Logo
Nacional

Viana do Castelo: Iniciada empreitada de requalificação do chafariz da Praça da República

16 Janeiro, 2024 | 18:07
Partilhar
Eduarda Alves
Menos de 1 minuto de leitura

O chafariz da Praça da República, localizado em frente aos antigos Paços do Concelho de Viana do Castelo, esta a ser alvo de requalificação, num investimento de cerca de 150 mil euros.

Em 2021, foi anunciado pela Câmara Municipal de Viana do Castelo o interesse em requalificar o chafariz.

Em junho de 2022, o município promoveu um projeto de conservação e restauro do monumento, relacionado com a pedra do mesmo,  que afetava o funcionamento do chafariz.

Assim, e após o interesse e estudo para a requalificação do monumento, na página oficial da Câmara Municipal de Viana do Castelo, leu-se que este monumento nacional do século XVI, apresenta “patologias da pedra que afetam o chafariz”, sendo necessária a “substituição da tubagem interior e da consolidação da estrutura”.

A intervenção “obedece a um projeto técnico específico não só de consolidação da estrutura como de tratamento das patologias do granito, com o acompanhamento da Direção Regional de Cultura do Norte (DRCN)”.

Recorde-se que este chafariz renascentista, foi o último projeto monumental, de um conjunto de três, realizados pelo canteiro portuense João Lopes e está classificado como Monumento Nacional desde 1910, tendo sido, durante vários séculos, o ponto de abastecimento de água potável da população de Viana do Castelo.

 

A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Desporto 21 Julho, 2024

Jovem limiano reforça equipa masculina de sub-19 do Sporting

Limiano Rodrigo Quintiães, de 17 anos, é o novo reforço da equipa de Sub-19 do Sporting Clube de Portugal.

Cultura 21 Julho, 2024

Feira do Livro de Ponte de Lima termina hoje

A XVIII Feira do Livro de Ponte de Lima, a decorrer na Expolima, termina hoje.

Música 20 Julho, 2024

Banda vianense estreia-se na Casa da Música

A banda Coisa Mansa, com músicos de Viana do Castelo, vai estar no Porto, na Casa da Música, no evento "Verão da Casa", iniciativa que, até setembro, dá palco a dezenas de propostas musicais em diferentes formatos.

Desporto 20 Julho, 2024

Ponte de Lima homenageia Fernando Pimenta e Hélio Lucas com mural de Arte Urbana

O Município de Ponte de Lima promoveu a execução de um mural de Arte Urbana em homenagem a Fernando Pimenta e Hélio Lucas, num dos pilares da Ponte Nossa Senhora da Guia.

Nacional 20 Julho, 2024

Tribunal decreta serviços mínimos para greve na CP dias 22 e 24 de julho

O Tribunal Arbitral decretou serviços mínimos de 20% para a greve na CP - Comboios de Portugal, convocada por vários sindicatos, entre as 00h00 e as 24h00 dos dias 22 e 24 de julho.

Regional 20 Julho, 2024

Mulher de 30 anos residente em Mazarefes foi detida pela PSP por suspeitas dos crimes de burla

Uma mulher de 30 anos, desempregada, residente na freguesia de Mazarefes, em Viana do Castelo, foi detida pela PSP, na sexta-feira, por suspeitas dos crimes de burla, furto, abuso de confiança, abuso de cartão de garantia ou dados de pagamento e falsidade informática.

Desporto 20 Julho, 2024

Portugal joga com Azerbaijão nos play-offs de acesso ao Euro2025 feminino

A seleção portuguesa feminina de futebol vai defrontar o Azerbaijão na primeira ronda dos play-offs de acesso ao Campeonato da Europa de 2025, ditou o sorteio realizado na sede da UEFA, em Nyon, na Suíça.