Logo
Internacional

Viana do Castelo integra principais feiras de turismo da Península Ibérica

18 Janeiro, 2025 | 17:55
Partilhar
Pedro Xavier
2 min. leitura

Neste novo ano, Viana do Castelo continua a apostar na presença estratégica nas principais Feiras de Turismo da Península Ibérica, trabalho que tem permitido ao concelho vianense alcançar os melhores indicadores turísticos de sempre em hóspedes, dormidas e proveitos.

Estas participações, em Portugal e em Espanha, são de extrema importância uma vez que o mercado ibérico é sem dúvida o mais importante, uma vez que constitui o chamado “mercado de proximidade”.  

Em 2025, destaca-se a presença na FITUR – Feira Internacional de Turismo de Madrid, na NAVARTUR – Feira Internacional de Turismo de Navarra (Pamplona), na BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa (Lisboa), na B-TRAVEL – Salão Internacional de Turismo da Catalunha (Barcelona), EXPOCIDADES – Mostra de Turismo das Cidades do Eixo Atlântico (Sárria), Expovacaciones (Bilbao), TUREXPO GALICIA – Salón Turístico de Galicia (Silleda), FIA – Feira Internacional de Artesanato (Lisboa), XANTAR – Salão Internacional de Turismo Gastronómico (Ourense) e INTUR – Feira Internacional de Turismo do Interior (Valladolid). 

Na próxima semana, entre 22 e 26 de janeiro, o Município inicia esta participação em feiras de turismo ao apresentar-se, com stand próprio, naquela que é a maior feira de turismo da Península Ibérica e uma das mais importantes da Europa, a 45ª Feira Internacional de Turismo – FITUR, em Madrid.

Ao longo da próxima semana, Viana do Castelo vai promover os principais produtos turísticos, as experiências de referência do território e os diversos agentes do setor, contando com a presença de alguns agentes de animação turística e do alojamento, bem como com a Fundação Gil Eannes e a artesã Conceição Pimenta, que promoverá uma mostra dos Bordados de Viana certificados e trabalho ao vivo. Neste certame, Viana do Castelo integrará a área “Visit Portugal”, no Pavilhão P04. 

Os primeiros dias deste evento serão exclusivamente para profissionais e, no fim de semana, a feira recebe o público em geral. Nesta edição, que deverá atrair mais de 250 000 visitantes, a FITUR contará com 9.500 empresas participantes, 152 países e 884 expositores, mais 10% do que em 2024.

Com estas participações, pretende dar-se a conhecer Viana do Castelo como um destino com uma oferta diversificada e de qualidade, que consegue dar resposta a diferentes tipos de motivação, despertando o interesse para o Município, a operadores turísticos e ao público que visita estes certames, levando-os a descobrir e aprofundar conhecimentos sobre as diferentes experiências que Viana do Castelo proporciona durante todo o ano, sobretudo ligadas ao turismo de natureza, ao turismo ativo, turismo náutico e turismo cultural, entre outros produtos turísticos. 

Serão aproveitadas estas participações para promover também “Viana do Castelo – Capital da Cultura do Eixo Atlântico 2025” e o Galardão “Vale do Lima – Região Europeia da Gastronomia e Vinho 2025”.

Viana do Castelo reúne condições de excelência para dar resposta ao turista que privilegia a autenticidade das experiências, o contacto com a natureza e atividades ao ar livre, que procura o bem-estar pessoal e a procura por destinos menos massificados e com cultura tradicional. Nesse sentido, estas participações revestem-se de uma enorme importância para promover e divulgar as nossas potencialidades turísticas, destacando o património histórico-cultural e natural, as praias e desportos náuticos, os museus, as valências de Turismo Industrial, as rotas e percursos, a gastronomia e vinhos, o enoturismo, o artesanato, os eventos, a diversidade de alojamento, a restauração e os agentes de animação turística. 

Foto: José Amaro

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Música 4 Dezembro, 2025

“Lote of Christmas” anima Cais da Marina esta sexta-feira

A produtora vianense Anémona Sonora, em parceria com o Club Lote 5, promove esta sexta-feira, 5 de dezembro, o evento “Lote of Christmas”, iniciativa que pretende afirmar Viana do Castelo como ponto de referência no panorama da música eletrónica regional.

Nacional 4 Dezembro, 2025

Oito detidos em megaoperação no Norte por suspeitas de corrupção na certificação dos Vinhos Verdes

A Polícia Judiciária deteve esta semana oito pessoas na sequência de uma operação de grande escala realizada no Norte do país, no âmbito de uma investigação a alegados esquemas de corrupção envolvendo a Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes (CVRVV).

Regional 4 Dezembro, 2025

Mercado de Natal anima Vila Nova de Cerveira a partir de amanhã

O Mercado de Natal de Vila Nova de Cerveira decorre nos dois primeiros fins de semana de dezembro, com artesanato, produtos regionais e doces típicos.

Música 4 Dezembro, 2025

Noble atua em Paredes de Coura a 20 de dezembro com concerto intimista no Xapas

Paredes de Coura prepara-se para receber um dos nomes mais aplaudidos da nova música portuguesa. Noble sobe ao palco do Xapas no próximo dia 20 de dezembro, num concerto que promete uma noite carregada de emoção, intensidade e momentos memoráveis.

Cultura 4 Dezembro, 2025

Exposição sobre Amália e Bienal de Pintura marcam programação cultural do “Viana Coração do Natal”

O programa “Viana Coração do Natal” regressa ao centro histórico de Viana do Castelo entre 5 de dezembro e 5 de janeiro de 2026, e traz consigo dois destaques culturais que prometem captar a atenção de vianenses e visitantes: a exposição “Ah Amália – Living Experience on Tour” e a XV Bienal de Pintura do Eixo Atlântico.

Internacional 4 Dezembro, 2025

Viana STARTS reforça presença europeia em conferência sobre conservação sustentável na Irlanda

O Viana STARTS representou Viana do Castelo na Irlanda, onde participou no encontro de capacitação promovido pela European Urban Initiative (EUI), realizado em Monaghan, sob o tema “Reimagining Places: Sustainable Conservation of Ireland’s Beautiful Heritage”.

Regional 3 Dezembro, 2025

Bloco de Esquerda conquista avanços para o Alto Minho no Orçamento de Estado de 2026

O Bloco de Esquerda conseguiu aprovar, no Orçamento de Estado para 2026, duas propostas históricas para o Alto Minho: a requalificação do portinho de Vila Praia de Âncora, em Caminha, e as dragagens em Castelo de Neiva, em Viana do Castelo.