Logo
Regional

Viana do Castelo investe 228 mil euros para garantir AEC a alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico

20 Setembro, 2023 | 15:45
Partilhar
Eduarda Alves
1 min. leitura

O executivo municipal aprovou um conjunto de propostas de protocolos de colaboração, no valor total estimado de 227.950 euros, para permitir o desenvolvimento das Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC) junto de 1.521 alunos dos 67 grupos do 1º Ciclo do Ensino Básico das escolas do concelho.

De acordo com as propostas apresentadas pelo Vereador da Educação, Manuel Vitorino, as Atividades de Enriquecimento Curricular “constituem uma oferta relevante para os alunos do 1º CEB, de caráter facultativo para os alunos, com um cariz
formativo, cultural e lúdico, que complementem as componentes do currículo”.

Deste modo, cada estabelecimento de ensino do 1º ciclo garante a oferta de uma diversidade de atividades que considera relevantes para a formação integral dos seus alunos e articula com as famílias uma ocupação adequada dos tempos não letivos.

Para o ano letivo 2023/2024, a Câmara Municipal de Viana do Castelo firma, assim, protocolo com os diversos agrupamentos de escolas do concelho e a Associação Tempos Brilhantes.

As AEC serão implementadas através de uma prática lúdica, privilegiando a utilização de espaços ao ar livre, com incentivo à interação e criatividade, tendo como pilar basilar e primordial as orientações programáticas das Atividades de Enriquecimento Curricular emanadas pelo Ministério da Educação.

Recorde-se que, no Orçamento e Grandes Opções do Plano para 2023 da Câmara Municipal de Viana do Castelo, a rubrica Educação, Ciência e Conhecimento é a segunda com maior verba.

O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, refere que a educação se assume como um pilar fulcral para o desenvolvimento humano sustentável do concelho, representando 8,7 M€ (13,7%) nas Grandes Opções do Plano (GOP’s).

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Nacional 9 Fevereiro, 2026

Autoridades reforçam alerta à população devido a condições meteorológicas adversas

O Comando Territorial de Viana do Castelo da GNR emitiu um aviso à população devido à continuidade de condições meteorológicas adversas, alertando para a possibilidade de cheias, inundações urbanas, vento forte e instabilidade de taludes em várias zonas do distrito.

Regional 9 Fevereiro, 2026

Trovoada provoca encerramento temporário do Elevador de Santa Luzia em Viana do Castelo

O Elevador de Santa Luzia, uma das principais atrações turísticas de Viana do Castelo, encontra-se temporariamente encerrado após uma avaria provocada pela trovoada registada na passada sexta-feira.

Regional 9 Fevereiro, 2026

Carnaval na Praça 2026 anima o centro de Monção

O espírito folião regressa a Monção com o Carnaval na Praça 2026, que decorre nos dias 12, 14, 15 e 16 de fevereiro. Sob o mote “Dá Corda à Tua Festa!”, o evento promete transformar o centro da vila num espaço repleto de cor, música e alegria.

Regional 9 Fevereiro, 2026

Caminha lança concurso de 295 mil euros para valorizar património museológico

A Câmara Municipal de Caminha abriu um concurso público no valor de 295 mil euros para a valorização e conservação do património museológico do concelho.

Nacional 9 Fevereiro, 2026

Proteção Civil ativa Plano Distrital de Emergência em Viana do Castelo

A Comissão Distrital de Proteção Civil de Viana do Castelo ativou, na noite deste domingo, o Plano Distrital de Emergência e Proteção Civil, na sequência da situação meteorológica adversa que tem afetado a região e o país nas últimas semanas.

Regional 9 Fevereiro, 2026

Concessão das três marinas de Viana do Castelo entra na fase final

O processo de concessão a privados das três marinas de Viana do Castelo encontra-se na fase final, tendo já sido avaliadas três propostas consideradas de qualidade, revelou o presidente da Câmara Municipal, Luís Nobre.

Regional 9 Fevereiro, 2026

Projeto europeu investe 524 mil euros na recuperação ecológica do rio Vez

O projeto europeu LIFE Revive vai investir 524 mil euros na recuperação ecológica do rio Vez, em Arcos de Valdevez, entre 2026 e 2030, anunciou o município.