Até 11 de abril, decorrem as inscrições, no Museu do Traje, para a Mordomia do Senhor dos Passos. Este cortejo solene acontece, este sábado, dia 12 de abril, às 16h00, e recriará a tradição das devotas que ofereciam ramos de violetas à imagem de Nosso Senhor dos Passos.
O cortejo sairá do Museu de Artes Decorativas, seguindo pela Rua Manuel Espregueira, Avenida dos Combatentes da Grande Guerra, Rua da Picota, Praça da República e seguindo à Sé Catedral, para se oferecer os raminhos de flores.
Páscoa Doce é uma organização conjunta da Câmara Municipal, Diocese de Viana do Castelo, Vianafestas e Associação Empresarial do Distrito de Viana do Castelo, visando promover a tradição e a etnografia, integrada na programação Viana do Castelo – Capital da Cultura do Eixo Atlântico 2025.
Viana do Castelo celebra a Páscoa com um conjunto de iniciativas que destacam as tradições e a identidade local. Neste período, de 12 de abril e até final do mês, estarão disponíveis duas exposições: até 27 de abril, “Páscoa com Tradição”, no piso 0 dos Antigos Paços do Concelho; e até 30 de abril, exposição “Da Paixão à Ressurreição”, nas coleções do Museu de Artes Decorativas.
No sábado e no domingo, das 10h30 às 11h30, entre os destaques do programa está o Workshop de Palmitos, onde os participantes poderão aprender a confecionar os tradicionais palmitos, decorados com flores artificiais. Já das 10h30 às 12h30 e das 15h00 às 17h00, também nos dois dias, a principal praça da cidade recebe ainda o workshop Ovos da Páscoa, para os mais novos.
“A execução do Palmito Vianense está relacionada com as celebrações religiosas do Domingo de Ramos, pois, estes eram levados e benzidos na Igreja Paroquial. Nas usanças locais, e ainda associado ao período Pascal, nas freguesias vianenses, era costume o “Mordomo da Cruz” oferecer um Palmito aos seus amigos e pessoas de grande estima”, como explica a mais recente brochura lançada pela VianaFestas sobre “Flores Devocionais”.
No ano em que o Vale do Lima é Região Europeia da Gastronomia e Vinho, o Feirão da Patanisca, no âmbito do Fim-de-semana Gastronómico, acontece das 10h00 às 13h00 de sábado, e reunirá grupos folclóricos da região, recriando um mercado tradicional, enquanto o Museu do Traje dinamizará atividades interativas para aproximar o público das tradições pascais vianenses.
Nessa noite de 12 de abril, às 21h30, haverá Ciclo de Música de Câmara, com o Quarteto Verazin (quarteto de cordas da Póvoa de Varzim), na Igreja da Misericórdia, com Diogo Coelho – violino, Jorman Torres – violino, Emídio Ribeiro – viola d´Arco, Burak Ozkan – violoncelo, acompanhados por David Dias da Silva no clarinete.
No Domingo de Ramos, 13 de abril, às 10h30, Bênção e Procissão de Ramos e Missa da Paixão na Sé de Viana do Castelo. Pelas 15h30, Oração de Vésperas e Procissão do Senhor dos Passos, seguindo-se Sermão do Encontro na Praça da República. A Procissão inicia na Sé, seguindo pelo Largo Instituto Histórico do Minho, Praça da República, Passeio das Mordomas, Avenida Conde da Carreira, Avenida dos Combatentes da Grande Guerra, Rua Grande, terminando na Sé Catedral.
Dia 16 de abril, a programação inclui a exposição “Rituais: do namoro ao casamento”, no Museu do Traje e Museu de Artes Decorativas.
Na Quinta-feira Santa, 17 de abril, a Sé acolhe a Missa Crismal, pelas 10h00, a Missa Vespertina da Ceia do Senhor, com Lava-pés, às 19h00, com apresentação das ofertas para os pobres e Procissão do Santíssimo Sacramento. Nessa noite de 17 de abril, das 20h00 às 24h00, a cidade promove a tradicional Visita às Igrejas e Capelas, num roteiro religioso por mais de duas dezenas de espaços religiosos de Viana do Castelo.
Na Sexta-feira Santa, 18 de abril, a Sé Catedral acolhe, às 10h00, Ofício de Leituras e Laudes. Pelas 15h00, Celebração da Paixão do Senhor, e, às 21h00, Via Sacra na cidade.
No Sábado Santo, 19 de abril, a cidade e as diversas freguesias do concelho acolhem as populares e tradicionais Queimas de Judas. Às 17h00, na Igreja da Misericórdia, apresenta-se o Cuore Armonico com DULCE JESU. Pelas 22h00, Vigília Pascal.
No Domingo de Páscoa, às 9h00, Compasso Pascal na Câmara Municipal de Viana do Castelo. Nesse dia, a Sé Catedral celebra eucaristias às 9h30, 11h00 e 18h00.
Na segunda-feira de Páscoa, 21 de abril, além do habitual compasso nas freguesias, vive-se a Páscoa a Três – Cerimónias da Segunda-feira de Páscoa no Largo das Neves, pelas 12h30.
O Centro de Alto Rendimento (CAR) de Surf do Cabedelo, em Viana do Castelo, vai ser alvo de obras de reabilitação e novos apetrechamentos no valor global de 700 mil euros, ao abrigo do programa nacional de modernização dos Centros de Alto Rendimento.
O rio Lima vai ser, no próximo 15 de novembro, o palco da Taça Remo Jovem / Troféu Primeiras Remadas, uma competição que promete animar Viana do Castelo entre as 9h00 e as 13h30. O evento, integrado na época 2025-2026, reunirá dezenas de jovens atletas dos 9 aos 19 anos, em representação de vários clubes da região norte.
A Capela de São Bento da Lagoa, em Cerdal, recebeu um público numeroso para assistir às “Conversas da Feira 2025”, subordinadas ao tema “Feira dos Santos de Cerdal – Uma Feira Transformada em Selo”.
Três escolas do distrito de Viana do Castelo foram selecionadas para participar na 5.ª edição do programa RedEscolas AntiCorrupção, uma iniciativa internacional que promove a integridade e a transparência entre os jovens.
A magia do Natal está prestes a regressar a Vila Nova de Cerveira, e a Câmara Municipal já abriu as inscrições para o Mercado de Natal 2025, que este ano promete transformar a vila num verdadeiro “Conto de Natal”.
Centenas de fiéis participaram este domingo, 9 de novembro, na celebração do Dia da Diocese de Viana do Castelo, que coincidiu com o Dia Jubilar dos Acólitos, a Semana dos Seminários e a Abertura do Ano da Pastoral Juvenil. A jornada culminou com uma Eucaristia na igreja de São Domingos, presidida pelo Bispo diocesano, D. João Lavrador.
O Convento do Carmo de Viana do Castelo celebra este ano uma data de profundo significado histórico e espiritual: os 400 anos da sua inauguração e do início da vida comunitária dos Carmelitas Descalços, ocorridos a 8 de maio de 1625.