O executivo municipal aprovou hoje, em reunião ordinária, a abertura de concurso público no valor de 2,275 milhões de euros para a requalificação de vias municipais no próximo ano.
Do levantamento global do estado dos pavimentos das estradas e caminhos municipais, resultou um projeto de execução que propõe a reabilitação dos pavimentos em 17 freguesias do concelho, com um prazo de execução de 540 dias.
Assim, na União de Freguesia de Viana do Castelo, em Santa Maria Maior serão alvo de empreitada de requalificação a Avenida Capitão Gaspar de Castro e a Rua de São Francisco, bem como a Estrada da Papanata.
Já em Vila Fria, será beneficiada a EM 543 (Rua de Valverde) e nas freguesias de Vila Franca / Vila de Punhe será reabilitada a Estrada das Vilas (CM 1195-1). Em Vila Franca, será igualmente alvo de intervenção a Estrada Padre Quesado.
Em Santa Marta de Portuzelo, o concurso público agora aprovado beneficia a Rua de Samonde (CM 1172), a Rua José de Brito e a Rua da Quinta Velha. Em Mujães, EN 305 (Rua do Paço), em Deocriste a EN 305 (Estrada de Santiago) e na freguesia de Darque, Rua Cidade Nova (entroncamento com N13) serão também alvo de empreitada.
Em Vila de Punhe, será beneficiada a Rua da Travessa, em Castelo do Neiva a Avenida Central (EN 13-3), em Vilar de Murteda a EM 526, na freguesia de Areosa serão alvo de intervenção a Travessa de Eugénia e Rua da Catalunha, Rua Trás do Rio, Rua Quinta de Baixo, Rua da Povoença e Rua da Parinheira, para além da Avenida São João Bosco.
Em Monserrate, será requalificada a Rua dos Mareantes, em Perre a EN 302 (Estrada dos Ferreiros), na freguesia de Montaria a EM 526 (Estrada de Espantar) e a Estrada Senhora do Minho.
Também a freguesia de Subportela verá requalificada a EM 540 (Estrada da Igreja), em Alvarães será beneficiada a EM 543 – Rua dos Cruzeiros e na freguesia de Carreço a Avenida do Montedor.
No âmbito das comemorações do Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres, foi inaugurado nos Paços do Concelho de Ponte da Barca um mural comunitário que reúne peças artísticas criadas por alunos das escolas locais e utentes de instituições do concelho.
O Centro Educativo das Lagoas recebeu os docentes das turmas selecionadas para a 11.ª edição do Festival de Jardins Escolinhas, que este ano tem como tema “Jardins de Sonho”.
Depois de cinco jogos sem vencer, o SC Vianense voltou este domingo de manhã aos triunfos, batendo os madeirenses do Ribeira Brava por 2-1, em jogo disputado no Estádio Dr. José de Matos, referente à 10.ª jornada do Campeonato de Portugal, série A.
A Juventude Viana entrou da melhor forma na edição 2025/2026 da Taça de Portugal, ao vencer este sábado a Biblioteca Instrução e Recreio (BIR) por 3-5, em Valado dos Frades, num encontro dos 32 avos de final marcado pelo equilíbrio, intensidade e pela eficácia vianense nos momentos-chave.
A VianaFestas vai abrir ao público, no dia 6 de dezembro, um dos ofícios mais emblemáticos da Romaria da Senhora d’Agonia. O workshop “Arte em Fio – Arte da Filigrana” inaugura o ciclo “Somos Todos Romaria” e convida 12 participantes a aprender, passo a passo, a técnica ancestral que atravessa séculos de tradição no Minho.
A 6.ª edição da exposição Presépios de Artesanato promete ser um dos grandes destaques do evento “Viana Coração do Natal”, que decorre entre 5 de dezembro e 5 de janeiro de 2026, no centro histórico de Viana do Castelo.
Com a chegada do inverno, os donos de cães enfrentam a questão: como manter os animais quentes, confortáveis e seguros?