Viana do Castelo dispõe, a partir de hoje, de um Centro de Inteligência Territorial, uma plataforma da responsabilidade do Data CoLAB. A apresentação, que contou com a presença do Secretário de Estado da Digitalização e da Modernização Administrativa, Mário Campolargo, e do Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, que sublinhou a importância deste instrumento de trabalho e que este permitirá encontrar um novo modelo de cidade inteligente e, simultaneamente, atrair e fixar talentos em Viana do Castelo.
O CIT foi desenvolvido pelo Data CoLAB e é um instrumento inovador de integração e análise de dados, que alinhado com as estratégias nacionais e europeias, pretende moldar o futuro dos nossos territórios e a
forma como operam, ao potenciar a sua transformação digital, recolher e centralizar informação integra, e proporcionar uma estrutura para apoiar tomadas de decisão. O âmago deste instrumento é um serviço abrangente de Data as a Service – DaaS, que recorre a ferramentas de BI para integrar e analisar dados de várias fontes, os quais são previa e detalhadamente analisados com recursos a variadas técnicas de análise.
O novo instrumento vai apresentar e disponibilizar dados em áreas para o cidadão e os vários intervenientes da gestão municipal, que se propõe a proporcionar a resposta às mais variadíssimas questões de forma ágil, concretizadas sob a forma de relatórios e dashboards com interfaces gráficas ‘user friendly’, que divulgam resultados de inúmeros indicadores, os quais espelham a atividade em variados processos e atividades”. Por isso, o objetivo passa por uma organização que recorra a esta solução, independentemente do seu grau de maturidade digital, consiga compreender como opera o seu município nos domínios de governança, ambiente, modos de vida, economia e mobilidade.
Na sua intervenção, Luís Nobre salientou o sucesso da trilogia entre o IPVC, a Câmara Municipal e o Data CoLAB e sublinhou que foi graças a este que foi possível “percecionar a nossa condição e nos levaram a investimentos nas infraestruturas tecnológicas que atingem os 500 mil euros para enfrentar o desafio de modelo de cidade de futuro com políticas de alavanca de uma nova governança”.
Já o Secretário de Estado lembrou que este novo centro “é uma preocupação em transferir conhecimento e difundir informação de base que é fundamental para os municípios para promover a qualidade de vida dos cidadãos”, lembrando que a Estratégia Nacional dos Territórios Inteligentes visa essencialmente criar uma nação inteligente.
Refira-se que o Data CoLAB foi formalmente inaugurado em junho de 2023, contando já com delegações em Coimbra e Lisboa e tendo perto de quatro dezenas de colaboradores, cuja primordial missão é colaborar para o desenvolvimento do território.
O cardeal Robert Francis Prevost foi eleito pelos colegas e será conhecido a partir de agora como Leão 14. Ele foi escolhido por pelo menos 89 dos 133 cardeais – dois terços dos eleitores do conclave – e será o sucessor do papa Francisco na Cátedra de São Pedro.
O Comando Territorial de Viana do Castelo da GNR, através do seu Núcleo de Investigação Criminal (NIC), deteve um homem de 35 anos por tráfico de estupefacientes, no concelho de Vila Nova de Cerveira.
Nos dias 9 e 10 de maio, Valença transforma-se na capital do espírito académico com o festival TOCATUNA VALENÇA, organizado pela TUNESCE (da ESCE – Escola Superior de Ciências Empresariais) e pela Câmara Municipal de Valença.
O Sporting sagrou-se campeão nacional de voleibol ao vencer o Benfica, por 3-1, na Luz, no quinto e decisivo jogo da final, depois de ter perdido os dois primeiros jogos.
Fumo negro voltou hoje a sair da chaminé do Vaticano pelas 11:50 locais (10:50 em Lisboa) na primeira votação da manhã no segundo dia do conclave para indicar que os cardeais eleitores não conseguiram escolher um novo papa.
O mês de abril deste ano excedeu todas as expectativas. O Navio Hospital Gil Eannes contabilizou, entre visitantes individuais, famílias e grupos, 10.461 entradas. Foi o número mais alto registado face aos meses homólogos desde 2018.
Conceição Freitas, docente da Escola Superior de Saúde do Politécnico de Viana do Castelo, foi distinguida, na terça-feira, com o Prémio Nacional da Associação Portuguesa dos Enfermeiros Obstetras (APEO) 2024, pelo seu projeto de doutoramento dedicado à perda gestacional.