Neste novo ano, Viana do Castelo continua a apostar na presença estratégica nas principais Feiras de Turismo da Península Ibérica, trabalho que tem permitido ao concelho vianense alcançar os melhores indicadores turísticos de sempre em hóspedes, dormidas e proveitos.
Estas participações, em Portugal e em Espanha, são de extrema importância uma vez que o mercado ibérico é sem dúvida o mais importante, uma vez que constitui o chamado “mercado de proximidade”.
Em 2025, destaca-se a presença na FITUR – Feira Internacional de Turismo de Madrid, na NAVARTUR – Feira Internacional de Turismo de Navarra (Pamplona), na BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa (Lisboa), na B-TRAVEL – Salão Internacional de Turismo da Catalunha (Barcelona), EXPOCIDADES – Mostra de Turismo das Cidades do Eixo Atlântico (Sárria), Expovacaciones (Bilbao), TUREXPO GALICIA – Salón Turístico de Galicia (Silleda), FIA – Feira Internacional de Artesanato (Lisboa), XANTAR – Salão Internacional de Turismo Gastronómico (Ourense) e INTUR – Feira Internacional de Turismo do Interior (Valladolid).
Na próxima semana, entre 22 e 26 de janeiro, o Município inicia esta participação em feiras de turismo ao apresentar-se, com stand próprio, naquela que é a maior feira de turismo da Península Ibérica e uma das mais importantes da Europa, a 45ª Feira Internacional de Turismo – FITUR, em Madrid.
Ao longo da próxima semana, Viana do Castelo vai promover os principais produtos turísticos, as experiências de referência do território e os diversos agentes do setor, contando com a presença de alguns agentes de animação turística e do alojamento, bem como com a Fundação Gil Eannes e a artesã Conceição Pimenta, que promoverá uma mostra dos Bordados de Viana certificados e trabalho ao vivo. Neste certame, Viana do Castelo integrará a área “Visit Portugal”, no Pavilhão P04.
Os primeiros dias deste evento serão exclusivamente para profissionais e, no fim de semana, a feira recebe o público em geral. Nesta edição, que deverá atrair mais de 250 000 visitantes, a FITUR contará com 9.500 empresas participantes, 152 países e 884 expositores, mais 10% do que em 2024.
Com estas participações, pretende dar-se a conhecer Viana do Castelo como um destino com uma oferta diversificada e de qualidade, que consegue dar resposta a diferentes tipos de motivação, despertando o interesse para o Município, a operadores turísticos e ao público que visita estes certames, levando-os a descobrir e aprofundar conhecimentos sobre as diferentes experiências que Viana do Castelo proporciona durante todo o ano, sobretudo ligadas ao turismo de natureza, ao turismo ativo, turismo náutico e turismo cultural, entre outros produtos turísticos.
Serão aproveitadas estas participações para promover também “Viana do Castelo – Capital da Cultura do Eixo Atlântico 2025” e o Galardão “Vale do Lima – Região Europeia da Gastronomia e Vinho 2025”.
Viana do Castelo reúne condições de excelência para dar resposta ao turista que privilegia a autenticidade das experiências, o contacto com a natureza e atividades ao ar livre, que procura o bem-estar pessoal e a procura por destinos menos massificados e com cultura tradicional. Nesse sentido, estas participações revestem-se de uma enorme importância para promover e divulgar as nossas potencialidades turísticas, destacando o património histórico-cultural e natural, as praias e desportos náuticos, os museus, as valências de Turismo Industrial, as rotas e percursos, a gastronomia e vinhos, o enoturismo, o artesanato, os eventos, a diversidade de alojamento, a restauração e os agentes de animação turística.
Foto: José Amaro
No próximo dia 31 de janeiro, a Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG-IPVC) vai ser palco do CyberSec 26, conferência que junta investigadores e empresas do Alto Minho para debater os desafios da cibersegurança.
Realizou-se este domingo a 18.ª jornada do campeonato distrital da 1.ª divisão da Associação de Futebol de Viana do Castelo. O destaque da jornada vai para a derrota (0-2) do líder Castelense, em casa, com o Âncora Praia.
Realizou-se este domingo a 19.ª jornada do Campeonato Distrital da 2.ª Divisão da Associação de Futebol de Viana do Castelo. O Raianos venceu (3-1) o Paçô, mantendo-se no topo da classificação com 43 pontos, mas vendo-se agora empatado com o Távora, que bateu (4-1) o Darquense.
Um novo relatório da Amnistia Internacional denuncia abusos e erosão de direitos humanos em diversos países. Dos Estados Unidos ao Irão, passando por Cuba, Portugal e Venezuela, a organização alerta para prisões arbitrárias, repressão a protestos e violência policial.
A 28.ª edição anual da Gala dos Troféus Desportivos “O Minhoto” realiza-se na próxima segunda-feira, na Adega Cultural, em Vila Verde, com a promessa de celebrar um ano histórico para o desporto da região. Em 2025, atletas minhotos conquistaram um total de 62 títulos internacionais, um feito inédito na história da Gala.
Ponte da Barca recebe de 6 a 8 de fevereiro a tradicional Feira do Fumeiro, um evento que celebra a gastronomia, a música e a tradição local. A cantora Rosinha será a principal atração, atuando na sexta-feira, às 21h30, numa noite que promete animar visitantes de todas as idades.
O Darque Kayak Clube alerta para novos depósitos de lixo nas margens do rio Lima. O clube vianense reforça a importância de um comportamento cívico e responsável da população.