O executivo municipal aprovou um conjunto de propostas de protocolos de colaboração, no valor total estimado de 227.950 euros, para permitir o desenvolvimento das Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC) junto de 1.521 alunos dos 67 grupos do 1º Ciclo do Ensino Básico das escolas do concelho.
De acordo com as propostas apresentadas pelo Vereador da Educação, Manuel Vitorino, as Atividades de Enriquecimento Curricular “constituem uma oferta relevante para os alunos do 1º CEB, de caráter facultativo para os alunos, com um cariz
formativo, cultural e lúdico, que complementem as componentes do currículo”.
Deste modo, cada estabelecimento de ensino do 1º ciclo garante a oferta de uma diversidade de atividades que considera relevantes para a formação integral dos seus alunos e articula com as famílias uma ocupação adequada dos tempos não letivos.
Para o ano letivo 2023/2024, a Câmara Municipal de Viana do Castelo firma, assim, protocolo com os diversos agrupamentos de escolas do concelho e a Associação Tempos Brilhantes.
As AEC serão implementadas através de uma prática lúdica, privilegiando a utilização de espaços ao ar livre, com incentivo à interação e criatividade, tendo como pilar basilar e primordial as orientações programáticas das Atividades de Enriquecimento Curricular emanadas pelo Ministério da Educação.
Recorde-se que, no Orçamento e Grandes Opções do Plano para 2023 da Câmara Municipal de Viana do Castelo, a rubrica Educação, Ciência e Conhecimento é a segunda com maior verba.
O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, refere que a educação se assume como um pilar fulcral para o desenvolvimento humano sustentável do concelho, representando 8,7 M€ (13,7%) nas Grandes Opções do Plano (GOP’s).
O poeta e músico galego Juan Carballo chega a Viana do Castelo para apresentar o seu novo livro Carvalhoski e o espetáculo que assinala os 20 anos da sua carreira. A apresentação terá lugar sábado, 21 de fevereiro, às 17h00, na livraria Era Outra Vez (Rua da Bandeira, 102).
A história recente de Portugal está agora ao alcance de todos através do curso online «O Nascimento da Democracia Portuguesa», disponível na Plataforma NAU, desenvolvida pela FCCN – serviços digitais da FCT. A iniciativa é promovida pela Comissão Comemorativa dos 50 anos do 25 de Abril e financiada pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
O Município de Valença arrancou com um novo ciclo de formaçãos certificadas e gratuitas, destinado a empresários, gestores e profissionais de todos os setores. A primeira ação, dedicada às Ferramentas Digitais Essenciais – Aplicação prática ao negócio, decorreu nas instalações da CIM Alto Minho e marcou o início de um programa estratégico de capacitação do tecido empresarial local.
A iniciativa “Tratar o cancro por tu”, promovida pelo Ipatimup e que já percorreu 15 cidades portuguesas em cinco anos, chega hoje a Viana do Castelo para uma sessão dedicada à prevenção e compreensão dos fatores de risco oncológicos. O evento decorre no Auditório Professor Lima de Carvalho, às 18h30, e junta cientistas e especialistas locais para falar de forma clara e acessível sobre o cancro.
Arrendar ou comprar casa continua a ser um desafio enorme para os portugueses. No último trimestre de 2025, famílias em Portugal gastaram, em média, 80% do salário com renda e 70% com a compra de habitação, segundo dados do portal imobiliário idealista.
O Município de Ponte de Lima, em parceria com a Noc Studio, promove uma nova oficina criativa dirigida a crianças e famílias, combinando construção, brincadeira e criatividade.
O Governo Português deu luz verde à criação da “Eurocidade do Minho”, unindo administrativamente o Município de Melgaço e os municípios galegos de Arbo, As Neves, Crecente e A Cañiza. A decisão, oficializada pelo Despacho n.º 1346/2026, reconhece a maturidade das relações transfronteiriças e autoriza a assinatura formal do protocolo de cooperação.