Logo
Regional

Viana do Castelo investe 333 mil euros na época balnear de 2023

31 Maio, 2023 | 18:17
Partilhar
Viana TV
3 min. leitura

Na época balnear que está prestes a iniciar, o Município de Viana do Castelo vai investir quase 333 mil euros para garantir a segurança e todas as condições nas praias do concelho na época balnear que acontece entre 17 de junho e 10 de setembro.

A fatia maior vai para a Proposta de Celebração de Protocolo de Colaboração entre o Município de Viana do Castelo e a Coordenada Decimal – Associação de Nadadores Salvadores para a Época Balnear 2023, no valor global de 261.443 euros, com vista a “garantir a salvaguarda da segurança de utentes e praticantes de desportos náuticos nas águas balneares designadas de Viana do Castelo e em águas com prática balnear conhecida (embora não designada, Rodanho e Argaçosa)”.

“Antecipa-se que na época balnear de 2023 exista uma elevada afluência às praias do concelho, tendo a Câmara Municipal decidido manter o reforço dos meios e dos equipamentos de informação, apoio, vigilância, segurança, socorro e salvamento, integrando as praias do litoral não vigiadas”, lê-se na proposta aprovada na última reunião camarária.

Assim, será salvaguardada a segurança nas praias marítimas e fluviais da Ínsua, Afife, Arda/Bico, Paçô, Carreço, Norte, Cabedelo/Luziamar, Rodanho, Amorosa 1, Amorosa 2, Castelo do Neiva, Argaçosa e Foz do Lima. Será igualmente salvaguardada a segurança dos utentes e praticantes de desportos náuticos, nas praias vigiadas e não vigiadas e garantido um centro móvel integrado de vigilância, socorro e salvamento que dará apoio/resposta a qualquer solicitação de emergência.

Foi ainda aprovada pelo executivo a Proposta de Colaboração entre o Município de Viana do Castelo e as Juntas de Freguesias, no valor de 37.500 euros, para a Conservação, Requalificação e Valorização Ambiental dos espaços naturais envolvendo os territórios de Praias Fluviais e Espaços de Recreio e Lazer. De acordo com a proposta, a Câmara Municipal tem vindo, ao longo dos anos, “a desenvolver ações de conservação, salvaguarda, reabilitação, requalificação, valorização ambiental e subsequente manutenção nos territórios com zonas ribeirinhas fluviais no concelho de Viana do Castelo através de investimentos na sua preservação, ordenamento das zonas destinadas a estacionamento, qualificação e conservação dos apoios de praia e criação e manutenção de melhores acessibilidades às ditas zonas balneares”.

Esta proposta irá, assim, beneficiar Alvarães – Azenha da Almerinda; Amonde – Pincho; Darque – São Lourenço; Lanheses – Parque Verde; Santa Marta de Portuzelo – Parque de Merendas da Preguiça; União de Freguesias de Geraz do Lima e Deão – Candeias; União de Freguesias de Subportela, Deocriste e Portela Susã – Torrenta; União de Freguesias de Cardielos e Serreleis – Parque de Merendas de Cardielos e Barco do Porto, Serreleis; União de Freguesia de Mazarefes e Vila Fria – Praia Fluvial de S. Simão; União de Freguesias de Viana do Castelo e Meadela – Argaçosa; e Vila Franca – Barco do Porto.

O executivo aprovou ainda a Proposta de Alargamento de Vigilância de Praias e Reforço de Segurança nas Práticas Desportivas Náuticas, que implica uma parceria com a Associação Humanitária dos Bombeiros de Viana do Castelo, que propôs “o desenvolvimento de um projeto piloto que assegure uma unidade de socorro imediato, instalada na Praia do Cabedelo, mas com área de abrangência a todas as praias do concelho”, com uma tripulação de dois bombeiros com competências técnicas de socorro e uma ambulância de socorro equipada com todo o equipamento descrito no regulamento de transporto de doentes urgentes e não urgentes e ainda desfibrilhador automático externo (DAE), o que implica um apoio de 8.500 euros mensais à associação, durante o período oficial da época balnear.

Neste contexto, foi também aprovado o Protocolo de Colaboração entre o Município e os titulares de títulos de licença ou concessão de utilização dos recursos hídricos para ocupação do domínio público marítimo e ainda a proposta de celebração de Contrato de Comodato para Utilização de Moto 4×4, propriedade do município, que será utilizada pela Coordenada Decimal.

A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 15 Abril, 2024

Ponte da Barca: Maior Bolo de Mel de Portugal atingiu um novo recorde

O Maior Bolo de Mel de Portugal regressou, este domingo, a Ponte da Barca com 216 metros, tendo alcançado um novo recorde. 

Desporto 15 Abril, 2024

Francisco Campos vence Clássica de Viana e Fábio Costa a Taça de Portugal

O português Francisco Campos (AP Hotels&Resorts-Tavira-Farense) venceu, este domingo, ao sprint a Clássica de Viana em bicicleta, que coroou o compatriota Fábio Costa (ABTF-Feirense) como vencedor da Taça de Portugal.

Regional 15 Abril, 2024

Município de Valença promove ação de fogo controlado em Cerdal

A Câmara Municipal de Valença promoveu uma ação de fogo controlado, nos terrenos baldios de Gondim, em Cerdal, na passada quinta-feira, 11 de abril.

Desporto 14 Abril, 2024

Atlético dos Arcos é o novo Campeão da Associação de Futebol de Viana do Castelo

O Atlético dos Arcos sagrou-se, este domingo, campeão distrital da 1 Divisão da Associação de Futebol de Viana do Castelo. A equipa orientada por Fernando Rego derrotou (3-1) a AD Ponte da Barca e garantiu também o regresso ao Campeonato de Portugal, a duas jornadas do final da prova.

Desporto 14 Abril, 2024

Vianense perde em casa com o Fafe mas continua vivo na Liga 3

A AD Fafe venceu (0-2), no estádio Dr. José de Matos, o SC Vianense, numa das partidas da jornada 8 da fase manutenção da Liga 3, com dois golos de Ivo Braz ainda na primeira parte.

Regional 14 Abril, 2024

Município de Vila Nova de Cerveira aprova apoio de 274 mil euros a associações

A Câmara de Vila Nova de Cerveira aprovou por unanimidade apoios financeiros a 44 associações e coletividades, num investimento a rondar os 274 mil euros, correspondendo a um aumento de 2% face a 2023, revelou, esta sexta-feira, a autarquia.

Regional 14 Abril, 2024

Ponte da Barca pede mais e maior flexibilidade na gestão de fundos para saneamento

O presidente da Câmara de Ponte da Barca reivindicou, esta sexta-feira, ao Governo mais e maior flexibilidade na gestão de fundos comunitários destinados ao ciclo da água, para que os municípios possam investir na rede de saneamento básico.