O executivo municipal aprovou hoje, em reunião ordinária, a abertura de concurso público no valor de 2,275 milhões de euros para a requalificação de vias municipais no próximo ano.
Do levantamento global do estado dos pavimentos das estradas e caminhos municipais, resultou um projeto de execução que propõe a reabilitação dos pavimentos em 17 freguesias do concelho, com um prazo de execução de 540 dias.
Assim, na União de Freguesia de Viana do Castelo, em Santa Maria Maior serão alvo de empreitada de requalificação a Avenida Capitão Gaspar de Castro e a Rua de São Francisco, bem como a Estrada da Papanata.
Já em Vila Fria, será beneficiada a EM 543 (Rua de Valverde) e nas freguesias de Vila Franca / Vila de Punhe será reabilitada a Estrada das Vilas (CM 1195-1). Em Vila Franca, será igualmente alvo de intervenção a Estrada Padre Quesado.
Em Santa Marta de Portuzelo, o concurso público agora aprovado beneficia a Rua de Samonde (CM 1172), a Rua José de Brito e a Rua da Quinta Velha. Em Mujães, EN 305 (Rua do Paço), em Deocriste a EN 305 (Estrada de Santiago) e na freguesia de Darque, Rua Cidade Nova (entroncamento com N13) serão também alvo de empreitada.
Em Vila de Punhe, será beneficiada a Rua da Travessa, em Castelo do Neiva a Avenida Central (EN 13-3), em Vilar de Murteda a EM 526, na freguesia de Areosa serão alvo de intervenção a Travessa de Eugénia e Rua da Catalunha, Rua Trás do Rio, Rua Quinta de Baixo, Rua da Povoença e Rua da Parinheira, para além da Avenida São João Bosco.
Em Monserrate, será requalificada a Rua dos Mareantes, em Perre a EN 302 (Estrada dos Ferreiros), na freguesia de Montaria a EM 526 (Estrada de Espantar) e a Estrada Senhora do Minho.
Também a freguesia de Subportela verá requalificada a EM 540 (Estrada da Igreja), em Alvarães será beneficiada a EM 543 – Rua dos Cruzeiros e na freguesia de Carreço a Avenida do Montedor.
O Geoparque Litoral de Viana do Castelo (aUGGp) esteve representado no stand conjunto dos Geoparques Mundiais da UNESCO Portugueses durante a XXVIII Feira da Caça e Turismo, que decorreu recentemente em Macedo de Cavaleiros, no Geoparque Terras de Cavaleiros.
A circulação de pessoas e veículos nas margens do rio Minho, em Lanhelas, a partir do Bar do Rio, encontra-se interdita devido ao elevado risco de cheia e à possibilidade de queda de árvores. A interdição abrange tanto a via rodoviária como a Ecopista.
O repositório digital Memória de Ponte de Lima, lançado há cerca de um mês, já conta com mais de 1.500 registos, incluindo fotografias, vídeos e áudios que documentam a história, as tradições e o quotidiano da vila.
Uma derrocada ocorrida na Estrada Municipal 523 (EM523) está a impedir a circulação rodoviária no acesso à freguesia de Miranda, na zona do Castelo, informou a Junta da União de Freguesias de S. Salvador, Vila Fonche e Parada.
O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, garantiu esta semana que a autarquia está disponível para apoiar soluções que assegurem a continuidade das salas de cinema no Estação Viana Shopping, recentemente encerradas pela Cineplace.
No Dia Mundial da Luta Contra o Cancro, o Município de Viana do Castelo dinamizou uma ação de literacia em saúde junto do grupo “Diabetes em Movimento”, recorrendo à gamificação para tornar a aprendizagem mais divertida e participativa.
O ciclista português Iúri Leitão, natural de Viana do Castelo, sagrou-se ontem campeão da Europa de omnium, nos Campeonatos de Pista que decorrem em Konya, na Turquia, tornando-se o primeiro português a vencer uma disciplina olímpica nesta competição.