Viana do Castelo dispõe, a partir de hoje, de um Centro de Inteligência Territorial, uma plataforma da responsabilidade do Data CoLAB. A apresentação, que contou com a presença do Secretário de Estado da Digitalização e da Modernização Administrativa, Mário Campolargo, e do Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, que sublinhou a importância deste instrumento de trabalho e que este permitirá encontrar um novo modelo de cidade inteligente e, simultaneamente, atrair e fixar talentos em Viana do Castelo.
O CIT foi desenvolvido pelo Data CoLAB e é um instrumento inovador de integração e análise de dados, que alinhado com as estratégias nacionais e europeias, pretende moldar o futuro dos nossos territórios e a
forma como operam, ao potenciar a sua transformação digital, recolher e centralizar informação integra, e proporcionar uma estrutura para apoiar tomadas de decisão. O âmago deste instrumento é um serviço abrangente de Data as a Service – DaaS, que recorre a ferramentas de BI para integrar e analisar dados de várias fontes, os quais são previa e detalhadamente analisados com recursos a variadas técnicas de análise.
O novo instrumento vai apresentar e disponibilizar dados em áreas para o cidadão e os vários intervenientes da gestão municipal, que se propõe a proporcionar a resposta às mais variadíssimas questões de forma ágil, concretizadas sob a forma de relatórios e dashboards com interfaces gráficas ‘user friendly’, que divulgam resultados de inúmeros indicadores, os quais espelham a atividade em variados processos e atividades”. Por isso, o objetivo passa por uma organização que recorra a esta solução, independentemente do seu grau de maturidade digital, consiga compreender como opera o seu município nos domínios de governança, ambiente, modos de vida, economia e mobilidade.
Na sua intervenção, Luís Nobre salientou o sucesso da trilogia entre o IPVC, a Câmara Municipal e o Data CoLAB e sublinhou que foi graças a este que foi possível “percecionar a nossa condição e nos levaram a investimentos nas infraestruturas tecnológicas que atingem os 500 mil euros para enfrentar o desafio de modelo de cidade de futuro com políticas de alavanca de uma nova governança”.
Já o Secretário de Estado lembrou que este novo centro “é uma preocupação em transferir conhecimento e difundir informação de base que é fundamental para os municípios para promover a qualidade de vida dos cidadãos”, lembrando que a Estratégia Nacional dos Territórios Inteligentes visa essencialmente criar uma nação inteligente.
Refira-se que o Data CoLAB foi formalmente inaugurado em junho de 2023, contando já com delegações em Coimbra e Lisboa e tendo perto de quatro dezenas de colaboradores, cuja primordial missão é colaborar para o desenvolvimento do território.
O Natal em Vila Nova de Cerveira começa oficialmente este sábado, 29 de novembro, com o tradicional Ligar das Luzes, marcado para as 19h00 no centro histórico.
Este sábado, 29 de novembro, às 10h30, a Biblioteca Municipal de Valença convida famílias e crianças a participarem da atividade “Yoga em Ti”, especialmente pensada para crianças dos 3 aos 12 anos.
O Largo Maestro José Pedro recebe, pela primeira vez, o Largo do Chocolate, uma das grandes novidades da programação “Viana Coração do Natal”.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou a declaração de Interesse Municipal para o Eco Albergue do Neiva, um novo empreendimento turístico a instalar em Castelo do Neiva, destinado a responder às crescentes necessidades dos peregrinos do Caminho de Santiago.
No âmbito do Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, que se comemora a 3 de dezembro, o Centro Cultural de Paredes de Coura e o Município promovem hoje a apresentação da companhia Terra Amarela com a peça “Mãos minhas”, em Língua Gestual Portuguesa, às 21h30.
A Associação de Futebol de Viana do Castelo (AFVC) realizou esta quinta-feira, 27 de fevereiro, o sorteio dos quartos de final da Taça da AFVC, definindo os encontros que vão decidir os semifinalistas da competição.
O Mercado de Natal de Viana do Castelo, que decorre entre 5 de dezembro e 5 de janeiro de 2026, será alargado ao Passeio das Mordomas da Romaria devido ao número elevado de pedidos. Esta ampliação garante mais espaço e conforto para quem deseja desfrutar da magia natalícia no centro da cidade.