Às 10h00 deste sábado, 17 de maio, arrancam as inscrições nas Férias de Verão promovidas pela Câmara Municipal de Viana do Castelo. Até lá, os pais e encarregados de educação têm obrigatoriamente de fazer o registo dos seus educandos numa nova plataforma desenvolvida para tornar o processo mais fácil, justo e rápido.
ACESSO À PLATAFORMA DE REGISTO
https://ferias.cm-viana-castelo.pt/
As Férias de Verão de 2025 promovidas pela Câmara Municipal de Viana do Castelo são para crianças/jovens dos 6 aos 16 anos, residentes no concelho de Viana do Castelo. O primeiro período das Férias de Verão acontece de 30 de junho a 11 de julho e o segundo período de 14 de julho a 1 de agosto, podendo a inscrição ser feita em apenas um ou em ambos os períodos.
Devido à crescente procura nos últimos anos, o Município aumentou o o número de vagas para 766 participantes em cada um dos períodos, divididos por 7 escolas (EB1 de Monserrate, EB1 do Carmo, EB 2,3 Frei Bartolomeu dos Mártires, EB 2,3 Carteado de Mena, EB 2,3 de Barroselas, EB 2,3 Foz do Neiva – Castelo do Neiva e EB2,3 de Lanheses). Existirão dois grupos para jovens dos 14 aos 16 anos com o limite de 40 vagas.
Os valores das inscrições por crianças e jovem serão: para alunos sem escalão, 100 euros a primeira quinzena, 150 euros a segunda quinzena, 200 euros para inscrições nas duas quinzenas.
Para alunos com escalão da Ação Social Escolar B, o preço são 70 euros a primeira quinzena, 105 euros a segunda quinzena, 140 euros inscrições nas duas quinzenas.
Para alunos com escalão da Ação Social Escolar A, o preço são 50 euros a primeira quinzena, 75 euros a segunda quinzena, 100 euros inscrições nas duas quinzenas.
As inscrições serão realizadas online, a partir do dia 17 de maio e até 25 de maio ou até as vagas estarem preenchidas. Os interessados deverão preencher online a inscrição e realizar o pagamento por multibanco/homebanking até 4 horas após a inscrição, sob pena da mesma ficar anulada. Só serão consideradas válidas as inscrições cujo pagamento foi efetuado.
O pagamento pode ser efetuado em duas prestações. Cada participante pode inscrever-se numa ou nas duas quinzenas. As famílias que inscrevam mais do que um educando, usufruirão de um desconto de 15% na inscrição do 2º filho e seguintes.
A realização deste projeto, considerando o número de vagas e grupos, tem prevista uma despesa global estimada até 248.500,00€, resultante de encargos com monitores, serviço de refeições, seguros de acidentes pessoais e responsabilidade civil, transportes, atividades e outros.
As Férias de Verão têm como objetivo primordial assegurar, durante o tempo não letivo, a ocupação segura e orientada das crianças e jovens enquanto os seus pais e encarregados de educação exercem a sua atividade profissional. Paralelamente, pretende-se abranger o maior leque possível de crianças e jovens, assegurando que as famílias com baixos recursos financeiros consigam aceder às atividades de ocupação de tempos livres disponibilizadas neste projeto, contribuindo assim para a coesão social do território.
O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, marcou presença na inauguração da sede da junta de freguesia de Perre, que foi alvo de uma empreitada de refuncionalização da antiga escola primária.
O Valença Aqua Park abriu esta sexta-feira, no Complexo Desportivo do Sport Clube Valenciano, e promete animar os fins de semana deste verão com muita diversão para toda a família, até 17 de agosto.
O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, marcou presença na cerimónia de inauguração da nova Rua da Padela, na freguesia de Vila Nova de Anha, que foi alvo de uma empreitada de requalificação para proporcionar melhorias significativas nas condições de circulação e mobilidade da população local.
O Presidente da Câmara Municipal hasteou, de forma simbólica, a bandeira azul no Navio-Hospital Gil Eannes e entregou as bandeiras aos presidentes de junta de freguesia cujas praias foram distinguidas.
Faro, Viana do Castelo e Viseu são as três cidades com melhor qualidade do ar em Portugal, de acordo com o visualizador das cidades europeias mais limpas da Agência Europeia do Ambiente (AEA).
A Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho) realiza, no próximo dia 10 de julho, pelas 15h00, no edifício Villa Moraes, em Ponte de Lima, uma sessão do AgroSocial Lab, iniciativa integrada no projeto transfronteiriço AGROSOCIAL, cofinanciado pelo programa Interreg Espanha–Portugal.
Centenas de pessoas marcaram presença, este sábado, no funeral dos dois irmãos. A cerimónia, destinada à família, amigos próximos e convidados, não impediu que uma multidão acompanhasse o momento no exterior.