A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou, por unanimidade, esta terça-feira, em reunião de executivo, a abertura de concurso público por lotes para Ampliação da Rede de drenagem de Águas Residuais e Reabilitação da Rede de Abastecimento de Água em Viana do Castelo: Lote 1 – S. Romão de Neiva e Lote 2 – Subportela, por um valor que ascende a cerca de 1.044.932 euros.
No âmbito da candidatura ao Norte 2030 – Ciclo Urbano da Água em Baixa, para ampliação de redes de água e saneamento, desenvolveu-se o projeto de execução para a Ampliação da Rede de Drenagem de Águas Residuais em S. Romão de Neiva e Subportela.
Fez-se a avaliação das necessidades mais prementes para ampliação de redes de saneamento e abastecimento de água nas freguesias de São Romão de Neiva, Lugar da Gândara, e Subportela, locais com elevada densidade de moradias e terrenos com baixa permeabilidade.
O valor base obtido, para o Lote 1, é de 637.295 euros, com prazo de 300 dias, e para o Lote 2, o valor é de 407.637 euros, com prazo de 210 dias.
Assim, em São Romão do Neiva, a ampliação de redes de saneamento com 2.074 metros lineares irá servir cerca de 70 habitações, sendo necessário uma elevatória de águas residuais.
Também está previsto reabilitar a rede de abastecimento de água nesta zona, que irá beneficiar 27 habitações, num projeto desenvolvido pela Águas do Alto Minho.
Em Subportela, a ampliação de redes de saneamento com 1.195 metros lineares vai servir 33 habitações. Também está previsto reabilitar a rede de abastecimento de água nesta zona, que irá beneficiar 12 habitações, num projeto desenvolvido pela entidade AdAM.
A construção de infraestruturas de abastecimento de água e drenagem de águas residuais são uma competência da Câmara Municipal, na promoção da qualidade de vida dos seus munícipes. Neste momento, a cobertura da rede de saneamento no concelho é de 80%, tendo o Município o objetivo de alcançar os 85%.
A Juventude Viana voltou, este sábado, 8 de novembro, a ganhar no Campeonato Nacional da II Divisão de Hóquei em Patins, ao bater o SC Marinhense por 6-2, no Pavilhão José Natário, em Viana do Castelo.
O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, pediu ao Governo esclarecimentos sobre a venda das concessões das autoestradas A28 e A27, defendendo que os interesses das populações devem ser protegidos.
A Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira, através da Biblioteca Municipal, continua a dinamizar as “Tertúlias com os Idosos”, iniciativa que promove convívio, partilha de memórias e valorização da cultura local entre a população sénior.
A malnutrição associada à doença é um problema de saúde pública grave que afeta milhares de portugueses diariamente, mas que permanece amplamente subvalorizado e subdiagnosticado no nosso sistema de saúde.
A Piscina Municipal de Barroselas, em Viana do Castelo, passou a dispor de uma nova cadeira de transferência aquática, equipamento que permite a pessoas com deficiência motora e/ou cognitiva aceder ao plano de água com segurança e autonomia.
O Orçamento do Estado para 2026 prevê 58,7 milhões de euros para o desporto, mais 8,1 milhões do que este ano, anunciou a ministra da Cultura, Juventude e Desporto, Margarida Balseiro Lopes.
Viana do Castelo volta a acolher uma iniciativa solidária que já se tornou tradição: o Calendário Solidário “Nina, a Bombeira” 2026. A mascote dos Bombeiros Voluntários da cidade volta a unir comunidade e solidariedade, ajudando a angariar fundos essenciais para a corporação.