Até 11 de abril, decorrem as inscrições, no Museu do Traje, para a Mordomia do Senhor dos Passos. Este cortejo solene acontece, este sábado, dia 12 de abril, às 16h00, e recriará a tradição das devotas que ofereciam ramos de violetas à imagem de Nosso Senhor dos Passos.
O cortejo sairá do Museu de Artes Decorativas, seguindo pela Rua Manuel Espregueira, Avenida dos Combatentes da Grande Guerra, Rua da Picota, Praça da República e seguindo à Sé Catedral, para se oferecer os raminhos de flores.
Páscoa Doce é uma organização conjunta da Câmara Municipal, Diocese de Viana do Castelo, Vianafestas e Associação Empresarial do Distrito de Viana do Castelo, visando promover a tradição e a etnografia, integrada na programação Viana do Castelo – Capital da Cultura do Eixo Atlântico 2025.
Viana do Castelo celebra a Páscoa com um conjunto de iniciativas que destacam as tradições e a identidade local. Neste período, de 12 de abril e até final do mês, estarão disponíveis duas exposições: até 27 de abril, “Páscoa com Tradição”, no piso 0 dos Antigos Paços do Concelho; e até 30 de abril, exposição “Da Paixão à Ressurreição”, nas coleções do Museu de Artes Decorativas.
No sábado e no domingo, das 10h30 às 11h30, entre os destaques do programa está o Workshop de Palmitos, onde os participantes poderão aprender a confecionar os tradicionais palmitos, decorados com flores artificiais. Já das 10h30 às 12h30 e das 15h00 às 17h00, também nos dois dias, a principal praça da cidade recebe ainda o workshop Ovos da Páscoa, para os mais novos.
“A execução do Palmito Vianense está relacionada com as celebrações religiosas do Domingo de Ramos, pois, estes eram levados e benzidos na Igreja Paroquial. Nas usanças locais, e ainda associado ao período Pascal, nas freguesias vianenses, era costume o “Mordomo da Cruz” oferecer um Palmito aos seus amigos e pessoas de grande estima”, como explica a mais recente brochura lançada pela VianaFestas sobre “Flores Devocionais”.
No ano em que o Vale do Lima é Região Europeia da Gastronomia e Vinho, o Feirão da Patanisca, no âmbito do Fim-de-semana Gastronómico, acontece das 10h00 às 13h00 de sábado, e reunirá grupos folclóricos da região, recriando um mercado tradicional, enquanto o Museu do Traje dinamizará atividades interativas para aproximar o público das tradições pascais vianenses.
Nessa noite de 12 de abril, às 21h30, haverá Ciclo de Música de Câmara, com o Quarteto Verazin (quarteto de cordas da Póvoa de Varzim), na Igreja da Misericórdia, com Diogo Coelho – violino, Jorman Torres – violino, Emídio Ribeiro – viola d´Arco, Burak Ozkan – violoncelo, acompanhados por David Dias da Silva no clarinete.
No Domingo de Ramos, 13 de abril, às 10h30, Bênção e Procissão de Ramos e Missa da Paixão na Sé de Viana do Castelo. Pelas 15h30, Oração de Vésperas e Procissão do Senhor dos Passos, seguindo-se Sermão do Encontro na Praça da República. A Procissão inicia na Sé, seguindo pelo Largo Instituto Histórico do Minho, Praça da República, Passeio das Mordomas, Avenida Conde da Carreira, Avenida dos Combatentes da Grande Guerra, Rua Grande, terminando na Sé Catedral.
Dia 16 de abril, a programação inclui a exposição “Rituais: do namoro ao casamento”, no Museu do Traje e Museu de Artes Decorativas.
Na Quinta-feira Santa, 17 de abril, a Sé acolhe a Missa Crismal, pelas 10h00, a Missa Vespertina da Ceia do Senhor, com Lava-pés, às 19h00, com apresentação das ofertas para os pobres e Procissão do Santíssimo Sacramento. Nessa noite de 17 de abril, das 20h00 às 24h00, a cidade promove a tradicional Visita às Igrejas e Capelas, num roteiro religioso por mais de duas dezenas de espaços religiosos de Viana do Castelo.
Na Sexta-feira Santa, 18 de abril, a Sé Catedral acolhe, às 10h00, Ofício de Leituras e Laudes. Pelas 15h00, Celebração da Paixão do Senhor, e, às 21h00, Via Sacra na cidade.
No Sábado Santo, 19 de abril, a cidade e as diversas freguesias do concelho acolhem as populares e tradicionais Queimas de Judas. Às 17h00, na Igreja da Misericórdia, apresenta-se o Cuore Armonico com DULCE JESU. Pelas 22h00, Vigília Pascal.
No Domingo de Páscoa, às 9h00, Compasso Pascal na Câmara Municipal de Viana do Castelo. Nesse dia, a Sé Catedral celebra eucaristias às 9h30, 11h00 e 18h00.
Na segunda-feira de Páscoa, 21 de abril, além do habitual compasso nas freguesias, vive-se a Páscoa a Três – Cerimónias da Segunda-feira de Páscoa no Largo das Neves, pelas 12h30.
Vinte e cinco (25) igrejas e capelas de Viana do Castelo voltam a abrir este ano, na noite de Quinta-Feira Santa, à oração e à visita presencial dos fiéis, numa das principais tradições da Páscoa no concelho.
O Voleibol Clube de Viana terá, esta sexta-feira, uma última oportunidade para ficar em lugar de play off que lhe dará nova vida na luta pela permanência na 1ª divisão. Em caso de derrota a equipa vianense desce à segunda divisão.
O projeto Olympics4All, liderado pelo Município de Vila Nova de Cerveira, voltou a ser distinguido a nível europeu, no âmbito das "Boas práticas URBACT IV".
A alteração ao Regulamento do Plano de Pormenor do Parque da Cidade vai estar em discussão pública durantes vinte dias úteis. O documento pode ser consultado no Serviço de Atendimento ao Munícipe da Câmara Municipal, na página eletrónica do município e as participações deverão ser entregues no SAM ou enviados por correio eletrónico para o endereço consultapublica@cm-viana-castelo.pt, ou por correio normal para a autarquia.
Por despacho da Ministra da Cultura o projeto “Romaria de Nossa Senhora d’Agonia – Edição 2025” é reconhecido como sendo de interesse cultural, reforçando a sua importância na valorização da identidade e do património cultural português.
A Rede de Autarquias que Cuidam dos Cuidadores Informais (RACCI) atribuiu ao Município de Caminha o Selo de Mérito na categoria Bronze, no âmbito da 4.ª Edição do Prémio para o biénio 2025/2026
A Diocese de Viana do Castelo iniciou a Semana Santa no Domingo de Ramos, que ficou marcado com a tradicional procissão do Senhor dos Passos. No sermão, que aconteceu na Praça da República, D. João Lavrador apelou para “uma nova relação que se estabelece através da harmonia, da paz, da justiça, do bem e da fraternidade”.