Logo
Regional

Viana do Castelo inaugura Mercado de Natal com 31 expositores e “expetativas elevadas”

7 Dezembro, 2024 | 11:55
Partilhar
Pedro Xavier
2 min. leitura

O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, acompanhado de elementos do executivo municipal, visitou, na sexta-feira, o Mercado de Natal que, até dia 23 de dezembro, integra a programação “Viana Coração do Natal”.  

“Na abertura do Mercado de Natal, as expetativas são as maiores. Trabalhamos para criar um ambiente natalício, convidativo e propício à visitação da cidade e ao consumo no nosso Mercado de Natal e no nosso comércio tradicional”, considerou o autarca vianense.

Luís Nobre explicou que o Mercado de Natal foi pensado para promover a cidade, os comerciantes, as tradições e os produtos locais. “O objetivo é que as pessoas possam viver o ecossistema natalício que tentamos espalhar pela cidade. Na tenda têm uma experiência, na Porta Mexia Galvão outra e no Largo Maestro José Pedro outra. O convite é que circulem pela cidade para visitar e reconhecer o magnífico trabalho que é feito pelos nossos artesãos, pelos nossos comerciantes, pelos cafés e restaurantes da cidade”, assumiu o autarca.

Por isso mesmo, indicou, “a mobilização de todos é fundamental para o sucesso de um mercado de elevada qualidade, colorido, bem cuidado e animado, que nos ajude a viver e a sentir o verdadeiro espírito natalício”. 

O Mercado de Natal acontece entre a tenda instalada na Praça da Liberdade, o Largo Maestro José Pedro e a Porta Mexia Galvão e conta com 31 expositores que apresentam propostas para todos os gostos. 

É promovido no âmbito da programação “Viana Coração do Natal”, da Câmara Municipal de Viana do Castelo e Associação Empresarial do Distrito de Viana do Castelo, em parceria com a Vianafestas, e acontece às sextas-feiras e sábados, nos três locais, das 12h00 às 23h00, e, de domingo a quinta-feira, das 15h00 às 20h00.

Na Praça da Liberdade estão à venda artigos muito variados, entre presentes, decoração, artesanato e doces da época. Assim, as duas dezenas de comerciantes vão ter disponíveis pintura sobre tela pintada, pintura em cabaças com motivos natalícios e minhotos, artefactos em madeira, figurado certificado, sabonetes artesanais, joalharia artística em argila de polímero, artigos em ‘biscuit’, presépios e bonecos inspirados no Minho, peças decorativas e acessórios em crochet, arranjos de Natal e velas, decorações variadas da época festiva, bonecos de pano e figuras em pasta de papel, entre outros.

Na tenda da Praça da Liberdade podem ainda ser encontrados bolos, brigadeiros, salgados, compotas, frutos secos, licores, granolas, mel e derivados, macarons, bombocas, bombons, ‘american cookies’, sobremesas da época, chocolate quente, rabanadas, vinho, entre muito mais.

No Largo Maestro José Pedro estão disponíveis crepes e waffles, licores e compotas artesanais, chás, vinho quente e chocolates, presépios, têxteis e brinquedos, bem como decoração diversa e de Natal. Este espaço conta ainda com um carrossel muito apelativo para os mais pequenos.

Na Porta Mexia Galvão, vianenses e visitantes podem encontrar jogos de tabuleiro em madeira, artigos de decoração, compotas e licores caseiros, sobremesas, vinho quente e chocolate quente, fumeiro e queijos tradicionais.

Para os mais novos, “Viana Coração do Natal” tem uma pista de gelo (Praça da Liberdade), um minicomboio (Praça da República) e um Carrossel (Largo Maestro José Pedro). Os bilhetes, com um custo de 1 euro por viagem, estão disponíveis no Museu do Traje.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 18 Novembro, 2025

Viana do Castelo recorda Araucária que deixou de brilhar há sete anos

Viana do Castelo completa sete anos desde que a sua emblemática araucária excelsa, considerada a maior árvore de Natal natural da Europa, deixou de ser iluminada.

Regional 18 Novembro, 2025

Valença celebra 92 anos da chegada de Charles Lindbergh

Valença assinalou os 92 anos da chegada do lendário aviador norte-americano Charles Lindbergh, recordando um dos episódios mais marcantes da história do concelho e da aviação mundial.

Desporto 18 Novembro, 2025

Federação assume controlo da Volta a Portugal após polémica com a Podium Events

A Federação Portuguesa de Ciclismo (FPC) vai organizar a Volta a Portugal em 2026, numa solução transitória que surge após a rutura antecipada do contrato de concessão com a Podium Events, anunciou o organismo.

Regional 18 Novembro, 2025

IPVC e CiTin promovem seminário para aproximar investigação e empresas no Alto Minho

O Politécnico de Viana do Castelo e o Centro de Interface Tecnológico Industrial (CiTin) realizam no dia 26 de novembro, às 14h00, na ESTG-IPVC, o seminário “Do laboratório ao mercado: Potenciar a tecnologia para criar valor nas empresas”. A iniciativa pretende reforçar a ligação entre investigação aplicada e setor empresarial, promovendo a transferência de conhecimento e a adoção de tecnologias emergentes no Alto Minho.

Regional 18 Novembro, 2025

Teatro de fantoches leva Lenda de Deu-la-Deu Martins às crianças de Monção

Cerca de 400 crianças da Educação Pré-Escolar do Agrupamento de Escolas de Monção e da Santa Casa da Misericórdia estão a conhecer a história mais famosa da região através do teatro de fantoches.

Desporto 18 Novembro, 2025

Morreu Aníbal Ferreira, ex-treinador do Neves e Cerveira

O futebol distrital está de luto pela morte de Aníbal Ferreira, ex-treinador do Neves FC e do Clube Desportivo de Cerveira, que faleceu na noite de segunda-feira, aos 61 anos, vítima de Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA), doença contra a qual lutava há vários anos.

Regional 18 Novembro, 2025

Vila Nova de Cerveira abre candidaturas às Bolsas de Estudo para 2025/2026

O Município de Vila Nova de Cerveira volta a apoiar o percurso académico dos jovens cerveirenses com a abertura do período de candidaturas às Bolsas de Estudo para Alunos do Ensino Superior 2025/2026.