A Câmara Municipal de Viana do Castelo e parceiros integram a terceira edição da Agenda Nacional “À descoberta do Turismo Industrial”, que decorre de 16 a 30 de março e oferece uma oportunidade única de conhecer os locais e experiências associados à indústria viva e ao património industrial em Portugal.
Assim, o concelho vianense integra esta Agenda, destacada com diversas propostas das páginas 166 à 172, com a oferta de experiências únicas proporcionadas pelos parceiros que integram a Rede Portuguesa de Turismo Industrial, designadamente com diversas propostas para conhecer melhor o Navio Hospital Gil Eannes, os Fornos Telheiros de Alvarães, bem como o Moinho de Maré – Azenhas de D. Prior, que em breve fará parte desta Rede.
As propostas do Município de Viana do Castelo e dos parceiros podem ser consultadas através do link:
https://business.turismodeportugal.pt/SiteCollectionDocuments/turismo-industrial/agenda-a-descoberta-turismo-industrial-2024.pdf
Ao longo de duas semanas, o convite é para que vianenses e visitantes conheçam o património industrial que reflete a história e identidade do nosso território.
Na visita livre aos espaços museológicos do Navio Gil Eannes os visitantes podem embarcar numa experiência de conhecimento histórico, cultural e náutico “navegando” pelos espaços museológicos, como: ponte de comando, casa do leme, cozinha, padaria, casa das máquinas, enfermarias, consultório médico, sala de tratamento, bloco operatório, diversos camarotes, capela e entre outros espaços, bem como conhecer o processo de construção do Navio, datado de 1955. Serão igualmente promovidas visitas guiadas ao navio, promovida a visualização de documentário “Campanha São Ruy 1952” e a visita exposições a bordo do navio, bem como a apresentação de um espetáculo com o tema ‘Saudade’.
Na visita aos Fornos Telheiros, os visitantes podem mergulhar em experiências autênticas e originais, e usufruir de um maior contacto com as comunidades e com aspetos identitários da Freguesia de Alvarães. A visita guiada dá a conhecer a produção artesanal de fabrico de telha e de tijolo nos Fornos Telheiros, permitindo aos visitantes “viajar” no tempo.
Já neste período será também promovida a visita guiada ao moinho de maré – antigas Azenhas de D. Prior – onde se encontra atualmente sedeado o Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental e o Parque Ecológico Urbano. Nesta visita dá-se a conhecer a história associada a este espaço, bem como processo industrial de moagem de cereais a partir de uma fonte de energia renovável e inesgotável – as marés.

O mês de janeiro de 2025 ficou marcado por acontecimentos de forte impacto social, político e humano no Alto Minho, muitos deles em destaque na Viana TV.
O Centro Cultural de Viana do Castelo volta a ser o palco da tradicional festa de passagem de ano, marcada para a noite de 31 de dezembro. As portas abrem às 23h00, prometendo uma noite repleta de animação, música e surpresas, que se prolongará até às 06h00 do dia seguinte.
A 15ª jornada da Primeira Divisão AF Viana do Castelo, última do calendário de 2025, trouxe emoções fortes e definiu a liderança da competição.
A 15ª jornada da Segunda Divisão da AF Viana do Castelo, disputada este domingo, fechou o calendário de 2025 com emoção e resultados surpreendentes.
A 12.ª Corrida de São Silvestre de Viana do Castelo voltou a consagrar Mónica Silva, do Clube Atlético de Macedo de Cavaleiros, que venceu a prova feminina com o tempo de 34:46, repetindo os triunfos alcançados em 2022, 2023 e 2024. A atleta, que é também madrinha da corrida, reforça assim o seu domínio absoluto na competição vianense, tornando-se uma das figuras maiores da história do evento.
A atriz francesa Brigitte Bardot, uma das maiores figuras do cinema europeu do século XX, morreu aos 91 anos, informou hoje a Fundação Brigitte Bardot em comunicado.
A edição 2025 do Lourear a Pevide voltou a afirmar Ponte de Lima como território de excelência na valorização da gastronomia local e do Vinho Verde Loureiro, reforçando a ligação entre restauração, produtores, consumidores e identidade territorial. A forte participação do público confirmou o crescente interesse por esta iniciativa, que alia tradição, inovação e envolvimento comunitário.