Logo
Regional

Viana do Castelo inaugurou Centro de Inteligência Territorial

15 Fevereiro, 2024 | 15:49
Partilhar
Pedro Xavier
1 min. leitura

Viana do Castelo dispõe, a partir de hoje, de um Centro de Inteligência Territorial, uma plataforma da responsabilidade do Data CoLAB. A apresentação, que contou com a presença do Secretário de Estado da Digitalização e da Modernização Administrativa, Mário Campolargo, e do Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, que sublinhou a importância deste instrumento de trabalho e que este permitirá encontrar um novo modelo de cidade inteligente e, simultaneamente, atrair e fixar talentos em Viana do Castelo.

O CIT foi desenvolvido pelo Data CoLAB e é um instrumento inovador de integração e análise de dados, que alinhado com as estratégias nacionais e europeias, pretende moldar o futuro dos nossos territórios e a
forma como operam, ao potenciar a sua transformação digital, recolher e centralizar informação integra, e proporcionar uma estrutura para apoiar tomadas de decisão. O âmago deste instrumento é um serviço abrangente de Data as a Service – DaaS, que recorre a ferramentas de BI para integrar e analisar dados de várias fontes, os quais são previa e detalhadamente analisados com recursos a variadas técnicas de análise.

O novo instrumento vai apresentar e disponibilizar dados em áreas para o cidadão e os vários intervenientes da gestão municipal, que se propõe a proporcionar a resposta às mais variadíssimas questões de forma ágil, concretizadas sob a forma de relatórios e dashboards com interfaces gráficas ‘user friendly’, que divulgam resultados de inúmeros indicadores, os quais espelham a atividade em variados processos e atividades”. Por isso, o objetivo passa por uma organização que recorra a esta solução, independentemente do seu grau de maturidade digital, consiga compreender como opera o seu município nos domínios de governança, ambiente, modos de vida, economia e mobilidade.

Na sua intervenção, Luís Nobre salientou o sucesso da trilogia entre o IPVC, a Câmara Municipal e o Data CoLAB e sublinhou que foi graças a este que foi possível “percecionar a nossa condição e nos levaram a investimentos nas infraestruturas tecnológicas que atingem os 500 mil euros para enfrentar o desafio de modelo de cidade de futuro com políticas de alavanca de uma nova governança”.

Já o Secretário de Estado lembrou que este novo centro “é uma preocupação em transferir conhecimento e difundir informação de base que é fundamental para os municípios para promover a qualidade de vida dos cidadãos”, lembrando que a Estratégia Nacional dos Territórios Inteligentes visa essencialmente criar uma nação inteligente.

Refira-se que o Data CoLAB foi formalmente inaugurado em junho de 2023, contando já com delegações em Coimbra e Lisboa e tendo perto de quatro dezenas de colaboradores, cuja primordial missão é colaborar para o desenvolvimento do território.

A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Nacional 13 Julho, 2024

Ministra do Trabalho admite mudanças no subsídio de desemprego

A ministra do Trabalho disse no parlamento, que as mudanças que defende são no subsídio social de desemprego, mas admitiu que também mudanças no subsídio de desemprego poderão acontecer após discussão em concertação social.

Música 13 Julho, 2024

Escola do Rock em Paredes de Coura arranca com mais de 40 alunos de todo o país

Mais de 40 'alunos' de vários pontos do país, de norte a sul, e até da vizinha Galiza participam na Escola do Rock, que tem a primeira chamada no próximo domingo, 14 de julho, em Paredes de Coura, e fecha o período letivo na sexta-feira seguinte com o habitual concerto final de apresentação do resultado da residência intensiva.

Opinião 13 Julho, 2024

OPINIÃO: Benefícios, desafios e impacto na vida dos doentes renais

Várias décadas de evolução na hemodiálise proporcionaram uma mudança radical no acesso ao tratamento e várias evoluções técnicas que permitiram um aumento significativo da qualidade dos tratamentos e da qualidade de vida dos doentes renais crónicos com necessidade de tratamento substitutivo renal. Longe vão os tempos em que apenas um grupo selecionado de doentes tinha acesso à diálise e, mesmo esses, tinham uma qualidade de vida bastante sofrível.

Regional 12 Julho, 2024

Melhor festival de cerveja artesanal da Península Ibérica já está a bombar em Caminha

O Artbeerfest Caminha já está a bombar e promete encher o coração da Vila, até domingo, não apenas de saborosas cervejas, mas também de música, dança, cor e alegria.

Nacional 12 Julho, 2024

DECO PROteste insiste na redução do IVA da eletricidade para todos os consumidores

A DECO PROteste considerou insuficiente o alargamento do IVA da eletricidade a 6% a mais famílias, aprovado em junho, e insistiu que aquela taxa deve ser aplicada na luz e no gás para todos os consumidores.

Regional 12 Julho, 2024

Participação prévia na alteração ao Plano de Urbanização da Cidade de Viana do Castelo e ao Plano de Pormenor para a Área Marginal ao Rio Lima até 1 de agosto

Na sequência da decisão da Câmara Municipal de Viana do Castelo, de 14 de maio do presente ano, de iniciar o procedimento de alteração ao Plano de Urbanização da Cidade de Viana do Castelo e ao Plano de Pormenor para a área marginal ao Rio Lima, entre a Ponte Eiffel e a Ponte do IC 1, em Darque, decorrem, entre 12 de julho e 1 de agosto, os períodos de participação prévia.

Regional 11 Julho, 2024

Notícias de Viana apresenta nova imagem e linha editorial

O jornal Notícias de Viana, que é propriedade da Diocese de Viana do Castelo, promoveu um evento de lançamento da sua nova imagem e linha editorial. A informar desde 1916, o título passa a ser mensal e pretende também apostar no digital.