O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, acompanhado de elementos do executivo municipal, visitou, na sexta-feira, o Mercado de Natal que, até dia 23 de dezembro, integra a programação “Viana Coração do Natal”.
“Na abertura do Mercado de Natal, as expetativas são as maiores. Trabalhamos para criar um ambiente natalício, convidativo e propício à visitação da cidade e ao consumo no nosso Mercado de Natal e no nosso comércio tradicional”, considerou o autarca vianense.
Luís Nobre explicou que o Mercado de Natal foi pensado para promover a cidade, os comerciantes, as tradições e os produtos locais. “O objetivo é que as pessoas possam viver o ecossistema natalício que tentamos espalhar pela cidade. Na tenda têm uma experiência, na Porta Mexia Galvão outra e no Largo Maestro José Pedro outra. O convite é que circulem pela cidade para visitar e reconhecer o magnífico trabalho que é feito pelos nossos artesãos, pelos nossos comerciantes, pelos cafés e restaurantes da cidade”, assumiu o autarca.
Por isso mesmo, indicou, “a mobilização de todos é fundamental para o sucesso de um mercado de elevada qualidade, colorido, bem cuidado e animado, que nos ajude a viver e a sentir o verdadeiro espírito natalício”.
O Mercado de Natal acontece entre a tenda instalada na Praça da Liberdade, o Largo Maestro José Pedro e a Porta Mexia Galvão e conta com 31 expositores que apresentam propostas para todos os gostos.

É promovido no âmbito da programação “Viana Coração do Natal”, da Câmara Municipal de Viana do Castelo e Associação Empresarial do Distrito de Viana do Castelo, em parceria com a Vianafestas, e acontece às sextas-feiras e sábados, nos três locais, das 12h00 às 23h00, e, de domingo a quinta-feira, das 15h00 às 20h00.
Na Praça da Liberdade estão à venda artigos muito variados, entre presentes, decoração, artesanato e doces da época. Assim, as duas dezenas de comerciantes vão ter disponíveis pintura sobre tela pintada, pintura em cabaças com motivos natalícios e minhotos, artefactos em madeira, figurado certificado, sabonetes artesanais, joalharia artística em argila de polímero, artigos em ‘biscuit’, presépios e bonecos inspirados no Minho, peças decorativas e acessórios em crochet, arranjos de Natal e velas, decorações variadas da época festiva, bonecos de pano e figuras em pasta de papel, entre outros.
Na tenda da Praça da Liberdade podem ainda ser encontrados bolos, brigadeiros, salgados, compotas, frutos secos, licores, granolas, mel e derivados, macarons, bombocas, bombons, ‘american cookies’, sobremesas da época, chocolate quente, rabanadas, vinho, entre muito mais.
No Largo Maestro José Pedro estão disponíveis crepes e waffles, licores e compotas artesanais, chás, vinho quente e chocolates, presépios, têxteis e brinquedos, bem como decoração diversa e de Natal. Este espaço conta ainda com um carrossel muito apelativo para os mais pequenos.
Na Porta Mexia Galvão, vianenses e visitantes podem encontrar jogos de tabuleiro em madeira, artigos de decoração, compotas e licores caseiros, sobremesas, vinho quente e chocolate quente, fumeiro e queijos tradicionais.
Para os mais novos, “Viana Coração do Natal” tem uma pista de gelo (Praça da Liberdade), um minicomboio (Praça da República) e um Carrossel (Largo Maestro José Pedro). Os bilhetes, com um custo de 1 euro por viagem, estão disponíveis no Museu do Traje.
O Teatro Nacional D. Maria II (TNDM) anunciou a programação para o primeiro semestre de 2026 e Viana do Castelo volta a integrar o conjunto de cidades que acolhem espetáculos em digressão enquanto o edifício do Rossio, em Lisboa, permanece em obras.
Portugal entrou oficialmente em fase epidémica de gripe, registando um aumento de casos confirmados, incluindo internamentos em cuidados intensivos, alertou o Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA).
O Centro Cultural de Viana do Castelo, obra emblemática do arquiteto Eduardo Souto Moura, acolheu a cerimónia dos Prémios “ESPAÇO” – Prémios Nacionais de Arquitetura, iniciativa da ANTEPROJECTOS que distingue anualmente as obras mais relevantes realizadas em território português.
Viana do Castelo e outros distritos do país estão hoje sob aviso do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) devido à previsão de agitação marítima intensa. O aviso laranja, que indica “situação meteorológica de risco moderado a elevado”, vigora entre as 12:00 e as 18:00, passando depois a amarelo até às 06:00 de domingo.
Um homem de 69 anos morreu ontem, sexta-feira, na sequência de um atropelamento ocorrido na Estrada Nacional 308, junto ao supermercado Minipreço, na freguesia de Barroselas.
Os clientes do Pingo Doce já escolheram as causas vencedoras da 5ª edição do Programa Bairro Feliz, iniciativa de responsabilidade social da cadeia de supermercados que visa apoiar projetos com impacto positivo nas comunidades locais.
O Município de Ponte de Lima vai voltar a oferecer às famílias sessões de “Yogar com Histórias”, uma atividade que combina literatura infantil e yoga, promovendo o bem-estar, a criatividade e a partilha em família.