparar para o pior”.
Ainda durante a reunião camarária, o autarca socialista revelou que a autarquia “está a trabalhar noutros investimentos, até de valor superior” ao da Nordex, mas garantiu que irá tratá-los “com a maior descrição”.
“Aprendi com toda a visibilidade que esse investimento teve”, observou.
Questionado pela Lusa, Luís Nobre assumiu a acusação que dirigiu aos vereadores do PSD, adiantando não o ter feito “à porta fechada”.
Luís Nobre explicou ainda que a suspensão parcial do Plano Diretor Municipal (PDM) e o estabelecimento de medidas preventivas na área onde a Nordex prevê construir a nova unidade industrial “é para aquela unidade em concreto, tem validade de dois anos, mas a decisão é válida por quatro anos”.
“Não podemos alterar a utilização daquele espaço [na freguesia de Vila Nova de Anha] sem concretizar este [projeto] ou decorrerem quatro anos. Nestes quatro anos é sempre possível fixar aquele investimento, naquele local. Para aquele local em concreto, até a conclusão da revisão do PDM, só pode ser aquele investimento”, referiu.
Segundo o autarca, os investimentos que a autarquia está a negociar não podem acontecer porque a “suspensão do PDM foi para aquele projeto em concreto”
“Tem um senão que é, durante quatro anos, se não se concretizar [o investimento da Nordex], não pode estabelecer ou orientar outro projeto para o mesmo espaço”, especificou.
A suspensão parcial do PDM abrange um total de 29,3 hectares, o equivalente a 30 campos de futebol.
O docente da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico de Viana do Castelo, Acácio Viegas, venceu o Primeiro Prémio da XV Bienal de Pintura do Eixo Atlântico com a obra “Sobre a liberdade de Ser”.
O Cineteatro João Verde, em Monção, recebe no próximo dia 5 de dezembro o espetáculo “Fados e Baladas de Coimbra – Dario Ribeiro”, um concerto que promete celebrar a música portuguesa através da força e da sensibilidade do fado coimbrão.
A partir de quinta-feira, 4 de dezembro, o Departamento Diocesano da Pastoral do Ensino Superior de Viana do Castelo inaugura um “Gabinete de Escuta” na Escola Superior de Saúde (ESS) do IPVC, em Viana do Castelo.
O Município de Ponte de Lima abriu as inscrições para a 16.ª edição do Curso Básico de Internet para Adultos, uma iniciativa integrada no Serviço de Infoliteracia que visa promover a literacia digital junto da população adulta do concelho. O programa é gratuito e dirigido a todos os munícipes interessados em adquirir ou reforçar competências essenciais no uso da internet e das novas tecnologias.
Viana do Castelo será o centro das atenções do poder local nos dias 13 e 14 de dezembro, ao receber o congresso eletivo da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), onde será escolhida a nova liderança da organização. É neste cenário que o presidente da Câmara de Pombal, Pedro Pimpão, avança como candidato à presidência da associação.
Foi aprovada pela Câmara Municipal de Viana do Castelo a declaração de Interesse Municipal para um empreendimento destinado a animais de companhia, a instalar na freguesia de Alvarães, em terreno classificado como solo rural-espaço florestal de proteção.
Os contribuintes que tenham de pagar a última prestação do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) superior a 100 euros podem regularizar a situação até hoje, terça-feira. O prazo inicial terminava a 30 de novembro, mas, por coincidir com um domingo e segunda-feira ter sido feriado, o Ministério das Finanças alargou o período para o primeiro dia útil seguinte.