O executivo municipal aprovou um conjunto de propostas de protocolos de colaboração, no valor total estimado de 227.950 euros, para permitir o desenvolvimento das Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC) junto de 1.521 alunos dos 67 grupos do 1º Ciclo do Ensino Básico das escolas do concelho.
De acordo com as propostas apresentadas pelo Vereador da Educação, Manuel Vitorino, as Atividades de Enriquecimento Curricular “constituem uma oferta relevante para os alunos do 1º CEB, de caráter facultativo para os alunos, com um cariz
formativo, cultural e lúdico, que complementem as componentes do currículo”.
Deste modo, cada estabelecimento de ensino do 1º ciclo garante a oferta de uma diversidade de atividades que considera relevantes para a formação integral dos seus alunos e articula com as famílias uma ocupação adequada dos tempos não letivos.
Para o ano letivo 2023/2024, a Câmara Municipal de Viana do Castelo firma, assim, protocolo com os diversos agrupamentos de escolas do concelho e a Associação Tempos Brilhantes.
As AEC serão implementadas através de uma prática lúdica, privilegiando a utilização de espaços ao ar livre, com incentivo à interação e criatividade, tendo como pilar basilar e primordial as orientações programáticas das Atividades de Enriquecimento Curricular emanadas pelo Ministério da Educação.
Recorde-se que, no Orçamento e Grandes Opções do Plano para 2023 da Câmara Municipal de Viana do Castelo, a rubrica Educação, Ciência e Conhecimento é a segunda com maior verba.
O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, refere que a educação se assume como um pilar fulcral para o desenvolvimento humano sustentável do concelho, representando 8,7 M€ (13,7%) nas Grandes Opções do Plano (GOP’s).
O Papa Leão XIV manifestou “grande tristeza” pela rejeição, por parte da Rússia, do pedido de trégua de Natal e apelou a que os conflitos armados sejam interrompidos em todo o mundo durante pelo menos 24 horas no dia de Natal.
O centro histórico de Viana do Castelo está hoje a viver um ambiente de festa e confraternização com a realização do tradicional evento “Viana, Moscatel e Banana”, que já está a decorrer na Praça da República.
A Associação Portuguesa de Intervenção Cardiovascular (APIC) lançou um novo alerta à população para a importância de manter os cuidados com a saúde do coração durante a época natalícia, um período em que os excessos alimentares e a diminuição da atividade física tendem a aumentar.
Embora a figura do Pai Natal como o “conhecemos” atualmente tenha sido criado pela Coca Cola, esta continua a ser uma das figuras mais míticas do natal.
O famoso bolo rei, é uma das tradições de natal que em Portugal não passa despercebida a praticamente nenhuma família. Com uma forma redonda e com um buraco no meio coberto com frutas cristalizadas e com frutos secos no seu interior.
Viana do Castelo será uma das cidades contempladas, esta quarta-feira, por um sobrevoo especial da Força Aérea Portuguesa. Às 10h28, uma parelha de F-16M deverá cruzar os céus da região, no âmbito das últimas horas de treino do ano.
A Guarda Nacional Republicana (GNR) já registou mais de seis mil contraordenações no âmbito da “Operação Natal e Ano Novo 2025/2026”, sendo o excesso de velocidade uma das infrações mais frequentes.