O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, acompanhado de elementos do executivo municipal, visitou, na sexta-feira, o Mercado de Natal que, até dia 23 de dezembro, integra a programação “Viana Coração do Natal”.
“Na abertura do Mercado de Natal, as expetativas são as maiores. Trabalhamos para criar um ambiente natalício, convidativo e propício à visitação da cidade e ao consumo no nosso Mercado de Natal e no nosso comércio tradicional”, considerou o autarca vianense.
Luís Nobre explicou que o Mercado de Natal foi pensado para promover a cidade, os comerciantes, as tradições e os produtos locais. “O objetivo é que as pessoas possam viver o ecossistema natalício que tentamos espalhar pela cidade. Na tenda têm uma experiência, na Porta Mexia Galvão outra e no Largo Maestro José Pedro outra. O convite é que circulem pela cidade para visitar e reconhecer o magnífico trabalho que é feito pelos nossos artesãos, pelos nossos comerciantes, pelos cafés e restaurantes da cidade”, assumiu o autarca.
Por isso mesmo, indicou, “a mobilização de todos é fundamental para o sucesso de um mercado de elevada qualidade, colorido, bem cuidado e animado, que nos ajude a viver e a sentir o verdadeiro espírito natalício”.
O Mercado de Natal acontece entre a tenda instalada na Praça da Liberdade, o Largo Maestro José Pedro e a Porta Mexia Galvão e conta com 31 expositores que apresentam propostas para todos os gostos.

É promovido no âmbito da programação “Viana Coração do Natal”, da Câmara Municipal de Viana do Castelo e Associação Empresarial do Distrito de Viana do Castelo, em parceria com a Vianafestas, e acontece às sextas-feiras e sábados, nos três locais, das 12h00 às 23h00, e, de domingo a quinta-feira, das 15h00 às 20h00.
Na Praça da Liberdade estão à venda artigos muito variados, entre presentes, decoração, artesanato e doces da época. Assim, as duas dezenas de comerciantes vão ter disponíveis pintura sobre tela pintada, pintura em cabaças com motivos natalícios e minhotos, artefactos em madeira, figurado certificado, sabonetes artesanais, joalharia artística em argila de polímero, artigos em ‘biscuit’, presépios e bonecos inspirados no Minho, peças decorativas e acessórios em crochet, arranjos de Natal e velas, decorações variadas da época festiva, bonecos de pano e figuras em pasta de papel, entre outros.
Na tenda da Praça da Liberdade podem ainda ser encontrados bolos, brigadeiros, salgados, compotas, frutos secos, licores, granolas, mel e derivados, macarons, bombocas, bombons, ‘american cookies’, sobremesas da época, chocolate quente, rabanadas, vinho, entre muito mais.
No Largo Maestro José Pedro estão disponíveis crepes e waffles, licores e compotas artesanais, chás, vinho quente e chocolates, presépios, têxteis e brinquedos, bem como decoração diversa e de Natal. Este espaço conta ainda com um carrossel muito apelativo para os mais pequenos.
Na Porta Mexia Galvão, vianenses e visitantes podem encontrar jogos de tabuleiro em madeira, artigos de decoração, compotas e licores caseiros, sobremesas, vinho quente e chocolate quente, fumeiro e queijos tradicionais.
Para os mais novos, “Viana Coração do Natal” tem uma pista de gelo (Praça da Liberdade), um minicomboio (Praça da República) e um Carrossel (Largo Maestro José Pedro). Os bilhetes, com um custo de 1 euro por viagem, estão disponíveis no Museu do Traje.
Viana do Castelo ganhou uma nova associação dedicada à mobilidade ativa e sustentável. A Viana Ciclável – Associação pela Mobilidade Ativa e Sustentável foi formalmente constituída no dia 8 de janeiro, com mais de 50 associados fundadores.
Um homem de 44 anos foi detido na madrugada de 24 de janeiro, em Viana do Castelo, por condução de veículo automóvel sob o efeito do álcool, informou o Comando Distrital da PSP.
A Câmara Municipal de Monção aprovou a abertura de candidaturas para a venda de nove lotes na Zona Empresarial de Messegães (ZEM). O processo tem início amanhã, 28 de janeiro, prolongando-se até 27 de fevereiro, conforme edital publicado no portal do município e afixado nos locais habituais.
A freguesia de Vila Praia de Âncora, no concelho de Caminha, passa a dispor novamente de um posto dos CTT a partir da próxima segunda-feira, instalado no Centro Coordenador de Transportes, colmatando uma lacuna existente desde o passado dia 16 de janeiro.
Viana do Castelo marcou presença na FITUR – Feira Internacional de Turismo de Madrid, uma das mais importantes feiras ibéricas do setor turístico, reforçando a promoção do concelho junto de profissionais e do público espanhol.
Cerca de dez mil clientes estavam sem fornecimento de energia elétrica às 11h30 desta terça-feira, com especial incidência no Norte litoral, incluindo o distrito de Viana do Castelo, na sequência das condições meteorológicas adversas provocadas pela passagem da depressão Joseph.
A 28.ª Gala dos Troféus Desportivos “O Minhoto” realizou-se na noite desta segunda-feira, na Adega Cultural de Vila Verde, reunindo perto de meio milhar de pessoas numa cerimónia que celebrou o mérito e o contributo para o desporto regional.