A 8 de março, Dia Internacional da Mulher, "A(s) Rainha(s) Volta(m) à Praça" é o mote para homenagear as mulheres vianenses e uma oportunidade de aprendizagem para todos os apaixonados pela história do concelho vianense.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo, o Café 5&Pico e os produtores de Vinho de Viana do Castelo unem-se numa iniciativa que pretende relembrar a Mulher, Rainha D. Maria II, e a sua importante relação com Viana do Castelo.
Assim, este sábado, às 16h30, “A(s) Rainha(s) Volta(m) à Praça” vai oferecer uma bebida a todas as mulheres, um cocktail com vinho loureiro e vinhão, num evento que acontece no Café 5&Pico (Praça da República).
Foi a 20 de janeiro de 1848 que a Rainha D. Maria II, através de Carta-Régia, elevou a Vila de Viana do Minho à categoria de Cidade de Viana do Castelo. Anos mais tarde, a Rainha quis honrar a população vianense com a sua presença, tendo chegado a Viana do Castelo a 8 de maio de 1852. Recebeu as boas-vindas e as chaves da cidade.
O nome do antigo “Campo do Forno” foi alterado para “Praça da Rainha”, praça que, desde outubro de 1910, passou a ser designada “Praça da República”.
Importa também recordar que o Traje à Vianesa das Terras de Geraz, como contado oralmente, surgiu aquando desta visita que a Rainha D. Maria II fez à região. Concretamente, e através do relato elaborado na ata de Câmara, de 12 de maio do ano de 1852, sabe-se que a Rainha e a sua comitiva se deslocaram de barco até à Passagem (Moreira de Geraz do Lima) no dia 10 de maio. A história local aponta como motivo para o surgimento da cor verde no vestuário das camponesas das Terras de Geraz a visita da Rainha D. Maria II ao lugar da Passagem.

São Tomé e Príncipe acolheu o lançamento do projeto +COESÃO, uma iniciativa do Politécnico de Viana do Castelo que visa reforçar a qualidade do ensino superior, capacitar docentes e aproximar a formação académica das necessidades reais do país.
A freguesia de Carreço acolhe este sábado, 31 de janeiro, a primeira edição do evento “Ecos de Janeiro”, uma iniciativa dedicada à preservação e valorização do Cantar dos Reis, tradição do património imaterial português.
A Juventude Viana recebe este sábado, às 21h30, a Académica de Coimbra, em jogo da 15.ª jornada do Campeonato Nacional da II Divisão de hóquei em patins, no Pavilhão José Natário.
Os parques eólicos offshore previstos para Viana do Castelo e para a Figueira da Foz poderão gerar até 9.400 postos de trabalho durante a fase de construção, segundo um estudo apresentado esta semana em Viana do Castelo.
O Santa Luzia FC foi o grande destaque da XXVIII Edição da Gala "O Minhoto", ao conquistar o Grande Prémio do Júri, numa cerimónia que encheu a Adega Cultural de Vila Verde de luz, cor e desporto. O atleta Rafa também brilhou, recebendo o mesmo prémio, coroando um ano de conquistas para o desporto minhoto.
O Teatro Municipal Sá de Miranda apresenta, de 10 de fevereiro a 7 de março de 2026, o espetáculo Mistério Da Vinci, da autoria de Adriel Filipe, criação do Teatro do Noroeste – Centro Dramático de Viana. A peça, dirigida a públicos a partir dos 3 anos, celebra os 35 anos da companhia vianense e é a sua 173.ª criação.
O Santa Luzia FC venceu, na noite desta sexta-feira, a Casa do Povo de Freixo por 3-2, no Pavilhão José Natário, em Viana do Castelo, em jogo de abertura da 15.ª jornada da Liga Feminina Placard de futsal, garantindo de forma matemática a permanência no principal escalão da modalidade.