A 8 de março, Dia Internacional da Mulher, "A(s) Rainha(s) Volta(m) à Praça" é o mote para homenagear as mulheres vianenses e uma oportunidade de aprendizagem para todos os apaixonados pela história do concelho vianense.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo, o Café 5&Pico e os produtores de Vinho de Viana do Castelo unem-se numa iniciativa que pretende relembrar a Mulher, Rainha D. Maria II, e a sua importante relação com Viana do Castelo.
Assim, este sábado, às 16h30, “A(s) Rainha(s) Volta(m) à Praça” vai oferecer uma bebida a todas as mulheres, um cocktail com vinho loureiro e vinhão, num evento que acontece no Café 5&Pico (Praça da República).
Foi a 20 de janeiro de 1848 que a Rainha D. Maria II, através de Carta-Régia, elevou a Vila de Viana do Minho à categoria de Cidade de Viana do Castelo. Anos mais tarde, a Rainha quis honrar a população vianense com a sua presença, tendo chegado a Viana do Castelo a 8 de maio de 1852. Recebeu as boas-vindas e as chaves da cidade.
O nome do antigo “Campo do Forno” foi alterado para “Praça da Rainha”, praça que, desde outubro de 1910, passou a ser designada “Praça da República”.
Importa também recordar que o Traje à Vianesa das Terras de Geraz, como contado oralmente, surgiu aquando desta visita que a Rainha D. Maria II fez à região. Concretamente, e através do relato elaborado na ata de Câmara, de 12 de maio do ano de 1852, sabe-se que a Rainha e a sua comitiva se deslocaram de barco até à Passagem (Moreira de Geraz do Lima) no dia 10 de maio. A história local aponta como motivo para o surgimento da cor verde no vestuário das camponesas das Terras de Geraz a visita da Rainha D. Maria II ao lugar da Passagem.

A Guarda Nacional Republicana (GNR) já registou mais de seis mil contraordenações no âmbito da “Operação Natal e Ano Novo 2025/2026”, sendo o excesso de velocidade uma das infrações mais frequentes.
A primeira referência à árvore de natal como conhecemos hoje, data do século XVI. Nesta altura, na Alemanha, todas as famílias decoravam pinheiros com papeis coloridos, frutas secas e doces.
Viana do Castelo volta a encher-se de animação neste Natal com a realização do tradicional evento “Viana, Moscatel e Banana”, cuja primeira edição acontece já quarta-feira, 24 de dezembro, no centro histórico da cidade.
Acuse-se quem nunca entregou uma prenda com um postal de natal agregado? Pois bem, a probabilidade é de que se tenha acusado. Mas sabe de onde é que veio esta, que é uma das maiores tradições de natal de sempre?
A canábis continua a ser a droga ilícita mais consumida em Portugal, segundo dados de 2024 divulgados pelo Instituto para os Consumos Aditivos e as Dependências (ICAD), no âmbito do Inquérito Online Europeu Sobre Drogas.
O SWR Barroselas Metalfest, festival de metal extremo que decorre anualmente em Barroselas, anunciou o cartaz completo da edição de 2026.
A Câmara Municipal de Valença aprovou o orçamento de 2026, fixado em 39,8 milhões de euros, acima dos 33,5 milhões deste ano.