O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, acompanhado de elementos do executivo municipal, visitou, na sexta-feira, o Mercado de Natal que, até dia 23 de dezembro, integra a programação “Viana Coração do Natal”.
“Na abertura do Mercado de Natal, as expetativas são as maiores. Trabalhamos para criar um ambiente natalício, convidativo e propício à visitação da cidade e ao consumo no nosso Mercado de Natal e no nosso comércio tradicional”, considerou o autarca vianense.
Luís Nobre explicou que o Mercado de Natal foi pensado para promover a cidade, os comerciantes, as tradições e os produtos locais. “O objetivo é que as pessoas possam viver o ecossistema natalício que tentamos espalhar pela cidade. Na tenda têm uma experiência, na Porta Mexia Galvão outra e no Largo Maestro José Pedro outra. O convite é que circulem pela cidade para visitar e reconhecer o magnífico trabalho que é feito pelos nossos artesãos, pelos nossos comerciantes, pelos cafés e restaurantes da cidade”, assumiu o autarca.
Por isso mesmo, indicou, “a mobilização de todos é fundamental para o sucesso de um mercado de elevada qualidade, colorido, bem cuidado e animado, que nos ajude a viver e a sentir o verdadeiro espírito natalício”.
O Mercado de Natal acontece entre a tenda instalada na Praça da Liberdade, o Largo Maestro José Pedro e a Porta Mexia Galvão e conta com 31 expositores que apresentam propostas para todos os gostos.
É promovido no âmbito da programação “Viana Coração do Natal”, da Câmara Municipal de Viana do Castelo e Associação Empresarial do Distrito de Viana do Castelo, em parceria com a Vianafestas, e acontece às sextas-feiras e sábados, nos três locais, das 12h00 às 23h00, e, de domingo a quinta-feira, das 15h00 às 20h00.
Na Praça da Liberdade estão à venda artigos muito variados, entre presentes, decoração, artesanato e doces da época. Assim, as duas dezenas de comerciantes vão ter disponíveis pintura sobre tela pintada, pintura em cabaças com motivos natalícios e minhotos, artefactos em madeira, figurado certificado, sabonetes artesanais, joalharia artística em argila de polímero, artigos em ‘biscuit’, presépios e bonecos inspirados no Minho, peças decorativas e acessórios em crochet, arranjos de Natal e velas, decorações variadas da época festiva, bonecos de pano e figuras em pasta de papel, entre outros.
Na tenda da Praça da Liberdade podem ainda ser encontrados bolos, brigadeiros, salgados, compotas, frutos secos, licores, granolas, mel e derivados, macarons, bombocas, bombons, ‘american cookies’, sobremesas da época, chocolate quente, rabanadas, vinho, entre muito mais.
No Largo Maestro José Pedro estão disponíveis crepes e waffles, licores e compotas artesanais, chás, vinho quente e chocolates, presépios, têxteis e brinquedos, bem como decoração diversa e de Natal. Este espaço conta ainda com um carrossel muito apelativo para os mais pequenos.
Na Porta Mexia Galvão, vianenses e visitantes podem encontrar jogos de tabuleiro em madeira, artigos de decoração, compotas e licores caseiros, sobremesas, vinho quente e chocolate quente, fumeiro e queijos tradicionais.
Para os mais novos, “Viana Coração do Natal” tem uma pista de gelo (Praça da Liberdade), um minicomboio (Praça da República) e um Carrossel (Largo Maestro José Pedro). Os bilhetes, com um custo de 1 euro por viagem, estão disponíveis no Museu do Traje.
O atleta português Isaac Nader sagrou-se, esta quarta-feira, campeão do mundo nos 1.500 metros, ao vencer a final da disciplina nos Mundiais de Atletismo, que decorrem em Tóquio, no Japão. Nader, de 26 anos, conquistou a primeira medalha para Portugal na competição, e logo a de ouro, com um final de prova impressionante.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou esta terça-feira, por unanimidade, a nova Carta Educativa que irá orientar a política educativa do concelho na próxima década. O documento pretende responder às atuais dinâmicas demográficas e sociais, incluindo o aumento do número de alunos devido à imigração e à chegada de novos residentes.
Valença passou a contar, desde sábado, com um novo espaço dedicado aos desportos urbanos. O novo Skatepark e Pumptrack, localizado na Cidade Nova, junto ao Centro Coordenador de Transportes, foi oficialmente inaugurado e recebeu, logo no primeiro fim de semana, centenas de praticantes de skate, BMX, patins e trotinetes, vindos de vários pontos de Portugal e da Galiza.
O jovem navegador João Filipe Lima, natural de Santa Marta de Portuzelo, voltou a dar nas vistas no panorama do desporto motorizado, ao conquistar o 2.º lugar na categoria Rally FIA Históric, na mais recente prova disputada em Sever do Vouga.
Viana do Castelo prepara-se para receber, nos dias 18 e 19 de setembro, a EuRuKo (European Ruby Conference), o mais antigo e prestigiado evento europeu dedicado à linguagem de programação Ruby. A iniciativa, que reúne anualmente cerca de 700 participantes, marca um momento histórico para a cidade, ao colocá-la em destaque no panorama tecnológico internacional.
O Eixo Atlântico do Noroeste Peninsular anunciou que a CP – Comboios de Portugal assegurou a reposição do serviço do comboio internacional Celta (Porto – Vigo) sem necessidade de transbordo em Viana do Castelo, prevista para meados de dezembro.
A companhia Krisálida está a dinamizar, ao longo dos meses de setembro e outubro, uma programação cultural diversificada no concelho de Caminha, no âmbito do projeto KAAMinho. A iniciativa inclui espetáculos de teatro para públicos diversos, oficinas criativas para crianças e o desenvolvimento da nova produção original da companhia, intitulada “Caminhos Cruzados”, com estreia prevista para novembro.