Viana do Castelo dispõe, a partir de hoje, de um Centro de Inteligência Territorial, uma plataforma da responsabilidade do Data CoLAB. A apresentação, que contou com a presença do Secretário de Estado da Digitalização e da Modernização Administrativa, Mário Campolargo, e do Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, que sublinhou a importância deste instrumento de trabalho e que este permitirá encontrar um novo modelo de cidade inteligente e, simultaneamente, atrair e fixar talentos em Viana do Castelo.
O CIT foi desenvolvido pelo Data CoLAB e é um instrumento inovador de integração e análise de dados, que alinhado com as estratégias nacionais e europeias, pretende moldar o futuro dos nossos territórios e a
forma como operam, ao potenciar a sua transformação digital, recolher e centralizar informação integra, e proporcionar uma estrutura para apoiar tomadas de decisão. O âmago deste instrumento é um serviço abrangente de Data as a Service – DaaS, que recorre a ferramentas de BI para integrar e analisar dados de várias fontes, os quais são previa e detalhadamente analisados com recursos a variadas técnicas de análise.
O novo instrumento vai apresentar e disponibilizar dados em áreas para o cidadão e os vários intervenientes da gestão municipal, que se propõe a proporcionar a resposta às mais variadíssimas questões de forma ágil, concretizadas sob a forma de relatórios e dashboards com interfaces gráficas ‘user friendly’, que divulgam resultados de inúmeros indicadores, os quais espelham a atividade em variados processos e atividades”. Por isso, o objetivo passa por uma organização que recorra a esta solução, independentemente do seu grau de maturidade digital, consiga compreender como opera o seu município nos domínios de governança, ambiente, modos de vida, economia e mobilidade.
Na sua intervenção, Luís Nobre salientou o sucesso da trilogia entre o IPVC, a Câmara Municipal e o Data CoLAB e sublinhou que foi graças a este que foi possível “percecionar a nossa condição e nos levaram a investimentos nas infraestruturas tecnológicas que atingem os 500 mil euros para enfrentar o desafio de modelo de cidade de futuro com políticas de alavanca de uma nova governança”.
Já o Secretário de Estado lembrou que este novo centro “é uma preocupação em transferir conhecimento e difundir informação de base que é fundamental para os municípios para promover a qualidade de vida dos cidadãos”, lembrando que a Estratégia Nacional dos Territórios Inteligentes visa essencialmente criar uma nação inteligente.
Refira-se que o Data CoLAB foi formalmente inaugurado em junho de 2023, contando já com delegações em Coimbra e Lisboa e tendo perto de quatro dezenas de colaboradores, cuja primordial missão é colaborar para o desenvolvimento do território.
A Associação Empresarial do Distrito de Viana do Castelo (AEDVC), em parceria com a Câmara Municipal, vai promover, nesta quadra natalícia, o concurso “Viana é Natal”, com o objetivo de revitalizar o comércio local da cidade.
A Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV) determinou o confinamento obrigatório de aves domésticas nas 95 zonas consideradas de alto risco para a gripe aviária, distribuídas por 14 distritos, entre os quais Viana do Castelo. A medida, que entrou em vigor esta semana, surge após a autoridade veterinária elevar o nível de alerta devido ao risco acrescido de disseminação do vírus.
Viana do Castelo marcou presença nas V Jornadas de Investigação da Associação Portuguesa de Cuidados Paliativos, na Universidade dos Açores, com a apresentação do Programa Municipal de Apoio aos Cuidadores Informais (PMACI).
A Escola Superior de Ciências Empresariais do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (ESCE-IPVC) assinalou na terça-feira o seu 24.º aniversário, numa cerimónia em Valença marcada por reconhecimento, ambição e aposta no futuro.
Monção vai receber, este sábado 15 de novembro, às 21:30h, a peça “Um Tiro no Pé”, uma adaptação irreverente inspirada na obra de Jaime Salazar Sampaio, um dos grandes nomes do teatro do absurdo em Portugal.
Neste Dia Mundial da Diabetes, celebrado a 14 de novembro, especialistas lembram que a doença metabólica não é exclusiva dos humanos — também os cães e gatos podem desenvolver diabetes, uma condição que exige monitorização veterinária, tratamento adequado e, em muitos casos, administração de insulina.
Na próxima segunda-feira, 17 de novembro, o Hotel Áxis, em Viana do Castelo, recebe o evento “O Código da Beleza”, que irá reunir mais de 70 profissionais de cabeleireiro de várias regiões do país.