Um homem morreu, esta sexta-feira, após a embarcação onde seguia ter virado no rio Lima, Viana do Castelo, onde fazia atividades náuticas, disse o Comando sub-regional de Emergência e Proteção Civil do Alto Minho.
A mulher que o acompanhava nas atividades no rio Lima, com “cerca de 70 anos”, conseguiu “nadar até à margem da ínsua” e foi “resgatada com vida”, acrescentou a mesma fonte.
De acordo com o capitão do porto de Viana do Castelo, o casal deslocava-se em “caiaques que viraram, sem coletes salva-vidas”.
Quanto à vítima mortal, cuja idade as autoridades não conseguiram precisar, “o corpo foi encontrado” no rio, quando a maré baixou, tendo sido localizado pela moto de água do Instituto de Socorros a Náufragos, descreveu fonte do Comando sub-regional de Emergência e Proteção Civil do Alto Minho.
A mesma fonte da Proteção Civil indicou que o homem foi resgatado pelos Bombeiros Sapadores de Viana do Castelo, que o levaram para a marina, onde foram “realizadas manobras de suporte básico de vida”.
O óbito acabaria por ser verificado “pela equipa médica do Instituto Nacional de Emergência Médica e Reanimação (INEM)”, acrescentou.
O alerta para o acidente na freguesia de Santa Maria Maior, Monserrate e Meadela chegou à Proteção Civil pelas 18:30.
Nas operações no local estiveram envolvidos 11 homens e quatro viaturas, de acordo com o ‘site’ da Proteção Civil.
A seleção portuguesa de andebol garantiu o apuramento para a segunda fase do Mundial, ao vencer o Brasil por 30-26, em encontro da segunda jornada do Grupo E, disputado em Oslo.
O PCP congratulou-se com a reposição de nove freguesias no Alto Minho, por desagregação de uniões de freguesias criadas pela reforma administrativa de 2013, afirmando ter ficado provado “uma vez mais que lutar vale a pena”.
A Assembleia da República, em plenário, aprovou esta sexta-feira, o Projeto de Lei n. 416/XVI/1, que aprova a reposição das freguesias agregadas em 2013, com os votos favoráveis do PS, PSD,BE,PCP,L,PAN. Em Viana do Castelo foram aprovadas a desagregação das uniões de freguesia de Barroselas/Carvoeiro, Mazarefes/Vila Fria, Cardielos/ Serreleis.
"Lampreia do Rio Minho – Um Prato de Excelência" arranca este fim de semana, de 18 e 19 de janeiro, em 18 restaurantes valencianos.
Os projetos “Walking Football”, da APPACDM de Viana do Castelo, e “Futebol Inclusivo”, Associação Desportiva e Cultural de Perre, integram a lista final de candidatos ao prémio 'Futebol para todos', da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), que dotou 50 mil euros para a iniciativa.
Nos dias 30 e 31 de janeiro de 2025, o Alto Minho acolhe a 6ª edição das jornadas internacionais sobre fogos florestais "Alto Minho FIRECAMP 2025", uma iniciativa promovida pela Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho) e dedicada à formação e sensibilização para a prevenção e combate a incêndios florestais.
A Câmara de Viana do Castelo aprovou hoje, por maioria, a abertura de um concurso público para a construção de um parque de estacionamento para autocarros de transporte público, pelo preço de cerca de 1,3 milhões de euros.